Cletra
Mesmo composições de jardim como jardins de pedras e escorregadores alpinos raramente passam sem plantas. Uma das opções adequadas para eles pode ser uma gaiola - um arbusto que parece igualmente bom no verão, durante o período de floração, e no outono, quando sua folhagem é pintada em todos os tons de amarelo e vermelho.
Vamos descobrir para quais áreas a gaiola é adequada e como cuidar dela adequadamente.
Descrição
Clethra é um arbusto florido ou uma pequena árvore. Você pode encontrar a gaiola perto de corpos d'água e nas margens dos pântanos. A planta é generalizada, cresce em muitas regiões com climas temperados e tropicais - por exemplo, no sudeste da Ásia, América do Norte. Pode ser perene ou caducifólia.
O arbusto floresce do final de julho a setembro. Os frutos são formados até novembro.
Tipos e variedades
O gênero inclui cerca de 80 espécies de plantas. Considere o mais popular deles usado em paisagismo.
japonês
A gaiola japonesa, ou com veias verrucosas, é um grande arbusto ornamental que raramente é encontrado na natureza. A planta atinge os 5 m de altura e é possível reconhecê-la pela casca clara e esfoliante e pelas flores perfumadas, colhidas em cachos, que surgem no final de julho. Muito bonita no outono, quando a folhagem fica vermelho-dourada.
Sente-se bem na faixa do meio, tolera o frio com calma.
De folhas de amieiro
A gaiola de folhas de amieiro é a representante mais típica do gênero. Ela cresce em abundância no continente norte-americano.
A maioria das variedades são bastante baixas - até 2,5 m, espécimes anões de 40 cm de altura são freqüentemente encontrados. Os ramos dirigidos para cima nas gaiolas jovens, nos espécimes adultos adquirem uma forma oval. A gaiola do amieiro selvagem tem inflorescências brancas, mas em suas variedades ornamentais também podem ser rosadas. As folhas longas, como a gaiola japonesa, são especialmente bonitas no outono.
Diversas variedades dessa espécie têm se mostrado bem.
-
Pináculo Rosa - um arbusto abobadado, com pouco menos de 2 m de altura, com inflorescências rosa e fofas.
-
Beija-flor ("beija-flor") - uma gaiola anã, que se distingue por uma imunidade particularmente forte e adequação para o cultivo em áreas sombreadas do jardim. As flores são brancas e têm um perfume brilhante e doce.
Fazendo
Arbusto reto chinês, cuja altura pode chegar a 10 m.
As folhas são longas e dentadas, as flores são brancas, ligeiramente amareladas.
Pontiagudo
Outro tipo popular. A árvore atinge no máximo 6 m. Largas na base, as folhas são visivelmente estreitas e estreitas em direção à ponta. As flores são ligeiramente bege, marfim.
Semelhante a uma árvore
A gaiola da árvore (lírio do vale) é uma planta nativa da ilha da Madeira. Altura - cerca de 3 metros, a casca é castanha, as folhas são alongadas-lanceoladas ou oblongo-ovais, com uma penugem avermelhada.
As flores brancas reúnem-se em cachos bastante grandes.
Horário de pouso e regras
Cletra é propagado por estacas, brotos de raiz ou estratificação. Cultivar um arbusto a partir de sementes é possível, mas raramente praticado. A planta adora solo solto, húmus arenoso, ácido, mas de forma alguma fértil e alcalino. Ele precisa de uma área com boa umidade e drenagem do solo, de preferência com sombra parcial. A maioria das variedades de gaiolas são plantadas em terreno aberto não antes de maio, quando o solo é aquecido. A razão para isso é o final da estação de crescimento, apenas no final da primavera, no mato, você pode notar a primeira folhagem madura.
O orifício da gaiola deve ter profundidade de meio metro e o mesmo diâmetro. Prepare-o da seguinte forma:
-
é colocado material de drenagem (altura da camada até 15 cm);
-
uma muda é colocada no buraco;
-
o sistema radicular é endireitado;
-
uma mistura de turfa, solo de coníferas, areia, serragem e enxofre é derramada;
-
o solo é regado com uma solução de vinagre (6%, 100 g) e água (10 l);
-
depois de um tempo, o solo é compactado e regado novamente.
Se, no entanto, foi decidido arriscar propagando a gaiola com sementes, então elas podem ser plantadas em mudas em dezembro, a fim de transplantar a planta fortalecida para o solo na primavera. Este método não é confiável devido ao fato de que é muito difícil para a gaiola suportar o transplante.
Cuidado ao ar livre
Não há dificuldades particulares em cuidar da gaiola, a maioria das regras que devem ser seguidas são bem conhecidas por jardineiros experientes:
-
a copa do arbusto é formada no outono, após o término do período de floração ativa;
-
ramos doentes e danificados podem ser removidos no início da primavera;
-
a gaiola não tolera bem a seca, portanto, deve-se dar atenção à rega no verão;
-
regar a gaiola no final da tarde com água morna e estável;
-
ao regar, deve-se evitar a umidade nas folhas;
-
a primeira alimentação é feita um ano após o plantio;
-
fertilizantes minerais líquidos são usados para a gaiola.
Doenças e pragas
A planta é suscetível a doenças desagradáveis e perigosas como a requeima. Pode ser reconhecido por manchas acinzentadas e brotos secos. Para o tratamento, são usados "Fundazol", "Topaz" e outras composições semelhantes. O processamento é realizado 3 vezes com um intervalo de 7 dias.
Além de phytophthora, a gaiola pode sofrer de oídio. Preparações, cuja composição inclui cobre ou enxofre, ajudarão a lidar com isso.
Dos insetos, o arbusto costuma ser atacado por bainhas. Além dos inseticidas, podem ser tratados com uma suspensão com sabão.
Wintering
Cletra, com preparação adequada, tolera bem o gelo. Para que nada aconteça com a planta, você deve:
-
dobre os galhos no chão e fixe-os nesta posição;
-
cubra o arbusto com material de cobertura;
-
polvilhe com folhagem.
Cletra em paisagismo
Kletra é um arbusto bastante popular no design paisagístico. Até por causa da cor deslumbrante das folhas no outono. Além do outono, a gaiola fica ótima em meados do verão, quando está coberta de flores e folhagem verde.
É usado tanto para plantio de pontos como para criar composições, arranjos de slides alpinos. Freqüentemente usado em conjunto com azaléia e alecrim selvagem.
Decorar seu terreno com uma gaiola não é tão difícil. A planta é despretensiosa e não requer cuidados específicos. O principal é escolher o local certo e decidir com antecedência qual o tipo de gaiola que complementará mais organicamente o design do jardim.
O comentário foi enviado com sucesso.