Rooting campsis: descrição de variedades, plantio e cuidados
O enraizamento campsis é uma trepadeira perene. A planta espetacular é usada para decorar jardins e é usada em paisagismo. Com os devidos cuidados, a Campsis radicans se torna uma das mais belas decorações de jardim.
Descrição
O acampamento de enraizamento é uma liana de rápido crescimento, cuja altura pode chegar a 10-15 metros. A planta é apreciada por suas flores grandes e brilhantes. Eles são coletados em inflorescências paniculadas de 10-12 pedaços e não têm um cheiro específico, mas dão muito néctar. Graças a essa característica, o tekoma atrai insetos e funciona como uma excelente planta de mel.
Uma planta ornamental tolera bem a sombra e a poluição ambiental, portanto pode ser cultivada nas condições de grandes cidades. Kampsis é o lar do planalto de Ozark, mas desde meados do século 17 é amplamente cultivado na Europa e em outros países.
As principais características desta espécie de Campsis radicans são:
- robustez do inverno;
- viabilidade;
- cuidado despretensioso;
- resistência a doenças.
As primeiras flores em forma de funil aparecem no cipó em meados de junho. O período de floração dura até meados de setembro. Com os devidos cuidados, ele pode suportar flutuações de temperatura de até -20 ° C. Existem várias variedades de plantas que diferem no tamanho da planta e na cor das flores. As variedades mais comuns são laranja e vermelho-alaranjado. No entanto, existem variedades com flores amarelas, rosa e carmesim com 7 a 9 cm de comprimento e 3 a 5 cm de diâmetro.
Os frutos da videira são vagens duras, cujo comprimento chega a 8-10 cm. Cada vagem bivalve contém pequenas sementes. Quando maduros, os frutos se abrem e as sementes púberes marrom-escuras são carregadas pelo vento por longas distâncias.
Para impedir o rápido crescimento e a auto-semeadura da planta, Kampsis deve ser cuidado, seguindo as regras simples para o cultivo de videiras.
Variedades populares
Existem dois tipos desta planta - capsis de enraizamento e de flores grandes (chinesa). A Campsis radicans ou enraizamento, mais conhecida pelo nome coloquial tekoma, apresenta diversas variedades. As principais variedades com altas qualidades decorativas são utilizadas para jardinagem vertical de paredes e mandris. Eles também são usados para plantar em suportes ondulados e em gramados.
"Flamenco"
Esta variedade pertence à variedade jardim. Suas grandes flores roxas são grandes (até 8 cm de comprimento) e um longo período de floração. A altura do cipó Flamenco pode atingir uma altura de até 5 m.
A variedade ornamental é popular entre os jardineiros por suas belas flores grandes que emitem um agradável e delicado aroma de mel.
"Flava"
Liana desta variedade tem flores tubulares amarelas. A "flava" pertence às variedades termofílicas, portanto necessita de muita luz para a melhor floração. Prefere lugares ensolarados e sem vento, mas pode crescer em sombra parcial. No inverno, pode congelar ligeiramente, por isso precisa de abrigo adicional.
A grande planta atinge 15 metros de altura. A cipó perene é usada para decorar gazebos e terraços, fica bem em suportes e paredes de edifícios. O período de floração vai de meados de julho ao final de outubro.
"Judy"
Uma das mais belas variedades de Kampsis de enraizamento. A liana decorativa "Judy" tem lindas flores amarelas com gargalo laranja. As flores são de tamanho médio, o comprimento das pétalas tubulares é de 5 a 7 cm. A primeira floração começa 2 a 3 anos após o plantio.
A cipó trançada tem caules fortes, com os quais se trança se apóia até 10 m de altura. Uma planta jovem precisa de uma liga. Uma liana vigorosa cresce até 4 m de altura anualmente. A variedade não tolera áreas sombreadas e ventosas, mas prospera em climas temperados. Os rebentos podem congelar ligeiramente, mas na primavera a planta se recupera sozinha.
"Gabor"
Uma liana vigorosa se sente bem em lugares quentes e ensolarados, protegidos do vento. Com os devidos cuidados, as primeiras flores aparecem 2 anos após o plantio. A variedade Gabor é uma planta perene robusta com flores vermelho-escuras. O período de floração é de julho a setembro. Adequado para cultivo em vários suportes. O comprimento de uma liana adulta pode atingir 8-10 m de altura.
Aterrissagem
Tekoma prefere solo fértil ligeiramente ácido, embora seja agradável em qualquer solo solto. Áreas abertas e ensolaradas no lado sul ou sudeste são as mais adequadas para ela. O sistema radicular aéreo pode danificar a fundação de edifícios, portanto, você precisa pescar os campis a uma distância de pelo menos 50-70 cm da estrutura estacionária.
Antes de plantar uma muda, você precisa preparar um local para a planta:
- na queda, cave um buraco 50x50 cm;
- despeje uma camada de cascalho no fundo, que servirá de drenagem;
- misture a terra com fertilizantes naturais e minerais e encha-a sobre a drenagem;
- deixe a cova preparada até a primavera.
Todas as variedades de Kampsis são plantadas em campo aberto em maio. Uma muda é baixada para o buraco preparado, as raízes são esticadas e cobertas com terra. Resta apenas regar abundantemente a videira e cobri-la com húmus, turfa ou composto. O suporte deve ser instalado imediatamente após o plantio.
Durante os primeiros 2 anos, os caules das trepadeiras são muito flexíveis e tenros, por isso precisam de uma liga.
Cuidado
Imediatamente após o plantio, a planta precisa de cuidados especiais. Além de suportes especiais que protegem os brotos de ferimentos, é importante garantir a rega e a poda das videiras em tempo hábil. Os caules jovens crescem rápido o suficiente, portanto, já no primeiro ano, a corrente terá que ser cortada para formar um belo arbusto.
A planta tolera bem as mudanças de temperatura, mas não tolera o alagamento e a seca prolongada. A rega deve ser moderada e uniforme de forma que o solo ao redor da raiz esteja sempre levemente úmido.
Não é necessário alimentar a planta nos primeiros 2-3 anos após o plantio. Os fertilizantes só devem ser iniciados antes da floração. Para formar mais botões, fertilizantes de nitrogênio-fósforo são necessários. A alimentação com complexos minerais deve ser realizada uma vez por mês, de abril a setembro.
A poda formativa deve ser feita o mais cedo possível. O período mais adequado para isso é de 2-3 anos de vida vegetal. Restam 4 a 6 tiros mais fortes, o resto é removido. Nos anos subsequentes, parte dos ramos lignificados é cortada 2 botões abaixo do local onde os botões estavam. Caules doentes, congelados e fracos também são removidos.
A poda é feita no outono após o final do período de floração. A cada 5-6 anos, uma trepadeira perene precisa ser rejuvenescida, para que todas as hastes sejam podadas. A formação de uma cultura padrão começa no primeiro ano de vida da planta. O tiro principal é deixado, que é amarrado ao suporte. Quando o caule estiver solidificado, o suporte pode ser removido.
Métodos de reprodução
Uma planta despretensiosa se reproduz bem tanto por sementes quanto por camadas. Se necessário, você pode usar outros métodos de criação de tekoma.
Sementes
Tekoma é propagado por sementes que são plantadas na primavera. Durante o período de maturação dos frutos (vagens), as sementes são coletadas e armazenadas em local seco e aquecido. Para a germinação, são semeados em caixas com solo solto até uma profundidade de 3-4 mm. As mudas aparecem dentro de 4 semanas.Quando as mudas têm 6 folhas verdadeiras, podem ser plantadas em terreno aberto.
Este método tem uma desvantagem significativa - quando propagado por sementes, o tekoma começa a florescer em 7 a 8 anos.
Estacas
A forma mais eficaz é a propagação por meio de mudas verdes. Nesse caso, a taxa de sobrevivência de uma planta jovem é superior a 90%. Um rebento adequado é cortado da parte central da videira, deixando 3 folhas. Para enraizar o caule, ele é plantado em um ângulo em solo solto e bem umedecido. A planta é coberta com folhas de cima.
Com mudas lignificadas, a planta se reproduz ainda melhor. Nesse caso, quase todo o material de plantio cria raízes. Escolha um corte do crescimento dos brotos do ano passado. As estacas são plantadas em ângulo em solo úmido.
Camadas
Os rebentos que crescem mais perto do solo são simplesmente plantados em solo húmido. Eles rapidamente e sem dor criam raízes e criam raízes. A partir do próximo ano, eles podem ser transplantados para qualquer lugar do jardim.
Raízes
A maneira mais fácil e eficaz. Existem muitas protuberâncias de raízes aéreas ao redor da planta madura. É necessário cortar uma parte adequada da raiz antes mesmo que o crescimento ativo da planta se manifeste. Um rebento com um pedaço de raiz é plantado em qualquer local conveniente.
Para mais informações sobre o cultivo de kampsis, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.