Características do kerriya japonês e seu cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Kerria japonica é uma árvore arbustiva perene da família Pink. A pátria desta planta são os territórios do sudoeste da China e do Japão, em nosso país é amplamente utilizada para paisagismo de praças, parques e jardins. Ao mesmo tempo, é muito importante cuidar adequadamente da cultura, levando em consideração as características naturais e climáticas da região.

Descrição

O arbusto recebeu esse nome em homenagem ao primeiro botânico do Ceilão e famoso colecionador de plantas W. Kerr. Esta planta é popularmente conhecida como "rosa da Páscoa". Esse apelido incomum se deve ao fato de que suas flores parecem um botão rosa, e o florescimento em si começa em um dos feriados mais importantes para todos os cristãos. A Kerria japonica apresenta uma elevada taxa de crescimento e, em condições de conforto, atinge os 3 m de altura.

A cultura é muito popular pela sua floração exuberante, alongada no tempo, dura em média cerca de 3 a 5 semanas.

Dependendo dos fatores climáticos, a duração da floração deste arbusto exótico pode variar: diminuir ou, pelo contrário, aumentar. Em condições favoráveis, os arbustos de kerria podem florescer duas vezes. Apesar de a floração já não ser tão exuberante e intensa, irá adicionar um "toque" ao desenho decorativo do jardim.

A circunferência da flor atinge 4,5-5 cm, as pétalas podem ser simples ou duplas. Cada botão exala um aroma agradável, que lembra o cheiro de dente-de-leão. Os frutos Kerria são drupas marrom-escuras, hemisféricas ou obovadas. A superfície é enrugada, o comprimento é de cerca de 5 mm. Se o arbusto for cultivado na Rússia central, os frutos não se formam.

Não só as flores desta planta, mas também as suas folhas distinguem-se pela sua decoratividade excepcional.

Eles têm uma forma oval alongada, serrilhada nas bordas e seu comprimento é de cerca de 10 cm. Veias profundas percorrem toda a lâmina foliar. A superfície superior é lisa, a inferior ligeiramente pubescente. Na estação quente, a folhagem apresenta uma cor esmeralda pálida, com a chegada do outono a cor muda para o amarelo.

Kerria japonesa não pode ser chamada de planta resistente à geada. Em condições de temperaturas negativas, as pontas dos ramos ou rebentos podem congelar, até ao nível da cobertura de neve. Porém, esta perene é famosa pelo seu intenso crescimento, portanto, com a chegada da primavera, se recupera rapidamente. No entanto, a floração costuma ser pobre após um inverno rigoroso.

A vantagem indiscutível de tais plantas é sua resistência à poluição do ar.

É por isso que muitas vezes é plantado perto de fábricas, rodovias e outras áreas de maior poluição por gás. A mesma característica torna a cultura demandada no paisagismo de instituições educacionais e médicas infantis.

Variedades

Existe apenas um tipo de kerria - a kerria japonesa. Na Rússia, é apresentado de várias formas.

  • "Pleniflora". Um arbusto exuberante, de floração abundante e vertical. Os ramos são pequenos, não ultrapassam 3 cm de diâmetro e as flores estão dispostas uma a uma nas axilas das folhas ou em grupos de 2-3 botões.
  • Albomarginato. Forma varietal, que se caracteriza pelo desenvolvimento lento. As folhas variegadas conferem um efeito decorativo especial a este arbusto. As flores em si são simples e discretas, externamente semelhantes a botões de ouro.
  • "Picta Variegata". Gracioso arbusto pequeno, decorado com folhas variegadas com pontos claros e orlas. As flores são amarelas brilhantes e de forma bastante simples.
  • Guiné Dourado. Esta variedade de kerria recebeu este nome incomum devido às suas flores grandes. Eles são muito semelhantes em cor e diâmetro à moeda de ouro britânica.
  • Albiflora. para esta subespécie, pequenas flores simples de tons brancos com cinco pétalas são típicas. As folhas têm uma cor verde profunda, estão dispostas alternadamente nos ramos. A subespécie pode crescer até 2 m.

Com um pouco menos de frequência, os jardineiros domésticos plantam kerrias japonesas com flores amarelas simples, como "Kin Kan" e "Simplex". As variedades variadas de "Aureovariyegata" se tornarão uma decoração digna do jardim.

Aterrissagem

Kerria pode ser plantada diretamente em terreno aberto ou pré-cultivada em mudas de contêiner. No primeiro caso, o pouso em um local permanente é realizado na primavera, imediatamente após o aquecimento do solo até + 10-15 graus. No plantio no outono, os trabalhos são realizados na primeira quinzena de outubro, para que antes da chegada da geada a planta tenha tempo para se adaptar às novas condições.

No cultivo de mudas, o transplante para campo aberto é realizado em qualquer mês.

Kerria se sente confortável tanto em áreas ensolaradas quanto em locais com sombra. Às vezes, é plantado perto de grandes árvores. Isso não afeta a floração de forma alguma, pois os botões desse arbusto florescem muito antes de as árvores ao redor serem envolvidas por uma folhagem exuberante. No entanto, a intensidade da floração ainda será um pouco menor em comparação com aqueles arbustos que crescem em áreas abertas.

Deve-se ter em mente que kerria não tolera correntes de ar. Os frágeis rebentos desta planta não resistem às rajadas de vento. A cultura pode revelar sua beleza decorativa ao máximo apenas em um local iluminado e protegido.

Quanto ao substrato, pode ser absolutamente qualquer coisa. No entanto, esta planta cresce melhor em arenitos drenados e margas. Se o solo for muito pesado, antes de plantar é necessário adicionar areia de rio. Substratos esgotados são adicionalmente enriquecidos com fertilizantes orgânicos e minerais.

O plantio envolve várias etapas.

  1. Em solo úmido fértil, uma cova de plantio é formada, cuja profundidade e largura é de 40-60 cm.
  2. Uma camada de drenagem é formada na parte inferior e coberta com uma mistura de turfa e húmus. Adicione 6-8 colheres de sopa do fertilizante mineral complexo acabado por cima para obter uma pequena lâmina.
  3. Em seguida, o arbusto é colocado no centro do buraco e as raízes são cuidadosamente esticadas, após o que são polvilhadas com um substrato para que o colo da raiz fique ao nível do solo.
  4. Depois disso, o solo é levemente socado e regado em abundância. Para preservar a umidade, polvilhe o local próximo à árvore com uma camada de cobertura morta.

Cuidado

Após o plantio, a planta jovem precisa de cuidados adequados. Somente se as regras básicas da tecnologia agrícola forem observadas, a kerria se adapta rapidamente, evita doenças e se torna um excelente destaque no paisagismo.

Regar e alimentar

Os arbustos exóticos precisam de irrigação diária nas primeiras 3-4 semanas após o plantio. Nesse caso, o melhor é levar a água macia, regularizada e sempre morna. Depois disso, o número de regas é reduzido para que a camada de terra até a profundidade de 10 cm não tenha tempo de secar. Normalmente, a precipitação natural é suficiente para isso, embora com a seca prolongada, irrigação adicional se torne necessária.

Deve-se prestar atenção especial à irrigação na fase de formação do botão: isso é importante para uma melhor floração e construção de novos brotos.

Para manter a umidade do solo tanto quanto possível, é necessário cobrir a área próxima ao arbusto com cobertura morta, por exemplo, folhas caídas, palha, turfa, casca de árvore triturada ou agulhas.Ao mesmo tempo, esta planta não tolera umidade estagnada, portanto, é necessário afrouxar regularmente o solo e remover as ervas daninhas em tempo hábil.

Na primavera, imediatamente após o derretimento da neve e a poda, a planta é fertilizada. É melhor usar verbasco diluído em água na proporção de 1 para 10 ou outra matéria orgânica durante este período. Após 10-14 dias, a cinza de madeira triturada é introduzida na taxa de 150-200 g / m2 e composto, é diluído em água na proporção de 1 para 10. Após o final da primeira floração, as kerrias são fertilizadas com complexo compostos minerais a cada duas semanas.

Poda

Uma cultura exótica tem uma alta taxa de crescimento, então a poda é freqüentemente feita. Em março, todos os galhos quebrados, secos e congelados são removidos, os brotos são reduzidos em um quarto. A segunda poda é feita após a primeira floração, nessa época os brotos velhos são retirados.

A última manipulação é feita no início de agosto, caso em que o reflorimento será mais intenso.

Para fazer com que a planta pareça decorativa, os brotos longos são geralmente encurtados para o mesmo comprimento. Os rebentos jovens não devem ser tocados. Você também precisa desbastar a coroa de vez em quando: essas medidas simples permitirão que você forme um arbusto compacto, mas muito exuberante.

Tratamentos pós-floração

Se uma muda de kerria foi cultivada em viveiros na Rússia, a planta apresentará boa robustez no inverno. Após o plantio, os arbustos tolerarão facilmente os fatores climáticos, incluindo severas geadas russas de até -30 graus. No entanto, neste caso, queremos dizer a preservação da integridade do sistema radicular, a parte aérea congela nessas condições e muitas vezes morre completamente. No entanto, com a chegada da primavera, surge um abundante crescimento jovem e as plantas se recuperam.

Quem não quer perder um tempo precioso precisa cuidar um pouco do mato. Para fazer isso, os galhos no início de novembro são cuidadosamente presos ao solo e cobertos com galhos de pinheiros vindos de cima. Imediatamente após a queda da precipitação, o arbusto fica coberto de neve, tal abrigo protege a kerria de forma confiável e os galhos não sofrem. Na primavera, imediatamente após o derretimento da neve, o abrigo é removido.

Importante: é indesejável envolver o arbusto com filme, pois neste caso existe um grande risco de apodrecimento e estagnação da água do degelo. Nessas condições, as raízes da planta começam a apodrecer, a planta morre.

Ao crescer exótico nas regiões do sul do nosso país, não há necessidade de tais medidas.

Reprodução

A maneira mais fácil de criar kerrias é separar as mudas. É produzido de acordo com o seguinte esquema:

  1. no verão, trincheiras de 5 a 8 cm de profundidade são cavadas não muito longe do arbusto-mãe;
  2. ramos inferiores flexíveis são pressionados ao solo, colocados em uma trincheira e fixados com suportes;
  3. 3-4 semanas após o aparecimento das novas folhas, as kerrias são polvilhadas com um substrato de forma a que apenas as pontas dos ramos fiquem na superfície;
  4. com a chegada do outono, começa o desenvolvimento do sistema radicular e, na primavera, as camadas crescidas são divididas.

A reprodução por estacas não é menos popular e envolve várias etapas.

  1. Na primeira década de abril, os brotos lignificados são cuidadosamente separados, e em julho - os verdes, e são utilizados como material de plantio. Neste caso, pelo menos dois botões devem se formar nas estacas.
  2. As peças de trabalho são plantadas em um local fresco e com sombra na estufa. Geralmente, leva muito tempo para desenvolver, construir e fortalecer o sistema radicular, por isso é melhor deixar os arbustos jovens em uma estufa durante o inverno.
  3. Em maio, as mudas são movidas para recipientes e levadas para dentro de casa ou outro cômodo aquecido. O pouso em terreno aberto é feito a cada duas temporadas.

Alternativamente, kerria pode ser propagada pela prole. Nesse caso, os brotos são separados do arbusto-mãe e plantados separadamente.

Quando as condições confortáveis ​​são criadas, o sistema radicular se adapta rapidamente e os arbustos jovens em um curto espaço de tempo se transformam em uma planta adulta completa.

Outro método de criação é dividir o arbusto, muitas vezes usado no transplante. No decurso da colheita, os rizomas são retirados do solo e cuidadosamente divididos em várias partes com um podador. Nesse caso, cada parte deve ter caules poderosos e raízes bem desenvolvidas. As parcelas são plantadas da mesma forma que no plantio inicial, após o qual são regadas abundantemente.

Doenças e pragas

Kerria é uma das espécies mais resistentes a doenças e pragas de plantas ornamentais. Sujeito a todas as regras de seu conteúdo, raramente encontra parasitas e doenças infecciosas. Nos casos mais raros, as mudas são atacadas por ácaro-aranha, na maioria das vezes isso acontece devido ao ar seco, poeira excessiva e poluição da folhagem. Os inseticidas "Fitoverm" ou "Fufanon" ajudam a destruir o inseto. Para evitar maiores danos, é necessário borrifar regularmente a planta, limpar os arbustos com um pano úmido e, se possível, instalar um umidificador.

Uso em paisagismo

Kerria se encaixa organicamente em qualquer composição de paisagem. Ela é boa tanto em um grande grupo quanto em um ajuste solo. A planta tem todas as chances de se tornar um verdadeiro destaque de um pequeno jardim e permanecer o centro das atenções em um grande jardim. A cultura é frequentemente usada na criação de sebes, é muito procurada na decoração de jardins e relvados frontais e também tem um aspecto harmonioso como pano de fundo.

Este arbusto com flores exuberantes parece especialmente bom contra o fundo da cobertura do solo. A propósito, kerria não pode ser plantada apenas em campo aberto. Ela cresce e se desenvolve com sucesso em cubas, recipientes e vasos de pedra. Podem ser colocados em qualquer recanto do jardim, conferindo a expressividade necessária a uma determinada zona.

Os vizinhos mais espetaculares das kerrias japonesas são aveleira, rododendros, frésia, spirea e outros arbustos de paisagem. O conjunto com colheitas decíduas decorativas parece muito bom: flox ou pervinca. A combinação deste arbusto com miosótis da primavera, narcisos e tulipas parece muito suave.

Kerria é uma das plantas mais bonitas. Distingue-se pelas flores coloridas e abundantes que podem embelezar qualquer paisagem. Ao mesmo tempo, o conteúdo da cultura não é particularmente difícil: basta regar periodicamente o arbusto, podar e fertilizar de vez em quando. Se essas condições simples forem observadas, o exótico fará as delícias de seus donos por muitos anos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário