Descrição da gaiola de folhas de amieiro e seu cultivo

Contente
  1. Descrição do arbusto
  2. Variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Gaiola de folhas de amieiro em paisagismo

Cletra com folhas de amieiro é uma bela decoração de jardim em forma de arbusto com flores amarelas ou rosa. Neste artigo, vamos considerar como o plantio e os cuidados são realizados corretamente, daremos uma descrição das variedades "Humminbird", "Pink Spaper" e outras.

Descrição do arbusto

A gaiola com folhas de amieiro é um arbusto perene de folha caduca que pertence à família Heather. A planta apareceu há relativamente pouco tempo na América do Norte e originalmente cresceu perto de corpos d'água. Agora, o arbusto é criado para fins decorativos em todo o mundo. Cletra pode frequentemente ser encontrado em jardins privados. O arbusto apaixonou-se pelos jardineiros não só pela aparência, mas também pela boa resistência invernal. A gaiola com folhas de amieiro é capaz de resistir às geadas de inverno de até -30 graus Celsius.

A planta atinge a altura de 2 m ou mais, nos primeiros anos de vida apresenta copa vertical, nos anos subsequentes - oval ou esférica.

Se na primavera o seu jardim de arbustos já adquiriu botões ou folhagens, não se intimide com o aparecimento da gaiola. - sua folhagem aparece apenas no final de maio. Mas o arbusto é irresistível no outono - a planta se veste de folhagem amarela brilhante ou ocre dourada.

As flores no arbusto aparecem exatamente na mesma proporção que a folhagem. A floração começa por volta de julho e termina no final de agosto - início de setembro. O arbusto parece panículas abaixadas verticalmente, com 5-16 cm de comprimento. As flores estão localizadas em todo o ramo. Eles são bastante grandes - 8 mm de diâmetro.

A gaiola de folhas de amieiro também é considerada uma boa planta de mel. No segundo e terceiro meses de outono, pequenas caixas com sementes se formam no mato, porém, devido à curta duração do período quente do verão, raramente amadurecem em nossas latitudes.

Variedades

Atualmente, existem cerca de duas dezenas de variedades deste arbusto. Vamos dar uma olhada em alguns deles que são especialmente populares entre os jardineiros.

  • Pináculo rosa. Ele é o Pináculo Rosa. Uma das variedades mais despretensiosas e bonitas. Resiste bem à geada, no entanto, em condições com temperaturas abaixo de -30 graus, precisa de abrigo. "Pink Spaper" tem belas inflorescências rosa pálido. No entanto, essa beleza parece mais perto de agosto.
  • Beija Flor. Caso contrário - "Beija-flor". A variedade tem densas panículas brancas como a neve. Adequado para cultivo nas condições climáticas da zona média e, como a safra anterior, tolera perfeitamente as geadas.
  • Ruby Spice. As flores do arbusto Ruby Spice têm uma agradável tonalidade rosa escuro. Eles também aparecem mais perto de agosto na forma de panículas pequenas, mas fofas. A folhagem verde escura fica muito harmoniosa com as flores. É muito, no outono adquire uma tonalidade amarela quente e fica assim por muito tempo no mato, decorando o jardim.
  • Beleza de setembro. Este arbusto floresce mais tarde do que todos os outros - em setembro, com lindas flores brancas. Tem, como a anterior, folhagem verde escura, resistente ao frio do outono e absorvendo todas as tonalidades do sol.

Aterrissagem

Você não precisa ser um jardineiro experiente para plantar uma planta. Porém, para o florescimento exuberante da gaiola, algumas regras precisam ser conhecidas.

Geralmente são plantadas no solo no final de maio, quando o solo está quente o suficiente e o clima já se tornou mais ou menos estável. Anteriormente, não é recomendável plantar um arbusto - a planta tem uma estação de crescimento tardia e não será capaz de se desenvolver totalmente e dar folhas.

A gaiola com folhas de amieiro é plantada à sombra ou em local onde o sol não ultrapasse a metade do dia (de preferência o primeiro). Portanto, muitas vezes está localizado à sombra de árvores ou arbustos mais altos.

Curiosamente, o arbusto não cresce bem em áreas alcalinas e férteis. Em vez disso, ele prefere solo solto e ácido. Se o seu local não for assim, mas você ainda quiser plantar um arbusto, você mesmo pode fazer uma mistura de solo com solo da floresta e areia (1: 1), uma grande quantidade de turfa e uma pequena quantidade de serragem. Para uma boa floração, pode recorrer a um pequeno truque: antes do plantio introduzem-se na cova 80 g de enxofre e / ou ácido cítrico ou oxálico.

Digamos que você já tenha uma muda ou muda preparada, está tudo pronto para o plantio. Vamos considerar como implementá-lo corretamente em etapas no campo aberto.

  1. A camada superficial do solo na área selecionada é removida até uma profundidade de 10 cm.
  2. Um buraco é cavado com o dobro da largura do sistema radicular da planta.
  3. A drenagem (argila expandida ou um análogo) é colocada bem no fundo, então até a metade da fossa é coberta com mistura de solo.
  4. O local é abundantemente regado com uma solução de água decantada, ácido cítrico e vinagre de cidra de maçã. Pegue 100 ml do segundo componente em um balde de água.
  5. As raízes da muda são cuidadosamente colocadas no chão, endireitando-as (a própria planta não aguenta), e aspergidas com terra, amassando-a um pouco periodicamente no processo.
  6. A terra é novamente regada abundantemente.

Após as manipulações realizadas, a área próxima à planta pode ser coberta com cobertura morta. Isso é feito em uma camada densa (5 cm) para preservar a umidade do solo.

Você pode propagar um arbusto para plantio posterior de três maneiras:

  • estacas;
  • camadas;
  • brotos de raiz.

Além disso, a cultura pode ser espalhada por sementes, mas isso é feito por um método de cultivo de mudas.

Cuidado

Cuidar da planta não é difícil. Existem duas condições principais para o desenvolvimento de um belo arbusto:

  • rega oportuna;
  • formação correta.

A gaiola de folhas de amieiro é uma planta que adora umidade. Não tolera calor e secas, por isso, durante esses períodos, é especialmente importante regar abundantemente os arbustos. Isso é feito com freqüência, três a quatro vezes por semana. Você pode descobrir mais sobre a condição do arbusto com base em observações do solo.

Não deve secar e em nenhum caso deve formar rachaduras.

A rega é feita de manhã cedo ou à noite, quando os raios solares perdem a força. Recomenda-se fazer isso com água parada em temperatura ambiente ou ligeiramente morna. Idealmente, deve ser de origem natural. A rega é reduzida apenas em dois casos - com chuvas fortes e com exposição ao tipo de doença correspondente.

Uma das principais vantagens do arbusto é a ausência de uma necessidade urgente de fertilização e fertilização., o que o torna mais atraente em termos de gasto de tempo e esforço do proprietário. O arbusto reage bem aos ácidos e enxofre introduzidos no primeiro ano de vida. No futuro, é possível fertilizar o solo apenas durante os períodos antes da floração. Os jardineiros recomendam o uso de fertilizantes complexos líquidos.

O arbusto necessita da poda sanitária mais comum. É realizado todos os anos - na primavera ou no outono.

Rebentos de raízes, ramos secos, fracos e doentes são removidos, os topos dos rebentos jovens são beliscados. Assim, a planta começa a desenvolver ativamente novos brotos, o que possibilita criar a forma necessária do arbusto.

O arbusto, como já foi referido, embora apresente boa resistência ao gelo, necessita de um certo tipo de preparação. Na região de Moscou, por exemplo, a gaiola com folhas de amieiro só pode ser coberta com cobertura morta de 5 a 10 cm usando turfa ou serragem para preservar as raízes. Nas regiões setentrionais com um período de inverno mais rigoroso, o arbusto deve ser inclinado ao solo, coberto com ramos de abeto ou lutrasil.

Se você realizar todas as ações acima, você está no caminho certo para um lindo jardim florido. Mas, independentemente das suas ações, podem surgir pragas no local ou pode desenvolver-se uma doença.

  • Morte tardia. A doença fúngica raramente é encontrada em arbustos, mas pode se espalhar de plantações vizinhas, como vegetais. A requeima aparece em condições de alta umidade e é reconhecida por manchas cinza em diferentes partes da planta. As manchas, em crescimento, levam ao fato de que se a planta não secar completamente, ela perde uma parte significativa dela. As áreas afetadas são removidas e queimadas, apenas a área remanescente é tratada: com fungicidas, preparações contendo sulfato de cobre.
  • Escudo. O inseto infecta as folhas e os brotos do arbusto, pois se alimenta de seu suco. O arbusto é tratado com água com sabão ou inseticidas. Os jardineiros usam a segunda opção apenas como último recurso, se a planta for gravemente afetada, devido à não compatibilidade ambiental dos produtos químicos. Para o primeiro, a solução é preparada com muita facilidade: uma barra do sabão em pó mais comum é tomada por um balde de água.

Gaiola de folhas de amieiro em paisagismo

A folha de amieiro era apreciada pelo facto de decorar o jardim nos períodos em que a maior parte das plantas já murcha. É frequentemente usado em projetos paisagísticos, já que a cultura é considerada um arbusto relativamente versátil.

O pico do efeito decorativo da planta é no meio do verão. Flores exuberantes e brilhantes pendem do arbusto, exalando um perfume sutil. Os arbustos ficam bem sozinhos e em grupo. Neste último caso, é possível criar composições inteiras.

Favoráveis ​​para ele são vizinhos como alecrim selvagem e azaléia, bem como diferentes variedades da própria gaiola.

Cletra folha de amieiro também é plantada como uma decoração para criar um jardim de outono. O arbusto fica bem em um jardim de pedras ou em um slide alpino, e também atua harmoniosamente como um delimitador.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário