Doenças e pragas do carvalho

Contente
  1. Visão geral das doenças
  2. Descrição de pragas
  3. Características de tratamento

Carvalho - árvore maciça decídua. Muitas vezes pode ser encontrado nas ruas da cidade, em parques, praças e várias áreas de lazer, lotes pessoais. Esta árvore, como qualquer outra espécie, é suscetível a ataques de doenças e pragas. Se as medidas de tratamento apropriadas não forem tomadas a tempo, ele pode morrer. Para evitar que isso aconteça, é importante, em primeiro lugar, aprender a reconhecer as doenças do carvalho.

Visão geral das doenças

O carvalho é caracterizado por 2 tipos de doenças infecciosas - podre e podre... O primeiro inclui várias doenças vasculares, crescimentos em troncos e ramos, úlceras, necrose. As doenças que não apodrecem muitas vezes levam ao ressecamento da árvore e à sua morte completa. Além disso, os agentes causadores da necrose são capazes de se espalhar rapidamente para os carvalhos que crescem nas proximidades. As doenças vasculares são as mais perigosas para as árvores. Eles infectam tecidos rapidamente e podem destruir um carvalho em questão de meses. O aparecimento de formações e úlceras é frequentemente causado por ataques de fungos e bactérias. Nesse caso, o tecido se danifica lentamente, porém, se nenhum tratamento for feito, o carvalho desaparecerá.

As doenças também incluem o aparecimento de podridão em ramos, troncos, cascas e sistema radicular. Além disso, as árvores podem atacar pragas. Eles são convencionalmente divididos em primários e secundários. Os primeiros atacam colheitas saudáveis, os segundos atacam mais frequentemente carvalhos imunocomprometidos e plantações jovens. Além disso, vários fungos parasitas podem crescer nas árvores. Seus micélios são capazes de crescer rapidamente, penetrando na espessura da madeira - como resultado, sua estrutura se solta.

Parasitas comuns incluem hipocreia, fungo de pavio falso e grifo encaracolado. Aqui estão algumas das doenças mais comuns.

Gallica

Doença causada pelo ataque do inseto de mesmo nome, que se assemelha visualmente a um pequeno mosquito. O aparecimento nas folhas de bolinhas rosa-amarelas do tamanho de cerejas - galhas - revelará esta doença... Eles são popularmente chamados de "maçãs de carvalho". Esses crescimentos são formados como resultado de picadas de insetos e da postura de ovos dentro da folha. Com o tempo, aparece neste local uma pequena bola, dentro da qual se encontra uma larva da praga.

Uma árvore infectada com vermes da bílis pode ser "coberta" por essas formações. Os gauleses levam à interrupção do processo natural de fotossíntese. Eles são capazes de deformar plantações jovens e levar à morte dos ovários e botões formados.

Oídio

Outro nome é peronosporose... Esta é uma doença fúngica que afeta a folhagem da árvore, os rebentos jovens e, nas últimas fases - a casca. É causada pelo fungo Microsphaera. Se as folhas ficarem cobertas por uma camada branca, semelhante à farinha ou ao pó, podemos falar de infecção do carvalho com peronosporose.

Quando uma árvore é afetada pelo oídio, suas folhas secam e gradualmente perdem a capacidade de fotossintetizar. Carvalhos de qualquer idade são suscetíveis à doença, no entanto, espécimes jovens com menos de 30 anos correm maior risco. A imunidade enfraquecida da árvore causada por várias pragas e outras doenças pode agravar a situação. E também na zona de risco estão os carvalhos crescendo em condições desfavoráveis, por exemplo, em florestas densas ou em áreas escuras, em solos com água estagnada.

Micose

Esta é uma doença infecciosa caracterizada por danos ao sistema de abastecimento de água do carvalho. Mais de 20 espécies de carvalho são suscetíveis a doenças. É causada pelos cogumelos marsupiais do gênero Ophiostoma.... A doença ocorre mais frequentemente de forma crônica, menos frequentemente aguda. A última forma é caracterizada pelo murchamento da folhagem dos ramos e a rápida disseminação da lesão por toda a copa. Inicialmente, a folhagem se enrola nas bordas, depois fica amarela e cai após algumas semanas. Logo os brotos jovens morrem, a doença passa para o tronco da árvore e ela morre.

Na forma crônica da doença, a coroa morre gradualmente.... Neste caso, o processo de secagem começa com ramos individuais. Ao mesmo tempo, a folhagem diminui de tamanho, fica amarela e cai. A infecção de carvalhos com micose vascular ocorre por meio de pragas do besouro da casca, que carregam esporos de fungos em suas patas.

E também a doença passa de árvores doentes para árvores saudáveis ​​por meio do sistema radicular de contato. Além disso, os esporos do fungo podem ser transportados pelo vento ou pela água.

Mancha marrom de carvalho

A doença é causada pelo fungo Discula umbrinella... Vários tipos de carvalhos são suscetíveis a ela. Sinais externos:

  • a formação de manchas verde-amareladas de 2 a 4 mm de tamanho, de formato redondo ou irregular;
  • a aquisição gradual de manchas marrons;
  • a formação de camadas cônicas (almofadas marrom-amareladas) na face interna da folha.

Com o tempo, as manchas se espalham por toda a área foliar. O fungo também costuma se espalhar para as frutas. Ele hiberna nas folhas caídas. Na primavera, peritécios aparecem nas folhas caídas, nas quais os esporos amadurecem.

De outros

Vários tipos de carvalho são freqüentemente afetados pela necrose. Eles são caracterizados pela morte gradual da casca. Essas doenças são causadas por fungos que penetram nos tecidos danificando a casca. Os tipos mais comuns de necrose incluem:

  • willeminium - leva à rachadura da casca e à formação de filmes amarelos ou marrons pegajosos;
  • kolpomovy - leva à morte de áreas da casca em forma de listras.

Várias doenças vasculares também são causadas por fungos e pragas. Eles danificam o sistema condutor do carvalho - neste caso, manchas ou anéis escuros podem ser encontrados no corte da madeira.

Os carvalhos costumam sofrer de câncer - nesse caso, úlceras e crescimentos de vários tamanhos se formam em seu tronco e galhos. As mais comuns são essas variedades.

  • O câncer é escalonado. Esta doença é caracterizada pelo desaparecimento do córtex, seguido pela formação de degraus. Os tamanhos das feridas variam amplamente e podem chegar a 1 metro.
  • O câncer é transversal. Os sinais externos da doença são o aparecimento de grandes crescimentos no tronco, que crescem e racham, devido aos quais se formam feridas abertas.

Neoplasias no tronco não são capazes de levar à morte da árvore. O desenvolvimento do câncer é muito lento - levará mais de uma década para o crescimento do influxo. No entanto, os crescimentos da árvore frequentemente racham e as feridas abertas resultantes podem penetrar esporos de fungos, bem como pragas que podem destruir a árvore.

Os carvalhos também são suscetíveis a doenças podres que afetam o sistema radicular e os troncos. Na maioria das vezes, a podridão se espalha na parte inferior do caule. Se você não tomar medidas oportunas para tratar a árvore, ela enfraquecerá e secará rapidamente.

Podridão, que carvalhos são suscetíveis a:

  • alburno branco;
  • marrom escuro;
  • castanho-avermelhado;
  • som branco e outros.

É difícil reconhecer a presença de podridão por sinais externos, mas eles são claramente visíveis em um corte de madeira - é macio e friável. A árvore afetada se desintegra facilmente em fragmentos. O aparecimento de danos à casca, por exemplo, a formação de buracos e encostas secas, também falará sobre a doença.

Descrição de pragas

Numerosas pragas de insetos infestam o carvalho. Aqui estão os mais comuns.

  • Nogueira de carvalho comum... Este é um inseto, cujo comprimento chega a 2-3 mm. Tem uma cor preta, o abdômen é achatado dos lados.O quebra-nozes põe ovos na espessura da folha, de onde surgem as larvas brancas de 1,5 mm de comprimento. Alimentam-se dos tecidos das hastes, que mais tarde podem secar e quebrar.
  • Carvalho falcão mariposa. Esta é uma borboleta da família da mariposa. O corpo do inseto é macio, coberto de cochilo. As fêmeas, ao contrário dos machos, são caracterizadas por tamanhos maiores - seu comprimento pode chegar a 11 cm. A fêmea pode botar até 50 ovos por vez. A lagarta formada come apenas folhas de carvalho (enquanto a própria borboleta não se alimenta - ela vive graças ao suprimento de nutrientes acumulados pela lagarta).
  • Mariposa Cocoon... As borboletas têm 26-38 mm de tamanho. As fêmeas põem ovos dos quais as lagartas eclodem. Eles comem ativamente a folhagem do carvalho, fazendo com que ela seque.
  • Goldtail... Uma borboleta branca cujas larvas devoram a folhagem dos carvalhos. As lagartas têm uma cor preta acinzentada brilhante, o comprimento chega a 4 cm. Numerosos indivíduos conseguem deixar um carvalho sem folhagem.
  • Folheto verde... Borboleta verde pálida. Coloca ovos em carvalho. As lagartas eclodidas atacam os botões, os insetos crescidos comem ativamente a folhagem.
  • As pragas da casca e do tronco representam um grande perigo para os carvalhos. O mais comum deles é o alburno (subespécie do gorgulho). Este besouro pertence à subfamília dos besouros da casca. Possui um amplo habitat. A praga está disseminada por toda a Rússia e Europa. Na maioria das vezes, o alburno afeta os carvalhos jovens com um diâmetro de tronco não superior a 20 cm. Com menos frequência, eles "atacam" árvores velhas ou enfraquecidas por várias doenças.
  • Os besouros da casca populares também incluem os besouros do carvalho.... São pequenos insetos, cujo comprimento não ultrapassa 15 mm. Eles colocam larvas, alimentando-se da casca e da madeira do carvalho. Eles costumam atacar árvores imunocomprometidas.

Tipos raros de pragas de troncos incluem barbo heterogêneo de carvalho. Os insetos fêmeas põem ovos na casca de carvalho. Chocando, as larvas picam a casca e fazem passagens nos tecidos. Eles vivem na espessura da madeira por 2 anos, e aos 3 anos a larva se transforma em pupa. O besouro se alimenta de seiva de carvalho por um certo tempo, após o qual voa para acasalar e botar ovos.

Características de tratamento

Muitos jardineiros se perguntam: o que fazer com uma doença do carvalho, como lidar com várias pragas? É importante ressaltar que nem sempre é possível curar árvores. Se as folhas enrolarem, ficarem pretas, brilharem ou grudarem, é necessário tratar o carvalho o mais rápido possível - caso contrário, as chances de sua recuperação são significativamente reduzidas. É aconselhável tratar doenças fúngicas como o oídio ou manchas marrons logo que apareçam os primeiros sinais. Nesse caso, você precisa pulverizar a árvore com preparações de enxofre ou fungicidas sistêmicos. Se a doença se manifestou há mais de uma semana, é necessário remover os tecidos e folhas danificados, e também substituir a camada superior do solo no círculo próximo ao tronco. Depois disso, você pode tratar o carvalho com os seguintes preparos: Vitaros, Topázio, Fundazol.

O uso de preparações inseticidas ajudará a se livrar de várias pragas. Para fazer isso, você precisa diluir o produto de acordo com as instruções e, em seguida, pulverizar o carvalho com um borrifador. Quando um produto químico ativo entra em uma larva ou adulto, as pragas morrem. Jardineiros experientes recomendam tratar as árvores para prevenção. É melhor pulverizar as árvores na primavera. Se necrose ou doenças vasculares aparecerem no carvalho, a árvore não será mais capaz de ajudar. Para evitar a ocorrência dessas doenças, é importante realizar ações preventivas em tempo hábil, que incluem poda regular de árvores, remendar feridas com verniz de jardim ou tratar feridas com preparações bactericidas.

Para reduzir os riscos de ataques de pragas e propagação de doenças fúngicas, é necessário destruir anualmente as folhas caídas, bem como remover e queimar folhas e ramos afetados.

No próximo vídeo, você encontrará informações adicionais sobre a micose vascular do carvalho.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário