Alfeneiro comum: descrição de variedades, plantio e cuidados
Privet é freqüentemente usado para criar composições perenes de jardins e parques. Em nosso artigo, nos deteremos em mais detalhes sobre as características desta planta, as variedades mais populares, as regras de plantio, os requisitos de cuidados e as opções de propagação da cultura.
Descrição
Alfeneiro comum é mais familiar para os jardineiros sob nomes como europeu, bem como alfeneiro selvagem. Em seu ambiente natural, essa cultura cresce no sul da Europa, bem como na parte norte do continente africano e na Malásia.
Alfeneiro é um arbusto ornamental de tipo caduco, cujo comprimento chega a 5 m.
Os rebentos são geralmente duros, eretos, com casca acinzentada, ligeiramente manchada, com pequenas partículas acastanhadas. Em uma idade jovem, a cultura cresce rapidamente, mas o ritmo diminui um pouco. As placas de folhas crescem aos pares, dispostas transversalmente. O formato das folhas é oval, ligeiramente pontiagudo, a cor é escura na parte superior e ligeiramente mais clara na parte inferior. As flores apresentam-se em forma de panículas com 5 a 6 cm de comprimento, a floração é de cor branca cremosa. Via de regra, a floração ocorre em julho, enquanto a planta ornamental emite um aroma profundo e agradável. Frutos de alfeneiro se assemelham visualmente a grandes bagas pretas com uma superfície brilhante, o tamanho é de 6-8 mm.
Chamamos sua atenção para o fato de que bagas de alfeneiro não podem ser comidas - elas são venenosas para as pessoas.
Existem três grupos principais de cultura:
- decíduas - essas plantas perdem suas folhas com o início do frio;
- perene - como o nome sugere, essas variedades deixam folhas nos galhos na estação gelada;
- misturadas - essas plantas perdem as folhas apenas parcialmente.
Privet é amplamente utilizado em paisagismo para o desenho de sebes espetaculares, isso é facilitado pela baixa taxa de crescimento da cultura. Durante o período de floração, os arbustos desta planta adquirem um aspecto decorativo adicional.
Revisão das melhores variedades
Diversas variedades de ligustro comum são populares.
- "Aureum" - esta variedade de alfeneiro cresce até 1,5 m, tem uma cor decorativa das folhas: placas de uma rica cor verde com uma bela pulverização dourada e um rebordo claro. Para o desenvolvimento máximo da cor, a planta requer um local em uma área ensolarada. Se esta variedade for cultivada à sombra, as folhas perdem a borda amarela. A variedade é caracterizada por alta resistência à geada e requer abrigo apenas nos invernos mais frios.
- Glauco - ligustro subdimensionado, que não cresce mais de 1 m. A copa é alargada, as folhas parecem decorativas, distinguem-se por uma floração pronunciada e forte e uma orla esbranquiçada nos rebordos.
- "Atrovirens" - a variedade é caracterizada por tamanho impressionante e tons escuros de placas de folhas sem bordas e quaisquer manchas.
Aterrissagem
Ao plantar ligustro em terreno aberto, é importante escolher o local certo. Privet adora áreas ensolaradas. Se o local de pouso estiver localizado próximo a edifícios externos, é imperativo manter uma distância de 90 cm - tal travessão permitirá, no futuro, evitar dificuldades que possam surgir no processo de poda de um arbusto.
O período ideal para o plantio de ligustro no solo é o início do outono, embora o plantio desta planta no verão também seja permitido.
Antes de iniciar o trabalho, é imprescindível cavar o solo no local escolhido até a profundidade da pá baioneta, ou seja, cerca de 20-25 cm. Os parâmetros do furo para cada arbusto devem ser ligeiramente maiores que as dimensões de suas raízes: a profundidade deve ser de aproximadamente 35-40 cm, e a largura - 50-65 cm. Se for plantar ligustro para decorar uma sebe, é melhor preparar imediatamente uma vala do tamanho adequado.
Antes do plantio, os poços devem ser bem umedecidos, e após a completa absorção da água, deve-se colocar no fundo argila expandida, brita, tijolo quebrado ou qualquer outra drenagem para que a umidade não estagnasse. Uma camada de solo de jardim é despejada no topo da drenagem com a adição de estrume podre e fertilizante mineral pronto para uso.
Antes do transplante, as mudas devem ser removidas dos recipientes e colocadas em um recipiente com água por 2-3 horas, você pode adicionar "Kornevin" ou qualquer outro estimulante de crescimento.
As plantas preparadas são cuidadosamente colocadas na cova, as raízes são esticadas e polvilhadas com a mistura de terra, socando-a com as mãos.
Depois de concluído o trabalho, é necessário regar todas as mudas e aplicar cobertura morta no solo.
Cuidado
Cuidar do ligustro não pode ser chamado de trabalhoso, pois esta planta é bastante despretensiosa. O cultivo dessa cultura está ao alcance até de jardineiros inexperientes. Tudo o que é exigido deles é um pouco de atenção, e em troca a planta irá deliciar seu dono com uma vegetação luxuriante e uma floração espetacular.
Rega
Privet requer irrigação infrequente, mas muito abundante. Ao longo da estação de crescimento, 6 regas serão suficientes para as plantas, enquanto as plantas adultas requerem cerca de 50 litros de umidade. As plantas jovens precisam ser regadas com um pouco mais de frequência, pois uma boa hidratação determina sua alta taxa de crescimento.
Não se esqueça da chamada "irrigação a seco", ou seja, o afrouxamento sistemático do solo na região próxima ao tronco. Na primeira vez que o solo deve ser afrouxado imediatamente após o derretimento da primeira neve, isso deve ser feito com o máximo de cuidado para não danificar o rizoma. Essas manipulações melhoram significativamente o fluxo de ar para as raízes. Após o cultivo, é aconselhável cobrir o terreno próximo ao mato com cobertura morta para reduzir a quantidade de irrigação no futuro, isso preservará a umidade perto das raízes.
Turfa, serragem e casca de árvore triturada são os melhores no papel de cobertura morta.
Fertilizantes
O crescimento ativo do ligustro, incluindo a formação de uma copa exuberante, depende em grande parte da qualidade do terreno. É por isso que a planta precisa de alimentação regular. A primeira cobertura é realizada no início da primavera, durante o primeiro afrouxamento da terra. Nesta fase, a farinha de dolomita ou cal deve ser introduzida no solo, uma vez que o arbusto reage mal aos solos ácidos. Durante toda a estação quente, as plantas devem ser irrigadas com água misturada com compostos orgânicos e minerais alternadamente.
A cada 3 anos, deve ser realizada fertilização com formulações de potássio - eles determinam a alta resistência de inverno da planta (a droga é usada na proporção de 15 g por m²).
Wintering
Em geral, ligustro é caracterizado por alta robustez de inverno, portanto ela precisa de preparação adicional para a estação fria apenas na Sibéria... Inclui a cobertura do solo, além disso, os arbustos podem ser embrulhados com agrofibra - isso permitirá que a planta suporte facilmente as temperaturas mais baixas. Em todas as outras regiões, nenhum treinamento especial é necessário.
Mas o que os proprietários de ligustro devem prestar atenção especial é ao seu aparamento.
O fato é que essa cultura tem a capacidade de crescer e, se você não se empenhar em moldar, o arbusto fica com uma aparência desleixada.
Existem várias opções para aparar seu arbusto.
- Formativo. Neste caso, o corte de cabelo é realizado de forma a dar ao ligustro uma determinada forma. Normalmente, essa poda é feita depois que o arbusto está completamente enraizado.Nesta fase, apenas a parte apical do ligustro é cortada, o que estimula o crescimento ativo dos rebentos. O procedimento dura vários anos, durante este período a planta fica coberta de um número suficiente de ramos, podendo ser feito em forma de bola ou de cone. Recentemente, moldes em estilo origami japonês tornaram-se procurados.
- Criação de uma cerca viva. Como parte de uma cerca viva, a cultura pode crescer até 5 m; em latitudes temperadas, isso geralmente leva ao congelamento dos topos. É por isso que os jardineiros experientes recomendam o cultivo de alfeneiro com altura máxima de 2 m.É aconselhável iniciar o corte no final de maio ou no final de agosto.
Métodos de reprodução
O ligustro comum pode ser propagado por vários métodos: estacas, sementes e também por estratificação. Vamos nos deter em cada um deles com mais detalhes.
Sementes
A reprodução desta forma é um processo muito difícil, pois a taxa de germinação das sementes desta cultura é muito baixa (não mais que 60%). Deve-se ter em mente que o ligustro só dá frutos após 6 anos de crescimento em uma área. Na maioria das vezes, essa reprodução é usada por criadores.
Por esta no outono, frutos maduros são retirados, as sementes maiores são selecionadas e colocadas em uma jarra de água... Depois de um tempo, uma parte das sementes permanece no fundo do tanque, enquanto a outra sobe. Para reprodução, os que ficam abaixo são usados. Em meados de outubro, eles precisam ser plantados em campo aberto, no inverno vão passar por estratificação, mas os primeiros brotos só podem ser vistos depois de um ano. Se você planeja plantar suas sementes na primavera, é melhor armazená-las em um recipiente com uma mistura de turfa e areia limpa de rio a cerca de zero grau.
Estacas
Os rebentos jovens são tirados para estacas - têm o potencial máximo de enraizamento. O corte é feito no final da floração, o comprimento da peça deve ser de aproximadamente 10-15 cm.
O material de plantio é colocado no solo da relva em um ângulo de 45 graus a uma profundidade de 5-7 cm. Para que o enraizamento seja o mais eficaz possível, o aquecimento da sala deve ser mantido a + 22 ... 26 graus Celsius, bem como alta umidade deve ser fornecida. As estacas enraizadas devem continuar a crescer dentro de casa por um ano, com replantio regular em recipientes maiores. Eles podem ser colocados em um local permanente somente depois de crescerem até 50-60 cm.
Reprodução por camadas
Este método é muito simples. Na primavera, escolha o galho mais baixo, dobre-o em direção ao solo e corte levemente a casca. O local da incisão é acrescentado gota a gota, fixado com grampos de cabelo e colocado em cima o musgo, que deve ser mantido constantemente úmido a seguir. No próximo ano, as mudas vão dar raízes - neste momento podem ser separadas da mãe e transplantadas para um sítio permanente.
Existe uma forma de propagação por camadas sem queda... Nesse caso, um galho é riscado com uma agulha fina em dois ou três lugares e, em seguida, um saco plástico preenchido com um substrato umedecido é fixado nessa área. Este método permitirá que você controle o enchimento do saco com raízes.
Doenças e pragas
Como todas as outras plantas, o ligustro é suscetível a ataques de várias pragas.
O cuidado impróprio também costuma ser a causa de doenças culturais. Para minimizar o risco de doenças de plantas, é necessário:
- com o início do verão, identifique os pontos de excesso de crescimento e corte-os;
- rebentos de ameixa oportunos localizados em ângulos retos;
- termine qualquer poda da planta com uma preparação fungicida.
Tais medidas permitirão não só formar uma bela coroa, mas também aumentar significativamente a resistência da planta às infecções fúngicas.
É importante monitorar o nível de irrigação sem criar umidade excessiva, caso contrário, o sistema radicular começa a apodrecer, o que rapidamente leva ao murchamento de toda a cultura.
Em geral, ligustro é resistente a doenças e pragas, no entanto muitas vezes são vítimas de um ataque de ácaro-aranha: a praga em si é microscópica em tamanho, por isso é difícil vê-la, mas pode ser reconhecida pela mais fina teia de aranha que aparece no dorso da folha.
Não menos perigoso para ligustro escudo e escudo falso - esses insetos são cobertos por uma concha, quando aparecem nas folhas aparecem placas marrons.
Na luta contra parasitas, é melhor usar preparações fungicidas. E você também pode fazer o processamento com uma solução concentrada de sabão em pó.
Com umidade excessiva ou aumento da acidez do solo, as plantas muitas vezes afetado por oídio É uma doença perigosa. Para sua prevenção, é aconselhável adicionar farinha de cal ou dolomita ao substrato.
Uso em paisagismo
Na maioria das vezes, na jardinagem, o alfeneiro comum é cultivado para criar uma cerca viva. As variedades de ligustro mais bonitas são Atrovirens, Aureum e Lodense. Para concretizar essa ideia, não há absolutamente nenhuma necessidade de recorrer aos serviços de paisagistas - qualquer jardineiro pode facilmente lidar com a tarefa por conta própria.
Porém, para que o alfeneiro seja uma decoração espetacular do local, o material de plantio deve ser providenciado com os cuidados necessários. Antes de plantar uma planta jovem em uma área selecionada, é necessário designar o local da futura fileira com uma corda esticada paralelamente à pista onde se pretende colocar a muda. Os arbustos são plantados a uma distância de 40-60 cm um do outro, enquanto eles precisam ser alternados para que sejam direcionados em direções diferentes com seus lados exuberantes.
Muitos jardineiros estão familiarizados com o alfeneiro, mas poucas pessoas sabem que este arbusto decorativo pode ter as formas mais interessantes, então as plantas costumam ser cultivadas para decorar todos os tipos de objetos de arte.
Para ligustro comum, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.