Salgueiro-cabra "Pendula"
O salgueiro cabrito "Pendula", segundo paisagistas, é um dos melhores representantes das plantas ornamentais que podem decorar um terreno pessoal. Quais são as características de cultivo desta planta incomum? Como é notável e quais são as características de cuidar dele?
Descrição
O salgueiro-cabra é um arbusto ou árvore decídua baixa que pode atingir uma altura de 7 a 10 metros. O salgueiro de cabra "Pendula" é uma planta ornamental elegante da família do salgueiro, cuja altura geralmente não ultrapassa 1,5 metros (a altura da planta depende do tamanho do tronco).
Externamente, é uma árvore elegante com galhos flexíveis... A planta é caracterizada por um crescimento bastante rápido em altura e no diâmetro da copa. O crescimento anual de uma árvore em altura varia de 5 a 10 centímetros, o crescimento da copa pode chegar a 20 centímetros. O crescimento dos ramos em uma estação de cultivo pode chegar a 1 metro.
Salgueiro "Pendula" – de folhas inteiras, com fortes ramos elásticos recobertos por casca branco-esverdeada, branco-acinzentada ou amarelada acastanhada.
As folhas são pontiagudas, verde-oliva, externamente lembrando folhas de cereja de pássaro. No outono, a cor das folhas torna-se dourada.
"Pendula" é uma árvore padrão com um tronco longo e regular e uma coroa de pranto (traduzido do latim, "pêndula" significa "choro"). A árvore tolera bem a poda, que é recomendada para os primeiros 3-5 anos após o plantio da muda. Com uma poda regular e competente, a copa da planta adquire primeiro a forma de guarda-chuva e depois a forma de tenda.
A poda do salgueiro é permitida no início da primavera, após a floração, que ocorre em março-abril. Durante o período de floração, a planta é coberta por amentilhos amarelo-ouro (somente machos), adquirindo um aspecto invulgarmente atraente. Vale ressaltar que o salgueiro-cabra geralmente floresce antes que as folhas apareçam.
Na jardinagem decorativa e paisagismo, o salgueiro-cabra Pendula se difundiu devido à sua despretensão. Resiste aos efeitos de baixas e altas temperaturas sem perder o efeito decorativo. Apesar de a planta ser amante da luz, ela cria raízes bem na sombra.
Características de pouso
Na hora de escolher o local para o plantio de mudas de salgueiro, deve-se levar em consideração o tamanho das plantas na idade adulta.
Para que as plantas se desenvolvam plenamente, formando uma bela coroa, não devem ser oprimidas por outros habitantes verdes do jardim.
Não é recomendado plantar salgueiro perto de cercas (especialmente de metal), paredes de edifícios externos... Um local ensolarado com solo leve, fértil e bem drenado é mais adequado para o plantio de salgueiro. É permitido plantar essas plantas em sombra parcial.
Tendo encontrado um local adequado para colocar as mudas, eles começam a arrumar as covas de plantio. Os tamanhos de poço recomendados são 50 x 50 x 50 centímetros. Uma mistura de turfa, húmus, composto e solo de jardim é despejada no fundo das fossas. Ao plantar um salgueiro-cabra em uma área com solo infértil, adicione 250-300 gramas de qualquer fertilizante mineral à mistura. Os poços são preenchidos até a metade, após o que começam a plantar mudas. Primeiro, as raízes de uma planta jovem são cuidadosamente esticadas, depois são colocadas em uma cova e cobertas por todos os lados com os restos da mistura de solo.Após o plantio, o solo ao redor da árvore é ligeiramente compactado com palmas ou espátula, regado e coberto com palha.
O plantio de mudas de salgueiro caprino com sistema radicular fechado é permitido de abril a outubro... Recomenda-se plantar mudas com raízes abertas no início da primavera ou outono.
Cuidado
Cuidar do salgueiro-cabra envolve um conjunto de medidas simples. Para que a planta se desenvolva plenamente e tenha um aspecto atraente, necessita de rega regular, alimentação periódica e pulverização (na estação seca).
Rega
Recomenda-se regar o salgueiro caprino duas vezes por semana, cuidando para que a água não fique estagnada no círculo do tronco. Em climas quentes, as plantas devem ser pulverizadas de manhã ou à noite. O consumo semanal de água para irrigação de salgueiro deve ser de no mínimo 25 litros.
Fertilizante
Ao cultivar salgueiro caprino, o tempero superior é aplicado 2 a 3 vezes durante toda a estação de crescimento. No início da primavera, as plantas são alimentadas com um fertilizante mineral complexo... No início do outono, a cobertura é aplicada na forma de superfosfato ou sulfato de potássio.
Mulching
Após cada rega, recomenda-se polvilhar a superfície do solo no círculo do tronco com uma fina camada de serragem, composto ou turfa. Também é permitido o uso de argila expandida, cascalho fino, pedaços de papelão ou papel. Este procedimento evita a rápida evaporação da umidade após a rega e, ao mesmo tempo, protege as raízes da planta do superaquecimento em climas quentes.
Afrouxamento
O salgueiro-de-cabra "Pendula" tem um sistema radicular forte e bem desenvolvido, por isso o afrouxamento do solo ao redor da planta é feito com o máximo cuidado. Recomenda-se afrouxar a terra no círculo próximo ao tronco com uma pequena enxada com dentes raros (até uma profundidade de 2-3 centímetros).
Preparando-se para o inverno
Apesar de "Pendula" suportar com firmeza os efeitos das baixas temperaturas, recomenda-se cobri-la nas vésperas de Invernos rigorosos. Isso se aplica principalmente a plantas jovens (com menos de 3 anos). Para proteger os arbustos de salgueiro jovens das geadas de inverno, são usados materiais de cobertura não tecidos (spunbond) ou estopa comum.
Doenças e pragas
O salgueiro-caprino é considerado uma planta despretensiosa, resistente a pragas e patógenos de várias doenças. Na maioria das vezes, os problemas de saúde decorrem de cuidados inadequados ou insuficientes.
O rolo de folha torto é uma das pragas mais perigosas que representam uma ameaça para todos os representantes da família do salgueiro. O adulto é uma grande borboleta marrom-acinzentada, cujas larvas e lagartas comem folhas, brotos e brotos de plantas. Em um salgueiro afetado por essa praga, as folhas começam a enrolar e secar. Para destruir lagartas e larvas de vermes da folha, são usados inseticidas - "Karbofos", "Lepidocida", "Danitol".
Outro inimigo do salgueiro-cabra é flor mosca, cujas larvas danificam gravemente a folhagem e os rebentos das plantas. Vale ressaltar que as larvas da praga podem ser detectadas tanto no próprio salgueiro quanto na camada superior do solo no círculo do tronco. Para destruir as moscas nocivas, são utilizados os inseticidas previamente indicados. Além disso, a camada superficial do solo ao redor da planta é removida e destruída.
O aparecimento de uma flor fofa cinza-esbranquiçada nas folhas de salgueiro indica a derrota da planta pelo oídio. A razão mais comum para o desenvolvimento desta doença é o não cumprimento das recomendações de cuidados com as plantas.
Os principais métodos de combate ao oídio incluem o tratamento com medicamentos fungicidas, a destruição das partes afetadas - folhas, brotos.
Alta umidade do ar e água estagnada no solo podem causar o desenvolvimento de mancha negra... O desenvolvimento desta doença fúngica é evidenciado pela formação de manchas claras e arredondadas nas folhas e nos rebentos, que acabam por começar a escurecer. Os principais métodos para lidar com manchas são:
- pulverização de arbustos com fungicidas (Fundazol, Topaz);
- cultivo do solo no círculo próximo ao tronco com a preparação "Fitosporin";
- destruição das partes afetadas da planta.
Para evitar o desenvolvimento da mancha preta, é necessário monitorar cuidadosamente se a água após a irrigação não estagnou no círculo próximo ao caule e se a folhagem e os brotos das plantas estão secos. Também medidas preventivas importantes são a limpeza regular dos detritos ao redor dos arbustos e o controle de ervas daninhas.
Salgueiro em paisagismo
Willow "Pendula" é geralmente usado para criar composições de grupo. Parece ótimo rodeado por flores perenes e anuais, arbustos ornamentais - jasmim, laranja simulada, thuja, lilás. Em jardins domésticos espaçosos, pode ser cultivada em conjunto com outros membros da família do salgueiro, por exemplo, com salgueiro alto e orvalhado ou alecrim espetacular.
O salgueiro de cabra também é usado como planta solo. Os paisagistas recomendam colocá-la perto de lagos ornamentais, contra os quais esta planta parece muito orgânica.
Além disso, esta árvore é capaz de decorar adequadamente qualquer jardim de rochas - uma elegante composição de pedras, cobertura do solo e plantas subdimensionadas. Em um dia quente e sem nuvens, a copa do salgueiro protegerá o jardim de pedras do sol escaldante, evitando que as flores murchem e murchem.
Saiba mais sobre a poda do salgueiro-cabra Pendula no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.