Variedades de aralia e seu cultivo
A florescente cultura de Aralia é nativa das regiões subtropicais. Mas em nossa região é conhecido como aralia manchu ou árvore do diabo. Vamos falar sobre as características de um arbusto incomum, suas variedades e métodos de cuidado no artigo.
descrição geral
Aralia em sua área nativa pode atingir grandes tamanhos - mais de 15 metros. Mas em nossas latitudes, sua altura é muito mais modesta - um arbusto comum de 1,5 a 7 a 8 metros... Curiosamente, a forte ramificação do arbusto é observada a uma altura de 2 a 5 metros. Com a idade, o tronco da planta fica coberto de espinhos longos e afiados, que também se localizam nos pecíolos das folhas, por isso às vezes é chamada de árvore do diabo.
As raízes do arbusto estão localizadas na superfície da terra. Com um sistema radicular superficial, as raízes encontram-se a uma profundidade de 15 a 25 centímetros. Ao mesmo tempo, as raízes são muito vulneráveis e frágeis. Esse fato deve ser levado em consideração ao cuidar de uma cultura. Em condições naturais, a arália cresce com uma exuberante copa tipo palmeira, sem camadas e brotos. As árvores não são ramificadas.
As placas das folhas são pinadas, grandes e alongadas. Ao longo da primavera e do verão, as folhas são verde-escuras e, com o início do frio do outono, mudam de cor para púrpura escuro, vermelho, amarelo.
As inflorescências são médias, até 40 centímetros de comprimento, decoradas em panícula. E os ramos da panícula parecem uma espécie de guarda-chuvas de flores. Muitas vezes você pode ver bandos de abelhas ao redor das árvores, porque a aralia é uma árvore de mel. Nas latitudes mais ao norte, a floração ocorre em agosto, mas em casa pode florescer a partir do início de junho.
Após a floração, são amarrados frutos em forma de bola de cor azul escuro com cinco sementes em seu interior. À medida que amadurecem com o primeiro sopro da brisa, as bagas caem. Sementes de até 2 milímetros de comprimento e até 2,5 milímetros de largura. Cerca de 1000 deles estão empatados com um peso médio de até 0,9 gramas. Mas a semente nunca amadurece totalmente.
O nome da planta foi inventado pelos nativos da América do Norte. Esta é uma das espécies da família Araliaceae, que inclui mais de 30 espécies. Área de cultivo de cultura - Malásia, Ásia, América do Norte, Austrália. Um dos primos botânicos mais comuns é a Aralia da Manchúria, que cresce em quase toda a Rússia.
No território da Federação Russa, a Aralia é cultivada em florestas mistas, nas bordas da floresta, em áreas de corte, em clareiras e é cultivada com sucesso em parques, jardins urbanos e jardins públicos.
A resistência de inverno da cultura é média: muitas vezes congela, mas sai bem. É pouco exigente com a umidade, o solo, os cuidados. As mudas criam raízes facilmente. O crescimento é intenso, a vida média de uma árvore é de até 25 anos.
Tipos e variedades
Esta árvore possui mais de 30 variedades. Vamos dar uma olhada em alguns deles.
O representante mais proeminente desta família é considerado Aralia Manchu ou alta, Extremo Oriente. Difere em inflorescências raras, placas foliares largas. A pátria do arbusto é o Extremo Oriente, assim como Japão, Coreia e China. Cresce principalmente em grupos nas bordas de florestas mistas. Difere em crescimento ativo, altura de até 5 metros. As inflorescências são pequenas e compactas. Flores com guarda-chuvas rosa, roxos ou amarelos.
Em forma de coração ou Schmidt. A área de cultivo é o Extremo Oriente. É uma planta herbácea perene com até 2 metros de altura. As flores são amarelas ou esverdeadas, coletadas em pequenos guarda-chuvas.Ela cresce nas encostas das montanhas, com floração de junho a setembro e colheita de agosto a setembro, respectivamente.
Aralia espinhosa originário da América do Norte, onde pode ser avistado ao longo das margens dos rios. Esta é uma árvore alta de até 15 metros de altura, a floração e a frutificação começam aos 6 anos de idade.
Aralia High é representado por várias variedades que são frequentemente utilizadas em projetos paisagísticos: pyramidalis, Variegata, subinermis, Aureo-variegata, canescens.
Aralia Continental - planta herbácea até 1 metro de altura. Cresce no Extremo Oriente na forma de matagais. É usado na medicina tradicional.
Fatsia japonesa ou aralia de interior É uma flor de interior da família com o mesmo nome. Ela tem placas de folha grandes, lindas e parecidas com dedos, com um brilho brilhante. Diversas variedades são cultivadas em casa. Mais notável pela sua decoratividade, cor variada das placas de folha.
Aralia chinesa pertence a árvores decíduas, cresce até 8 metros de altura. Possui tronco delgado e delgado, com espinhos e casca marrom. As folhas são grandes, as flores são numerosas, mas imperceptíveis. Locais de cultivo - bordas de florestas e clareiras na China.
Aterrissagem
O plantio de mudas pode ser planejado na primavera, quando as placas das folhas estão nos botões, ou no outono, quando a folhagem já caiu. Uma área úmida com iluminação moderada é perfeita para isso.
O solo deve ser pré-cavado até a profundidade da baioneta da pá pelo menos uma semana antes do plantio. O local de plantio deve estar bem limpo de detritos e ervas daninhas. Em seguida, acrescenta-se turfa e estrume na proporção de 1: 1, são desenterrados novamente, soltados.
A cova de plantio deve ter até 0,8 metros de diâmetro e 0,4 metros de profundidade. A fertilização é recomendada imediatamente. A muda é enviada para o meio do buraco, os vazios nas bordas são cuidadosamente tapados. Depois disso, o solo ao redor da árvore é calcado e regado.
A distância entre as mudas deve ser de 3 metros, entre as linhas - 3,5 metros.
Cuidado crescente
Não há dificuldades no cultivo de arbustos. É necessário seguir recomendações agrotécnicas, principalmente no primeiro ano de vida.
Depois que a muda já estava no solo, é melhor cobrir o círculo do tronco com turfa de 2 centímetros de espessura... Assim, o crescimento jovem criará raízes melhor, o solo não congelará no inverno e a umidade ideal permanecerá no solo. Deve ser lembrado que a cobertura morta precisa ser constantemente renovada.
Na preparação para o inverno, é aconselhável cobrir a planta com uma camada de ramos de abeto, folhagem ou húmus nos primeiros anos, tendo-a previamente coberto com lutrasil. No inverno, faz sentido realizar montes de neve.
Rega
A rega é pouco frequente, a necessidade disso surge apenas durante o verão seco. Você precisa calcular assim: alguns baldes para cada arbusto.
Após a rega, quando o solo secar ligeiramente, recomenda-se afrouxar o espaço próximo ao tronco. Mas esse trabalho deve ser feito com muito cuidado, pois o sistema radicular fica na superfície. O afrouxamento melhora a circulação do ar, mantém a umidade ideal e ajuda a se livrar de ervas daninhas e pragas.
Top curativo
Com o início da primavera, na época do início do fluxo de seiva e brotamento, a fertilização com chorume é recomendada na proporção de uma parte de verbasco e oito partes de água.
E também os jardineiros aconselham, após adicionar matéria orgânica, alimentar com nitroammofos, seguindo as instruções.
Poda
Antes que os verdes comecem a florescer na primavera, a poda sanitária é realizada para se livrar dos arbustos secos, extintos, doentes ou danificados.
Reprodução
A reprodução em condições naturais ocorre com a ajuda de sementes, brotos, descendentes e estacas. Mas em casa, é possível propagar aralia com a ajuda de sementes e sugadores de raiz.
A semente germina muito lentamente, mas é preciso regá-la constantemente. As mudas aparecerão depois de três anos.É interessante que as sementes permanecem subdesenvolvidas e, na época do plantio, amadurecem primeiro no solo e depois começam a germinar. Além disso, a vida útil das sementes não ultrapassa um ano e meio. Mas se ainda há vontade de propagar a cultura por sementes, a semeadura deve ocorrer do início de agosto ao final de setembro. A profundidade de plantio recomendada é de 2 centímetros, sujeita à taxa de semeadura: um grama de semente por metro quadrado. Observe uma distância de 50 centímetros entre os furos. Plantar com uma fina camada de húmus.
Para ativar a semente, aconselhamos mantê-la em uma solução de ácido giberélico antes do plantio na proporção de 0,5 gramas por litro de água.
Se o plantio ocorreu na primavera, é melhor estratificar as sementes. Por até três meses, as sementes são mantidas a uma temperatura de +14 graus e iguais a uma temperatura de +5 graus. Depois de realizar tal procedimento, as mudas aparecerão muito mais rápido. O cálculo deve se basear no fato de que a campanha de semeadura da primavera deve ocorrer em abril.
A maneira mais fácil é tirar a prole raiz da planta. A prole é apanhada em meados do outono, quando atinge a altura de 25 centímetros. É necessário tomar com cuidado, pois a folhagem jovem tem seu próprio sistema radicular ainda tenro. Mas pode ser plantado imediatamente em terreno aberto em um local permanente bem preparado.
Alguns jardineiros praticam a propagação por meio de estacas. Para tal, ramos com caule de no máximo um centímetro de espessura são bons. Eles devem ser cortados em um comprimento não superior a 15 centímetros. Após a coleta do material, são plantados em área com penumbra em solo previamente preparado. No momento do plantio, é necessário observar uma distância de cerca de 60 centímetros entre as mudas. Após o plantio, um procedimento obrigatório é regar, aplicar cobertura morta, soltar e remover ervas daninhas. Passado algum tempo, após o enraizamento, procede-se ao transplante para local definitivo na primavera até o aparecimento da folhagem verde, acostumando-a gradualmente aos raios solares.
Doenças e pragas
Aralia não é suscetível a doenças fúngicas apenas se for devidamente cultivado e regado.
Ursos, larvas de besouro e vermes representam um grande perigo. Por isso, é recomendável limpar bem a área de todo tipo de entulho e insetos antes do plantio. Por exemplo, não é fácil livrar-se de um verme se ele estiver enrolado. Todas as atividades necessárias devem ser realizadas em um complexo. Você precisa colocar uma isca, aplicar fertilizantes verdes, polvilhar constantemente o solo com cinzas.
Você também pode lidar com as larvas do besouro: aconselhamos o uso de inseticidas, você deve usar fertilizantes de nitrogênio apenas de acordo com as instruções, e também é útil plantar plantações de trevo branco ao lado da planta. Armadilhas de estrume, juntamente com produtos químicos, ajudarão a se livrar do urso. As lesmas são perigosas para a planta: é melhor recolhê-las manualmente ou cavar em potes. Às vezes, eles usam solução salina ou sabão, produtos químicos.
Para evitar a infestação abundante de parasitas, é necessário examinar cuidadosamente a cultura três a quatro vezes por temporada.
Aplicação em paisagismo
Aralia é uma planta bastante original e despretensiosa... É freqüentemente usado em projetos paisagísticos. Crescimento rápido, aparência decorativa - tudo isso é uma razão para cultivar uma cultura exótica para fins decorativos. Suas placas de folha são em forma de penas, lembrando uma palmeira à distância. O esquema de cores da folhagem muda de acordo com as estações: na primavera - verde com tonalidade azulada, no verão - cor esmeralda e no outono - rosa púrpura com tonalidade laranja. A floração é hipnotizante: pequenos botões em tons de branco e creme são coletados em cachos perfumados.
Ela é plantada em uma tênia, a aralia enraíza-se bem em plantações em grupo. E também é indispensável ao criar uma sebe.... Por causa de seus espinhos espinhosos, muitas vezes é plantada como uma cerca.Sua beleza é inegável tanto nas plantações coletivas da área do parque, quanto isoladamente nas proximidades das edificações.
O arbusto tem propriedades medicinais. Aralia é benéfico para hipotensão e astenia, impotência, aterosclerose, fadiga e algumas doenças neurológicas. A planta é usada em várias formas: pós, tinturas, secas, em pomadas, decocções, em combinação com outros medicamentos, mas somente após falar com um médico.
Aralia há muito se estabeleceu em parques e praças russas, nas cabanas de verão de jardineiros experientes e amantes de estilos de vida saudáveis. Não será difícil cultivá-lo. Só é necessário se livrar dos insetos prejudiciais a ela.
O comentário foi enviado com sucesso.