Albitsia e seu cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Tipos e variedades
  3. Características de pouso
  4. As nuances do cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas

Albizia é um representante tropical de acácias decíduas de regiões do sul, como Hindustão, África, Tailândia, Austrália, Irã, Turquia e sul da China. A planta pertence à subfamília da mimosa, que inclui árvores de folha caduca e arbustos.

Descrição

Albizia é amada pelos proprietários de jardins de inverno, estufas, é cultivada ao ar livre em áreas onde os invernos são bastante amenos e quentes. A cultura cresce bem em casa, o que permite que seja cultivada em regiões mais frias, pois as folhas a céu aberto e as flores incríveis tornaram a planta muito popular. Na natureza, a albícia se parece com uma árvore com uma copa densa e larga de até 7 metros de volume, ou um arbusto poderoso com uma altura de 6 a 10 m. Variedades semelhantes a árvores têm um sistema radicular bem ramificado, mas sua localização superficial reduz drasticamente robustez do inverno.

A planta precisa de um abrigo em latitudes temperadas.

Em casa, a cultura é muito mais modesta - de 25-30 cm, se cultivada com tecnologia bonsai. Com cultivo padrão em um apartamento comum, sua altura não ultrapassa 1,5 m, mas em uma sala com uma segunda luz, pode crescer até três metros. O tronco reto é coberto por uma casca cinza escura com uma superfície finamente escamosa. Uma folha complexa de tons de verde escuro ou roxo-azulado atinge 20 cm de comprimento e consiste em 15-30 pares de pequenas folhas opostas. Um traço característico da folhagem de albição: à noite dobra-se e assume um aspecto caído, de manhã abre-se e alcança alegremente os raios do sol.

Quanto às inflorescências paniculadas em tons de rosa ou creme, os cachos dos estames mais longos de tons lilás, projetando-se muito para além da corola de cinco pétalas, conferem-lhes um efeito decorativo surpreendente. Além disso, as flores bissexuais têm um aroma doce, o que torna a acácia uma planta de mel forte durante a época de floração. As inflorescências caídas dão vida aos frutos com sementes dentro. As vagens alongadas (12-18 cm) são cobertas por uma casca castanho-esverdeada e contêm sementes de vagens achatadas que atingem 1 cm de comprimento. A acácia cresce bem apenas com luz forte, mas difusa - a luz solar direta deve incidir sobre a copa apenas por um período limitado. A falta de luz afeta negativamente o desenvolvimento geral da cultura.

Durante o inverno, a planta de casa necessita de repouso e deve ser mantida em ambiente fresco com temperatura variando de 5 a 10ºC. Durante a estação de crescimento, uma temperatura confortável é considerada de 20-25ºC.

No verão, a acácia vive ao ar livre, à sombra de grandes árvores ou no lado sudeste, sudoeste.

Tipos e variedades

Albizia, ou acácia de Constantinopla, é muito popular no paisagismo, pois possui altas propriedades decorativas durante todo o ano, mesmo no inverno, desprovida de folhagem.

  • Albizia Lankaran Pompadour (Albizia julibrissin Pompadour). As inflorescências fofas deram origem ao nome da planta de seda acácia. A copa de uma árvore poderosa, com uma altura de 7 a 10 metros, é coberta por folhagem penugenta com orifícios foscos de cor verde brilhante. O verso da chapa é pintado em cores mais claras. Existem variedades com folhagem lilás ou roxa. As inflorescências são grandes (até 12 cm de diâmetro), perfumadas, com um grosso ramo de longos estames de paleta cremosa de vermelho claro, rosa.A acácia de Lankaran floresce em junho-julho, em condições climáticas ideais - até setembro. No interior, é cultivado como um bonsai ou uma pequena árvore.

  • Albição com flores em feixe (Albizia lophantha). Este nativo da Austrália tem um tamanho mais compacto (até 4 m de altura) do que as espécies anteriores e folhagem menor. As inflorescências pontiagudas não ultrapassam os 8 centímetros, têm um aroma adocicado, estames amarelos cremosos ou amarelos brilhantes. O início da floração - abril-maio, duração - 3-4 meses.
  • Amara (Albizia amara). Arbusto de acácia com uma altura de 4 a 5 metros, possui muitos rebentos e um grande hábito. As folhas são perfuradas, os longos estames paniculados são coloridos em tons de laranja, o diâmetro de uma inflorescência de tamanho médio é de 3-5 cm. Um forte aroma adocicado torna a variedade extremamente atrativa para abelhas e zangões.
  • Saman (Albizia saman). É uma árvore grande e volumosa com uma altura de até 20 metros e uma poderosa copa em forma de guarda-chuva que se espalha. Ao mesmo tempo, a planta é caracterizada por ramos bastante frágeis, propensos a se quebrar com fortes rajadas de vento. As folhas verdes brilhantes, ao contrário de outras espécies, têm uma placa mais larga. As inflorescências com perfume violeta são pintadas em tons de rosa escuro ou vermelho.
  • Foice (Albizia falcataria moluccana). Sua principal diferença é o crescimento super-rápido para plantas semelhantes a árvores, a albição crescente cresce 3 cm por dia. Sua terra natal é a Indonésia, onde é cultivada em escala industrial por causa da madeira macia, cujas propriedades são solicitadas em a fabricação de várias lembranças.
  • Lebbeck (Albizia Lebbeck). A diferença entre esta espécie é a altura recorde para a acácia. Os espécimes adultos ultrapassam até o adobe, ou seja, crescem mais de 20 metros. A pátria da variedade é a Índia, a Birmânia (atual Mianmar), as Ilhas Andaman. A população indígena das ilhas chama a cultura de shirisha, usa-a na medicina popular e na aromaterapia.
  • Albizia calcor. A pátria da acácia selvagem são as florestas mistas do Império do Meio (China). Ele difere do Lankaran na cor menos saturada das inflorescências. Essa variedade é muito rara. No território da Federação Russa, apenas dois representantes são conhecidos: uma árvore cresce no Jardim Botânico Nikitsky, a outra vive em Sochi. O calcário floresce em meados do verão, os frutos caem e se dispersam do final do outono à primavera.

Devido à termofilicidade da cultura, os paisagistas usam a albição apenas na Crimeia e em outras regiões do sul com clima subtropical, mas mesmo assim os jardineiros são obrigados a lidar com sua adaptação climática. A planta deve ser acostumada gradualmente às temperaturas do inverno.

Características de pouso

Para o desenvolvimento bem-sucedido de uma planta em campo aberto, várias condições agrotécnicas serão necessárias. Albizia precisa de um alto nível de iluminação, com proteção obrigatória contra ventos do norte e correntes de ar fortes. Se não existem requisitos especiais para a fertilidade da terra, existem alguns para a composição - a acácia não tolera solos ácidos e argilosos pesados. A estrutura do solo deve ser leve, solta e respirável, com pH neutro. Solos argilosos são estruturados com turfa alta, areia de rio, perlita, vermiculita.

Composição do solo para auto-preparação:

  • 1 parte do gramado;

  • 1 pedaço de terra frondosa;

  • ¼ parte do volume total de turfa e areia.

O momento ideal para replantar mudas para um local permanente é aquecer o solo a uma temperatura de 15-18ºC. Se a semeadura for feita com sementes, então a semente deve ser pré-embebida por 24 horas em água quente. As sementes, preparadas e tratadas com estimulantes, são enterradas no solo por 3-4 cm. Para as mudas, os buracos são cavados com um tamanho que é o dobro do volume do sistema radicular. No fundo, é necessário dispor uma camada de drenagem de material pétreo de uma fração fina: brita, seixo, brita. Para plantas de interior, os vasos de cerâmica são considerados os mais adequados.O pote deve ser pequeno, já que transplantes e transferências seguirão no futuro.

As nuances do cuidado

O aparecimento de albitsia crescendo ao ar livre, bem como em casa, depende muito dos cuidados subsequentes. Os procedimentos mais importantes para o cultivo de sementes ou mudas são as práticas agronômicas tradicionais.

Condições

Para cultivo de albição em condições internas, você deve encontrar um local na parte sul ou sudoeste da sala. A exposição constante à luz ultravioleta pode matar a planta. As plantas jovens devem ser protegidas dos raios brilhantes, mas as plantas adultas não toleram a exposição prolongada aos raios diretos. A luz difusa durante a maior parte do dia é o ideal. Em caso de falta de luz, utiliza-se iluminação complementar artificial com lâmpadas de espectro branco frio. Para um local de jardim, grandes copas de árvores altas ou áreas inacessíveis à luz solar direta são adequadas. A temperatura ótima no verão é de + 22-27ºC. Albizia também tolera calor até 33-35ºC, se receber umidade suficiente, mas não reage bem a mudanças bruscas.

Em preparação para o estado de dormência de inverno, a temperatura é reduzida suavemente, não mais do que 1-2 graus por dia.

Top curativo

Após o plantio, a planta precisará de nutrientes adicionais em um ano. A introdução de matéria orgânica fornece apenas húmus ou compostos orgânicos diluídos... Estrume fresco e fezes de aves não devem ser usados. É mais fácil usar fertilizantes minerais complexos já prontos. A cobertura é realizada uma vez por ano antes do início da brotação. Caso se note um atraso grave no desenvolvimento da planta, a alimentação pode ser repetida no final do verão ou início do outono. Os espécimes internos são alimentados mensalmente durante a estação de crescimento.

Transferir

As plantas jovens cultivadas em vasos devem ser replantadas anualmente, aumentando o diâmetro do recipiente em 3 centímetros em relação ao anterior. O recipiente está sujeito à desinfecção preliminar obrigatória com uma solução vermelha de permanganato de potássio. Solo fresco é usado para transplante, o evento está previsto para o final do inverno ou início da primavera. Ao transferir o caroço de terra ao redor das raízes, deve-se sacudir com cuidado, mantendo a parte da terra escondendo as raízes, colocar a planta em um recipiente preparado e preencher os vazios com terra fresca. Em seguida, rega com água decantada à temperatura ambiente.

As plantas adultas não são transplantadas, apenas renovam a camada superficial do solo.

Wintering

Para as plantas jovens, mesmo o inverno ameno das regiões subtropicais é causa de grande estresse. Para evitar a morte deles você deve considerar cuidadosamente as atividades preparatórias. Os círculos de tronco de espécimes de jardim são cobertos com uma camada espessa de turfa, folhas mortas ou serragem podre. As coroas são envoltas em espuma de borracha fina, tecido denso ou revestidas com papelão. Toda a rega é interrompida até a primavera. Árvores e arbustos maduros podem sobreviver a quedas de temperatura de curto prazo de -15ºC.

Reprodução

Albitsia reproduz-se vegetativamente (estacas), semeando com sementes e rebentos de raízes. O primeiro método é o mais prático, mas requer o conhecimento e a experiência necessários. A segunda opção levará muito mais tempo, adequada para jardineiros inexperientes ou na ausência de outro material de plantio. A semeadura prevê estratificação obrigatória em 2 meses. Em seguida, as sementes são germinadas em local permanente em uma mistura de areia e turfa ou em agroperlita. Os primeiros tiros aparecem em 1,5-2 meses.

Para o corte de estacas, são escolhidas as partes apicais dos brotos de um ano com notável lignificação. O comprimento de cada corte é de 10-15 cm, o corte inferior é feito em um ângulo de 45º, a borda superior deve estar em ângulo reto. A placa da folha é encurtada por ⅔. Antes do plantio, as seções inferiores são pulverizadas com Kornevin ou embebidas em sua solução.O plantio cria raízes por 2-3 meses. As plantações com estacas são cobertas com agrofibra ou película, regadas e arejadas regularmente.

Os processos basais são simplesmente separados da raiz materna e transplantados para um orifício preparado.

Doenças e pragas

A acácia distingue-se pela boa saúde, pois possui excelente imunidade. Uma planta de jardim saudável é virtualmente imune aos ataques de pragas. Instâncias que crescem em estufas ou em casa podem ser afetadas por ácaros ou cochonilhas, especialmente se suculentas crescerem na vizinhança. Para fins de prevenção, as plantas são tratadas com inseticidas. A razão para o ressecamento do crescimento anual dos ramos na primavera pode estar na doença fúngica Mancha do Coral. Na luta contra ela, são usados ​​fungicidas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário