Doenças e pragas da madressilva
A madressilva é um belo arbusto de baga que muitos jardineiros cultivam em seus terrenos. Infelizmente, a planta não resiste mal a doenças e pragas, por isso deve-se ter cuidado ao cultivá-la. Considere as principais doenças da cultura, pragas comuns, bem como medidas eficazes de controle contra ambas.
Visão geral de doenças e tratamentos
A madressilva de jardim tem algumas variedades, mas apenas duas se tornaram populares - azul decorativo e comestível. De outra forma, a planta é chamada de "madressilva". As variedades requerem diferentes condições para seu crescimento, mas suas doenças revelam-se semelhantes. Os sintomas e tratamentos são descritos a seguir.
Vírus da erupção do mosaico
Uma doença viral muito comum que costuma atacar as plantações de frutas e bagas. O motivo do aparecimento é a falta de processamento das mudas antes do plantio. Os nematóides são causados por minúsculos vermes nocivos. A doença progride apenas em mudas jovens de madressilva, aquelas que criaram raízes recentemente. O principal sintoma é o tamanho excessivo. Os entrenós da planta encolhem, tornam-se menores em tamanho. Surgem ramos tortos e feios, brotos desnecessários crescem em grande número, nos quais a planta gasta energia. Como resultado de tudo isso, a folhagem começa a secar e depois cair.
Métodos de luta: não há cura para o vírus do mosaico, então a única coisa que um jardineiro pode fazer é simplesmente destruir as plantas doentes, queimando-as.
Mancha vermelha de oliva
Esta é uma doença fúngica causada por cuidados inadequados e inadequados da cultura. Não é difícil perceber que se trata da doença descrita: as folhas (ambos os lados) estão cobertas de manchas vermelhas com tonalidade azeitona. Após algum tempo, essas manchas começam a escurecer, adquirindo uma borda preta. A doença progride durante os meses mais quentes. As folhas ficam amarelas, secas e caem. Além disso, o patógeno é particularmente astuto: assim que se instala em uma planta, cria ali áreas especiais nas quais passa o inverno, o que significa que aparece no ano seguinte.
Métodos de controle: neste caso, fungicidas fortes ajudarão. Os dois melhores produtos são Abiga Peak e Mancozeb. O tratamento com o líquido Bordeaux também trará um bom resultado.
Mancha de folhas
Esta é outra doença viral e também é transmitida por nematóides no solo. Manchas acastanhadas arqueadas aparecem nas folhas. A folhagem fica amarela rapidamente, a planta desaparece. O perigo da doença também reside no fato de que afeta muitas plantações, de modo que pode facilmente se deslocar para outras plantas da horta.
Métodos de luta: infelizmente, não há cura para manchas, assim como para quase todas as doenças virais. Recomenda-se que as amostras doentes sejam desenterradas e queimadas.
Frost brotos
Se a planta não for cuidadosamente coberta para o inverno, seus brotos e galhos podem congelar. Isso levará ao fato de que na primavera eles começam a rachar, as lágrimas aparecerão. Essas rupturas são um terreno fértil para o fungo. Tendo se estabelecido lá, o patógeno faz com que o arbusto seque e morra.
Medidas de controle: após o inverno, cada arbusto deve ser verificado para galhos de congelamento. Eles são removidos imediatamente, e então ficam esperando o final da floração.Assim que termina, a madressilva é borrifada com o líquido bordalês: isso interromperá o desenvolvimento do fungo e matará os patógenos.
Oídio
O oídio é uma das doenças fúngicas mais populares entre as plantações de jardim. Jardineiros experientes o reconhecem por uma flor branca, que pode ocorrer em um ou nos dois lados da folha ao mesmo tempo. Depois de um tempo, manchas escuras se formam nas áreas doentes, e este será o início da morte do arbusto. O patógeno permanece para viver nos restos da planta.
Métodos de luta: quando a doença apenas começou a se desenvolver, ainda é bem possível derrotá-la. Drogas como "Skor", "Chistotsvet" podem ajudar. Você também pode usar enxofre coloidal.
Se não houver resultado, tudo o que resta é destruir a planta doente.
Enegrecimento dos ramos
Existem várias doenças fúngicas que afetam exatamente os ramos da cultura. Eles começam a se desenvolver se os ramos já começaram a secar e enfraqueceram por algum outro motivo. A casca fica preta e, dentro dela, um micélio com muitos esporos se desenvolve em uma taxa sem precedentes. Depois disso, as folhas começam a secar e cair.
Métodos de controle: a primeira medida urgente é a poda dos ramos secos. Em seguida, o arbusto é tratado com o líquido bordalês.
Enegrecimento das folhas
Os sintomas da doença são os mesmos do escurecimento dos ramos, a única diferença é a localização do micélio. Agora ele se forma diretamente na folhagem. Se não for tratado, o fungo se multiplicará, invadindo toda a planta. Isso fará com que as folhas caiam completamente.
Métodos de controle: ramos secos com folhas doentes são cortados, folhas caídas são coletadas e queimadas. Como no caso anterior, você precisará realizar o tratamento com o líquido Bordeaux.
Câncer
O câncer comum (europeu) é uma doença que progride nas regiões quentes do país. O agente causador são os esporos de fungos. Com evolução, a doença provoca o aparecimento de feridas no tronco, que crescem rapidamente. Em suas bordas, nódulos começam a ser vistos. Se o verão for chuvoso, a doença progride ainda mais rapidamente. Saliências aparecem nos galhos, a folhagem escurece e seca. Um erro muito comum que os jardineiros cometem é ignorar o problema. Isso porque as feridas cicatrizam e parece que a planta está se recuperando. Este não é o caso: assim que chegar o inverno, as áreas afetadas irão rachar e, então, novos patógenos começarão a amadurecer nelas. Na primavera, o intervalo de contaminação das lavouras será várias vezes maior.
Métodos de controle: o primeiro passo será a retirada de brotos e galhos doentes, depois a planta deve ser tratada com fungicidas. No entanto, a taxa de sobrevivência não é muito elevada, por isso ainda é mais fácil fazer prevenção do que tratar a cultura por muito tempo. Falaremos sobre medidas preventivas um pouco mais tarde.
De outros
Além das doenças já descritas, a madressilva também pode sofrer das seguintes doenças. É verdade que isso acontece com menos frequência.
- Cercosporose. Doença fúngica, ocorre principalmente nas espécies de baga da madressilva. É caracterizada pelo aparecimento de manchas verdes turvas, que posteriormente tornam-se castanhas. As folhas se enrolam, secam e depois caem. Você pode combater a doença borrifando os arbustos com água com sabão, líquido bordalês, "Fundazol".
- Tuberculariose. A partir desta doença, a madressilva crespa começa a secar rapidamente. Não é difícil determinar a doença, pois sua principal característica são pequenas saliências vermelhas nos brotos. Os esporos do fungo vivem na casca e, se não forem destruídos, hibernarão com sucesso. Os ramos doentes terão de ser removidos e a própria planta terá de ser pulverizada com o líquido bordeaux.
- Mancha branca. Uma doença muito comum da madressilva. O primeiro sinal é o aparecimento na planta de pequenas manchas de cor marrom-acinzentada. São de formato irregular, no meio há uma mancha branca. Conforme a cultura cresce, as manchas aumentam e, em seguida, uma flor branca aparece.Após seu aparecimento, o arbusto enfraquece e morre rapidamente. Luta contra o flagelo dos fungicidas: "Fundazol", "Topázio", "Strobi" e outros.
Descrição de pragas e controle delas
Na maioria das vezes, os arbustos de madressilva sofrem dos seguintes tipos de pragas.
Ácaro madressilva
Este minúsculo inseto gosta muito de umidade e crepúsculo. Devido à sua existência, estranhas manchas acastanhadas aparecem na planta. Via de regra, são bem visíveis na parte inferior da folhagem. No final do verão, as folhas estão completamente marrons, ondulam e caem.
Você pode se livrar da praga com a ajuda de acaricidas. A planta deve ser pulverizada com eles na primavera. No verão, você pode usar drogas como "Omite", "Actellik", "Confidor".
Madressilva mosca
Prejudica tanto a borboleta quanto a lagarta. Estes últimos se distinguem por sua grande gula: comem não só frutas e folhas, mas até ossos. Estragam muito os frutos, fazendo com que enrugem, fiquem pretos e caiam. Você pode combater a praga com Inta-Vir - este é um dos melhores medicamentos. Porém, é importante lembrar que enquanto os frutos ficam pendurados nos arbustos, eles não podem ser pulverizados com produtos químicos. Aqui é melhor usar remédios populares - por exemplo, uma infusão ou uma decocção de topos de batata / tomate.
Pulgão madressilva
Este é o parasita mais perigoso e disseminado. Existem duas subespécies. O primeiro é denominado apical e, via de regra, atinge as folhas superiores. Pelas ações da praga, a folhagem se enrola e cai. Os pulgões verdes são o segundo tipo de inseto. Já é mais perigoso, pois ataca toda a mata de uma vez. Os pulgões nascem bem no início do verão - esta é a primeira geração. Então, um mês depois, vem o segundo. Se você não agir, as plantas morrem rapidamente.
Infelizmente, no verão, quando os pulgões estão mais ativos, é simplesmente impossível destruí-los. A única saída é evitar o aparecimento da praga. A madressilva é pulverizada no início da primavera. Para isso, drogas como "Aktara" ou "Eleksar" são adequadas.
É importante ter tempo para processar a madressilva antes que os primeiros botões desabrochem.
Escudo
As bainhas são um verdadeiro ataque para o jardim. Eles se alimentam de seiva de plantas, comem frutas e parasitam as folhas. Às vezes, bainhas podem ser encontradas em apartamentos. Você pode se livrar de pragas irritantes com a ajuda de Actellik.
Os arbustos são borrifados com esse medicamento no início de julho, após 14 dias o procedimento é repetido.
Rolo de folha de rosa
É uma pequena borboleta marrom cujas larvas são simplesmente onívoras. É fácil identificar a praga, pois ela deixa para trás uma teia de aranha que enreda as folhas em um caroço. Haverá buracos nas folhas, bem como bordas roídas. Na fase inicial, o parasita pode ser coletado manualmente. Se não obtiver sucesso, as plantas são tratadas com "Inta-Vir" ou "Decis".
Mineiro voa
Essas são pragas muito perigosas que colocam seus ovos diretamente na folhagem. As larvas que emergem dos ovos roem as folhas e depois se transformam em pupas. Mas o principal mal nem é causado por eles, mas por insetos adultos que carregam o fungo. Lute contra eles destruindo ovos. Para isso, são utilizados agentes contendo parafina.
Além do mais, serão necessários inseticidas, que contêm piretro. Tanto as plantas como o solo são pulverizados com tais preparações. Faça isso pelo menos 5 vezes, o intervalo entre os procedimentos é de 7 dias.
Infelizmente, os insetos são astutos e se acostumam rapidamente com certas drogas. Portanto, também é importante definir armadilhas para eles.
Mariposa groselha
É uma borboleta branca bastante grande com manchas pretas. Ela põe ovos e suas larvas roem a folhagem, roubando a força da planta. Inseticidas como "Aktellik", "Fufanon" e "Fitoverm" serão meios eficazes de controle.
Mealybug
É um pequeno verme com cerca de meio centímetro de tamanho. Refere-se a insetos sugadores, adora mudas jovens. Se aparecer na madressilva, a planta morre rapidamente. Para destruir o worm, você também pode usar "Actellic".
Nemátodo galha
Uma praga do solo que se alimenta de raízes de madressilva e causa danos irreparáveis a ela. A planta não morre, mas sua imunidade enfraquece, e como resultado, várias doenças aderem ao arbusto. Você pode combater a praga tratando as raízes com Topsin-M, deve ser uma solução de 0,2%.
Medidas preventivas
A madressilva é uma planta caprichosa e muito difícil de tratar. Portanto, é mais fácil evitá-los, e para isso você precisa saber sobre medidas preventivas eficazes. Portanto, qualquer tratamento deve ser realizado na primeira primavera, até que os botões tenham florescido. Isso vai encontrar e neutralizar fungos e parasitas. Após a colheita, o processamento também é realizado. Para prevenção, você pode usar meios como "Skor", "Horus". Os preparativos permitirão que você se livre do fungo caso seus esporos tenham sobrevivido do inverno ou evite seu aparecimento.
O líquido bordalês também dá resultados muito bons. Além disso, o aparecimento do fungo não ocorrerá se as plantas forem tratadas com sulfato de cobre. Dilua 100 gramas da substância em um balde de água. Se a doença se manifestar durante o período de frutificação, é necessário agir com muito cuidado para que os frutos cultivados possam ser comidos. Aqui você deve escolher produtos não agressivos para processamento: "Fitosporin", "Baktofit", "Albit". Os mesmos meios são usados após a frutificação.
Concluindo, vamos adicionar mais algumas regras úteis para os jardineiros que cultivam madressilva em seu site.
- A madressilva é uma planta pouco resistente a doenças, por isso pode ser difícil cultivá-la saudável em casa. A cultura é extremamente importante para cuidar. Observe o regime de rega, afrouxamento e processamento. Não se esqueça de cobrir a madressilva para o inverno no final do outono.
- Se a madressilva estiver doente, medidas devem ser tomadas imediatamente. Remova todos os galhos danificados imediatamente, colete as folhas, queime tudo isso longe do local. Com o aumento do domínio de patógenos e um grande número de plantas destruídas, será necessário cavar e desinfetar o solo.
- Preste atenção especial às mudas na fase de compra. Descarte as amostras doentes e lentas imediatamente. Entre em contato apenas com creches confiáveis e confiáveis.
Certifique-se de que a área não está sobrecarregada de plantas. O plantio de safras muito apertado resultará em falta de oxigênio. E nessas condições, o fungo se multiplica perfeitamente.
O comentário foi enviado com sucesso.