Como plantar e cultivar castanhas?
Castanhas são árvores altas e bonitas que produzem frutos castanhos esféricos. Essas frutas costumam ser usadas por crianças para jogos e também fazem muitos artesanatos de outono. As castanhas crescem em becos e parques, e apenas nas ruas. Mas é realista cultivar uma árvore em seu site. Só é importante escolher a variedade certa e cuidar bem dela.
Seleção e preparação de sementes
Ao escolher uma variedade de castanha para cultivar em casa, deve-se entender que nem todas as espécies são adequadas para isso. Se você deseja cultivar castanhas apenas para fins decorativos, então você pode escolher um cavalo normal. Essa é exatamente a subespécie que cresce nas ruas das cidades. Se há desejo de cultivar castanhas com frutas comestíveis, deve-se escolher variedades especiais, pois não se pode comer frutas de cavalo. As três variedades comestíveis mais populares são:
- semeadura;
- o chinês mais suave;
- Japonês.
O cultivo de tal cultura sempre começa com a escolha do material de plantio. Recolher apenas as castanhas que caíram no chão. As nozes que crescem em uma árvore não diferem em maturação, portanto, não serão capazes de germinar. Examine a fruta com cuidado. Eles devem ser castanhos escuros, brilhantes e completamente planos. Rachaduras, lascas, rugosidade - tudo isso indica material de baixa qualidade.
A melhor época para a colheita de castanhas é em outubro. Assim, as nozes têm tempo de amadurecer totalmente. Ir atrás de frutas vale as árvores enormes e velhas, sempre há muito material bom. É melhor coletar vários frutos de uma vez. A prática mostra que de cinco cópias, na melhor das hipóteses, surgirão duas. Todas as frutas colhidas em casa devem ser classificadas novamente, selecionando as mais uniformes e bonitas.
Importante: se você planeja cultivar uma variedade comestível, colher castanhas sozinho é inútil. Os fornecedores dessas sementes devem ser consultados.
Brotando uma noz
As castanhas colhidas devem ser germinadas antes do plantio, para que a cultura seja mais resistente.... Para a germinação, você precisará de areia, que primeiro deve ser desinfetada em um forno. Vale a pena fazer isso alguns meses antes da aplicação, pois o solo deve se recuperar.
Em seguida, a areia preparada é colocada em um recipiente e umedecida. As nozes são colocadas no substrato e, em seguida, o recipiente é levado ao frio. Os residentes rurais podem colocar o contêiner no porão ou cavar no local, cobrindo-o com neve. Quem mora na cidade pode guardar as castanhas na geladeira. De vez em quando, o recipiente precisa ser retirado para borrifar água no solo. Lembre-se de que a areia deve estar sempre ligeiramente úmida.
As nozes colhidas dessa maneira devem permanecer até o início da primavera.... 7 dias antes do plantio no solo, os frutos são retirados da areia... Eles são colocados na água por 5 dias. A água deve ser trocada várias vezes ao dia. Após o tempo previsto, a casca das nozes ficará muito mais macia e um broto poderá romper as rachaduras. Depois de ver, a castanha pode ser plantada.
Plantar mudas em vasos
Se tudo deu certo e você conseguiu germinar a fruta corretamente, agora é a hora de plantar em um vaso. Se você cultivar várias nozes, é melhor levar um vaso separado para cada uma, para que mais tarde você não tenha que se preocupar em replantar. Os tachos devem ter capacidade para, pelo menos, meio litro.Furos de drenagem são feitos no fundo do recipiente, depois a terra é despejada no vaso, já que as castanhas são absolutamente despretensiosas, vão crescer onde plantam. Se o terreno for de jardim, deve ser desinfetado. O solo é umedecido, e aí é semeada uma semente, a profundidade será de cerca de 5 centímetros.
Não cubra completamente as nozes com terra, caso contrário, será difícil germinar. Você verá os primeiros brotos acima do solo em 21 dias, às vezes acontece ainda mais cedo.... As sementes plantadas requerem manutenção mínima. O vaso deve ser colocado em local bem iluminado e, à medida que a camada superficial do solo seca, a muda deve ser regada, mas não em abundância. O excesso de umidade é sempre prejudicial para as plantas.
A sala não deve ser fria, 25-26 graus Celsius é a temperatura ideal. O crescimento jovem deve ser protegido de correntes de ar, mas a estagnação do ar não deve ser permitida.
Onde e como plantar mudas?
Para que a árvore cresça bonita e saudável, é necessário fazer o transplante correto. Para fazer isso, você terá que levar em consideração uma série de nuances.
Um lugar
A primeira coisa a notar é volumes de castanha. Essa planta pode atingir 35 metros de altura, e sua copa é tão grande que vai ocupar uma parte considerável do terreno no país. Nenhuma hortaliça crescerá sob a copa, e isso deve ser levado em consideração ao determinar um local para o plantio. O melhor de tudo é que a sombra sob a copa é adequada para arranjar uma zona de relaxamento, porque aqui sempre estará fresco.
Uma cultura como a da castanha adora muito espaço. Portanto, a muda não deve ser colocada perto da casa ou cerca. Deve haver uma distância de 10 metros até a estrutura mais próxima. Nenhuma outra cultura pode ser localizada a uma distância de 5 metros em todos os lados. A castanha tem uma atitude ambígua em relação à luz. Uma árvore adulta deve ser localizada apenas em áreas iluminadas, mas as mudas jovens não gostam de uma abundância de luz. Eles precisarão criar uma sombra artificial. Trepar arbustos ou outras árvores altas ajudará com isso.
Cronometragem
Você pode transplantar uma árvore como na primaverae no outono... Se o plantio for na primavera, as mudas são transferidas para campo aberto após a ameaça das geadas noturnas das folhas. Nas regiões quentes, já é início de maio. Nos mais frios, você terá que esperar até o início do verão. No outono, eles são plantados durante um período em que a temperatura é de cerca de +12 graus, não mais alta. Mas o plantio de outono refere-se apenas às próprias nozes, e não às mudas cultivadas a partir delas. Falaremos sobre isso um pouco mais tarde. Aliás, alguns jardineiros não plantam brotos do primeiro ano no solo. No final da primavera e do verão, os vasos são levados para a rua, as mudas são cuidadas da maneira padrão. No outono, o contêiner é trazido para a sala. Os brotos são plantados por 2 anos.
Preparação
As medidas preparatórias consistem na correta escavação do buraco, uma vez que as mudas já estão prontas para o plantio. As covas de plantação devem ter um diâmetro de 0,5-0,6 metros. A profundidade será de meio metro. A castanha é pouco exigente para os solos, mas cresce mais rápido em solos argilosos, bem temperada com vários temperos. Observe que a terra deve ser bem nutrida e este não é um processo rápido. Portanto, os furos são preparados em poucos meses.
No processo de preparação, a vegetação é adicionada ao fundo. Uma variedade de galhos, grama, esterco são bons. Em seguida, marque o local onde a raiz da castanha deve estar localizada. O composto é derramado até essa marca; húmus também pode ser usado. A terra despejada no poço deve ser misturada com cinzas e superfosfato. O primeiro ingrediente vai na quantidade de 0,5 kg por balde de solo, o segundo serão suficientes 2 colheres de sopa.
Tecnologia de pouso
Na primavera, os restos das plantas na cova serão arrancados e o buraco estará pronto para o plantio de uma muda. No fundo deve ser colocada a drenagem, cuja camada terá cerca de 20-30 cm... Uma muda de castanha é colocada na parte central do buraco e começa a ser coberta com terra por todos os lados, tentando evitar bolsas de ar.O colo da raiz não é enterrado, deve permanecer ao nível do solo.
Após o plantio, o terreno ao redor da árvore é calcado e regado bem. Ao lado da muda é colocada uma estaca de madeira, que a princípio servirá de suporte para um broto imaturo. Importante: o montículo formado após o plantio deve estar 20 cm acima do solo. Isso é necessário para que o tronco da árvore não fique exposto devido à precipitação e ao encolhimento do solo. Vale a pena mencionar separadamente sobre a tecnologia de plantio de outono. Escolha os melhores pedaços, pelo menos 7, e depois deixe-os de molho em água por uma semana. Troque a água regularmente. Após esse procedimento, os frutos incham, podendo ser colocados na geladeira por 2 semanas, borrifados com areia úmida do rio.
Além disso, os sulcos são cavados no solo com 10 cm de profundidade... As nozes são espalhadas ali, mantendo uma distância de 50 cm.O sulco deve estar bem umedecido, ao regar, levar água com vários cristais de manganês. Os frutos plantados são ligeiramente polvilhados com terra e areia, e as folhas caídas são colocadas em cima (certifique-se de que são de plantas saudáveis). Na primavera, as folhas são ajuntadas. Depois que os brotos aparecem, sulcos são feitos ao lado deles para irrigação. Na primavera, eles são preparados da maneira tradicional. No outono, as mudas crescidas podem ser plantadas em locais diferentes ou podem ser deixadas para outra estação para ficarem mais fortes.
Mas lembre-se que a distância entre as árvores deve ser de pelo menos 5 metros, então mais cedo ou mais tarde as mudas vão começar a competir.
Cuidado
Cultivar castanhas saudáveis é fácil. O cuidado não parecerá demorado para nenhum jardineiro, porque esta árvore cresce lindamente na natureza e sem a participação humana... As árvores cultivadas ao ar livre são consideradas adultas aos 5 anos de idade. Até agora, o tronco da cultura está muito frágil, o poema-liga vai se tornar um momento indispensável. Isso é especialmente verdadeiro para regiões onde costumam soprar ventos fortes. A planta começa a florescer por volta dos 6 anos, mas muitas vezes as primeiras flores podem ser esperadas apenas aos 8 anos de vida da cultura.
castanha - uma planta que ama muito a umidade. Para que não iniba o crescimento, será necessária rega regular. No primeiro ano de vida, a árvore é regada com especial frequência, em tempo normal será o suficiente uma vez por semana, mas se houver estiagem, o procedimento terá que ser aumentado. O solo deve ser embebido a uma profundidade de 10 cm, ao mesmo tempo que deve estar sempre presente uma ligeira humidade na camada superior. À medida que as árvores amadurecem, a frequência da rega pode ser reduzida gradualmente. Aos 10 anos, a usina poderá existir exclusivamente com água da chuva.
O cultivo de castanhas jovens não estará completo sem cobertura morta. As mudas precisam de umidade, e ela deve ser mantida no solo o máximo de tempo possível. Palha fará um ótimo trabalho com isso, o que também será de grande ajuda no combate às ervas daninhas.
É melhor usar cobertura morta orgânica: palha, grama cortada, serragem, agulhas de pinheiro. Agora vamos considerar outras características do cuidado da castanha no país.
Top curativo
A cobertura é necessária apenas para árvores jovens, uma vez que uma cultura adulta obtém alimentos do solo de forma independente. Em média, um broto jovem precisará de três fertilizantes adicionais por ano. No outono, nitroammofoska é introduzido no solo. Na primavera, eles são alimentados com uréia e, no verão, dão às plantas um verbasco diluído. Isso é o suficiente para as árvores.
Jardineiros experientes, que lidam com cultura há vários anos, às vezes param de se alimentar temporariamente. Se a castanha florescer ativamente e frutificar, significa que, no momento, não precisa de nada. No entanto, se a planta for frágil e apresentar crescimento lento, você poderá alimentá-la adicionalmente com minerais.
Poda
A castanha tem um crescimento lento. Durante os primeiros 10 anos, ele crescerá fracamente, dando um aumento de apenas algumas dezenas de centímetros. Eles começam a formar a coroa quando a árvore completa três anos. Primeiro, um quarto do tronco é aparado no centro; na próxima temporada, os ramos laterais também são encurtados. Ano após ano, as manipulações se repetem até que a coroa seja formada.
Com cerca de 10 anos de idade, a castanha começa a crescer de forma ativa e rápida. A essa altura, a coroa já deve ter um formato bonito. Agora, o jardineiro terá apenas que remover ramos secos, doentes e que engrossam a copa. Ao podar castanhas adultas, apenas o desbaste deve ser limitado.
Preparando-se para o inverno
A castanha apresenta boa resistência ao frio, mas não se aplica de forma alguma às mudas jovens. As plantas devem ser cobertas para o inverno, principalmente em regiões como a Sibéria, os Urais, regiões com clima instável e invernos rigorosos. Primeiro, o círculo do tronco é coberto com uma boa camada de cobertura morta. Em seguida, a muda é embrulhada em estopa. O tecido é preso com cuidado para não ser levado pelo vento. Esses abrigos para árvores devem ser feitos até os 6-7 anos de idade.
Às vezes também acontece que não apenas uma muda, mas também uma árvore adulta sofre com a geada. Rachaduras na casca servirão como um sinal de congelamento. Eles devem ser tratados com agentes anti-sépticos e cobertos com verniz de jardim.
Doenças e pragas
Com os devidos e bons cuidados, a probabilidade de a castanha adoecer é quase nula. No entanto, é impossível prever tudo. Portanto, é melhor saber com antecedência com que a castanha está doente na maioria das vezes.
- Oídio. É caracterizada pelo aparecimento de uma flor branca na folhagem. A árvore enfraquece, perde folhas precocemente, sua imunidade fica baixa. É possível que mesmo uma árvore adulta não consiga hibernar. É necessário eliminar o oídio com fungicidas. Os ramos doentes são cortados e queimados.
- Mariposa da castanha. Uma praga muito perigosa, capaz de destruir quase toda a folhagem das árvores em pouco tempo. Uma vez que os anos borboleta tenham começado, é recomendado que os inseticidas sejam aplicados imediatamente. O Lufox 105 EC atua especialmente bem contra essa praga.
- Ácaro da madeira. Um minúsculo inseto que suga muito rapidamente a seiva da folhagem. A folhagem afetada pelo parasita cai e as larvas ficam dentro dela, que então se transformam em insetos adultos. "Karbofos" funciona melhor contra carrapatos. Todas as folhas caídas devem ser imediatamente removidas do local e muito afetadas - cortadas.
- Mancha de furos. Nesta doença, as folhas são cobertas por pequenas manchas marrons, que posteriormente apodrecem. Para se livrar da doença, você precisa borrifar as árvores com o líquido Bordeaux. Serão necessários pelo menos três procedimentos. O intervalo entre eles será de 10 dias.
- Podem ser larvas de besouro. Essas pragas gostam muito de raízes de árvores, especialmente as jovens. A melhor maneira de lidar com os besouros é removendo manualmente. Cavar o solo no círculo próximo ao tronco e soltá-lo deve ajudar a se livrar dos parasitas.
Para que os insetos e doenças contornem a castanha, você precisa:
- cortar galhos secos de árvores;
- não deixe as folhas caídas apodrecerem no chão;
- alimentar a planta na hora certa;
- não se esqueça que o excesso de umidade é ainda mais prejudicial do que a falta;
- plantar árvores a uma distância suficiente umas das outras para que suas copas não grudem;
- manuseie as ferramentas com as quais você trabalha na casa de verão.
O comentário foi enviado com sucesso.