Como e como branquear árvores na primavera?

Contente
  1. Por que você precisa de branqueamento?
  2. Cronometragem
  3. Quais formulações são usadas?
  4. Ferramentas necessárias
  5. Como clarear corretamente?

O cuidado adequado com as árvores frutíferas é a chave para sua saúde e longevidade. Além disso, graças a isso, você pode ter certeza que a futura colheita será abundante e de alta qualidade. Um dos pontos mais importantes no cuidado de árvores é a caiação na primavera, que fornece proteção confiável contra fatores externos e pragas.

Por que você precisa de branqueamento?

O caule (parte inferior da árvore) é considerado a parte mais desprotegida e vulnerável da árvore, portanto, atenção deve ser dada aos processos projetados para garantir sua proteção. É por isso que os especialistas recomendam a caiação pelo menos duas vezes por ano, a fim de proteger de forma confiável a parte inferior da árvore de fatores externos e pragas.

A caiação na primavera é necessária para tais fins.

  • Na primavera, a casca das árvores é bastante finaportanto, não pode suportar a maioria dos fatores externos. Por exemplo, a luz solar direta nesta época do ano pode causar sérios danos a um organismo vivo. A caiação permite criar uma camada protetora especial que não permite que os raios ultravioleta penetrem profundamente na árvore e não destrua a casca.
  • Faz muito frio na primavera à noite, e às vezes há geadas. Os raios quentes do sol aquecem a casca da árvore durante o dia, mas o tronco permanece fresco. À noite, tudo congela, o que faz com que a casca se solte do resto da árvore.
  • A caiação é extremamente importante para refletir os raios solares. A casca é marrom, o que atrai os raios solares. Mas as superfícies brancas refletem a luz, e como resultado a madeira não esquenta muito.

Além disso, mudanças bruscas de temperatura e a presença de raios solares abrasadores podem causar rachaduras na superfície, bem como ressecamento da madeira. A presença de cal proporcionará proteção contra esses fenômenos, sendo considerada uma medida preventiva contra fissuras.

Outro problema que a caiação visa resolver é a propagação de doenças infecciosas e fúngicas. Um corpo doente é muito mais difícil de curar, por isso é melhor tomar medidas preventivas na forma de cal. Se uma árvore está na floresta, muitas vezes ela é atacada por roedores que gostam de se banquetear com a casca. Além disso, insetos nocivos podem colocar suas larvas aqui, o que afeta negativamente o estado desses representantes da flora. Nesse caso, a cal desempenha o papel de um excelente anti-séptico, que protege a árvore dos efeitos negativos das pragas externas.

Em regiões frias, esse processo oferece proteção contra o aparecimento de crosta de gelo., que muitas vezes é a causa de futuras rachaduras ou danos ao cano. Tudo isso causa sérios danos à madeira, quase impossível de se livrar. Alguns moradores de verão acreditam que é necessário caiar apenas as árvores frutíferas, mas outras podem ser esquecidas. Esta opinião é extremamente equivocada, pois a cal é necessária para todas as árvores, sem exceção, independentemente do tipo ou da idade. Mesmo se for uma casca jovem, ela precisa de processamento e uma camada protetora. A única diferença é que um produto de branqueamento mais suave pode ser usado para mudas jovens.

Cronometragem

Para garantir a máxima eficiência, é necessário realizar a caiação de primavera de forma correta e atempada. A época ideal é o início de março, quando os troncos aquecem até 10 graus durante o dia e geadas severas são possíveis à noite. Tudo isso leva ao fato de que durante o dia a seiva começa a se mover dentro das árvores, e à noite congela, o que causa a ruptura do tecido.

A tinta branca, neste caso, repelirá os raios solares, protegendo a casca do superaquecimento. Graças a isso, as árvores não começarão a acordar antes do tempo, o que pode afetar negativamente sua condição e longevidade. Em abril ou maio, não faz sentido caiar, já que a temperatura do ar não difere em diferenças.

Quais formulações são usadas?

A composição utilizada é extremamente importante, pois depende do componente interno quão eficaz será todo o processo de processamento da madeira. Hoje, a caiação de jardins pode ser feita com argamassa de cal, bem como tinta à base de água.

Qualquer formulação eficaz deve incluir os seguintes componentes.

  • Um pigmento branco que é giz ou lima. É ele quem dá à superfície uma cor branca e oferece proteção confiável contra a luz solar.
  • Uma base adesiva projetada para garantir a adesão confiável do pigmento à casca. Além disso, é graças à cola que a composição não escorre.
  • Fungicidas, cujo objetivo principal é destruir microorganismos infecciosos nas fissuras já surgidas.

Uma das maneiras mais simples e eficazes de proteger as árvores é usar uma solução branca que tem sido usada por jardineiros há décadas. É por isso que existe um grande número de receitas em que diferem não só as proporções, mas também os próprios ingredientes. Nesse caso, giz ou cal é um componente obrigatório.

Entre as principais receitas estão as seguintes.

  • Dilua cerca de 2 kg de cal ou giz em 10 litros de água, e também adicionar 500 g de sulfato de cobre e cola de caseína. Este último, se necessário, pode ser substituído por pasta de farinha. Todos esses componentes devem ser misturados da forma mais eficiente possível até que cada um dos ingredientes esteja completamente dissolvido. Poucas horas após o preparo, já é possível aplicar a composição no tronco e outras partes da árvore.
  • Misture 10 litros de água, 2 kg de cal, argila, esterco e 250 g de sulfato de cobre, que também é extremamente eficaz na luta contra doenças fúngicas. É por isso que essa composição é frequentemente usada para o processamento de árvores frutíferas.
  • Dissolva 400 g de sulfato de cobre em 2 litros de água quente e adicionar 100 g de cola de caseína e 2 kg de cal.

A cal deve ser extinta corretamente para que a solução não seja lavada pela chuva após a aplicação.

A principal desvantagem de usar notícias é que a composição acabada é rapidamente lavada, portanto, no outono, você terá que processar as árvores novamente. Se você usar tinta à base de água, bastará fazer apenas um tratamento por ano. A tinta à base de água se orgulha de sua durabilidade, pois forma um revestimento respirável exclusivo na superfície, conhecido por sua resistência à lavagem.

Além disso, pode-se usar tinta à base de água durante o tratamento. Ao criar tal composição, também é necessário usar vários pigmentos, látex e preparações anti-sépticas. Graças a isso, é possível obter uma solução capaz de formar um revestimento permeável ao ar, que ao mesmo tempo não permite a passagem dos raios solares e proporciona uma proteção confiável da árvore contra as pragas externas. A principal vantagem de tal composição é que dura cerca de 2 anos, o que simplifica muito o trabalho do residente de verão. Deve-se ter em mente que a pintura só pode ser feita se a temperatura do ar for superior a 5 graus.

Você pode comprar todos esses produtos em lojas especializadas em jardinagem, além de se preparar com várias tintas. Nesse caso, os agentes adesivos e preparações fungicidas devem se tornar componentes obrigatórios, que são projetados para garantir a segurança da árvore dos efeitos do fungo. Não só o tipo de produto utilizado é importante, mas também a aplicação correta. Em primeiro lugar, é necessário diluir corretamente a cal. Para isso, convém misturar bem todos os componentes, acrescentando à água em pequenas porções. O resultado deve ser um líquido espesso, que em sua composição lembra tinta a óleo.

Ferramentas necessárias

Vários dispositivos são usados ​​para aplicar com eficácia a mistura ou tinta resultante. Entre eles estão panos, pincéis, rolos de pintura e pistolas de pulverização. Os panos que podem ser usados ​​para processar qualquer madeira são considerados um dos mais convenientes e versáteis., independentemente da idade e das características da casca. Além disso, essa ferramenta é muito barata e você pode encontrá-la em qualquer loja de ferragens. A única desvantagem de usar uma toalha é que ela não é muito confortável, o que torna o processo de processamento trabalhoso e longo.

É por isso que a maioria dos residentes de verão escolhe escovas planas, que permitem usar uma quantidade maior de solução e reduzem muito o tempo gasto no trabalho. Essas ferramentas são ideais para árvores com casca proeminente. As escovas planas possuem cabelos longos que podem penetrar em qualquer reentrância e manchar até mesmo pequenas rachaduras na superfície.

Outra ferramenta bastante eficaz é a pistola de pulverização. Mostra-se perfeitamente nos casos em que é necessário processar grandes áreas. Por exemplo, esta ferramenta é simplesmente insubstituível ao processar árvores em parques e praças de cidades.

Neste caso, é melhor usar tintas à base de água ou acrílicas, pois são mais adequadas para uso em combinação com esta ferramenta.

Como clarear corretamente?

Não basta preparar a argamassa e aplicá-la para garantir uma proteção confiável da árvore. Em primeiro lugar, será necessário realizar os trabalhos preliminares de preparação dos poços, o que tornará o processo e trabalhos posteriores mais eficazes. Primeiro, você precisa se livrar da casca velha que morreu e não traz nenhum benefício para a flora. E você pode removê-lo usando ferramentas de madeira que irão separar as peças da superfície. É melhor tratar todo o fundo, incluindo as camadas superiores, pois isso maximizará a eficiência. Escolher um dia nublado para isso simplificará muito a tarefa, pois a casca ficará úmida, facilitando muito a sua retirada.

A casca limpa deve ser tratada com desinfetantes, além de preparações especiais à base de sulfato de cobre. A melhor maneira de fazer isso é usar um spray ou sprinkler para que a umidade se acumule na superfície, em vez de escorrer por ela. É melhor começar todo o processo de manhã cedo para que a casca esteja completamente seca à noite.

Deve-se notar que esses agentes fixadores à base de preparações de cobre não devem ser usados ​​mais frequentemente do que uma vez por ano, pois uma concentração excessiva pode tornar-se tóxica para a árvore.

É por isso que se recomenda de vez em quando o uso de diversos fungicidas com cinzas, que também são úteis e totalmente seguros para o meio ambiente. A altura da cal deve ser determinada em função do tamanho da própria árvore e do seu tipo. Em qualquer caso, você precisa ter certeza de que toda a parte inferior será processada, pois a presença de qualquer área aberta pode anular completamente todo o trabalho.

Assim, caiar as árvores na primavera as protege de temperaturas extremas, dos efeitos negativos da luz solar, fungos e doenças infecciosas. Deve-se prestar muita atenção não apenas à escolha correta dos componentes e ao preparo da solução, mas também às peculiaridades de sua aplicação na superfície da árvore.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário