Alfeneiro: descrição, tipos, características de plantio e cuidados

Contente
  1. Descrição
  2. Tipos e variedades
  3. Características de pouso
  4. Sutilezas de cuidado
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Alfeneiro é considerado um dos arbustos mais resistentes e despretensiosos usados ​​no paisagismo de territórios de quintal. Será útil para os jardineiros novatos descobrirem pelo que esta cultura é notável, que tipos e variedades dela são mais populares na jardinagem moderna, quais são as nuances do cultivo deste arbusto, como propagar o ligustro e cuidar dele.

Descrição

Para o gênero privet (nome latino - Ligustrum), os especialistas incluem arbustos e árvores que fazem parte da família das oliveiras. Na natureza, os representantes deste gênero crescem no território de países europeus e asiáticos. Eles são encontrados na Austrália e no Norte da África.

Dependendo da espécie a altura da planta pode variar de 1,5 a 6 metros. A altura das variedades de baixo crescimento geralmente não excede 0,8-1,2 metros... As plantas têm fortes rebentos eretos cobertos com casca cinza-esverdeada ou marrom-marrom. Visualmente, o alfeneiro se assemelha aos lilases, dos quais pertencem à mesma família.

As folhas de alfeneiro são simples, arredondadas, com vértice pontiagudo ou rombudo. A parte superior das folhas é brilhante, lisa, de cor esmeralda escura. A parte inferior das folhas tem uma cor herbácea pálida.

Representantes do gênero descrito entram na fase de floração no início do verão. A duração da floração é de 1,5-2 meses... As inflorescências são volumosas, viçosas, atingindo de 5 a 20 centímetros de comprimento. As flores são pequenas, de cor branca porcelana, de quatro pétalas, exalando um aroma característico. Vale ressaltar que o alfeneiro em floração atrai abelhas, borboletas e outros insetos polinizadores para o jardim.

A planta entra na fase de frutificação nos últimos meses de verão. Fruta bagas não comestíveis globulares de cor preta ou azul-tinta, amadurecendo em setembro... Representantes do gênero descrito se distinguem por sua incrível despretensão, tolerância à sombra, seca e baixas temperaturas.

Ao planejar o plantio de arbustos de alfena em seu local, é importante considerar que ele tem uma tendência de crescimento intensivo. Na ausência de cortes regulares de cabelo, o arbusto rapidamente adquire uma aparência desarrumada.

Tipos e variedades

O gênero descrito inclui cerca de cinquenta variedades de plantas que diferem umas das outras tanto na estrutura morfológica quanto nos requisitos para as condições de cultivo. Abaixo está uma lista de variedades e tipos de privet que podem decorar adequadamente qualquer terreno pessoal.

Ordinário

Uma variedade de cultivo silvestre amplamente utilizada na jardinagem de jardins domésticos. É um arbusto exuberante e extenso, consistindo de muitos brotos fortes e eretos. As folhas são simples, elípticas, de topo pontiagudo. A altura média da mata varia entre 2-4 metros... Floresce com a chegada do verão. As flores são minúsculas, branco-porcelana, unidas em pincéis arejados em forma de cone.

Esta variedade possui diversas variedades. Os mais populares podem ser observados.

  • "Aurea" (Aureum) - uma variedade de ligustro comum de tamanho médio, usado em jardinagem ornamental. É um arbusto bem cuidado com uma altura de 1,6-2 metros. Os rebentos são eretos, fortes, castanho-acastanhados, cobertos por folhas alongadas de um amarelo esverdeado brilhante. No outono, a folhagem da planta adquire uma cor amarelo-laranja espetacular (daí o outro nome comum - alfeneiro de folhas amarelas).

Época de floração - junho a julho. As flores são muito pequenas, brancas como a neve, unidas em compactas panículas perfuradas. O amadurecimento dos frutos ocorre no início do outono. O fruto é uma baga da cor de mirtilo não comestível.

  • "Vigário" - uma variedade híbrida de ligustro com folhagem de cor incomum. Um arbusto adulto pode crescer de 1 a 1,8 metros de altura. Os rebentos são fortes, erectos, castanho-avermelhados, recobertos por folhas ovóides ou lanceoladas esverdeadas-douradas de ponta pontiaguda.
  • Lodense - uma variedade despretensiosa de ligustro comum, freqüentemente usado por designers no projeto de composições de grupo. A planta é um arbusto compacto curto (0,6-0,9 metros de altura). Os rebentos são finos, firmes, cobertos com casca castanho-avermelhada. As folhas são estreitas, alongadas, de cor esmeralda.

No outono, a folhagem da planta adquire uma tonalidade bronze acastanhada. O período de floração é de junho a julho. As inflorescências são pequenas, fusiformes, atingindo 6 a 10 centímetros de comprimento. As flores são pequenas, perfumadas, de cor branca porcelana.

  • "Atrovirens" É uma variedade resistente ao frio, facilmente passível de poda formativa. A altura do arbusto pode chegar a 2,5-3 metros. A planta tem fortes rebentos eretos, densamente cobertos por folhas ovóides esmeralda. Com a chegada do outono, a folhagem fica marrom-avermelhada. As flores são minúsculas, cremosas, perfumadas, coletadas em pincéis perfurados.

Outras variedades merecem atenção, que são encontradas em hortas com menos frequência do que o alfeneiro comum.

Brilhante

Uma variedade de crescimento selvagem encontrada nos países do Leste Asiático. É poderoso arbusto alto com fortes brotos ramificados. As folhas são alongadas, elípticas, com ponta pontiaguda. O lado externo das folhas é liso e brilhante. As flores são pequenas, branco-creme, reunidas em volumosas panículas de 15 a 18 centímetros de comprimento.

Variegado

Uma forma de jardim original, notável pela cor incomum da folhagem. Representa arbusto de forte propagação com muitas hastes eretas. A parte central das folhas é verde-oliva, as bordas são bege-leitosa.

japonês

Variedade de cultivo silvestre amplamente utilizada na horticultura ornamental. A altura da planta pode chegar a 5-6 metros... O arbusto tem poderosos brotos eretos cobertos por uma casca marrom-acinzentada. As folhas são lisas, de cor esmeralda, alongadas, atingindo de 5 a 10 centímetros de comprimento.

As flores são pequenas (0,5-0,6 cm de diâmetro), brancas como a neve, combinadas em inflorescências exuberantes de 7 a 15 centímetros de comprimento. As frutas são pequenas bagas roxas negras não comestíveis.

Rotundifolia

Um alfeneiro japonês de folhas redondas muito incomum. A altura desta planta geralmente não ultrapassa 1,5 metros.... Com a chegada do verão, o arbusto fica coberto de pequenas escovas exuberantes, constituídas por minúsculas flores brancas leitosas.

Oval (Ligustrum ovalifolium)

Uma espécie selvagem popular entre os jardineiros modernos. A planta é um arbusto altamente ramificado com altura de 3 a 4,5 metros... As folhas são elípticas, com ponta pontiaguda. As flores são pequenas, de cor branca porcelana, de quatro pétalas, com aroma específico.

Todas as partes da planta, incluindo frutas, são venenosas. Desta variedade, os criadores conseguiram obter uma série de atraentes formas decorativas.

Ibota

Uma variedade selvagem de alfeneiro nativa do Japão. A planta é um arbusto de tamanho médio com uma altura de 2 a 2,5 metros... Uma vez que esta espécie é propensa a um crescimento muito rápido, jardineiros experientes recomendam cortar a planta pelo menos 2 vezes por ano. A floração ocorre na segunda metade do verão.As inflorescências são pequenos pincéis paniculados brancos e cremosos que exalam um aroma específico.

Eeska

Uma espécie encontrada no território do Extremo Oriente. É um arbusto extenso cerca de 2 metros de altura... As folhas são elípticas, lisas e de ponta afiada. As inflorescências são pequenas panículas de cor creme claro.

Privet desta variedade pode facilmente tolerar temperaturas tão baixas quanto -20 ° C.

De folhas opacas

Uma espécie selvagem nativa do Japão, Coreia e nordeste da China. Média a altura deste arbusto varia de 2,7 a 3 metros... As folhas são verdes claras, opacas, opostas e onduladas nas bordas. As inflorescências são panículas branco-creme soltas, que atingem 8 a 10 centímetros de comprimento.

O mais afiado

A variedade original encontrada no território da RPC. É um arbusto perene, densamente coberto por estreitas folhas pontiagudas. As inflorescências são curtas (3-7 centímetros de comprimento), brancas como a neve, cônicas.

Denso ou compacto

Uma espécie encontrada nas montanhas do Himalaia e no sudoeste da China. É um poderoso e altamente ramificado arbusto com altura de 2 a 4 metros... O diâmetro da coroa pode variar de 1,8 a 2 metros. Tolera facilmente cortes de cabelo, não floresce.

Quihou

Uma variedade selvagem de ligustro usada em horticultura e paisagismo. Representa arbusto despretensioso, densamente coberto por pequenas folhas densas. Floresce no final do verão. Neste momento, o arbusto é coberto por numerosas inflorescências paniculadas de até 20-25 centímetros de comprimento. As flores são pequenas, brancas como a neve ou brancas com tom creme.

chinês

Uma espécie de crescimento selvagem muito interessante encontrada no território de países asiáticos. É um arbusto de folha caduca altamente ramificado altura de 2 a 7 metros... A planta apresenta rebentos púberes eretos de cor castanho-acastanhada. As folhas são simples, arredondadas, de cor verde claro, atingindo de 5 a 7 centímetros de comprimento. As flores são pequenas (3,5-5,5 milímetros de diâmetro), brancas como a neve, coletadas em inflorescências racemosas compactas.

Características de pouso

Alfeneiro pertence a safras despretensiosas e resistentes. No entanto, jardineiros experientes recomendam cultivá-lo em áreas ensolaradas com solo fértil bem drenado com uma reação neutra ou ligeiramente alcalina. Nessas condições, a planta poderá maximizar seu efeito decorativo.

Mudas com sistema radicular fechado podem ser plantadas e replantadas durante toda a estação de crescimento. Recomenda-se plantar plantas jovens com sistema radicular aberto na primavera ou no outono (setembro-outubro).

É importante considerar que o plantio da primavera deve ser feito antes que os botões se abram. No período de outono, o plantio e o transplante de arbustos são realizados antes da geada.

No local reservado para o plantio de arbustos jovens, são montadas covas com diâmetro de 60 a 65 centímetros e profundidade de 30 a 35 centímetros. Em seguida, os poços são derramados abundantemente com água e espere até que seja completamente absorvido. Em seguida, uma camada de drenagem (mistura de cascalho e brita) com espessura de cerca de 15 centímetros é colocada no fundo da cava.

Em seguida, a cova é preenchida até a metade com a mistura de solo com a adição de 100-120 gramas de nitroammophoska. A mistura do solo é preparada com antecedência a partir de terra sod, húmus de folhas e areia (3: 2: 1). Em seguida, as raízes da muda são esticadas, colocadas verticalmente na cova e cuidadosamente cobertas com o restante da mistura de solo por todos os lados.

É importante notar que se no futuro o jardineiro não planeja propagar a planta madura com brotos, então o colo da raiz da muda não deve ser enterrado no solo durante o plantio.

Após o plantio, o solo ao redor do arbusto é levemente calcado, regado e coberto com palha.

Sutilezas de cuidado

O complexo de medidas básicas para o cuidado de ligustro inclui:

  • irrigação periódica;
  • curativo superior;
  • formando guarnições (cortes de cabelo).

O procedimento de preparação do arbusto para o inverno requer atenção especial.Alguns tipos de ligustro só conseguem resistir a geadas de curta duração, razão pela qual precisam de um abrigo de inverno confiável.

Rega

Representantes do gênero ligustro são capazes de suportar a falta de umidade do ar e do solo. Os jardineiros recomendam regar esta plantação raramente, mas abundantemente. O consumo de água recomendado por arbusto adulto é de cerca de 40-50 litros.... Em uma estação, é suficiente regar a planta de 4 a 5 vezes.

Top curativo

Durante o período de intenso desenvolvimento de brotos e folhas, esta planta necessita de alimentação orgânica. Para reabastecer a necessidade de matéria orgânica das plantas, na primavera, você pode adicionar 1 balde de húmus de folhas sob cada arbusto uma vez.

Se desejar, o húmus pode ser substituído por um fertilizante orgânico pronto (à base de nitrogênio), recomendado para a alimentação de arbustos floridos.

Poda

A primeira poda do ligustro realiza-se quase imediatamente após a sua plantação no solo. Quando a planta jovem está totalmente aclimatada, os rebentos encurtam ligeiramente. Esse procedimento estimula o desenvolvimento de novos brotos, o que deixará o arbusto mais viçoso.

Quando os brotos cortados crescem 12-15 centímetros, eles são encurtados novamente. Este procedimento é repetido regularmente nos primeiros 2 anos após o plantio da planta em campo aberto. No terceiro ano, jardineiros experientes geralmente executam um corte de cabelo de modelagem completo.... No decurso da sua implementação, o arbusto recebe frequentemente uma forma esférica, em forma de almofada ou colunar.

Além disso, o alfeneiro costuma ser cultivado na forma de uma árvore padrão. Assim, com a ajuda da poda anual, forma-se primeiro o caule da planta e depois uma copa arredondada.

Além disso, para obter formulários padrão, os jardineiros realizam enxertos de plantas usando o método de brotamento.

Preparando-se para o inverno

O ligustro comum e várias de suas outras espécies resistentes à geada geralmente não são cobertas antes do inverno. As espécies e variedades dessa cultura que amam o calor precisam de abrigos de proteção. Antes do início do tempo frio, essas plantas são fixadas ao solo com grampos de madeira, após o que são cobertas com ramos de abeto... O solo ao redor da base do arbusto é polvilhado com cobertura morta para proteger as raízes do congelamento.

Métodos de reprodução

Para o cultivo de arbustos, os jardineiros costumam usar cortes e camadas... Em casos raros, são usados sementesextraído dos frutos da planta.

Estacas

As mudas são colhidas no verão, quando as plantas completam a floração. Anteriormente, os brotos mais fortes e saudáveis ​​eram determinados nos arbustos, que eram cortados em estacas de 10-15 centímetros de tamanho. Em seguida, os recipientes são preparados para o enraizamento do material de plantio. Para fazer isso, uma camada de solo de turfa é colocada no fundo de cada recipiente, sobre a qual é colocada uma camada de areia limpa. O substrato é bem derramado com água e pode ser completamente absorvido.

Em seguida, as estacas são colocadas em substrato úmido, aprofundando-as em cerca de 5 centímetros. Após o plantio das mudas, o recipiente é coberto com uma tampa de plástico ou uma garrafa de plástico cortada. Durante todo o período de enraizamento, o substrato no recipiente é umedecido regularmente. O enraizamento das estacas geralmente ocorre dentro de 3-4 semanas.

Camadas

Outra maneira simples e eficaz de propagar arbustos é usar estacas. Para isso, na primavera, o caule longo mais forte é dobrado do arbusto, incisado na parte central da parte inferior e preso ao solo (o grampo é fixado no ponto da incisão). De cima, o local de fixação é coberto com solo fértil e coberto com esfagno. Ao mesmo tempo, a parte superior do tiro não é instilada.

Durante todo o período de enraizamento, as estacas de esfagno são regadas regularmente no ponto de fixação do rebento. O sucesso do enraizamento será evidenciado pela formação de rebentos verdes jovens no local de fixação. Eles são separados da planta-mãe e plantados em um lugar permanente na próxima primavera.

Sementes

Os jardineiros raramente recorrem ao método de reprodução de sementes do ligustro, por ser o mais trabalhoso e demorado. As sementes são colhidas de frutas maduras, secas e estratificadas em casa por 2-3 meses a 0 ° C. Você pode semear diretamente nas camas antes do inverno - neste caso, elas passarão por uma estratificação natural.

As sementes, estratificadas em casa, são semeadas no solo na primavera. Os primeiros rebentos geralmente aparecem após um ano.

Doenças e pragas

Representantes do gênero privet são plantas resistentes ao desenvolvimento de doenças e pragas. No entanto, cuidados inadequados ou deterioração das condições externas podem reduzir a imunidade das plantas, tornando-as vulneráveis ​​a insetos parasitas e patógenos.

Portanto, rega excessiva, alta umidade do ar e do solo podem causar o desenvolvimento cercospora... Com essa doença, manchas marrom-enferrujadas ou marrom-avermelhadas aparecem nas folhas da planta. O tratamento envolve pulverizar o arbusto com soluções de fungicidas sistêmicos (Ciproconazol, Alirin-B).

Se o ligustro adquiriu uma aparência dolorosa, solte parcialmente suas folhas - isso pode indicar um dano à planta. mariposa de alfeneiro... As larvas e lagartas dessa praga danificam as folhas do arbusto, com isso elas começam a enrolar, amarelar e cair. A luta contra o parasita envolve a pulverização com inseticidas - "Entobacterina", "Lepidocida".

Uso em paisagismo

Na jardinagem ornamental, o ligustro é mais frequentemente usado para criar sebes. Este arbusto resistente é capaz de se encaixar organicamente em uma composição mista de grupo de plantas perenes. Ele também parece ótimo como solista. Privet também é usado para criar figuras de topiária... Dado que este arbusto tolera facilmente um corte de cabelo, a formação de topiaria não causa quaisquer dificuldades particulares.

Usando uma tesoura de jardim especial com lâminas e cabos longos, você pode moldar a bucha de alfeneiro em quase qualquer formato.

Os paisagistas usam esta planta para criar jardins japoneses. Nesse caso, os arbustos são cortados no estilo "nivaki", que prevê uma técnica especial de modelagem da copa da árvore. A poda neste estilo é realizada em maio-junho.

Muitas árvores altas e arbustos são vizinhos ideais para ligustro.... Privet é organicamente combinado com colheitas decíduas e coníferas. O solista de privet parece original, rodeado por plantas perenes florescendo - rosas, lírios, ásteres, crisântemos.

Saiba mais sobre o cultivo de alfeneiro no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário