Como se livrar dos tocos sem desenraizá-los?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Cronometragem
  3. Meios aplicados
  4. Remoção
  5. Medidas de precaução

O aparecimento de tocos em uma casa de verão é uma questão comum. Árvores velhas morrem, a mudança de gerações tem seu preço aqui. Finalmente, tocos ao limpar um canteiro de obras também são comuns. Mas os restos de madeira no local parecem pouco atraentes e torna-se problemático mover-se pelo território. Mas esses problemas podem ser resolvidos e existem maneiras suficientes de eliminar o cânhamo.

Peculiaridades

Se o local ainda não foi tocado pelo desenvolvimento, o problema de remoção de tocos pode ser resolvido radicalmente - o equipamento de terraplenagem é trazido e o próprio proprietário é removido da caixa. Tudo será feito por um especialista. Mas se o terreno for paisagístico, as opções se abrem de forma diferente. Por exemplo, você pode se livrar de tocos velhos com a ajuda de especialistas: os profissionais trabalham com um potente cortador que esmaga o toco a 20 cm do solo. Essas manipulações interferem com a paisagem localmente. Outra opção: cortar o toco - velho ou fresco - sob a raiz com uma serra elétrica. E esta não é a melhor solução: sim, o coto não ficará visível, mas esta peça também não pode ser utilizada, ficará uma espécie de "careca" no local.

Existem outros caminhos restantes, e eles são os mais procurados:

  • levantamento com a mão;
  • destruição pelo fogo;
  • destruição química;
  • agua.

Cada método é bom em sua própria maneira, dependendo dos objetivos e do humor do proprietário do local - se ele escolhe um método amigo do ambiente ou usa química para destruir toco. Mas há outra opção que vale a pena mencionar. Você não precisa retirar o toco do território, tratá-lo com humanidade e transformá-lo em um objeto de arte original. Por exemplo, esvazie o meio do cânhamo e transforme-o em um vaso de flores. Isso pode ser feito com o resto da velha macieira, da qual você ainda deseja deixar algum tipo de memória.

Por exemplo, a mão não se levanta para arrancar ou queimar uma árvore amada por mais de uma geração, então você tem que transformá-la em uma cadeira, canteiro de flores, etc.

Cronometragem

Se você precisa se livrar do toco com urgência, muitos pegam uma motosserra. Sim, o problema pode ser resolvido em minutos. Mas este método apenas encobre o problema: depois de algum tempo, podem aparecer rebentos jovens. E aqui está o uso salitre - um método de alta confiabilidade, mas levará vários meses. O salitre é derramado no início do outono e o toco não é tocado até a primavera. Se o tempo estiver se esgotando, você pode confiar neste método.

Um método como o uso de ureia também teve uso generalizado.... É popular devido ao seu respeito ao meio ambiente: a composição não agride o solo. Mas vai demorar um ano inteiro para se livrar do cânhamo, e mesmo depois de um ano você terá que espalhar lenha no toco e atear fogo. A madeira destruída em um ano queimará rapidamente. Um efeito ainda mais duradouro é sugerido pelo sal de cozinha: ele destrói o toco em um ano e meio. Vários reagentes industriais também não dão um resultado instantâneo, as instruções para eles costumam sugerir deixá-los no toco para o inverno, ou seja, a ação ainda leva vários meses.

Meios aplicados

A destruição do cânhamo no jardim é possível sem arrancar, o que requer muito esforço. A exposição química dará um bom, embora não um resultado rápido.

Uréia e salitre

O coto deve ser inicialmente perfurado: a perfuração com brocas não será um problema... A ureia é despejada nos orifícios formados durante a perfuração (isto é, a ureia). A parte superior dos buracos é despejada com água e, em seguida, o coto é envolto em um filme de polímero.Os restos da madeira apodrecerão completamente em um ano, talvez dois. E no lugar do antigo cânhamo, uma camada de solo fértil e utilizável permanecerá.

As vantagens deste método estão nos custos físicos mínimos, na ausência de poluição do solo com nitratos, no fato de que no final não haverá nenhum vestígio do toco. A principal desvantagem é, obviamente, a incapacidade de remover o resto da árvore rapidamente. E você precisará de muitos produtos químicos para queimar. O salitre é um método ainda mais popular para quebrar tocos de árvores. Consiste na queima dos resíduos da madeira que originalmente estavam impregnados com um agente oxidante tão forte como o salitre. Esse remédio ajuda a queimar não apenas as partes superiores do toco, na superfície, mas também as raízes profundas.

Como lidar com tocos com salitre:

  • faça vários furos grandes na madeira restante (faça isso no final do verão ou no início do outono);
  • nitrato de potássio deve ser derramado nos buracos até o topo (e nitrato de sódio é adequado) e, em seguida, despeje água para entender como a árvore está saturada;
  • o topo do furo deve ser fechado com rolhas de madeira, envoltas em polietileno.

E novamente o coto é deixado da mesma forma até o verão. Em poucos meses, o salitre vai cumprir o seu propósito, o sistema radicular vai secar. E novamente um fogo deve ser feito ao redor do toco, e esse fogo destruirá completamente o esqueleto. Após a queima, a área onde o toco estava localizado deve ser desenterrada e coberta com terra. As principais vantagens da utilização do salitre são: a ausência de grandes esforços, a remoção quase total do esqueleto (talvez as raízes muito profundas não possam ser totalmente removidas). Das desvantagens - saturação do solo com nitrato. Embora seja um fertilizante, danifica as culturas tuberosas e frutíferas em grandes quantidades. E, novamente, você terá que esperar muito tempo para que o toco apodreça. A ignição também é indispensável, o que não é particularmente agradável.

Vitríolo de cobre e ferro

Esta substância é um reagente ativo que mata todas as bactérias da madeira. O medicamento deve ser introduzido na estrutura da árvore da mesma forma que foi feito com o salitre. Mas há algumas diferenças: os buracos no cânhamo são feitos em 5-8 mm de diâmetro e a uma profundidade de 5-10 cm. A atividade vital na madeira se esvai rapidamente, em poucos dias, mas o toco vai morrer completamente em 1-2 anos. Passado esse tempo, o toco precisa ser desenterrado junto com a raiz, arrancado (o que será muito simples naquela época) ou queimado.

Atenção! Se houver tubos de metal próximos ao coto, o vitríolo não pode ser usado.... Isso apenas irá acelerar a corrosão do metal. É possível plantar outras plantas no local, mas com distância de pelo menos 3 m: na área de aplicação do vitríolo, a concentração de produtos químicos é alta.

Demorará de 2 a 10 anos para restaurar completamente o solo neste local, dependendo se o toco foi escavado ou queimado.

Sal

É considerado um dos métodos químicos suaves. Em apenas alguns meses (às vezes um é o suficiente), o reagente bloqueia a atividade vital de raízes e microorganismos. Adicionar sal é semelhante a adicionar salitre e uréia. Se essa área for preenchida posteriormente com concreto, o toco morto será mais fácil de queimar.

Se o local for usado como terra fértil ativa, o toco morto deve ser arrancado. O excesso de sal torna o solo inutilizável, portanto, deixar o toco até a auto-decomposição é perigoso para a colheita futura. Para referência: 1 toco leva cerca de 2 kg de sal de cozinha. O sal é enviado para os orifícios perfurados e preenchido com água. Se a umidade externa for alta, você pode passar sem água.

Remoção

Se você precisar arrancar o toco muito rapidamente e sem esforço pessoal, você precisa encomendar um trator, escavadeira, cortador manual. Mas às vezes o método dessa eliminação do coto é impossível, até mesmo devido ao tamanho do local, que não permite tal técnica. Você tem que desenraizá-lo sozinho.

A remoção ocorre em várias etapas.

  • Preparação... Cerca de meio metro você precisa escavar o espaço ao redor do toco.Para fazer isso, você terá que trabalhar o solo com uma pá de baioneta. Com um intervalo de 1,5 m do toco, é cavado um buraco com 1 m de largura e 0,5 m de profundidade, e equipado com um dreno da armação da árvore. O solo ao redor do cânhamo é lavado com água da mangueira. Quanto mais forte for a pressão da água, mais cedo o sistema radicular será encontrado.
  • Aplicação de guincho... O toco deve ser enrolado ao longo do tronco e raízes com um cabo de metal, que é puxado através do guincho. O cabo vai para o guincho através do corte da serra.
  • Remoção mecânica... Se a opção com guincho for excluída, o esqueleto pode ser eliminado cortando ou removendo as raízes. Se a raiz não puder ser exposta, ela pode ser cortada bem no chão com um pé de cabra ou um cano fino com um machado fixado nele.
  • Pilar central. Depois que os ramos laterais são removidos, o pilar central é preservado - não é tão fácil abordá-lo. E deve ser virado de um lado para o outro. A quantidade de trabalho é grande, mas se outras opções não forem adequadas, você terá que agir assim.

O auto-desenraizamento também tem apoiadores e oponentes. Dos profissionais: em termos de dinheiro, este método não é particularmente caro, o trabalho irá progredir de forma relativamente rápida. Das desvantagens: o processo é trabalhoso, às vezes é simplesmente fisicamente impossível se aproximar do toco para destruição.

Acontece que você também não aguenta sozinho, tem que procurar ajudantes.

Medidas de precaução

Todos os métodos são potencialmente perigosos para a pessoa que está realizando a remoção. Os meios químicos requerem o máximo cuidado e proteção, queimando um toco - conformidade com a segurança contra incêndio, desenraizamento - calculando a força física.

Recomendações para remover tocos com segurança:

  • onde o toco foi processado com salitre, deveria haver uma zona de maior cautela - não deveria haver apenas fogueiras nos próximos meses, mas até fumagem;
  • em um estado seco para a pele de uma pessoa, o sulfato de cobre não representa perigo, mas durante o processamento do cânhamo, a pessoa deve necessariamente usar óculos de proteção, um respirador e luvas grossas (quando a água é adicionada ao vitríolo seco, a droga se torna um líquido tóxico que afeta adversamente as membranas mucosas);
  • o sal de cozinha não requer proteção especial, mas trabalhando com partículas pequenas, é melhor proteger os olhos com óculos;
  • durante a queima de um toco já tratado com produtos químicos, deve-se formar ao redor da fossa uma pequena muralha de barro com 0,5 m de altura - medida necessária de combate ao incêndio;
  • durante a ignição, deve haver um extintor de incêndio e um balde d'água por perto;
  • quando a lenha está queimando, é proibido ficar a sotavento - durante o processo de combustão, substâncias tóxicas são liberadas para a atmosfera e é prejudicial inalá-las;
  • o ideal é que, antes da queima do toco, o dono do terreno vá ao Ministério de Situações de Emergência e faça uma licença especial - caso contrário, é bem provável que haja multa.

Para saber como se livrar de tocos de maneira fácil e rápida sem arrancar, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário