Descrição e cultivo de aziminos

Contente
  1. Descrição da planta
  2. Tipos e variedades
  3. Condições de cultivo
  4. Reprodução
  5. Doenças possíveis
  6. Regiões em crescimento

No território do nosso país, a azimina ainda não é muito comum, mas é uma boa planta para complementar a colecção de jardineiros experientes. Destaca-se pela decoração e frutas deliciosas, que entrega com um atendimento de qualidade. É cultivada em campo aberto, mas desde que o clima da região seja adequado. Azimin pode ser cultivado em casa.

Descrição da planta

Azimina refere-se às plantas decíduas, também conhecidas como bananeira. Seu gênero não é numeroso - todas as 8 variedades estudadas crescem na América do Norte.

Em seu ambiente natural, uma árvore pode atingir 15 metros, mas quando cultivada no local, não atinge essas dimensões. Graças a isso, não é difícil colher os frutos do mamão.

A variedade de três lâminas é altamente resistente ao gelo.... Ele pode suportar uma queda na temperatura do ar de até -30 graus. Este azimino é cultivado no Canadá, mas também encontrado em outros países, sendo também cultivado por jardineiros domésticos. A planta foi cultivada não há muito tempo, apenas um século atrás.

Para a azimina dar frutos, ela deve crescer em um clima temperado que faz fronteira com o subtropical.

Essa planta tem muitos nomes, por exemplo, banana do norte ou cachorro, triloba. O fruto é muito parecido com o mamão. Eles têm uma forma alongada ligeiramente curva. Seu comprimento pode variar de 50 a 150 mm. Cada um pesa cerca de 350 gramas.

A casca do fruto da mamão tem uma tonalidade verde pouco atraente, é muito fina, podendo ser facilmente removida. Quando a fruta atinge a maturação técnica, ela é quase transparente. A carne amarela está escondida dentro. Os frutos do mamão são macios e até cremosos. É difícil descrever o sabor que a planta possui, mas os frutos contêm muito açúcar. Se você fechar os olhos e cheirá-los, pode parecer que está diante de um morango com creme.

Os frutos têm sementes muito semelhantes em forma e localização às encontradas nos caquis.

Os frutos desta árvore são ricos em vitaminas e minerais, por isso são muito valorizados na alimentação dietética.

No entanto, devido ao alto teor de sacarose e frutose azimina é contra-indicada em pessoas com qualquer forma de diabetes. Se essa fruta causa uma reação alérgica, é apenas com intolerância individual.

Dos frutos dos pinheiros obtêm-se compotas maravilhosas, podem ser enlatadas, podem-se fazer gelados e até marmeladas. Se o verão for quente e seco, os frutos desta planta não atingem o tamanho desejado, pois ficam menores devido às condições climáticas inadequadas.

Atenção especial deve ser dada à aparência da coroa da garra. Nas plantas adultas, está se espalhando, parece uma pirâmide. Mas esse resultado só pode ser alcançado com a poda regular da árvore. Em seu ambiente natural, a azimina forma matas densas.

A casca do tronco é lisa e com tonalidade acinzentada. Quando os brotos são jovens, as vilosidades podem ser vistas neles. As folhas da papaia são grandes, o comprimento pode chegar a 200 mm. A forma é algo semelhante à forma geométrica de uma elipse. Eles são duros, de cor verde brilhante e vermelho pálido por dentro. O brilho atraente faz as folhas parecerem artificiais. A árvore é verde apenas no início do verão, as flores desabrocham primeiro.

Em abril, os botões se abrem, a azimina floresce por 20 dias, mas a floração é incomum. A viabilidade de cada flor individual não é mais do que uma semana. A planta praticamente não sofre geadas de primavera, já que os botões das flores têm proteção natural na forma de uma densa concha.

A árvore é valorizada por sua floração decorativa. As pétalas internas podem ser cor de vinho, ou escarlate escuro ou mesmo roxo-violeta. Mas essas flores não cheiram muito bem. Alguns compararam esse sabor ao de carne podre.

Embora o mamão tenha muitas vantagens, a árvore tem várias desvantagens. Dentre eles, é imprescindível destacar os seguintes pontos:

  • Produtividade baixa;

  • reproduz mal;

  • a madeira é muito frágil;

  • você precisa colher na hora certa, o que não é armazenado por muito tempo.

Um mamão adulto não dá mais do que 40 kg de frutos maduros, e somente quando chega o ano.

As sementes desta planta não germinam bem, mais da metade das mudas jovens podem morrer.

Não se deve transplantar a árvore para um novo local, mesmo que seja jovem, pois a azimina fica doente há muito tempo e muitas vezes morre. Jardineiros experientes propagam a árvore por enxerto. Mas esse procedimento exige muita experiência da pessoa.

Se a azimina cresce em uma região onde os invernos são caracterizados por uma grande quantidade de precipitação, então a copa precisará ser limpa regularmente de neve, caso contrário, ela simplesmente se quebrará sob seu peso.

Quando se trata de colher e armazenar frutas, se você não colher a tempo, elas se deteriorarão bem na árvore. Quando os frutos estão maduros demais, eles desenvolvem um gosto residual desagradável. A azimina fresca é armazenada por não mais de 3 dias; se você colocá-la na geladeira, não mais de 5 dias.

Tipos e variedades

A planta descrita tem muitas variedades, mas nem todas são cultivadas no território do nosso país, por isso vale a pena falar sobre elas com mais detalhes.

De três lâminas

A variedade trilobada, ou mexicana, é cultivada nos Estados Unidos, mas hoje também é cultivada com sucesso aqui. Esta é a árvore mais popular entre os criadores de plantas, pois enraíza-se bem em diferentes zonas climáticas e não impõe exigências especiais quanto à quantidade de sol.

Na maioria das vezes atinge 8 metros de altura, a copa de uma planta adulta é formada esparramada, com um grande número de brotos. Como a maioria das variedades, a folhagem é verde brilhante, de forma oval. A ponta é pontiaguda.

Começa a florir no segundo ano após o plantio em terreno aberto. A maior parte da copa é coberta por flores marrons na primavera. As frutas podem ser consumidas no outono, seu comprimento é de cerca de 150 mm. São bastante sumarentos e têm um aroma agradável.

Anão

Este arbusto não atinge tamanhos grandes, cerca de 120 cm. Dos traços característicos, distinguem-se as folhas ovóides compridas, dobradas para o lado. As flores são rosa escuro, até 30 mm de diâmetro. A floração continua durante todo o período de verão. Os frutos deste mamão também são comestíveis, mas mais frequentemente o arbusto é plantado no local como um desenho decorativo.

A variedade pode ser cultivada em vaso em casa, um solo leve e ácido é adequado para isso. Em condições confortáveis, a azimina anã cresce rapidamente e começa a dar frutos no segundo ano.

"Inkana"

Esta variedade perde folhagem no inverno, não ultrapassa 150 cm e a copa é bem cuidada. A peculiaridade do "Inkana" é que ele se adapta perfeitamente à queda da temperatura do ar, por isso sua folhagem se forma já em março. A azimina desta variedade tem folhas de um verde rico, são estreitas e bastante compridas. A floração ocorre em maio. O tom das flores é branco ou rosa delicado.

No final do verão, a fruta está tecnicamente madura e pronta para ser colhida.

"Martin"

É a variedade mais resistente ao frio. Não ocorre no ambiente natural, pois pertence a híbridos. A planta parece um arbusto, cuja altura às vezes chega a 12 metros.

As flores em "Martin" são marrons, estão sob as folhas. A variedade é valorizada pela alta qualidade dos frutos que produz. Eles têm um aroma forte, doçura e suculência.... As frutas podem ter até 500 gramas.

De outros

Na Rússia, outras variedades de aziminas são cultivadas, por exemplo, "Girassol" ou "Primu". Você pode encontrar nas parcelas "Dessertnaya" azimina, variedade "Potomac" e "Taylor".

Condições de cultivo

Uma área ensolarada é adequada para o plantio da planta descrita, uma vez que a maioria de suas variedades possuem requisitos especiais para este indicador. A azimina é plantada com a expectativa de que decorram 160 dias desde o aparecimento das flores até a colheita dos frutos. Deve-se ter em mente que as árvores jovens em terreno aberto não toleram geadas, portanto é melhor realizar o procedimento em março-abril, quando não há risco de geadas repentinas.

Se você cuidar bem da planta, logo após o plantio será possível desfrutar dos frutos benéficos.

Localização

Apesar de a azimina adorar o sol, essa regra não se aplica às plantações jovens, pois sofrem mais com a nociva radiação ultravioleta. Portanto, na hora de escolher um local, vale considerar que a planta deverá ser sombreada nos primeiros anos.

Somente na terceira temporada, o abrigo é removido. A pior opção neste caso seria um transplante, que a árvore nesta fase da vida pode simplesmente não ser capaz de transferir.

Sem a quantidade certa de sol, os frutos do mamão não amadurecem adequadamente e seu crescimento é inibido. Não deve haver correntes de ar no local, que são prejudiciais à folhagem.

Solo e plantio

Uma bananeira pode crescer em qualquer solo, mas a opção ideal é considerada ligeiramente ácida, com um nível de pH de 5 a 7. Se o solo for muito denso, uma drenagem de alta qualidade precisará ser organizada na cova de plantio.

O melhor material de plantio são as mudas de dois anos. Será necessário afastar-se de 3 metros entre as árvores, se a planta for plantada em fileiras ainda há um espaço livre de 5 metros entre elas.

Preste atenção especial às dimensões da cova de plantio. Seu diâmetro deve estar entre 60 e 70 cm, uma profundidade adequada é 50-60 cm.

No fundo do poço, primeiro é colocada uma camada de drenagem, consistindo de argila expandida ou lascas de tijolo, em seguida, é preenchida com uma mistura de terra, que inclui:

  • terreno do jardim;

  • 5-9 kg de húmus, composto pode ser usado;

  • um pouco de areia;

  • uma pequena quantidade de cinzas.

Uma planta jovem é colocada no meio do buraco da cova de plantio, o rizoma é espalhado e polvilhado com a mistura preparada. Quando o buraco estiver meio cheio, o solo precisará ser socado com mãos de boa qualidade para eliminar o aparecimento de bolsas de ar. Em seguida, é enchido até o nível do solo e regado. Quando a umidade é absorvida, o círculo do tronco deve ser coberto com palha ou palha de serragem.

Rega

Para organizar adequadamente a irrigação de uma bananeira, é necessário levar em consideração a época do ano e a quantidade de chuvas. Se o verão for quente, você não precisa poupar água. A planta requer rega regular e abundante, mas o solo não pode ser derramado.

Com o início do outono, é melhor não regar a árvore ou regá-la muito raramente. O solo ao redor do mamão precisa ser regularmente solto e as ervas daninhas removidas. Se o solo estiver constantemente úmido, isso causará o apodrecimento do sistema radicular. A melhor opção de irrigação é água decantada, de preferência morna.

Fertilização

No primeiro ano, a planta não precisa de alimentação, mas somente se, no momento do plantio, a mistura de solo tiver sido preparada de acordo com as normas... No segundo ano, os primeiros fertilizantes são aplicados na forma de uma mistura de nitrogênio-fósforo, que deve estar na forma líquida.

Cinzas de palha ou copas de plantas são um bom alimento para a bananeira. Basta espalhar uma colher de sopa ao redor de cada círculo do tronco antes de regar.

Por mais estranho que possa parecer, o lodo extraído do fundo do lago também é um fertilizante único. É diluído a uma taxa de 180 gramas por litro de água.

E também o estrume é muito usado, mas deve estar necessariamente podre, caso contrário você pode danificar o sistema radicular jovem da planta. O curativo de cobertura é usado alternadamente e aplicado até a geada com um intervalo de uma semana.

Preparando-se para o inverno

A bananeira tem boa resistência à geada, pode facilmente suportar uma queda na temperatura do ar para -30 graus Celsius. Apesar disso, alguma preparação é necessária para mudas jovens. Você pode cobrir o círculo próximo ao tronco com palha e cobrir a coroa com fibra de algodão ou estopa.

Reprodução

A bananeira se propaga por sementes, enxertos e, menos freqüentemente, por brotos de raízes. Cada caso tem suas próprias características.

Do osso

Ao utilizar este método, as sementes devem passar por um processo de estratificação obrigatório. Em termos simples, eles precisarão ser mantidos em temperaturas de 0 a -4 graus por 4 meses.

Para a semeadura de mudas, recipientes pequenos, mas profundos, com substrato são adequados. Em um recipiente, você pode mergulhar 2 sementes a uma profundidade de 2-3 cm de uma vez, uma vez que elas não diferem na capacidade de germinação na mamão. Freqüentemente, os profissionais usam potes de turfa, para os quais um substrato pronto é comprado em lojas especializadas.

É uma má opção quando a semente é semeada em um grande recipiente, pois com o desenvolvimento do sistema radicular em cada planta, as raízes ficam simplesmente entrelaçadas entre si.

Para então plantar mudas jovens no solo, você terá que mexer nas raízes. Uma escolha, neste caso, será prejudicial. Posteriormente, as mudas precisarão de uma temperatura de ar de 18-22 ° C. Em vasos, os primeiros brotos devem aparecer em dois meses ou um pouco mais.

Existe uma opção quando as sementes são semeadas diretamente em terreno aberto. Isso é possível, mas você precisa usar a semeadura podzimny, que é realizada no meio do outono. De outubro à primavera, as sementes passam por um processo natural de estratificação. Vale a pena esperar pelos rebentos apenas na próxima primavera. As plantas jovens que atingiram 100-150 mm de altura estão no primeiro estágio de desenvolvimento vegetativo. Você precisa esperar pelos frutos de tais plantações não antes de 5 anos depois, e às vezes até mais tarde.

Partes do rizoma ou crescimento da raiz

Esta opção de propagação de uma bananeira também é possível. Embora muitas vezes ele não tenha brotos de raiz, é adequado para reprodução. Você precisará cortar uma planta jovem e transferi-la diretamente para um terreno aberto em um local permanente.

Se esta opção não estiver disponível, você pode pegar um pedaço de uma raiz grossa e plantá-la em um buraco raso com um substrato nutritivo.

Um mês após a rega regular, os rebentos jovens devem aparecer na superfície.

Enxerto

Este método é o mais difícil e não está disponível para todos os produtores. Neste caso, apenas uma opção é usada - na divisão. Como rebento, recomenda-se colher estacas já lignificadas.

A profundidade da divisão deve ser de 1 a 1,5 cm. Um corte agudo do rebento é colocado na lacuna formada e posicionada de forma que ambas as partes se encaixem perfeitamente. Em seguida, o local da vacinação é envolto em um filme, protegendo-o da umidade. Deve-se entender que é possível preservar todas as características da planta-mãe somente com este método.

Doenças possíveis

A bananeira é resistente não só às doenças, mas também ao ataque de pragas. No entanto, com o forte alagamento do solo, o desenvolvimento de podridão de raiz... Para profilaxia, uma solução fraca de permanganato de potássio é usada, com a qual a árvore é regada várias vezes por estação.

Regiões em crescimento

Hoje, a bananeira é cultivada com sucesso na Crimeia e no território da Bielo-Rússia, uma vez que existe um clima adequado para muitas de suas variedades. Na Rússia, os jardineiros começaram a plantar uma árvore nos subúrbios, no Território de Krasnodar e em outras regiões. O principal é escolher a variedade certa, resistente à geada, que resista ao frio do inverno.

Na parte central, são mais utilizados abrigos de árvores, que protegem o azimino não só do frio, mas também de uma grande quantidade de neve que pode quebrar a copa.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário