Como podar castanhas?

Contente
  1. Objetivo de aparar
  2. Cronometragem
  3. Instruções passo a passo

O castanheiro tem um aspecto esteticamente agradável e protege perfeitamente as áreas abertas graças às suas belas folhas de dedos largos. Além disso, esta árvore é popular por seus frutos benéficos e é capaz de limpar o ar ao seu redor de impurezas prejudiciais. Mas ao cultivar no seu sítio, é necessário conhecer as condições de manutenção desta espécie, bem como as regras e os tempos de poda, o que é importante para o crescimento desta cultura decorativa.

Objetivo de aparar

As castanhas jovens e adultas precisam ser podadas periodicamente. Há várias razões para isso.

  • Acima de tudo, a poda é necessária para manter a planta saudável. Isso é especialmente importante para as castanhas que atingiram o estágio de maturação. Infelizmente, a árvore é vulnerável a vários tipos de pragas e doenças. Estes são roedores de folhagem, caule, raiz e outros insetos, mariposas e lagartas, mas também todos os tipos de podridão, manchas e necrose. Por esta razão, é tão importante o cuidado cuidadoso com a árvore e a sua poda oportuna, na qual os ramos doentes e secos devem ser removidos e destruídos para evitar a propagação da doença às partes sãs da castanha.
  • As mudas jovens também precisam ser podadas, excluindo a remoção dos galhos de crescimento que se estendem diretamente do tronco e formam a estrutura da árvore. Como regra, sobram até 7 tiros principais. Este procedimento ativa o crescimento da parte caducifólia da copa, tornando-a exuberante e extensa.
  • A poda também é necessária para limitar o tamanho da planta, algumas espécies que chegam a 30 metros de altura. Isso é importante quando você precisa de um caule baixo, ou seja, uma pequena árvore decorativa. Para evitar que a castanha cresça para cima, remova a coroa. Isso é feito comercialmente pelos produtores, incluindo o corte dos ramos mais baixos que dificultam o acesso à planta durante o cuidado.
  • Deve-se também cortar os galhos finos que crescem dentro da copa e muitas vezes são a razão do seu espessamento, remover os brotos de crescimento desigual, fazendo com que a castanha pareça assimétrica.

Aliás, não é desejável cortar drasticamente a castanha, em particular a castanha-da-índia, pois isso altera o seu processo de crescimento.

A poda profunda pode levar a uma característica como a formação de troncos adicionais, o que não é característico de uma árvore e parece ridículo. Além do mais, castanhas de qualquer tipo, com poda completa, geralmente podem retardar ou interromper seu crescimento.

Cronometragem

O tempo de poda da castanha é determinado com base na idade da planta.

  • Uma muda jovem de um ano pode ser podada no verão se os ramos laterais tiverem crescido 20-30 cm. Eles precisam ser cortados ao meio. Os rebentos superiores laterais são geralmente deixados.
  • Na primavera seguinte, os ramos já encurtados são cortados completamente, em anel, ou seja, para que após este procedimento não haja influxo característico na base dos ramos. Este evento, que acontece anualmente, permite formar corretamente um caule e atingir uma determinada altura de planta. Depois disso, restam 4-5 ramos laterais do esqueleto.
  • Se a árvore tiver 2-3 anos, o corte da copa é feito no final do período de outono, após a queda das folhas, ou em dezembro, mas com tempo suficientemente quente. A geada exclui este procedimento e é transferido para a nascente. A poda sanitária envolve a remoção completa dos rebentos laterais.

As árvores mais velhas não precisam dessas medidas, o principal é remover os brotos estragados e secos, cortar galhos finos para aliviar o tronco e limpar o tronco deles. Isso é feito no verão.

Instruções passo a passo

Para fazer crescer uma bela árvore de determinada altura e evitar problemas de saúde, a castanha deve ser podada. É melhor excluir todos os ramos que podem causar mais problemas. No entanto, isso deve ser feito corretamente.

  • Não importa se é primavera, verão ou outono, tente podar a planta em tempo seco. Uma atividade realizada na chuva pode causar doenças na árvore. Além disso, a água da chuva captada nos locais de corte pode trazer infecção, já que neste momento a castanha está especialmente vulnerável.
  • Para cortar com cuidado o excesso de galhos e não machucar a árvore, use ferramentas limpas e desinfetadas - podadores, podadores e serras, dependendo do tamanho dos brotos.

Na primavera, o esquema de poda se resume ao seguinte:

  • os ramos superiores são cortados em 1/4;
  • os ramos laterais que sobraram do ano passado não devem ser cortados;
  • é necessário deixar pelo menos 5 ramos laterais de crescimento;
  • os ramos esqueléticos mais fortes e grossos das plantas jovens não devem ser tocados, caso contrário, não crescerão;
  • cada corte é tratado com verniz de jardim ou tinta a óleo para a cura rápida de feridas de castanha.

O caule ideal da árvore é de cerca de 2-3 metros, isso é importante, uma vez que os galhos caídos do castanheiro parecem lindos e perfeitos a esta altura. Mas para isso, é preciso cuidar bastante do caule principal, do qual se forma o tronco.

As castanhas jovens não cortadas assemelham-se a arbustos, por isso é aconselhável retirar regularmente as partes em excesso da planta. Especialmente se as árvores forem usadas para o projeto paisagístico da área suburbana.

Jardineiros experientes também são aconselhados a fazer a poda assim que forem encontrados defeitos ou doenças no corpo da planta, é claro, em um dia seco.

Então, descobrimos que você pode e deve aparar a castanha. Isso permite que você mantenha sua aparência decorativa e dimensões exigidas. A altura da planta, neste caso, depende inteiramente do cuidado adequado e do encurtamento anual dos brotos. Portanto, todo proprietário de uma casa particular ou chalé de verão tem a oportunidade de criar literalmente a aparência e a forma desejadas desta árvore espetacular e útil.

Como cuidar das castanhas, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário