Árvore da garrafa: descrição, tipos e cuidados
A árvore de garrafa não é muito encontrada no nosso país, mas na verdade é uma ótima opção para diversificar o interior de um apartamento. Para que fique saudável e cresça até o tamanho necessário, vale a pena cuidar bem dele.
Descrição
A árvore da garrafa não pode ser apenas uma planta de casa - em países mais quentes, ela se reproduz ativamente na natureza e atinge uma grande altura. É assim chamado porque tem um formato de barril incrível e realmente se parece com uma garrafa.
Pátria de origem - Austrália. Existem em média 50 tipos de árvores de garrafa, cada uma com características próprias. Cresce até se tornar um arbusto ou uma árvore adulta, dependendo dos cuidados. É frequentemente usado como bonsai.
É uma planta tolerante à seca e raramente é necessária água. A temperatura do ar pode variar de 7 a 32 graus Celsius. Tolera bem a umidade, mas o solo deve ser drenado para que a água não fique estagnada nele. Um meio com baixo teor de álcali é adequado para o plantio. Para cobertura, um fertilizante balanceado de liberação retardada é usado na primavera, verão e outono. A flor se propaga por sementes ou estacas.
O formulário pode ser:
- agachamento curto;
- engrossando gradualmente;
- com dois barris.
Em boas condições, sem poda, a árvore atinge rapidamente os 3-5 metros e permanece neste estado por muitos anos.
Nos primeiros anos, todas as forças da planta são direcionadas para a formação de uma "garrafa". O rápido crescimento do caule é observado ao plantar em um local ensolarado e com os devidos cuidados. A árvore da garrafa pode crescer na maioria dos tipos de solo.
Apesar de a planta estar acostumada ao calor, ela resiste perfeitamente a uma queda da temperatura do ar até -8 C. As flores creme se formam nas árvores maduras, mas a floração nem sempre se repete todos os anos. A garrafa começa a se formar no subsolo. O tronco pode seiva em alta umidade.
A coroa pode ser bastante aparada para formar uma forma compacta e decorativa. A planta pode ser transplantada em qualquer idade. Essas árvores têm excelente resistência, até toleram a poda de raízes.
A casca da planta é lisa e verde nas árvores jovens, áspera e acinzentada nas adultas. A coroa é sempre muito densa.
Variedades
Nolina ou "árvore da felicidade" é uma planta tropical, representada por mais de trinta espécies de variedades rochosas e variadas, incluindo Eu gostaria de destacar especialmente o seguinte.
- Dobrado... Este brachychiton pode ser encontrado com mais frequência do que outros nas prateleiras de lojas especializadas. O tronco se distingue pela presença de uma expansão bulbosa incomum na base. Existe um tecido especial na parte inferior, a sua tonalidade é algo entre o cinzento e o castanho, protege o caule. Em um ambiente natural, essa árvore pode atingir uma altura de dez metros, em uma sala - apenas um ano e meio. A folhagem é estreita, muito utilizada pelos mexicanos como material para a tecelagem de cestos.
- De folha comprida... É também chamada de bokarnea de frutos pequenos e é ativamente cultivada no norte do Cáucaso. Se crescer em clima subtropical, pode até florescer em longas inflorescências com muitas flores pequenas.
- Comprimido... Das diferenças que caracterizam esta variedade, pode-se distinguir um tronco pequeno em altura e uma folhagem dura e reta.
- Nelson... Uma variedade raramente apresentada pode ser vista crescendo dentro de casa. No entanto, essa árvore tem uma aparência incrível, já que a copa verde escura, rica e densa tem uma tonalidade azulada. A planta pode crescer até três metros e resiste muito bem ao frio.
- Lindenmayer... Ele difere de outras variedades em sua forma surpreendente. O tronco pode atingir a altura de uma pessoa, no topo a copa é formada por folhas estreitas e muito longas.
- Microcarpa... As flores são branco-amareladas, a folhagem pode atingir um metro de comprimento.
- Variedade com folhas de bordo. Perfeito para bonsai. A árvore é perene e pode crescer até trinta e cinco metros sem poda.
Métodos de reprodução
Se você deseja propagar uma árvore de garrafa, então é possível plantar com sementes ou usar brotos laterais.
Os cultivadores que conseguem obter as sementes desta planta doméstica devem primeiro rejeitar aquelas que não germinam. Para fazer isso, eles são imersos em água morna por um tempo - todos os que surgiram são inadequados para uso posterior.
Depois, eles são imersos por alguns dias em uma solução fraca de Epin, manganês. Só depois disso é espalhado no solo, que é misturado com partes iguais de turfa e areia de rio.
É impossível tirar areia da margem do rio: ela contém muitas substâncias nocivas, para o plantio adquirem uma especial que já foi processada.
De cima, o material de plantio é coberto com uma pequena quantidade de terra, e o recipiente é instalado em um local com luz suficiente, podendo ser utilizada iluminação artificial. Após 35 dias, os brotos aparecerão na superfície; depois de alguns dias, você pode colocá-los em recipientes separados.
Freqüentemente, aparecem brotos na árvore da garrafa, que também são viáveis. Eles só precisam ser separados com uma faca afiada de clerical, previamente tratados com álcool, infusão de carvão ou manganês. A mistura do pote deve ser composta de partes iguais de vermiculita, areia e turfa. Os recipientes são colocados à luz, cobertos com papel alumínio.
A temperatura do ar na sala deverá ser mantida em + 20-25 C, os processos são borrifados com umidade em tempo hábil e ventilados, caso contrário, eles podem simplesmente apodrecer. O aparecimento de novas folhas sinaliza a presença de um sistema radicular forte, nesta fase, o filme pode ser removido.
Condições necessárias para o cultivo
A árvore de mamadeira cresce bem ao ar livre, mas o solo precisa ser mais solto e úmido, então a cobertura morta é freqüentemente usada. Independentemente de onde a planta seja plantada, ela deve ter um solo bem drenado. Você precisará certificar-se de que o pote tenha um orifício de drenagem e uma drenagem de alta qualidade, que é simplesmente organizada com cascalho ou lascas de tijolo colocadas no fundo. Não é necessário usar argila expandida: de acordo com as pesquisas mais recentes na área de produção agrícola, leva a uma rápida salinização do solo.
As raízes nunca devem ficar na água por muito tempo.
Embora a árvore da garrafa adore rega abundante, ela não tolera umidade elevada, como a maioria das outras plantas de interior, uma vez que em altas temperaturas são criadas as condições ideais para o crescimento de bactérias e podridão.
Após a rega, o excesso de umidade deve necessariamente escoar completamente. Vermiculita e perlita simplificam muito o processo. Eles não permitem que a água permaneça, ao mesmo tempo que retêm a quantidade necessária de umidade no interior.
Requisitos especiais são impostos à qualidade do fluido de irrigação. É desejável que não fosse água da torneira, mas água da chuva, água de poço, neve derretida. Se não for possível, pode-se usar destilado, filtrado ou decantado. O cloro na água que bebíamos afeta negativamente a saúde da flor.
O espessamento na parte inferior do tronco serve para acumular umidade, de modo que a árvore da garrafa é resistente à seca. No entanto, para a floração e o crescimento regular, a planta requer rega regularmente. É melhor fazer isso de manhã cedo ou tarde da noite. Assim, grandes benefícios podem ser obtidos.
Com o tempo, a planta vai precisar de alimentação adicional, para isso é recomendado o uso de fertilizantes complexos. Porém, a partir deles o solo também acumula sais, por isso é necessário lixiviar o solo regando com água corrente, e não com adição de cobertura. Você pode regar o solo com água destilada uma vez por mês. O acúmulo de minerais ou sal não é um problema se a planta for plantada ao ar livre, pois a chuva naturalmente limpa o solo.
Para a árvore de garrafa, você pode usar um fertilizante de palma com minerais. Se houver amarelecimento prematuro nas pontas das folhas, o arbusto é deficiente em vitaminas e oligoelementos.
Acima de tudo, o magnésio é necessário, depois o fósforo e o cálcio.
Quanto à luz, ela deve estar presente na maior parte do tempo. Quando não há quantidade suficiente, a planta reage fortemente com o amarelecimento da folhagem, murchando. Nesse caso, você deve pensar e reorganizar a flor em outra janela ou instalar uma lâmpada de luz artificial adicional. Os raios não devem ser retos - apenas a luz solar difusa é benéfica, por isso é melhor colocar a flor não na janela, mas perto dela.
Transferir
Um transplante de mamadeira é necessário todos os anos durante os primeiros anos, pois o sistema radicular está em uma fase de crescimento constante e precisa de um recipiente maior. Posteriormente, você pode alterar a capacidade a cada três ou até cinco anos e apenas porque o solo se torna inutilizável.
Antes do transplante, vale a pena realizar uma série de medidas preparatórias, a saber, comprar imediatamente um recipiente adequado. Seu diâmetro deve ser dois centímetros maior que o anterior. Você não pode pegar um vaso "para crescer": quanto mais solo e quanto menor o sistema radicular, mais umidade permanece, respectivamente, daí os problemas de apodrecimento devido ao solo encharcado.
Na segunda etapa, é preparado um recipiente com solo. É melhor misturar turfa, folhagem, casca de pinheiro e perlita em proporções iguais.
Vale a pena replantar a planta durante a dormência, não imediatamente após a compra. A melhor época é no início da primavera ou no final do outono. Antes, vale a pena regar abundantemente, um mês antes - curativo de topo. Desta forma, a planta sobreviverá melhor ao estado de estresse.
No momento do transplante, é permitida a poda adicional da copa ou das raízes. A flor é cuidadosamente removida do recipiente antigo, então a terra velha deve ser sacudida com as mãos e as raízes devem ser enxaguadas com água. Quando estiverem limpos, será muito mais fácil inspecionar. Rebentos velhos, danificados ou doentes são removidos.
Em um novo recipiente, uma camada de drenagem é colocada primeiro. Pode consistir em pequenos seixos, lascas de tijolo. Argila expandida não é usada, como migalhas de espuma. O primeiro material contribui para a salga rápida do solo, o segundo é pouco permeável à umidade, mas ao mesmo tempo protege perfeitamente as raízes da hipotermia, portanto você pode usar migalhas de espuma, mas não em grandes quantidades.
O solo é despejado no topo da drenagem, então uma flor é instalada e o resto da terra é derramado. O solo precisará ser levemente pressionado para remover bolsas de ar e água abundantemente, mas não fertilizar. A introdução da primeira alimentação só é possível após um mês, quando a planta está suficientemente enraizada.
Cuidados domiciliares
Para não reviver a flor de interior, vale a pena cuidar bem dela. Árvores de garrafa adoram climas quentes e crescem melhor em áreas quentes como o Mediterrâneo, África do Sul, sudoeste dos EUA e Austrália.Se o produtor vive em um clima frio ou em uma área com condições climáticas extremas, cultive a flor em uma estufa ou em uma sala com temperatura controlada.
Para manutenção, escolha um local para uma árvore ao sol. O solo é desejável fértil e ligeiramente ácido. Você pode verificar o valor do pH usando um kit de teste especial. Se o indicador estiver no nível de 6,5 a 5,5, ele corresponde idealmente à norma.
Se o solo for muito alcalino, é adicionado fertilizante com turfa.
Regue a árvore vigorosamente após o plantio até que o solo esteja muito úmido, mas não pantanoso. O excesso de umidade do recipiente deve ser drenado em algumas horas, só então o recipiente pode ser removido para o seu lugar habitual.
Apesar de essa planta de casa raramente ser suscetível a doenças e ser afetada por insetos, esse fenômeno ainda ocorre. Nesse caso, o produtor deve saber reconhecer e lidar com o problema.
Caso apareçam danos na superfície das folhas, do tronco, elas devem ser tratadas imediatamente com uma solução de carvão ativado, pois é através delas que penetra grande parte das infecções fúngicas e bacterianas.
Doenças e pragas
Acontece que, mesmo com os devidos cuidados, as folhas ressecam, e a mudança no aspecto da planta nem sempre é causada por uma infecção fúngica ou bacteriana. Às vezes, o próprio cultivador não percebe como ele comete erros, cuidando da flor.
A corrente de ar e o frio podem causar queimaduras nas folhas, que aparecem nas pontas das folhas como manchas secas que ficam marrons e morrem. As correntes de ar secam as folhas, fazendo com que a umidade evapore mais rapidamente. Embora a maioria das espécies seja tolerante à seca e esses danos não matem a planta, é melhor reorganizá-la para mantê-la atraente e saudável. Os rebentos danificados são simplesmente cortados, as tesouras são limpas com álcool antes da poda e após cada corte.
Bordas de folhas marrons, secas e quebradiças indicam falta de umidade. A rega deve ser regular, mas não excessiva.
A deficiência de ferro, chamada clorose, faz com que as folhas amarelem, sequem e morram com o tempo, seguido pela morte de ramos e caules inteiros. Solo compactado e irrigação inadequada podem causar escassez. A aplicação de quelato de ferro no solo no início da primavera pode ajudar a reverter o problema da clorose.
Algumas pragas também causam mudanças negativas na folhagem. Alimentam-se de seiva, agrupam-se em ramos e folhas. Eles se alimentam da seiva da planta, fazendo com que as folhas fiquem amarelas ou deformadas. Galhos inteiros morrem com o tempo e a folhagem restante parece marrom, seca e queimada. Entre as pragas mais comuns, destacam-se os pulgões e os ácaros, que são fáceis de tratar se usar óleo de nim ou uma solução com sabonete inseticida.
As más condições do solo e o excesso de irrigação são as primeiras causas da podridão das raízes.
Esta doença afeta as raízes, especialmente aquelas em solo úmido. Eles não podem mais absorver oxigênio e morrem lentamente. Como resultado, a umidade e os nutrientes não podem alcançar o caule e as folhas, a planta fica amarela e morre. Você terá que lutar com um conjunto de medidas: substituir o vaso e a terra, cortar as raízes danificadas, tratá-las com um fungicida.
Em geral, os fungicidas ajudam a lidar não só com a podridão das raízes, mas também com o oídio e a ferrugem.
Se as lesões fúngicas são curáveis, então as bacterianas praticamente não são passíveis de tratamento e muitas vezes a remoção dos brotos não leva ao resultado desejado - então a planta deve ser eliminada imediatamente antes que outras flores de interior infeccionem. A alta umidade, o uso de instrumentos não desinfetados e a falta de processamento dos cortes são os principais motivos desse problema.
Deve-se sempre prestar atenção especial ao estado da folhagem: às vezes as manchas foliares não ameaçam uma grande infecção, mas a planta enfraquece, os processos normais de fotossíntese param. A planta não tem a força necessária para combater os patógenos, por isso bactérias e fungos penetram tão facilmente nas áreas afetadas. Junto com a deterioração geral da saúde da árvore da garrafa, doenças mais graves são freqüentemente afetadas. Se você não reagir a tempo, então, muito provavelmente, a árvore da garrafa simplesmente morrerá.
Você precisa ter uma abordagem muito responsável em relação à questão de manter uma flor dentro de casa, porque sem luz, calor e umidade suficientes, você terá que lutar contra infecções fúngicas com mais frequência.
Para informações sobre como cuidar da árvore da garrafa, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.