Planta de mamona: descrição, variedades e cultivo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e variedades
  3. Semeando mudas
  4. Pouso em terreno aberto
  5. Cuidado correto
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

A mamona é muito venenosa, mas ao mesmo tempo espetacular, que muitos jardineiros novatos querem cultivar. Nesse sentido, a questão do plantio e das regras para o cuidado dos arbustos continua relevante.

Peculiaridades

Planta de óleo de mamona (latim Ricinus) - representante típico da família Euphorbia (Euphorbiaceae). O gênero é representado por uma única espécie: mamona (lat. Ricinus communis). A planta pertence à categoria de medicinal e tem uma série de propriedades úteis. Além disso, óleo de rícino tem altas propriedades decorativas e é capaz de adicionar variedade até mesmo à paisagem mais monótona.

Onde ele cresce?

Não há informações confiáveis ​​sobre o local de nascimento da mamona, no entanto a maioria dos especialistas acredita que a planta veio da Etiópia... Segundo os cientistas, foi a partir daí que se espalhou com sucesso pelas zonas tropicais e subtropicais do globo, onde ainda é encontrado em espécies silvestres.

É sabido que no Egito a mamona é cultivada há mais de 2 milênios, conforme evidenciado pelas sementes encontradas nas tumbas do povo real enterrado nos séculos III-IV. BC.

Hoje, variedades perenes de mamona pode ser visto em estado selvagem em países como Irã, Índia, Brasil, Argentina e China... Cada um deles foi bem estudado e recebeu uma descrição botânica. Na Rússia, devido à ausência de zonas tropicais em seu território, eles se dedicam ao cultivo de variedades anuais de mamona. Por sua aparência exótica, o arbusto costuma ser chamado de "palmeira", assim como "árvore do paraíso", "óleo de mamona" e "cânhamo turco".

As variedades anuais são significativamente inferiores em crescimento às perenes e se estendem por apenas 2 m, enquanto as variedades silvestres freqüentemente chegam a 10 m.

Com o que se parece?

A mamona deve o seu nome à forma das sementes: castanhas, em manchas bege e com 2 protuberâncias esféricas, muito semelhantes a carraças. Perenes selvagens são árvores tropicais altas, enquanto Variedades anuais "domésticas" são arbustos herbáceos e se assemelham a plantas exóticas dos trópicos na aparência... Eles se estendem por 2–5 m, têm hastes ocas e eretas de flores pretas, rosadas, vermelhas e roxas e belas folhas alternadas. Os rebentos ramificam-se bem e são cobertos por uma flor cerosa de tonalidade azulada.

As placas foliares crescem até 30-60 cm, têm uma estrutura dividida em forma de dedo, uma borda dentada irregular, pecíolos verdes de 20 a 60 cm de comprimento e consistem em 5-11 lóbulos.

Flores pequenas formam inflorescências do tipo terminal racemoso ou axilar e são representadas por variantes masculinas e femininas. Ao mesmo tempo, os machos (com pistilos) estão concentrados na parte superior da inflorescência, e as fêmeas (com estames) - na parte inferior. Os frutos da mamona estão lindamente dispostos entre as folhas e apresentam-se sob a forma de cápsulas nuas ou espinhosas, com até 3 cm de tamanho, de cor amarela, rosa, escarlate e púrpura. A cor das sementes varia de vermelho cobre a acinzentado com um belo padrão de mosaico de flores marrons e rosa.

Virulência

As sementes de mamona contêm 40-60% de óleos graxos e o núcleo da semente consiste em 17% de proteínas, entre as quais estão a venenosa toxalbumina ricina e o não menos perigoso alcalóide piridina ricina. Quando esses venenos entram no corpo humano, ocorrem vômitos intensos, cólicas e sangramento do trato digestivo. Ao mesmo tempo, o equilíbrio hidroeletrolítico é perturbado e, uma semana depois, a pessoa morre. Se a ajuda for fornecida em tempo hábil e o paciente sobreviver, ele não poderá recuperar totalmente sua saúde. Isso ocorre porque a ricina destrói as proteínas dos tecidos e não tem antídoto.

Aplicativo

Usando o método de prensagem a frio, o óleo de mamona é feito de sementes de mamona. Para neutralizar as propriedades tóxicas da ricina, a substância resultante é mergulhada em vapor, o que leva à decomposição dessa substância quimicamente instável durante a hidrólise. O óleo de rícino é um laxante eficaz e estimula a contração muscular.

Devido a esta propriedade, outrora a droga era usada na obstetrícia no enfraquecimento das contrações. Na medicina moderna, o óleo puro praticamente não é usado, mas muitas vezes adicionado à composição do linimento balsâmicocom propriedades anti-sépticas e projetado para rápida regeneração de tecidos.

Além de medicamentos, as sementes de mamona são usadas para fazer lubrificantes que são usados ​​mesmo em motores de combustão interna de aeronaves altamente acelerados. Isso se deve à capacidade das gorduras de natureza tóxica de permanecerem viscosas a qualquer temperatura.

Tipos e variedades

Uma espécie - a mamona - possui um grande número de variedades. Na Rússia, arbustos anuais subdimensionados são cultivados, que são ideais para decorar um jardim e muitas vezes atuam como um dos elementos centrais do projeto paisagístico.

  • Variedade "Impala bronze" é um arbusto ornamental de crescimento rápido com 1,2 m de altura com caules eretos e ramificados e folhas separadas por palmas em tons de verde e vermelho-bronze. Flores vermelhas brilhantes são coletadas em inflorescências racemosas densas. A planta prefere áreas quentes e claras e resiste bem à seca de curta duração.
  • "Roxo da Nova Zelândia" tem enormes folhas roxas escuras e um enorme caule cor de vinho. A planta é subdimensionada e tem boas propriedades decorativas. Muitas vezes é plantado perto da casa em um grupo de plantio composto por vários arbustos da mesma variedade.
  • "Carmencita" é considerada uma das variedades mais brilhantes e incomuns de mamona. Em belos brotos vermelhos não são menos atraentes as folhas esculpidas de uma cor vermelho-bordô e, durante a floração, o arbusto é coberto por exuberantes inflorescências verde-rosa. A planta cresce rapidamente e atinge uma altura de 1,5 m em meados do verão.
  • "Palmeira do norte" é uma planta lenhosa anual de até 2 m de altura. Parece ótima como uma única plantação e é frequentemente usada para paisagismo de jardins frontais. A planta tem lindas folhas com diâmetro de 30 cm e flores pequenas e indefinidas que formam inflorescências de até 30 cm de comprimento.
  • "Zanzibar Green" pertence a variedades altas de crescimento rápido e cresce até 2,5 m durante a temporada. O arbusto tem belas folhas verdes brilhantes e densas inflorescências racemosas constituídas por flores vermelhas. Esta variedade parece muito elegante e é muito procurada entre os residentes de verão.
  • Óleo de rícino Gibson é uma variedade muito atraente e se distingue pela sua baixa estatura. No verão, a planta cresce apenas 1,5 me tem folhagem verde escura, decorada com veios bordô. No final do verão, um brilho metálico se forma na superfície das placas de folha, o que as torna parecidas com estrelas.
  • Bourbon óleo de rícino pertence a variedades altas e atinge a altura de 3 m. Devido à presença de um tronco grosso de até 15 cm de diâmetro, a planta é frequentemente chamada de palmeira de jardim. As folhas têm superfície brilhante e são coloridas em tons de verde escuro.

Semeando mudas

A mamona é propagada por sementes.Nas regiões sul, são semeadas diretamente em terreno aberto e, nas regiões mais frias, usam-se o método de mudas. As sementes para a semeadura são colhidas na primeira década de setembro, com plantas fortes e de uma cor espetacular. Ao mesmo tempo, as vagens das sementes são cuidadosamente cortadas dos arbustos e colocadas em uma sala quente e seca para secar. Elas secam por muito tempo e ficam prontas para a extração das sementes não antes do início de dezembro.

A caixa é levemente pressionada dos dois lados, depois ela se abre completamente e as sementes derramam. Cada caixa contém 2-3 sementes, você precisa trabalhar com elas apenas com luvas. É necessário armazenar a semente fora do alcance de crianças e animais, espalhando-a em sacos de papel.

A taxa de germinação dura 4 anos e é 30-40%.

As sementes de mamona têm uma casca muito densa que dificulta a germinação. Variedades selvagens autopropagadas as jogam no chão, onde são rapidamente bicadas pelos pássaros. As sementes passam pelo trato digestivo das aves, onde o ácido clorídrico amolece a casca grossa.

Em seguida, eles voltam ao solo e brotam muito rapidamente. Para facilitar a germinação em casa, a casca é ligeiramente lixada com lixa ou lixa, violando a integridade da cobertura do grão. Em seguida, as sementes são embebidas em água morna, à qual é adicionado um pouco de "Epin" ou "Heteroauxin".

A semeadura da mamona para mudas inicia-se na 2ª década de março, em vasos de turfa para mudas com volume de 1 litro. O recipiente é enchido até a metade com uma mistura de turfa, areia e húmus, tomados em partes iguais, e as sementes são plantadas, aprofundando-as não mais que 2 cm. Recomenda-se usar um recipiente separado para cada semente. As sementes escarificadas germinam após 4 dias, após os quais os restos da casca pegajosa são removidos das folhas jovens com uma pinça.

Para evitar que as mudas cresçam rapidamente, os vasos são colocados em um local bem iluminado. Ao mesmo tempo, a temperatura do ar não deve cair abaixo de 17 ° C. A rega das mudas é realizada apenas com água morna sob a raiz, tentando evitar a estagnação do líquido na zona radicular.

A mamona começa a crescer muito ativamente, portanto, à medida que cresce, a terra é despejada no vaso. Normalmente, no momento do transplante para o terreno aberto, as mudas crescem até 80-100 cm. Se o tempo de transplante ainda não tiver chegado e a planta for muito alongada, ela é transplantada para um vaso maior usando o método de transferência.

Pouso em terreno aberto

Na hora de escolher um local para a mamona, é necessário entender que a planta é considerada altamente tóxica e, portanto, deve ficar o mais distante possível de parques infantis e espaços públicos onde possam ocorrer crianças. O óleo de rícino adora áreas ensolaradas e sem vento localizadas perto das paredes das casas ou cercas. Ao mesmo tempo, o solo deve ter uma reação neutra, ser úmido e rico em húmus. Solos esgotados são fertilizados com estrume a uma taxa de 10 kg por 1 m2 e cuidadosamente desenterrados.

Cinzas de madeira (0,25 kg / m2) e preparações minerais para plantas com flores também são adicionadas ao solo.

Eles começam a plantar sementes de mamona em terreno aberto somente depois que passa a ameaça de geadas noturnas. No sul da Rússia é final de abril e nas regiões setentrionais é final de maio ou início de junho. A área pré-fertilizada é bem derramada com água, que pode absorver e as sementes pré-escarificadas são enterradas em 3-5 cm. A distância entre as plantas vizinhas é escolhida em função da variedade de mamona, geralmente 70-150 cm.

Em seguida, os grãos são borrifados com substrato nutritivo e aguardam o surgimento das mudas. Ao mesmo tempo, você precisa saber que as sementes de mamona não diferem em 100% de germinação e, na melhor das hipóteses, de 10 grãos, 3. Portanto, residentes de verão experientes colocam 2-3 sementes em um buraco, aumentando assim a probabilidade de germinação.

Os primeiros rebentos aparecem após 14-28 dias, após os quais crescem rapidamente e, na segunda metade do verão, crescem abaixo dos 2 m. Se for decidido cultivar mamona em casa, por exemplo, em um jardim de inverno, deve-se ter em mente que a planta tem uma raiz tipo haste e, portanto, precisa de um vaso com altura de pelo menos 1 m .

O transplante de mudas para campo aberto é realizado na 3ª década de maio, após a ameaça das geadas noturnas. De antemão, as mudas são bem regadas, a água escorre e os arbustos com um torrão de terra são cuidadosamente transferidos para os orifícios preparados. Se as mudas foram cultivadas em vasos de turfa, elas são plantadas no solo junto com o recipiente.

Após o transplante, o solo ao redor do tronco é levemente compactado e a muda é regada novamente. Junto ao tronco, é colocado um certo número de suportes que suportarão a planta alta e não permitirão que caia sob as rajadas de vento. Isso se deve ao sistema radicular do tipo bastonete, que às vezes não consegue segurar um arbusto alto.

Cuidado correto

Pela sua total despretensão, a mamona pode ser cultivada em qualquer zona climática do país, com exceção dos territórios do norte. Para isso, é necessário observar algumas regras da tecnologia agrícola, que preveem a irrigação adequada, a cobertura e os cuidados com o solo.

Rega

A planta de óleo de mamona precisa de rega regular, portanto, a cada 3-5 dias, um balde de água aquecida ao sol é derramado sob cada arbusto. Com a falta de umidade, as folhas da mamona perdem a elasticidade e caem, com o que a planta perde sua atratividade.

Top curativo

Ao cultivar a mamona, você não deve se esquecer dos aditivos. A planta adora substâncias orgânicas, que são usadas como húmus, esterco ou excrementos de pássaros. Eles são introduzidos no solo na primavera, pouco antes do plantio. O uso de preparações de potássio-fósforo é permitido apenas na véspera da floração.

Cuidado do solo

O óleo de rícino precisa de solos soltos permeáveis, e é por isso que eles devem ser removidos e capinados com a maior freqüência possível. Para preservar a umidade na zona radicular, recorrem à técnica de cobertura morta, utilizando para isso palha, casca de árvore ou turfa.

Doenças e pragas

A planta de óleo de rícino se distingue por sua forte imunidade, então até mesmo um jardineiro novato pode cultivar uma planta saudável. Para fazer isso, você só precisa monitorar cuidadosamente a condição do arbusto e agir imediatamente na primeira suspeita de uma doença.

  • A doença mais comum que afeta a mamona é considerada fusarium, cujos primeiros sinais são folhagem amarelada e murcha, cessação do crescimento dos arbustos e aparecimento de manchas roxas nos caules. Se a doença for reconhecida a tempo e os fungicidas forem aplicados, a planta pode ser salva.
  • Uma doença mais perigosa é microsporose, em que manchas marrons aparecem nas folhas, que rapidamente secam e se desfazem. A folhagem cai em questão de dias e a planta perde completamente seu atrativo. Se uma planta doente for encontrada, é recomendado desenterrá-la e queimá-la, e tratar o resto dos arbustos com produtos químicos para prevenção. O perigo desta doença é que seu patógeno tolera bem os invernos e afeta novas plantas plantadas no lugar de um arbusto doente.

Para evitar doenças em arbustos jovens, o solo é tratado com uma solução escura de permanganato de potássio.

  • E também a mamona está doente com oídio, requeima e várias podridões... Se alguma dessas doenças for detectada, o arbusto é tratado com líquido bordalês o mais rápido possível e, em caso de danos graves, é desenterrado e queimado.

Quanto às pragas, então ocasionalmente, ataques de vermes, lagartas e insetos do prado... Uma infusão de absinto ou alho amargo ajuda a se livrar dos insetos. Para preparar a infusão de absinto, 1/3 de um balde de grama picada é derramado com água fervente, insistindo por um dia, após o qual os arbustos são pulverizados.

A infusão de alho também dá bons resultados, para cuja preparação um copo de alho é picado e vertido para um balde de água quente.Você também pode usar um método biológico de proteção contra pragas plantando coentro, hortelã, salsa ou endro nas imediações da planta de mamona. Os insetos não toleram o cheiro de ervas, então a planta estará segura.

Uso em paisagismo

Você pode plantar óleo de mamona no campo, na horta ou no local. A planta fica ótima em uma única plantação e na companhia de outras de seu tipo (3-5 peças cada). Grupos mistos com espécies altas não dão o efeito esperado e raramente são usados. Isso porque a planta é linda por si só e não precisa de companheiras.

Mas em um conjunto com culturas baixas e flores, quase todas as variedades parecem muito harmoniosas. O óleo de rícino é especialmente bem combinado com dálias, monarda, hemerocallis, malva, flox e malmequeres de flores grandes.

Exemplos interessantes:

  • planta de óleo de rícino como um elemento central de um canteiro de flores;
  • Zanzibar mamona na concepção de uma casa de verão;
  • variedade subdimensionada vai bem com muitas espécies de jardim;
  • durante a floração, a planta é simplesmente linda;
    • a sebe de mamona parece muito exótica.

    O vídeo a seguir vai falar sobre os meandros do plantio e cultivo da mamona.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário