Cultivo de castanhas comestíveis
A castanha é uma árvore linda e poderosa que será uma decoração maravilhosa para as ruas da cidade, parques e praças. Mas, além das qualidades decorativas, certo tipo de castanha também produz frutas comestíveis. Muitos jardineiros querem ver essas árvores em seus terrenos. Mas para isso você precisa saber o que é o cultivo da castanha comestível.
Descrição
A castanha comestível (ou nobre) cresce em diferentes partes do mundo, incluindo a Rússia. Na maioria das vezes, pode ser encontrado nas regiões do sul - na costa do Mar Negro, no Cáucaso, bem como na parte central do nosso país. Em áreas com clima frio e invernos rigorosos, as castanhas não são cultivadas. Essas árvores tendem a crescer em solos férteis com umidade adequada.
A semeadura de castanha é uma árvore caducifólia de crescimento rápido. Mas uma árvore pode atingir parâmetros de altura completamente diferentes - esse número varia de 2 a 40 metros. Depende do tipo de árvore e das condições de crescimento.
A julgar pela descrição, o tronco de uma árvore adulta é reto e poderoso, com uma densa casca marrom. O sistema radicular é do tipo superficial. A copa da árvore é bastante densa, mais frequentemente parece uma pirâmide. A folha é de cor verde escura, pontas pontiagudas e formato oblongo. O comprimento pode variar de 7 a 25 cm.
As flores de castanheiro evocam muitas emoções positivas. O beco dos castanheiros parece muito atraente quando um grande número de árvores floresce ao mesmo tempo. As flores de cor creme ou brancas podem crescer até 15 cm de altura. A forma piramidal faz com que pareçam velas aninhadas na densa copa das árvores. A área onde essas árvores majestosas florescem assume um aspecto festivo e solene. Em muitas cidades, a floração das castanhas está associada à chegada de uma verdadeira primavera quente.
No final de setembro, os frutos amadurecem. A noz está em uma casca verde com espinhos. O miolo é castanho e tem uma casca lisa e fina. Finalmente, os frutos amadurecem no final de outubro - início de novembro. A expectativa de vida média de uma castanha ultrapassa os 100 anos, mas centenários com uma idade muito mais impressionante costumam ser encontrados.
A castanha começa a frutificar no 4º ano de vida, em alguns casos - no 5-6º ano. Todos os anos haverá mais e mais frutas na árvore. Por exemplo, uma árvore de 40 anos pode ser colhida até 70 kg.
Como distinguir de castanhas não comestíveis?
Em geral, as nozes comestíveis e as não comestíveis têm semelhanças: por exemplo, têm a mesma cor e tamanho de casca. Mas existem algumas nuances que permitem entender que uma árvore é diferente da outra:
-
a noz não comestível tem um sabor amargo e é usada apenas para fins farmacêuticos;
-
os pericarpéis são verdes mesmo quando as nozes estão maduras, enquanto nos comestíveis adquirem uma tonalidade rosada;
-
a casca em que se esconde a noz comestível não tem espinhos, mas tubérculos;
-
as flores do castanheiro-da-índia são 2-3 vezes maiores do que as do comestível.
Plantar e sair
A primeira coisa a se considerar ao planejar o plantio de castanhas no local é que esses homens bonitos exigem muito espaço. Portanto, vale a pena pesar imediatamente os prós e os contras: será possível cultivar tal árvore em seu local, para que depois você não tenha que cortá-la com urgência quando descobrir que ela bloqueia a luz de outras plantas ou interfere com edifícios.
Se o problema for resolvido, você deve escolher uma área espaçosa e bem iluminada com solo neutro e solto.
É melhor comprar mudas em um viveiro, onde há a oportunidade de aprender tudo sobre as complexidades de cuidar de cada variedade específica. Assim, você pode obter uma árvore boa e saudável e se proteger contra falhas futuras.
As árvores no solo podem ser plantadas na primavera e no outono. O principal é que faltou um mês para o início da geada, e a muda teve tempo de criar raízes e suportar com tranquilidade o inverno.
O buraco deve ter cerca de 70 cm de profundidade e largura. Na cova se forma um pequeno tubérculo, nele são colocadas as raízes, espalhando-se bem nas laterais. Em seguida, uma parte da terra misturada com fertilizantes é vertida, compactada, a seguir a terra é vertida novamente e novamente bem esmagada para evitar a formação de vazios. Depois disso, a muda é regada abundantemente, cerca de 2 baldes por árvore. Pela primeira vez, uma estaca deve ser colocada ao lado dela, e uma muda deve ser amarrada a ela - tal suporte será necessário até que a árvore cresça mais forte.
O cultivo de castanhas é geralmente simples. Cuidar dessa árvore não é mais difícil do que qualquer outra.
-
No início, a árvore precisa de rega regular - pelo menos uma vez por semana, sujeita ao tempo seco. As castanhas gostam de umidade moderada, não toleram bem a seca. Portanto, você precisa monitorar o nível de umidade do solo e o humor da árvore. Ele dirá que ele não tem água suficiente - as folhas vão cair.
-
Quando uma árvore tem 3 anos, ela não precisa mais de rega regular, pois chove o suficiente. Mas se o verão for muito seco, a árvore deve ser regada três vezes por estação, e em abundância. Em tempo seco, pelo menos 40 litros de água devem ser despejados sob uma árvore adulta.
-
Nos primeiros anos de vida, os fertilizantes podem ser aplicados duas vezes por estação - orgânicos e minerais. Pela primeira vez, 10 litros de água podem ser diluídos em 2 kg de esterco com a adição de 30 gramas de uréia. No final do verão, em vez de uréia, você pode adicionar nitroammofosk.
-
No círculo do tronco, o solo deve ser afrouxado a cada 2 semanas após o plantio e as ervas daninhas devem ser removidas. A cobertura morta, que pode ser usada como serragem ou agulhas, ajuda a reter a umidade no solo e a retardar o crescimento das ervas daninhas.
-
Para prevenir o desenvolvimento de várias doenças no início da primavera e no final do outono, a árvore deve ser tratada com líquido bordalês. "Fitoftorin" ajudará com o oídio. As folhas afetadas devem ser removidas e queimadas imediatamente.
-
Nas regiões do sul, as árvores não precisam de proteção durante o inverno. Na parte central da Rússia e áreas com clima frio para o inverno, deve-se aumentar a camada de cobertura morta, protegendo bem as raízes, a coroa pode ser embrulhada em serapilheira. Em uma idade mais avançada, as árvores são capazes de resistir a geadas não muito severas.
Em regiões com invernos extremamente rigorosos, é improvável que a castanha consiga hibernar.
- Não se esqueça que a árvore precisa de uma poda formativa e higiênica. Na primavera, você precisa examinar cuidadosamente a árvore e remover todos os galhos secos e doentes. Se quiser formar uma coroa mais exuberante imediatamente, você precisa beliscar a coroa para que a castanha dê rebentos laterais. E você também deve remover os galhos que crescem para dentro.
Reprodução
Se o jardineiro deseja ver não uma árvore no local, mas 2-3 ou mesmo um beco inteiro, você pode tentar propagar a planta. Para fazer isso, você precisa germinar as sementes. Primeiro, eles são mantidos em local fresco por 2 semanas e, em seguida, imersos em água morna por várias horas. E só então as sementes podem ser colocadas no solo até uma profundidade de cerca de 8 cm, deixando uma distância de 30 cm entre os buracos, nem todas as sementes vão brotar. Mas depois que os brotos atingirem cerca de 30 cm de altura, eles precisam ser plantados. Você pode encontrar imediatamente um local permanente para as mudas, para que não sejam mais transplantadas.
Você também pode escolher o método de enxerto. Para isso, as estacas são cortadas, observando-se um ângulo de 45 graus, não esquecendo de deixar brotos de crescimento sobre elas. Em seguida, as estacas são colocadas no solo, cobertas com uma tampa de estufa por cima, regadas regularmente, ventiladas e aguardam que as estacas criem raízes. Depois disso, eles são sentados em um lugar permanente.
Aplicativo
A castanha é usada em vários campos. Em primeiro lugar, é uma ótima opção para decorar o território. Você pode plantar becos, o que será uma moldura maravilhosa para o local. A castanha comestível não pode ser usada apenas em paisagismo - suas nozes são ricas em vitaminas e podem ser consumidas sozinhas ou na preparação de diversos pratos.
Deve-se notar que durante o período de floração, a castanha é uma excelente planta de mel. O mel de castanha tem um sabor peculiar, ligeiramente amargo. Ele contém mais nutrientes do que outras variedades e tem um efeito anti-séptico. O mel não é cristalizado há muito tempo. Tem um gosto bom por si só e pode ser adicionado a bolos.
As nozes são comidas cruas, fritas, assadas, enlatadas. Eles são comidos com sal e açúcar. Eles são usados no preparo de confeitaria, você pode assar pão com amendoim e até fazer café. A carne é recheada com nozes, adicionada aos bolos. Quanto aos outros pratos, tudo depende da vontade do chef de experimentar.
Vejamos como preparar deliciosas refeições, nas quais as castanhas são um importante ingrediente que confere um sabor especial ao prato.
Peito de pato com castanhas
Para cozinhar você precisará de:
-
peitos de pato;
-
castanhas;
-
laranjas;
-
Cebola vermelha;
-
vinagre balsâmico.
Os peitos são fritos na frigideira. As castanhas são assadas no forno por 15 minutos a uma temperatura de 200 graus, depois as cascas são retiradas.
Frite as cebolas em uma frigideira, acrescente o suco de 2 laranjas, as castanhas, algumas colheres de sopa de vinagre balsâmico. Em seguida, os peitos são despejados com essa mistura e cozidos até que todo o líquido tenha evaporado.
Peru recheado com castanhas
O peru deve ser colocado na marinada com antecedência e mantido lá por um dia para que fique macio e suculento. Você pode até usar apenas água como marinada com a adição de sal, açúcar e temperos ao seu gosto.
-
O recheio é colocado antes de assar. O ingrediente principal do recheio será as castanhas, além de pão branco, manteiga, aipo e salsa.
-
Para o recheio, é necessário secar os pedaços de pão no forno. As castanhas devem ser cortadas em cruzes do fundo da casca e cozidas durante meia hora. Depois disso, precisam ser resfriados, descascados e cortados em 4 pedaços.
-
Numa frigideira derreta a manteiga, acrescente a cebola e o aipo. Em seguida, croutons e castanhas são adicionados lá. O peru é recheado com esse recheio e levado ao forno por uma hora e meia.
Beterraba com castanhas em conserva
Para preparar este prato, você vai precisar de beterraba, cebola, temperos e castanhas.
As beterrabas são fervidas primeiro até ficarem macias. As cebolas são fritas em uma frigideira em óleo vegetal. Adicione ervas, especiarias, coloque castanhas enlatadas.
As beterrabas cozidas são cortadas em fatias e colocadas em uma assadeira. Despeje tudo isso com as castanhas fritas, leve ao forno por 30 minutos.
Além disso, as castanhas são uma excelente compota. Um quilo de nozes vai exigir um quilo e meio de açúcar e uma pitada de ácido cítrico. Primeiro, as nozes são descascadas e fervidas por 20 minutos. O xarope de açúcar é preparado separadamente. Um pouco de água é adicionada ao açúcar para dissolvê-lo. Em seguida, as nozes resfriadas são despejadas na calda acabada e fervidas por meia hora. Uma deliciosa geléia está pronta.
Para mais informações sobre como cultivar castanhas comestíveis, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.