Qual é a aparência da carissa e como cultivá-la?

Contente
  1. descrição geral
  2. Tipos e variedades
  3. Cuidado
  4. Reprodução
  5. Doenças e pragas

Karissa pertence à família Kutrov e pode parecer um arbusto ou uma pequena árvore. Ela cresce selvagem na África, Austrália e Ásia Oriental. No resto do mundo, a carissa pode ser encontrada na forma de uma bela planta caseira com flores perfumadas e frutas comestíveis que lembram um pequeno creme, por isso os produtores chamam os arbustos exóticos de "ameixas de interior".

descrição geral

Em condições naturais, Karissa cresce de 2 a 10 m. Em uma sala, a altura da planta varia de 50 a 100 cm. Os arbustos são caracterizados pelo crescimento de ramos flexíveis que se projetam aleatoriamente em diferentes direções. Se a planta não for aparada, sua forma será difícil de definir. Fortes espinhos (3–7 cm) brotam nos ramos que se espalham, ajudam os arbustos selvagens a escalar as encostas. Os jardineiros usam essa propriedade para criar uma sebe verde, da qual é obtida uma cerca confiável que não pode ser vencida por um ladrão ou animal.

Os ramos da carissa são cobertos por folhas densas, cerosas, de formato oval verde claro, seu comprimento é de 2 a 7 cm e depende do tamanho da própria planta. As flores brancas de cinco pétalas têm um diâmetro de 1 a 5 cm; quando são criadas condições favoráveis, a floração continua durante uma parte significativa do ano.

As frutas parecem creme em miniatura e têm gosto de morango. Em condições naturais, o tamanho dos bagos é pequeno - 1,5 cm. As plantas cultivadas, graças aos esforços dos criadores, podem ter bagos de 5 a 6 cm de diâmetro. Dependendo da variedade e do período de amadurecimento, os frutos diferem em uma paleta de cores diferente: apresentam exemplares rosa, vermelho, marrom, roxo e quase preto. Cada fruta pode conter até 15 sementes.

Karissa é despretensiosa no cuidado, não é difícil cultivá-la, por isso é recomendada para cultivadores iniciantes.... Quem decide levar uma flor para seu sustento deve saber que todas as suas partes são venenosas, exceto as frutas, e mesmo essas só ficam seguras quando estão totalmente maduras. As bagas de variedades de plantas selecionadas são utilizadas na nutrição.

Tipos decorativos de carissa são usados ​​para criar sebes e esculturas de designer de jardim.

Tipos e variedades

Os dados sobre o número de espécies naturais de carissa são muito contraditórios, em diferentes fontes você pode encontrar números de 8 a 35. Graças aos criadores, o número de novas variedades só cresce de ano para ano. Os jardineiros trabalham de duas maneiras.

  • Aumenta o valor nutricional das frutas, alcance o aumento de seu tamanho e alto rendimento.
  • A ênfase está nas possibilidades decorativas da planta.... Essas variedades são dotadas de pequenas dimensões, ramos densos, um pequeno número de frutos com abundância de flores perfumadas. A variedade decorativa de maior sucesso é a grandiflora de flores grandes (Carissa grandiflora). Suas variedades anãs são ideais para a criação de bonsai.

Você também pode destacar e outrosugie variedades especiais de carissa.

  • Macrocasp - Carissa macrocarpa... Variegada variedade de carissa de frutos grandes ou de flores grandes. É apreciada pelos cultivadores de flores pela cor incomum e variada das folhas com contornos claros.
  • Duas pontas - Carissa bispinosa... A planta pode ser representada como um arbusto ou uma pequena árvore com uma copa incrivelmente ramificada. As folhas verdes escuras são dotadas de um brilho ceroso. Os frutos são brilhantes, vermelhos, alongados.
  • Abissínio - Carissa abyssinica... Na natureza, o arbusto é pequeno, não passa de 3 metros, mas em casa chega a crescer até um metro, o que é bastante para um peitoril de janela. Quando totalmente maduros, os frutos têm uma polpa doce e suculenta.

Cuidado

A planta é despretensiosa, pode crescer em qualquer condição de apartamento: com microclima úmido ou seco, com correntes de ar e perto de radiadores, com falta de iluminação. Mas a carissa tem suas próprias preferências de cuidado, se você levá-las em consideração, você pode alcançar rápido crescimento e frutificação.

As condições necessárias

Karissa é termofílica, pois cresce em países quentes e prefere calor e luz em abundância. É melhor instalar um vaso com arbusto próximo a uma janela voltada para o lado sul; as direções leste e oeste das janelas são um pouco menos adequadas. A falta de luz fará com que a planta estique ramos, eles ficarão ralos e não serão capazes de suportar o desenvolvimento de flores e frutos. O arbusto perderá sua expressividade, esplendor e não agradará com uma aparência exótica atraente. A este respeito, no inverno, pode ser necessário iluminar com fitolâmpadas.

A planta pode ser levada para uma loggia ou varanda da primavera ao outono. Embora adore o calor, é capaz de não perder sua vitalidade mesmo a +3 graus, mas esta é uma opção extrema - você não deve praticá-la. O desenvolvimento mais ativo do arbusto ocorre a uma temperatura de 20-27 graus. É aconselhável que a planta esteja na varanda ou sacada desde que a temperatura do ar não desça abaixo de 14 graus. Durante a floração, o ar interno muito seco pode causar a queda dos botões.

Nessas condições, a compra de um umidificador será útil não só para o mato, mas também para os donos do apartamento.

Rega

No que diz respeito à rega, a carissa prefere a moderação e a regularidade. Assim que a camada superficial do solo secar, o arbusto deve ser ligeiramente regado. O principal é não exagerar, o alagamento excessivo da planta pode levar à podridão das raízes. Regar uma vez a cada 2-3 dias será suficiente.

Se a água para irrigação for usada de abastecimento público, ela deve ser defendida por vários dias para se livrar da água sanitária. De vez em quando, o arbusto deve ser banhado no chuveiro, isso ajudará a tirar a poeira da folhagem, embora você possa fazer com um borrifador.

Top curativo

Se a sala estiver fria no inverno, a planta pode congelar e não florescer em antecipação a temperaturas mais altas. Durante esse período, não precisa ser alimentado. Se a temperatura estiver favorável, os suplementos nutricionais devem ser aplicados a cada 3 semanas ao longo do ano. Para manter o estado de floração do arbusto, ele precisa ser alimentado com fertilizante com fósforo. Para criar uma cerca viva poderosa, compostos de nitrogênio serão necessários: eles provocam o crescimento de galhos e folhas. Ao regar, às vezes são adicionados quelatos de ferro à água, ajudando a planta a produzir clorofila e a manter uma cor verde fresca constante da folhagem.

Para manter o estado saudável da carissa, você pode usar fertilizantes complexos para o cultivo de rosas. Qualquer tipo de curativo deve ser aplicado levando em consideração o tamanho do vaso e estudando as informações que o acompanham.

Transferir

Karissa cresce rapidamente, ela fica apertada na panela, que ela supera. Até os três anos, o arbusto deve ser transplantado anualmente, escolhendo a cada vez um recipiente maior que a opção anterior. Uma planta adulta também precisa ser replantada para obter solo nutriente fresco. Pode ser produzido com menos frequência do que durante o período de crescimento - uma vez a cada três anos. O transplante é realizado da seguinte maneira.

  • Prepare um vaso ou recipiente apropriado para o tamanho da planta... Os produtos cerâmicos são os mais aceitáveis.
  • Seixos são dispostos na parte inferior e polvilhados com areia... A drenagem ajudará a deixar a umidade restante do vaso em tempo hábil e evitará o apodrecimento das raízes.
  • O arbusto é regado abundantemente algumas horas antes do transplante... Em seguida, cuidadosamente retirado do solo e colocado em um recipiente preparado.
  • Todos os vazios são preenchidos lentamente com solo nutritivo... Em seguida, pressione levemente para compactar o solo.
  • Após a rega, a panela é colocada no parapeito da janela, mas eles protegem por vários dias da luz solar direta, permitindo que o arbusto se estabeleça em novas condições.

Para o transplante, é importante usar a composição de solo mais adequada para a carissa. As ameixas de interior podem criar raízes em diferentes solos, mas para obter uma planta bonita e saudável, é melhor usar um substrato leve e nutritivo com indicadores ligeiramente alcalinos.

A mistura de solo pode ser comprada em uma floricultura ou preparada por você. Turfa, húmus, grama e areia (todos em partes iguais) devem ser adicionados à composição do solo comum do jardim.

Poda

Karissa não difere em formas simples, seus galhos de crescimento rápido se projetam em direções diferentes, criando um contorno caótico de arbusto. Podar e aparar são essenciais para esta planta.... Mesmo a partir do momento em que o broto se enraíza, a ponta é pinçada na altura do quarto ou quinto folíolo, redirecionando o crescimento da carissa em largura. A poda é feita anualmente: de abril ao início de junho, quando termina a floração, ou após a frutificação. Por causa dos espinhos pontiagudos, a formação da copa de um arbusto exótico não é uma tarefa fácil, é melhor se proteger com luvas.

É mais conveniente não se envolver na criação independente, mas comprar um arbusto pronto cultivado em um viveiro... É formado por especialistas com preparações especiais. Essas plantas são dominadas por um tronco forte e curto, entrenós insignificantes, ramos direcionados. É mais fácil manejar o arbusto do viveiro, basta retirar o excesso de brotos a tempo para que a carissa não volte a correr solta e não se transforme em um verde desordenado.

Reprodução

A carissa pode ser propagada na primavera usando sementes ou estacas. O segundo método é menos trabalhoso e oferece resultados rápidos. A planta se desenvolve bem e floresce já no primeiro ano de vida, enquanto a floração em arbustos com reprodução das sementes ocorre apenas no segundo ano.

Estacas

Os galhos cortados de um arbusto de carissa não dão raízes na água, devem ser enraizados imediatamente no solo, como fazem com as partes das rosas. Estacas fortes com três entrenós, que estão em estágio inicial de lignificação, são consideradas material de plantio ideal. Tendo escolhido um galho adequado, é ligeiramente cortado e deixado intacto no arbusto. Nesse momento, a fábrica vai mobilizar forças para eliminar o corte e enviar substâncias fortalecedoras para ele.

Um corte completo é realizado 2–3 horas após a incisão. Esse talo adquire vitalidade adicional necessária para o enraizamento. O corte é processado com "Kornevin". Em seguida, o galho é jogado em um solo leve e fofo especialmente preparado para isso, suplementado com turfa e perlita. De cima, o corte é coberto com uma jarra de vidro, sob a qual é criado um microclima especial para o seu desenvolvimento.

Levará alguns meses para enraizar totalmente a planta.

Sementes

Para propagação da carissa, as sementes são adquiridas em lojas especializadas. Os prazos de validade devem ser verificados, pois o material de plantio para esta planta não difere em vitalidade.... Se você conseguir uma fruta madura e extrair sementes dela, será mais provável o sucesso na criação de um arbusto exótico. Para plantar sementes, você precisa preparar uma caixa no fundo da qual colocar a drenagem. Turfa e areia devem ser adicionadas ao solo regular do jardim para torná-lo mais leve. As sementes devem ser embebidas em água morna com antecedência ou colocadas em um guardanapo bem umedecido, com o tempo elas irão inchar ou mesmo eclodir. As sementes preparadas são plantadas em fileiras a uma profundidade de 1 cm em incrementos de 3 cm.

Uma caixa com mudas é regada e coberta com filme transparente para criar um efeito estufa. Uma vez por dia, o celofane é removido para ventilação.O solo é borrifado da pistola somente quando seca, graças ao filme, isso não acontece com frequência. Quando as sementes sobem cerca de 2 cm acima da superfície, o abrigo é removido, mas o estado de umidade do solo continua a ser monitorado. Em brotos de 5 cm, você pode apertar as pontas para estimular os galhos. Quando as mudas atingem um tamanho de 6–7 cm, elas são mergulhadas em recipientes intermediários e mais espaçosos, nos quais são cultivadas antes de serem transplantadas para vasos separados.

Doenças e pragas

Karissa é bastante resistente a doenças, mas cuidados descuidados podem prejudicá-la. Por exemplo, ramos finos e emaciados são formados por falta de luz, os botões caem quando o ar está muito seco, as folhas se desprendem devido a raras regas. Também não vale a pena derramar a planta com muita força, um excesso de umidade pode causar apodrecimento da raiz. Se a doença tiver ocorrido, o arbusto deve ser pulverizado sistematicamente com o fungicida "Fundazol" ou usar uma solução a um por cento da mistura bordalesa. Pragas como ácaros-aranha e insetos cochonilhas podem dificultar o desenvolvimento da carissa. As folhas da planta são limpas da bainha à mão e só então borrifadas com uma solução do medicamento "Aktara". Também é adicionado à água para irrigação. O procedimento é repetido várias vezes.

Se um ácaro se enrolar, ele se espalhará para outras plantas, portanto, você deve agir imediatamente. Para combatê-lo, use produtos químicos como "Actellik", "Fufanon"... Aqueles que não estão prontos para usar química em um apartamento podem recorrer a preparações biológicas: Fitoverm, Akarin.

Deve ser lembrado que os ácaros da aranha começam em condições de secura excessiva. Os arbustos de carissa em flor e frutificação são bonitos e não requerem cuidados complicados, vale a pena tê-los no peitoril da sua janela.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário