Telêmetros a laser: características e regras de seleção
Telêmetros a laser são ferramentas populares e são muito populares tanto com construtores profissionais quanto com DIYers. Os dispositivos substituíram as tradicionais fitas métricas de metal e imediatamente ocuparam seu lugar de direito no mercado moderno de instrumentos de medição.
Recursos do dispositivo
O telêmetro a laser é uma ferramenta de medição particularmente precisa que mede elementos estruturais de difícil alcance e determina sua área. Devido à sua ampla funcionalidade, os telêmetros são amplamente utilizados em vários campos: construção, onde medem a distância entre as superfícies verticais e horizontais, calculam a área das instalações e calculam o seu volume, determinam o comprimento da inclinação do telhado e o ângulo da sua inclinação, e também encontram a área das paredes inclinadas e o comprimento de suas diagonais. Além disso, a régua rangefinder é capaz de trabalhar com áreas e tamanhos significativos, razão pela qual pode ser usada não só na construção, mas também na caça. Os modelos de caça têm design monocular e são capazes de calcular a distância de um alvo com uma distância de até 2 km, exibindo o resultado na ocular.
Os dispositivos geralmente são equipados com uma calculadora balística que pode calcular com precisão a velocidade de um animal em movimento. No entanto, eles não são adequados para as necessidades de construção: o erro de medição é mais / menos um metro, o que é absolutamente inaceitável para trabalhos internos. Em modelos de construção e topográficos, o erro de medição está entre 1-1,5 mm e depende do tipo de superfície reflexiva.
A faixa de medição dessas amostras é de até 200 m.
Dispositivos topográficos mais poderosos são usados para cortar terrenos e realizar procedimentos de levantamento topográfico. E se antes os donos de hortas tinham que contorná-las com fitas métricas de metal, e com base nos dados obtidos, fazem cálculos de forma independente, hoje todos os cálculos são feitos pelo aparelho. Se for necessário medir a distância a algum objeto na água, um telêmetro a laser eletrônico do tipo navegação virá em seu socorro.
Esses modelos são frequentemente instalados em pequenos navios fluviais e marítimos.
Dispositivo e princípio de operação
Os telêmetros a laser têm um dispositivo bastante complicado e consistem em um corpo robusto e resistente ao desgaste, equipado com almofadas protetoras e protegendo os dispositivos de danos em caso de queda acidental. Um emissor de laser óptico é instalado dentro da carcaça, que serve para gerar e enviar um feixe para o objeto, e um refletor óptico que recebe o feixe refletido do objeto.
O dispositivo está equipado com um microprocessador com um programa embutido, graças ao qual os resultados obtidos são processados e exibidos na tela do display.
O design é complementado por uma mira óptica, que permite focar claramente o feixe em um determinado ponto, e um nível de bolha (nível de bolha), que possibilita alinhar o telêmetro em uma superfície sólida. Os modelos construtivos são equipados adicionalmente com um bloco de notas e função de calculadora, com a qual o próprio aparelho realiza os cálculos necessários e os armazena na memória.Quase todos os dispositivos são equipados com um display gráfico retroiluminado que permite trabalhar no escuro e um teclado de membrana selado com teclas de função, que impede a entrada de água no instrumento.
Muitos modelos modernos de telêmetro a laser são equipados com opções adicionais. Eles não têm um efeito particular na operação do dispositivo, mas, é claro, podem tornar sua operação mais conveniente e compreensível. Essas funções incluem um dispositivo de mira projetado para se aproximar visualmente do objeto de medição. É feito na forma de uma câmera em miniatura e funciona como uma lupa digital - zoom. A opção é muito conveniente ao trabalhar com longas distâncias e permite que você foque com mais precisão a direção do feixe de laser. Bônus não menos agradáveis são um termômetro, um display digital com uma imagem colorida e um sensor de ângulo de inclinação capaz de fixar uma inclinação em 45 graus.
A última função é especialmente útil ao calcular os ângulos de inclinação do telhado e ao calcular distâncias em superfícies curvas.
O princípio de funcionamento do dispositivo é bastante simples e consiste no seguinte: o sinal de laser, emitido pelo emissor, atinge o objeto alvo, reflete a partir dele e retorna. O dispositivo, conhecendo a velocidade do sinal, fixa o tempo durante o qual percorreu uma determinada distância, após o qual calcula automaticamente a distância até o objeto. O telêmetro é alimentado por uma bateria, o que torna o instrumento completamente autônomo e permite que você o use em campo.
Visualizações
A classificação dos telêmetros a laser é feita de acordo com critérios como funcionalidade e princípio de operação. Em termos de funcionalidade, os dispositivos estão divididos em três grupos, sendo o primeiro representado por modelos simples com alcance de até 30 metros. Essas amostras pertencem à categoria de utensílios domésticos e são utilizadas para construção privada e pequenas medições. As vantagens dos modelos domésticos são o baixo custo e a facilidade de uso.
As desvantagens incluem a impossibilidade de trabalhar com longas distâncias e a impossibilidade de medir os ângulos de inclinação.
O segundo grupo é o mais numeroso e é representado por dispositivos com alcance de até 80 m. Os dispositivos são equipados com um conjunto padrão de funções, incluindo a capacidade de somar e subtrair, encontrar a área e o volume, bem como a opção de alterar unidades de medida, memória dos últimos valores, luz de fundo da tela e som. Alguns modelos são capazes de trabalhar com dois ou mais pontos de referência e estão equipados com temporizador. A principal vantagem dos dispositivos de classe média é sua versatilidade. As desvantagens incluem a impossibilidade de trabalhar com longas distâncias e a impossibilidade de medir os ângulos de inclinação.
Isso permite que você use telêmetros tanto para atividades profissionais quanto para trabalhar em casa.
As vantagens também incluem um custo aceitável, uma ampla gama de modelos, operação simples e intuitiva e uma longa vida útil dos dispositivos. Quanto às desvantagens, não há falhas particulares nos modelos deste grupo. A exceção são as queixas de usuários individuais sobre a impossibilidade de medir ângulos e estruturas curvas complexas.
No entanto, tais alegações podem ser consideradas subjetivas, uma vez que dispositivos de uma classe completamente diferente são necessários para realizar esse trabalho.
O terceiro grupo inclui amostras de alta tecnologia que, além das funções acima, são capazes de realizar cálculos matemáticos complexos., determine as dimensões dos elementos inacessíveis, calcule o comprimento das linhas curvas, calcule as áreas dos triângulos, os valores numéricos dos ângulos e determine as coordenadas dos pontos dados. Esses telêmetros são capazes de trabalhar em distâncias de 100 a 300 m, são equipados com uma câmera de vídeo embutida ou uma mira óptica e, graças à poderosa luz de fundo da tela, podem ser usados no escuro.As vantagens das amostras incluem multifuncionalidade, design moderno e a presença de um grande número de funções adicionais. A desvantagem é o alto custo dos modelos, o que é compreensível pela ampla gama de suas capacidades e excelentes qualidades de trabalho.
O próximo sinal da classificação dos telêmetros a laser é o princípio de operação dos dispositivos. De acordo com este critério, os padrões impulsivos e de fase são diferenciados.
Impulsivo
Telêmetros deste tipo incluem um detector de emissão e um laser pulsado. Para calcular a distância até um determinado ponto, ele multiplica o tempo de viagem da onda pela velocidade da luz. Graças ao poderoso impulso, os modelos são capazes de operar a distâncias bastante grandes (de 1 km) e são frequentemente instalados em miras militares. Uma característica distintiva dos telêmetros impulsivos é um curto "tiro" de luz e baixa sensibilidade à interrupção do sinal, o que os permite trabalhar efetivamente sob a influência de fatores ambientais adversos, por exemplo, com um grande fluxo de tráfego, chuva ou vento lateral
Estágio
Esses rangefinders, ao contrário do tipo anterior, não são capazes de trabalhar em longas distâncias, no entanto, eles são caracterizados por uma alta precisão de medição e são muito mais baratos do que seus homólogos impulsivos. O último é devido à falta de um cronômetro caro e altamente preciso, que é fornecido com amostras de pulso. O princípio de operação dos telêmetros de fase é que o feixe de laser vai para um objeto com uma fase, então é refletido e volta para trás com outra. O dispositivo neste momento leva em consideração a mudança de fase e determina o alcance do objeto.
A trajetória da onda bifásica permite que o dispositivo calcule distâncias com extrema precisão, o que torna os modelos de fase o tipo mais popular de equipamento de medição. Se o objeto estiver localizado a uma distância que excede o comprimento de onda, o laser envia um sinal várias vezes com frequências de modulação diferentes. Além disso, um microprocessador está incluído no trabalho, que resolve um sistema de equações lineares e calcula a distância até o objeto com precisão especial. O erro de medição dos modelos de fase é de +/- 0,5 mm, a faixa de operação não excede 1 km.
O que procurar ao escolher?
Antes de começar a escolher uma fita métrica a laser, você precisa decidir sobre as condições em que ela deve ser usada. Portanto, se você pode escolher absolutamente qualquer modelo de funcionalidade média para uso interno, para uso externo é recomendável levar um dispositivo com mira. Isto se deve ao fato de que ao ar livre, mesmo a uma distância de 10-15 metros, é quase impossível enxergar, e mais ainda fixar um determinado ponto. Os avistamentos integrados, por sua vez, são ópticos e digitais.
Os modelos óticos são uma versão anterior dos dispositivos e não são tão comuns no momento. Essas amostras têm, via de regra, ampliação 2x, o que torna possível corrigir com bastante precisão a direção do feixe e medir de acordo com todas as regras. Uma desvantagem significativa dos dispositivos de mira ótica é a necessidade do uso de um tripé, pois mantendo o telêmetro no peso e olhando pelo olho mágico, é bastante difícil fixar claramente a mira da mira no ponto desejado.
Portanto, se as finanças permitirem, é melhor escolher um telêmetro com mira digital, que é uma câmera com zoom embutida que exibe uma imagem na tela. Para marcar um ponto em uma superfície distante, você só precisa alinhá-lo com a mira da tela e fazer uma medição. Os modelos digitais são muito mais convenientes do que os ópticos e têm ampliação de 4x. Isso permite que você faça medições facilmente em locais de difícil acesso e inconvenientes, por exemplo, ao nível do chão: é extremamente inconveniente olhar pelo olho mágico em tais casos, e não será difícil encontrar e marcar um ponto a tela de exibição.
O próximo critério de seleção é a faixa de medição.E se tudo é simples com o valor máximo e cada um escolhe um modelo de acordo com a natureza do próximo trabalho, então nem sempre prestam atenção à distância mínima de medição. Esta abordagem é fundamentalmente errada, uma vez que muitas vezes surgem situações em que é necessário medir um espaço estreito ou determinar o tamanho de um elemento estrutural. Portanto, é melhor escolher um dispositivo que possa ler distâncias a partir de 5 cm. Para ser justo, deve-se destacar que a maioria dos modelos trabalham nesta faixa, porém, existem muitos dispositivos medindo a partir de 50 cm. Ao mesmo tempo, há absolutamente nenhuma diferença de preço entre o primeiro e o segundo, em relação ao qual é melhor escolher um telêmetro com uma faixa operacional mais ampla.
Outro critério de seleção importante é a precisão da medição. A maior parte dos dispositivos na categoria de preço médio (até 6.000 rublos) tem um erro de 1,5 a 3 mm, enquanto para opções mais caras esse indicador mal chega a 1 mm. No entanto, esses valores não são constantes e dependem da luz solar, da imobilidade do telêmetro durante a operação e da distância do objeto. Assim, com o aumento da distância entre dois pontos, o erro aumentará e vice-versa.
Além disso, ao escolher um modelo, você deve prestar atenção à disponibilidade de funções adicionais. Portanto, a opção de rastreamento permitirá que você meça distâncias continuamente enquanto move o telêmetro e, em seguida, mostre os resultados. Esta opção é necessária nos casos em que é necessário medir parte da sala ou o comprimento da estrutura geral. Outra opção útil é a capacidade de medir ângulos. Produtos com goniômetro são necessários para a construção de coberturas e medição de fundações curvas. Se você planeja realizar vários cálculos geométricos usando fórmulas para calcular a área, os ângulos e o volume, então você precisa comprar um modelo com um microprocessador forte e um bom software.
Para o trabalho no campo, bem como para as medições ao ar livre, é recomendado escolher rangefinders com tripéjá para o trabalho em ambientes internos, bastará colocar o aparelho sobre a mesa ou no chão, dispensando a compra de tripé. E uma dica final: na hora de comprar um telêmetro a laser, é melhor optar por modelos que funcionam com bateria. Isto se deve ao fato de que na hora de adquirir um produto com bateria embutida, quando a vida útil se esgota, pode ser difícil substituí-la.
Como usar corretamente?
Para trabalhar com telêmetro a laser não causar dificuldades e trazer o resultado desejado, várias recomendações devem ser seguidas.
- Antes de usar a fita métrica, você precisa ler atentamente as instruções.
- Proteja o dispositivo contra umidade e sujeira e evite superaquecimento ou resfriamento excessivo.
- Apesar da presença de almofadas de proteção no corpo, nem todos os modelos de telêmetros a laser são à prova de choque e podem quebrar se ocorrerem grandes cargas de peso. Nesse sentido, devem ser operados com cautela, procurando evitar quedas acidentais.
- É proibido permitir que crianças brinquem com o aparelho ou direcione o raio laser para pessoas ou animais.
- A eliminação de avarias deve ser realizada apenas em oficinas especializadas na reparação de equipamentos de medição de alta precisão. Não é recomendável abrir e reparar o dispositivo por conta própria.
- É necessário guardar o telêmetro a laser em uma caixa especial, longe de aparelhos de aquecimento e da luz solar direta.
Depois que as regras básicas de operação são levadas em consideração, você pode começar a medir os espaços. Para fazer isso, você deve aderir a um determinado algoritmo de ações, que inclui várias operações sequenciais.
- O primeiro passo é remover o rangefinder do estojo, montá-lo em um tripé ou colocá-lo em uma superfície plana.
- Em seguida, usando o botão iniciar, o dispositivo é ligado e um ponto de referência é selecionado, que pode ser determinado tanto na frente do telêmetro quanto na parte de trás. Esta função permite que você ignore a espessura da caixa ao medir e faça medições com mais precisão.
- Após selecionar o ponto de referência, defina as unidades de medida nas quais a medição será feita e pressione o botão de sinal ou pulso.
- Os resultados da medição, bem como os cálculos de área e volume necessários, são exibidos imediatamente no visor.
Avaliação de modelos populares
O mercado moderno de equipamentos de medição apresenta uma ampla gama de telêmetros a laser. Abaixo está uma visão geral dos modelos mais populares, as análises dos quais podem ser vistas na Internet com mais frequência.
- Fita Telêmetro a Laser Alemã equipado com uma caixa à prova d'água e uma memória que armazena informações sobre as últimas 20 medições. O dispositivo pode resistir a quedas de 10 metros de altura e é capaz de operar em temperaturas do ar de -30 a 55 graus e umidade de até 98%. O modelo se distingue pela alta precisão de medição e tem um erro de no máximo 2 mm. O software permite determinar a altura de estruturas à distância, utilizando a fórmula pitagórica, e a capacidade de trabalhar com obstáculos permite medir através de obstáculos. O modelo está equipado com retroiluminação, display de cristal líquido de quatro linhas e um poderoso laser de alta precisão, e o tempo de cálculo dos parâmetros exigidos não ultrapassa 2 segundos. O custo da ferramenta é de 5200 rublos.
- Modelo da marca alemã Stabila LD 420 Conjunto 18378 produzido na Hungria e custa 15.880 rublos. O aparelho foi projetado para trabalhar em longas distâncias e pertence à categoria de ferramenta profissional. O telêmetro cumpre totalmente com os rigorosos requisitos internacionais, é fabricado de acordo com o padrão ISO 16331-1, possui uma caixa resistente à poeira e umidade e não tem medo de quedas em altura. O aparelho funciona com duas pilhas AAA com tensão de 1,5 V, seu peso é de 150 g, as dimensões de comprimento, largura e altura são 155x80x220 mm.
- Laser remoto modelo Hilti PD-E Equipado com um display LED, as imagens são claramente visíveis mesmo sob luz solar intensa. O dispositivo é equipado com um sensor capaz de medir o ângulo de inclinação de até 360 graus, o que permite utilizá-lo como transferidor. O produto também é equipado com visor e pode ser usado em áreas externas. O erro é de 1 mm, a faixa de medição é de até 200 m, a classe de proteção é IP 65. O modelo está equipado com um laser classe 2 com potência de até 1 mW, é capaz de operar na faixa de temperatura de - 10 a 50 graus e é produzido nas dimensões de 129x60x28 mm. As baterias alcalinas são suficientes para 5.000 medições, o aparelho pesa 200 ge custa 24.000 rublos.
- Modelo de montagem chinês Instrumax Sniper 50 IM0107 fabricado de acordo com a norma IP54 e equipado com um diodo laser com comprimento de onda de 650 nm, capaz de operar em distâncias de até 50 m. O display de cristal líquido é equipado com retroiluminação brilhante, o peso do dispositivo é de 115 g, e três pilhas AAA com voltagem de 1,5 são usadas como fonte de energia B. O telêmetro tem dois pontos de referência, pesa 250 g, é fabricado nas dimensões 174x126x66 mm e custa 3.159 rublos.
- Telêmetro a laser Makita LD050P de fabricação japonesa é projetado para medir distâncias de até 40 metros, mas na presença de um refletor, o alcance aumenta para 50. O microprocessador embutido é capaz de somar e subtrair distâncias, bem como calcular a área e armazenar últimos 5 resultados na memória. O aparelho é alimentado por duas pilhas AAA com tensão de 1,5 V, possui 2 pontos de referência e pesa 260 g. O modelo não é adequado para trabalhar com tripé e não possui viseira, por isso pertence à categoria de uma ferramenta não profissional e é perfeita para uso doméstico. O dispositivo está disponível nos tamanhos 180x130x65 mm e custa 5.519 rublos.
- Modelo da marca americana Dewalt DW 03050 produzido na Hungria, projetado para reparos e construção e é capaz de fazer medições a distâncias de até 50 m.O microprocessador pode realizar todo o conjunto padrão de cálculos, armazenar os últimos 5 resultados na memória e fazer medições em sistemas métricos e em polegadas. O produto atende à classe de proteção IP65, devido ao qual não permite a entrada de poeira na carcaça e pode ser utilizado na chuva. O dispositivo pesa 280 g, funciona com duas baterias AAA, está disponível nas dimensões de 180x126x75 mm e custa 6.925 rublos.
- Telêmetro a laser Tesla M-40 Touch é capaz de operar na faixa de 20 a 40 m, opera com baterias AAA e tem um erro de 2 mm. O aparelho pode operar em temperaturas de 0 a 40 graus, está equipado com um laser classe 2 com comprimento de onda de 630 nm e é destinado ao uso doméstico. O custo do aparelho é de 2.550 rublos.
Para obter informações sobre quando um medidor de alcance a laser é usado, consulte o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.