Acácia: descrição e variedades, plantio e cuidados
A acácia é uma das árvores mais queridas pelos habitantes da cidade. Começando a florir, emite um aroma brilhante e muito rico, como se com ela envolvesse as ruas. Acácias podem ser encontradas com bastante frequência, são onipresentes, mas se não houver tal árvore perto de você, não se desespere. Afinal, mesmo um iniciante em jardinagem pode facilmente cultivá-la por conta própria. Consideremos com mais detalhes a descrição e as variedades de acácias, bem como as sutilezas do plantio e do cuidado.
Peculiaridades
A acácia é uma das poucas árvores cujas características se refletem na cultura e na história centenária do nosso mundo. É conhecida desde os tempos do Antigo Egito, onde a planta ganhava grande importância, considerando-a um símbolo de vida e morte. Outros povos também reverenciavam a acácia, segundo a lenda, a Arca de Noé até foi feita de sua madeira. Além disso, a madeira, a casca e as folhas da acácia têm sido amplamente utilizadas na medicina, em rituais e práticas religiosas.
O que é isso?
A acácia pertence à família das leguminosas - é uma árvore bastante alta que pode atingir os 25 metros. Devido à sua grande diversidade de espécies, a acácia perenifólia pode apresentar-se tanto na forma de árvore no sentido usual quanto na forma de um grande arbusto. As raízes da acácia são muito bem desenvolvidas. Como a árvore cresce em um lugar há muitos anos, o sistema radicular se aprofunda cada vez mais no solo para obter de lá tudo o que é necessário para a vida. Na camada superior, há uma forte ramificação das raízes, nas camadas mais profundas da terra, elas estão localizadas diretamente.
O diâmetro padrão do caule da cultura é de pouco mais de um metro. A casca é lisa, pode ter diferentes tonalidades: acastanhada, cinza, verde. Em tenra idade, são geralmente cores claras, na idade madura são mais escuras, mais próximas do marrom. Espinhos afiados também podem estar presentes em algumas variedades.
A folhagem tem a forma de um ovo. A parte superior é verde, lisa, mas a inferior é áspera e acinzentada. As flores de acácia em flor são muito impressionantes - são espécimes amarelos ou brancos, coletados em grandes inflorescências. Dependendo do tipo de inflorescência, podem ter diferentes formas: panículas, cilindros, escovas. As flores são dispostas neles de maneiras diferentes.
Quanto aos frutos da cultura, trata-se de vagens de bordô contendo feijão. Eles podem ser pubescentes ou lisos, geralmente há 5 sementes dentro de cada vagem. As frutas da acácia são frequentemente utilizadas na medicina, preparando tinturas e decocções delas para o tratamento de várias doenças.
No entanto, deve-se lembrar que as próprias frutas são venenosas e a ignorância de como prepará-las pode levar a graves intoxicações.
Onde ele cresce?
A acácia é encontrada em vários lugares do nosso planeta. As acácias selvagens são preferidas pelas áreas do sul do deserto, em particular as acácias australianas e africanas. Eles crescem em desertos, podem até ser encontrados em encostas rochosas. No entanto, a área de cultivo não se limita a isso. Muitas variedades de acácias, tanto arbóreas quanto arbustivas, crescem em solos pantanosos, em planícies e florestas subtropicais. Eles podem ser freqüentemente encontrados no México, Índia, Madagascar.
A acácia foi trazida para a Rússia apenas no século XIX. Hoje é comum na zona média, bem como no Cáucaso.
Tipos principais
Hoje, cerca de 800 espécies de acácia são conhecidas, cada uma com suas próprias características e características. Claro, não é possível considerar cada um deles, portanto, daremos uma breve descrição dos espécimes mais populares.
- Dourado. A altura da árvore chega a 12 metros, as folhas são ovais, de forma amarelada. As inflorescências são grandes, de cor branca, o cheiro é bastante forte.
- Guarda-chuva. Esta espécie prefere o clima quente dos países africanos. Parece peculiar: um tronco fino e uma coroa enorme que dá uma sombra. Existem muitos espinhos na árvore que servem de proteção contra os animais.
- Pêlos. Este nome pertence a duas espécies ao mesmo tempo: um arbusto de até 2 metros de altura e acácias que crescem até 20 metros de altura. Ambas as culturas têm lindas flores rosa que não emitem aroma.
- Prata. Esta acácia é provavelmente conhecida de todas as mulheres que fundaram a URSS, porque de outra forma é chamada de mimosa. Esta espécie se distingue por suas extraordinárias flores esféricas amarelas brilhantes. Pode atuar como uma cultura de ambiente.
- Vermelho. Vista muito interessante, subdimensionada - apenas até 2 metros. Sua peculiaridade reside na cor das flores - pode ser amarelo claro ou laranja muito brilhante e rico.
- Senegalês. Esta árvore é nativa da África, mas não é menos comum na Índia. Esta é uma árvore pequena, com cerca de 5 metros. Existem muitos espinhos ao longo do perímetro dos ramos. Esta espécie floresce em flores brancas ou amarelas.
- Sandy. Este tipo de acácia cresce no Cazaquistão, Irã e também na Ásia Central. Na maioria dos casos, é um arbusto, mas também podem ser encontradas árvores. As flores da cultura são lilases ou roxas escuras.
Importante! A acácia pode muito bem ser cultivada como uma árvore padrão, mas isso vai levar tempo e esforço. Para cultivar acácia em um tronco, os especialistas recomendam escolher espécies subdimensionadas.
Como plantar?
Antes de plantar uma acácia, você precisa escolher a acertada. Para fazer isso, é melhor entrar em contato com viveiros que irão ajudá-lo a escolher mudas fortes. Antes de comprar, todo o material de plantio é inspecionado, é importante garantir que as raízes não estejam fracas ou congeladas, podres. A presença de coma terrestre é permitida. Além disso, muitos viveiros vendem acácia diretamente no vaso.
É melhor escolher um local para o plantio em uma pequena colina, certificando-se de que não haja muita umidade no solo. É ideal se o local for protegido de ventos que podem prejudicar as inflorescências de árvores jovens.
Também é muito importante levar em consideração que a acácia atrairá muitas abelhas durante a floração, por isso não se deve plantá-la, por exemplo, perto do mirante onde está descansando. E também os especialistas não recomendam o plantio de árvores perto de plantações de frutas.
O solo deve ser leve e solto. O solo do jardim é misturado com cinzas e farinha de dolomita em pequenas quantidades... Além disso, você pode adicionar cerca de 70 gramas de nitroammophoska. Quando o solo estiver pronto, cave pequenos buracos e coloque as mudas lá, certificando-se de que o colo da raiz esteja no nível do solo. Após o plantio, as mudas são bem regadas. A época ideal para essas atividades é a primavera, mas algumas são plantadas no outono. O principal é chegar a tempo antes da geada.
Como cuidar bem dele?
A maioria das espécies de acácias são muito despretensiosas, não requerem cuidados complicados e crescem rapidamente. Para cultivar acácias caseiras ou de jardim com sucesso, é importante lembrar apenas algumas regras.
Rega
Ao contrário de muitas culturas, a acácia quase não precisa de rega. Apenas mudas jovens devem ser regadas a cada poucas semanas. Normalmente, um balde de água morna parada é suficiente. Com um pouco mais de frequência é necessário regar em uma seca severa, mas se chover, a rega é cancelada completamente. Quando a acácia cresce, e acontece bem rápido, não é preciso regar.
As árvores maduras têm raízes fortes que podem tirar água do solo por conta própria.
Fertilizante
Quanto aos fertilizantes, a acácia raramente é alimentada. Nos primeiros três anos, a planta não vai precisar de nada, tirando do solo tudo o que precisa. Em seguida, você pode adicionar um curativo mineral, que irá enriquecer o solo nos próximos anos. Os orgânicos diluídos com água não serão menos úteis neste caso. Em agosto, quando termina a floração, geralmente são aplicados fertilizantes de potássio para ajudar na preparação para o inverno.
Mas em nenhum caso você deve adicionar nitrogênio, uma vez que a própria acácia o produz.
Poda
A poda das acácias é necessária porque as árvores crescem rapidamente, perdendo a forma. A poda rejuvenescedora é realizada em março, durante a qual os galhos congelados e doentes são retirados da árvore, e todos os desnecessários no círculo do tronco também são removidos. Além de rejuvenescer, também é feita a poda formativa. Os brotos são cortados ao meio e logo começam a crescer com vigor renovado. Além disso, a árvore pode ser podada de uma forma especial, formando uma bola ou cascata, mas aqui é melhor usar os serviços de profissionais.
Transferir
O transplante da planta é melhor feito na primavera, para que haja menos estresse na colheita. É preciso lembrar que só árvores jovens podem ser transplantadas, pois os adultos criarão raízes a tal ponto que não será possível desenterrá-las. A acácia é transplantada em um dia fresco, de preferência à noite. A muda é desenterrada com um grande torrão de terra, a terra não é sacudida. Você pode embrulhar o caroço em um pano úmido por várias horas. Em seguida, é transferido para o buraco pronto, plantado e coberto com terra, regado.
É importante que as condições de cultivo não sejam diferentes das anteriores.
Reprodução
Existem duas maneiras de propagar a acácia.
- Seminal. Este método é mais complicado e demorado. Você precisará de sementes para ele, que podem ser compradas em uma loja de jardinagem ou colhidas de feijão em suas próprias acácias. O plantio começa no final de março, até essa época a semente é mantida no frio. Antes do plantio, as sementes são mergulhadas em água fervente e depois mantidas em líquido frio por meio dia. Depois disso, são enterrados 1 centímetro em solo fértil com uma pequena quantidade de areia. Os recipientes são cobertos com vidro e colocados em um local bem iluminado. Depois de uma semana, os brotos vão brotar, o vidro é retirado, proporcionando uma temperatura do ar de pelo menos +20 graus.
Em maio, as mudas são levadas para a estufa diretamente em recipientes e, após algumas semanas, são plantadas no solo (na estufa). Você pode plantá-los em terreno aberto no ar somente depois de um ano.
- Estacas... A acácia também pode ser propagada por estacas. Esta é uma forma muito simples e rápida que não requer nenhum conhecimento especial do jardineiro. O fato é que os brotos aparecem constantemente perto da acácia, que são usados para reprodução. Cave qualquer talo de sua preferência e coloque-o no buraco, regando bem. A prática mostra que as mudas são aceitas quase cem por cento, não necessitando de cuidados.
Doenças e pragas
A acácia quase não é suscetível a doenças virais, mas as fúngicas podem aparecer. Na maioria das vezes isso acontece por culpa do jardineiro, que plantou árvores com muita densidade, regou em excesso ou não processou os cortes após o corte de cabelo da primavera. Às vezes, o fungo vem de outras culturas. Vamos considerar as doenças mais comuns.
- Uma das doenças mais desagradáveis - podridão branca. Progride no verão, em calor e umidade, manifestando-se como protuberâncias acinzentadas e brancas no tronco e ramos. Vendo esses crescimentos, as partes afetadas da árvore devem ser cortadas e queimadas, e a própria acácia deve ser tratada com fungicidas, inclusive o solo.
- Quando a folhagem está florescendo, a acácia pode atacar ferrugem... Na parte inferior da folhagem aparecem manchas fofas de cor marrom; se você as ignorar, com o tempo a folhagem amarelará e morrerá. Como medida preventiva, não deve ser permitido que folhas caídas permaneçam no local, no qual os esporos do fungo invertem. O tratamento consiste no processamento com líquido Bordeaux.
- Oídio principalmente se desenvolve em meados do verão. Uma flor esbranquiçada aparece na folhagem e ramos, um pouco mais tarde aparecem manchas vermelhas. Como no caso anterior, primeiro colete todas as folhas caídas. Em seguida, a árvore é tratada com fungicidas, por exemplo, "Skor".
É difícil destacar uma das pragas mais prejudiciais. As acácias podem prejudicar os insetos que parasitam outras plantações - este Pode ser besouro, urso, ácaro, pulgões, formigas. Mas das pragas "profissionais" inerentes apenas à acácia, pode-se notar escudo falso de acácia e lagartas de mariposa acácia.
Os primeiros são eliminados com inseticidas, enquanto os últimos podem ser ajudados pela escavação outonal do solo entre as fileiras das plantações.
Uso em paisagismo
Decidir cultivar acácia em seu site, você nunca perderá, pois essa árvore é universal. Ele é usado para criar becos que parecem frescos e bonitos, e também pode funcionar como uma tênia. Espécies de acácias de diferentes tipos são plantadas com coníferas, elas parecem muito incomuns com árvores de Natal de baixo crescimento e thujas, zimbros. Mas a característica mais interessante da acácia é que muitas formas interessantes podem ser formadas a partir dela, o que tornará o projeto do jardim único.
Além disso, as acácias, especialmente as amarelas, parecem elegantes em companhia de cores vivas em tons frios. Por exemplo, seria uma boa ideia plantar narcisos, miosótis, íris e quaisquer outras flores de cores azuis e roxas nas proximidades. Recomenda-se combinar acácia branca com safras rosa, amarelo claro e vermelho, então a composição ficará bem clara e arejada.
O cultivo de acácias é um processo fácil e complicado. Graças à robustez invernal e à despretensão desta cultura, a acácia é apreciada por milhares de jardineiros de vários países. E uma grande variedade de espécies, que permite a cada um escolher uma planta ao seu gosto, ajuda a criar zonas verdadeiramente belas que contribuem para o relaxamento, o descanso e o bom humor.
Para obter detalhes sobre como cuidar da acácia, consulte abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.