Tudo sobre o feijão

Contente
  1. Descrição
  2. Tipos e variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Aplicação em paisagismo

Descrever um arbusto como a leguminosa provará ser muito valioso para muitos fazendeiros e entusiastas da jardinagem. O laburno alpino e outras espécies são bem diferentes, mas em qualquer caso, é útil saber como a árvore floresce. Você também terá que prestar atenção ao plantio e cuidados em campo aberto.

Descrição

Por si só, o nome bean sugere a entrada na família das leguminosas, e é realmente o caso. Além disso, esta não é uma espécie, mas embora pequena, mas um gênero. Consiste em 4 tipos de plantas diferentes. Os botânicos constataram que sua área natural cobre a costa mediterrânea e os países do centro da Europa. No entanto, após sua introdução na cultura (datando de cerca de 1560), o laburno (nome alternativo) pode ser visto crescendo e florescendo em muitos outros lugares. A experiência mostra que ela pode prosperar no clima russo - apenas o devido cuidado é necessário.

A procura por esta elegante planta é muito elevada, o que lhe permitiu ganhar popularidade em diferentes locais. Acredita-se que a palavra "laburnum" provenha da antiga língua etrusca, de onde veio para outras línguas, não excluindo o russo, passando pelo latim. O nome específico concentra-se na semelhança com anagiris fedorento na aparência de folhas e flores. A leguminosa é principalmente um arbusto, menos comumente conhecido na forma de uma árvore relativamente alta. Na Rússia, essa cultura é conhecida desde o século XIX.

Em primeiro lugar, eles começaram a cultivá-lo em regiões quentes, como a Crimeia, os territórios da Ásia Central e o norte do Cáucaso. Verificou-se que a leguminosa tem resistência limitada à geada - não mais do que - 26 graus. Portanto, em um inverno com pouca neve, o crescimento de um ano pode ser severamente afetado. Em condições mais severas, surgem problemas com espécimes relativamente antigos. Já na latitude de Moscou, será problemático cultivar uma árvore acima de 3 m, e você pode esquecer completamente a floração normal.

Ao mesmo tempo, ao sul de Rostov, a leguminosa não apenas floresce profusamente. Lá ele é capaz de se reproduzir por auto-semeadura. Na faixa do meio, será difícil manter as condições ideais. É altamente recomendável que você compre material de plantio do Norte da Alemanha em vez de material de plantio italiano ou holandês. Bobovnik perde suas folhas para o inverno.

É importante lembrar que por toda sua beleza, este é um arbusto venenoso, e principalmente as crianças devem ser protegidas do contato com ele. Uma característica da aparência externa é a densidade das inflorescências alongadas pendentes. A folhagem e as flores desabrocham ao mesmo tempo, o que adiciona apelo visual à cultura. Por sua aparência, o feijoeiro recebeu o apelido de "chuva de ouro".

Principais características (pelo tipo mais comum):

  • altura - até 7 m;

  • a formação de uma coroa expansiva de grande densidade;

  • casca castanha clara;

  • formação frequente de vários troncos em uma árvore;

  • tipo de galhos que choram;

  • trifoliata, ligeiramente pubescente abaixo, inicialmente verde claro, mas escurecendo em meados de julho, 15-25 cm de comprimento;

  • pedúnculos flexíveis com 20-50 cm de comprimento;

  • floração extremamente abundante, durando de 14 a 20 dias;

  • frutos em forma de feijão com comprimento máximo de 8 cm, contendo sementes planas de até 0,3 cm (são os frutos mais venenosos!).

Tipos e variedades

Ordinário

Uma planta perene com um ciclo decíduo pronunciado é conhecida por este nome; resistência à geada - até - 20 graus.Sua coroa é oval e difere na extensão; sinônimo - feijão anagirolista. A altura total da árvore chega a 7 m. A floração cobre os meses de maio e junho. Neste caso, são formados os seguintes:

  • dourado;

  • Branco;

  • cor de rosa;

  • inflorescências lilases.

Alpino

Esta visão também é muito elegante. O feijão alpino é frequentemente uma árvore madura com uma altura de até 12 m. Seus brotos e galhos estão dispostos em um padrão ereto. No entanto, as bordas caem um pouco. Uma característica desta espécie é uma floração muito bonita e impressionante, os cachos são até comparados nas descrições com guirlandas.

Como parte do feijão alpino, uma série de variedades são distinguidas, cada uma das quais é amplamente solicitada pelos jardineiros por causa de sua singularidade. Assim, na variedade Pendula, os brotos são incomumente longos em comparação com a norma da espécie, e isso cria imediatamente um efeito incomum. O subtipo Quercifolia se destaca por sua forma de folha cortada fora do padrão, que às vezes chega a se confundir com o carvalho. Mas, após um exame mais detalhado de toda a planta, a diferença entre eles é claramente revelada. A variedade Aurea se distingue não pela forma, mas pela cor das folhas.

Com o início da primavera, eles têm uma tonalidade amarela distinta, que mudará suavemente para o verde normal. Mas a variedade Automnale também tem sua própria característica única. Só ele demonstra a capacidade de florescer nos meses de primavera e outono de forma igualmente produtiva. Parece especialmente impressionante em setembro.

Vaterera

Essa planta não está mais próxima de uma árvore, mas de um arbusto. Seu tamanho compacto agrada a muitos jardineiros. Deve-se destacar que o feijão Vaterer é um híbrido que não ultrapassa a altura de 3 m. Os rebentos desenvolvem-se na vertical. Apenas em suas pontas são notados pequenos pontos de queda.

Os brotos são foliados muito intensamente. A floração não é apenas ativa, mas também tempestuosa. Ao mesmo tempo, surge um aroma forte e agradável. As inflorescências podem atingir 0,5 m de comprimento e os frutos do feijão Vaterer apresentam baixo grau de pubescência.

Cor de rosa

Esta espécie também é chamada de feijão norueguês, feijão de Adam. A rigor, é um híbrido do clássico feijão e vassoura. Pode ser um arbusto ou árvore de até 8 m. Esta cultura tem inflorescências lilás e rosa, lilás-rosa de 0,2 a 0,4 m. É importante notar que este nome é muitas vezes dado erroneamente a amêndoas rosa, mas esta é uma forma completamente diferente plantar.

O feijão vermelho cresce até apenas 1,5 m. As flores brilhantes contrastam perfeitamente com a folhagem. Isso explica sua grande popularidade no paisagismo de jardins domésticos. Deve-se ter em mente que ainda é perfeitamente possível cultivar tais espécies e variedades na região de Moscou. Mas na região de Leningrado, e ainda mais na Sibéria, isso exigirá notável habilidade e grande esforço dos jardineiros.

Aterrissagem

Para cultivar tal safra em campo aberto, você não precisa superar dificuldades especiais. Necessita de luz solar e terreno com maior permeabilidade à água. Se houver pouca luz, floresce mais tarde ou não floresce. A estagnação da umidade no solo é crítica para uma árvore, mas a pobreza do solo e sua composição calcária não são tão prejudiciais. É perfeitamente possível criar laburno sem adicionar grandes quantidades de curativos orgânicos.

Será possível cultivar uma árvore ou arbusto desse tipo se você protegê-lo dos efeitos do vento. Recomenda-se o plantio em grupo, não solitário. Isso aumentará a resistência a climas frios e aumentará a floração. A experiência mostra que a leguminosa cresce melhor quando plantada no início da primavera. O momento ideal ocorre imediatamente após o desaparecimento da cobertura de neve.

Os poços de pouso são preparados com antecedência. Terra fresca de húmus misturada com cal é depositada nessas reentrâncias. Simultaneamente à muda, é enterrada uma estrutura de suporte, que é imediatamente utilizada para uma liga.

A cobertura do círculo do tronco é feita usando:

  • turfa;

  • latido;

  • musgo comum;

  • um filme projetado para reter água no solo.

O feijão leguminoso tolera penumbra, mas não mais. Grande atenção deve ser dada à qualidade da camada de drenagem. O enterro profundo da muda é inaceitável. Recomenda-se amarrar brotos jovens flexíveis a suportes fortes, a fim de excluir desvios em diferentes direções e destruição. A escolha do solo nutriente é preferível.

Melhor se tiver uma reação alcalina. O solo azedo é melhorado com a adição de cinza de madeira ou uma pequena quantidade de cal. Essas manipulações são realizadas no outono e, então, o efeito será alcançado na primavera. Mudas com sistema radicular fechado podem ser usadas durante todo o período de crescimento.

Quando as raízes estão abertas, a escolha deve ser feita entre o início da primavera e o clima quente de outubro.

Cuidado

Quando o laburno desaparece, suas escovas precisam ser removidas. Você também precisará continuar regando regularmente. A remoção de ervas daninhas ao redor desta planta deve ser feita com o máximo cuidado. As raízes do feijão se desenvolvem na própria superfície e são altamente ramificadas. O afrouxamento impreciso pode levar à sua deformação repentina.

É muito provável que haja geadas nos ramos no inverno. Se isso acontecer, a qualidade única da floração ficará comprometida. No centro e no norte da Federação Russa, em muitos aspectos na faixa do meio, tal planta deve ser coberta para o inverno. Em caso de neve forte, os galhos estarão sujeitos a forte estresse. É melhor sacudir a neve deles com mais frequência.

No norte, é muito importante isolar o tronco principal para protegê-lo do frio.

Na primavera, a planta deve ser examinada e todos os ramos congelados devem ser cortados imediatamente. Árvores e arbustos jovens precisam ser modelados para que sua copa pareça mais graciosa. Os principais fertilizantes são usados ​​duas vezes por ano. Nos meses de primavera, é necessário aplicar misturas de nitrogênio para ativar o crescimento da massa verde. Quando a planta se prepara para a estação dormente, ela deve ser fornecida com fósforo e potássio.

Os pés de feijão suportam momentos áridos com muito mais persistência do que o alagamento. A rega é necessária apenas no contexto de uma seca prolongada e persistente, bem como durante a floração. A alimentação regular é necessária para uma cultura em maconha, que por razões óbvias não consegue obter nutrientes suficientes. Durante a estação de crescimento ativa, fertilizantes minerais na forma líquida são adicionados a cada 14 dias. Esses curativos são introduzidos em solo úmido e abundantemente regado, pois em solo seco as raízes podem sofrer queimaduras graves.

Eles estão envolvidos no enfeite superior a partir do momento em que aparecem os primeiros ramos e folhas jovens. No outono, sua atividade é gradualmente reduzida a nada. Bobovnik tolera bem o impacto de fertilizantes minerais e orgânicos. Usado frequentemente:

  • húmus;

  • estrume;

  • húmus.

O estrume deve primeiro ser superaquecido. Caso contrário, a queimadura de raiz é quase inevitável.

Uma solução insaturada de esterco de frango também pode ser usada. A ingestão excessiva de nutrientes deve ser evitada completamente. A poda formativa é realizada com muito cuidado, pois quando um número significativo de brotos é removido, o desenvolvimento da planta será suprimido.

É mais correto evitar a poda de ramos adultos completamente. Basicamente, o galho do feijão se ramifica por conta própria. Se ele colocar os brotos laterais como deveria, não há necessidade de cortá-lo. Para o trabalho, ferramentas com nitidez acentuada são tradicionalmente usadas. Todas as áreas cortadas são imediatamente tratadas com verniz de jardim.

Durante os meses de verão, é melhor manter os pés de feijão (formas arbustivas) ao ar livre, em vez de dentro de uma banheira. Mas, mesmo neste caso, é necessária proteção contra chuva e vento.

Nos meses de outono, a leguminosa pode perder folhagem. Isso é completamente normal e não deve ser alarmante.

Métodos de reprodução

Sementes

As sementes podem ser usadas dentro de 3 anos após a colheita. Mas, naturalmente, material de plantio fresco é preferível. O processamento antes da semeadura é opcional. No entanto, a estratificação tem um efeito positivo no desenvolvimento da cultura.Este procedimento é realizado por 12-14 dias na geladeira; as sementes são pré-misturadas com solo úmido ou envoltas em gaze úmida - e desta forma são colocadas em um saco plástico.

A semeadura é realizada em terras férteis. É aconselhável dar-lhe a máxima frouxidão. O feijão é semeado às vezes antes do inverno. No entanto, é melhor fazer isso na primavera, assim que um degelo confiante comece. As sementes são cobertas por 10-20 mm, as lacunas entre elas são deixadas dentro de 100-150 mm.

As mudas assim obtidas não precisam de cuidados complexos e irão se desenvolver ativamente. Na escolha do método de semeadura, a semeadura em contêineres é realizada em fevereiro. As mudas se desenvolverão bem com iluminação ideal e irrigação limitada. Para o transplante para o local definitivo, recomenda-se o uso de árvores com caroço. O laburno cultivado em sementes começa a florescer em 4 ou 5 anos.

Sempre que possível, as sementes devem ser coletadas das plantas que floresceram de maneira mais eficaz. A colheita é melhor em setembro, quando os frutos estão maduros. É aconselhável não adiar a semeadura após a colheita. Os primeiros brotos crescidos aparecem no recipiente em 15-20 dias.

A colheita deve ser feita pelo menos no 60º dia de desenvolvimento, e a transferência para o local definitivo deve ser feita após a estabilização do clima na primavera.

Estacas

Também é possível propagar leguminosas desta forma. Além disso, a propagação vegetativa é considerada a mais alta pelos jardineiros. Para uma cultura varietal, esta é a única opção para preservar propriedades valiosas. Os rebentos devem ser cortados em julho ou agosto. Esse material de plantio pode ser enraizado em sombra parcial usando solo solto.

Até que as raízes apareçam, as estacas devem ser mantidas sob um capuz. A irrigação deve ser feita com cuidado para que o solo não sofra erosão e nada se quebre. O laburno cultivado a partir de estacas requer abrigo no primeiro ano de uma estação de crescimento completa. Você também não deve se esquecer dos suportes. O uso de calcário e substâncias orgânicas pode auxiliar no desenvolvimento da planta.

Camadas

Você pode transformar o crescimento jovem em camadas. Ela é pressionada contra o chão. As raízes aparecerão na junção. Para que apareçam mais rapidamente, é feita uma incisão ou a casca é exposta. A reprodução por estratificação é realizada no início da primavera. O sucesso é indicado pelo surgimento de um novo broto vertical, mas neste caso, o replantio só deve ocorrer no próximo ano, caso contrário a planta que apareceu não conseguirá sobreviver por conta própria.

Laburnum também se presta a dividir o mato. O procedimento é realizado nos meses de outono. Nesse caso, a própria planta é deixada no solo.

Nos meses de primavera, a parte preparada pode ser desenterrada sem hesitação e plantada em local permanente. Estimulantes de crescimento ajudarão a acelerar a adaptação.

Doenças e pragas

É extremamente raro ver as folhas do feijoeiro amarelarem. Sua toxicidade repele muitos insetos nocivos e os impede de se banquetearem com verduras. No entanto, mesmo os venenos não afetam o patógeno do oídio. Pode ocorrer com água estagnada a longo prazo.

É melhor evitar essa situação por completo e, se isso acontecer, você precisa aplicar drogas potentes imediatamente, não depender de remédios populares.

Aplicação em paisagismo

Você pode usar amplamente as leguminosas no jardim. Parece harmoniosamente contra o fundo de qualquer casa, mas combina perfeitamente com edifícios de pedra. Para enfatizar a beleza visual, recomenda-se o uso de plantios em grupo. Quando florescem massivamente, eles parecem especialmente elegantes. Laburnum também é plantado em clareiras de gramado; você também pode brincar em seu contraste com coníferas.

Esta planta deve ser plantada onde não há cobertura durante o dia. No entanto, por 3-4 horas no verão, a leguminosa deve ser protegida do sol muito forte. Com base nisso, você pode formar lindas sebes. Os companheiros ideais de tal cultura são:

  • scumpia;

  • glicínias;

  • chubushnik.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário