Salgueiro
O salgueiro é popularmente chamado de "chorão" por causa dos galhos baixos sobre o reservatório. No entanto, esta espécie de árvore é muito mais interessante e útil do que comumente se acredita. Você deve se familiarizar com a descrição do salgueiro de cinco cabeças e aprender sobre as características do cuidado, plantio e uso da planta no paisagismo.
Descrição
O salgueiro de cinco cabeças é de 2 tipos: uma árvore de 5 a 12 m de altura ou um arbusto com copa densa. Muitos biólogos se referem à planta como nada além de amora-preta ou videira-preta. Isso se deve ao fato de que a árvore se sente melhor ao lado das turfeiras da Sibéria. Às vezes, o salgueiro de cinco cabeças aparece nos prados da parte europeia do país nas terras baixas. Também pode ser encontrado no Extremo Oriente e nos Montes Urais.
Uma característica distintiva da árvore é uma coroa esférica densa... A casca de um salgueiro de cinco grãos de uma rica cor marrom, as folhas verdes parecem especialmente bonitas contra seu fundo. Acima, as folhas são verdes escuras, abaixo - mais claras. O formato das folhas é pontiagudo, existem dentículos ao longo das bordas. À primeira vista, podem ser confundidos com louro.
O salgueiro de cinco cabeças não é frequentemente usado em projetos paisagísticos devido ao seu tamanho, no entanto, alguns proprietários de sites ainda conseguem cultivá-lo em um grande jardim.
Via de regra, a madeira desta planta é utilizada para a tecelagem de móveis.
Plantar e sair
O terreno mais favorável para o plantio de salgueiro será a orla próxima ao reservatório, pois a planta adora umidade. No entanto, o salgueiro de cinco cabeças pode crescer no prado. Esta espécie é muito despretensiosa e resistente, portanto, fácil de cultivar e cuidar. O aumento da resistência à geada da árvore e a resistência às doenças permitem que o salgueiro cresça sem problemas, mesmo em áreas desfavoráveis para outras árvores.
O melhor de tudo é que a planta se adapta ao solo úmido em uma área ensolarada, pois requer muita luz.
Imediatamente antes do plantio, é necessário fertilizar o solo com turfa e composto. Em seguida, as mudas são plantadas em um buraco com cerca de 40 cm de profundidade. A distância entre as linhas deve ser de no mínimo 50 cm para que as raízes não se enrosquem no solo e não interfiram no crescimento umas das outras. Perfure o local selecionado com uma vara e abaixe a broto. Em seguida, você deve compactar completamente a terra. As estacas são plantadas verticalmente e de sul para norte.
Para evitar a perda de plantas devido às fortes geadas que prevalecem na Sibéria, muitos jardineiros cuidam especialmente das árvores, preparando-as para a estação difícil. Como os salgueiros aumentaram sua resistência à geada, basta seguir as regras mais simples para invernar as plantas em climas frios. A poda contribui para a restauração da árvore na primavera.
Infelizmente, nenhuma árvore está imune a pragas e doenças, nem mesmo salgueiros resistentes. As doenças podem danificar a coroa e o tronco. Os mais comuns são:
- oídio;
- ferrugem;
- dano fúngico;
- necrose da casca;
- sarna.
O salgueiro de cinco cabeças pode ser atacado por parasitas: pulgões, lagartas, todos os tipos de besouros. Via de regra, apenas parte da planta está danificada e a única maneira de preservar um salgueiro saudável é removendo todas as partes doentes. Acontece que uma árvore cai pela metade depois de se livrar de todas as áreas danificadas. Para evitar problemas, muitos jardineiros desbastam e podam galhos velhos anualmente, pois são os mais suscetíveis a insetos e doenças.Para o deleite de muitos, o salgueiro de cinco cadeias não está seriamente danificado, pois a planta é bastante resistente.
Reprodução
Para propagação de salgueiro de cinco grãos, é necessário o uso do método de estacas. Para isso, pegue estacas de 20 cm de comprimento, limpas das folhas e plantadas em vaso em solo úmido. Depois que as raízes são visíveis pelos orifícios de drenagem, a árvore pode ser transplantada para o solo. Se a planta for muito grande, deve ser encurtada para 30 cm e só então transplantada. O processo de criação é melhor realizado no início da primavera ou no final do outono, pois este é o período mais favorável para a germinação das estacas.
Uso em paisagismo
Uma vez que o salgueiro de cinco cabeças pode atingir 12 m de altura e tem uma coroa esférica extensa, tal planta não é adequada para um pequeno canteiro de jardim, mas se encaixa perfeitamente em uma paisagem rural perto de um lago ou rio. Às vezes, essa espécie de árvore pode ser encontrada no parque da cidade perto do reservatório.
Com cortes de cabelo regulares e cuidados adequados, o salgueiro pode ser usado como sebe.
Se você for o feliz proprietário de um grande jardim com um lago ou riacho artificial, poderá plantar com segurança um salgueiro de cinco talos em seu terreno. O principal é que a planta tenha bastante luz e umidade. Uma coroa extensa com folhas verdes brilhantes pode ser sombreada com um sabugueiro, que tem folhagem roxa... Graças à copa densa, o salgueiro de cinco talos será uma excelente escolha não só para sebes, mas também para a proteção do local contra o vento. Em um terreno grande, um salgueiro pode ser colocado ao lado de um pequeno lago e aí montar uma área de lazer colocando um banco com uma mesa, um mirante ou um balanço.
O comentário foi enviado com sucesso.