Decoração de pedra do Daguestão
Entre a enorme variedade de todos os tipos de materiais de acabamento, a pedra do Daguestão se destaca. A fachada da casa, revestida com lajes naturais criadas pela própria natureza, parecerá especialmente sólida e respeitável e manterá sua atratividade por muitos anos. No artigo, entenderemos o que está oculto sob o nome "Pedra do Daguestão", quais são suas características e por que em alguns casos é aconselhável fazer uma escolha a seu favor.
O que é isso?
A pedra do Daguestão é o nome de um grupo de materiais naturais que, depois de processados, são painéis serrados para fachada de casas. Este grupo inclui os seguintes tipos de rochas.
- Calcário... O tipo de ladrilho mais difundido e barato obtido a partir do processamento de detritos de rocha orgânica. É resistente ao gelo, mas capaz de absorver umidade, portanto, necessita de hidrofobização.
- Rocha de concha... O mesmo calcário, mas dos elementos do fundo do mar. Em sua estrutura, peças ou mesmo pequenas conchas inteiras são claramente visíveis. Tem maior resistência ao calor, por isso é freqüentemente usado para enfrentar lareiras. Ele também precisa ser tratado para protegê-lo da umidade.
- Arenito... Material natural, cimentado pela própria natureza. É formado por partículas de minerais (principalmente quartzo) ligadas pela alumina. Não apenas as fachadas são decoradas com arenito, mas também detalhes menores - cornijas, bancadas, arcos, gazebos.
Apreciada pela sua textura natural única, que por si só é o destaque da decoração.
- Dolomite... Um material de construção ideal com grande resistência, mas fácil de trabalhar. É freqüentemente usado para acabamento de fachadas e pedestais. Um pouco como o mármore, tem um brilho fosco na superfície. Algumas variedades se prestam ao polimento.
Na maioria das vezes, é a rocha de concha que é usada no projeto de casas. Ao longo dos séculos, o relevo do planeta mudou, as rochas foram submersas ou, ao contrário, o mar expôs as rochas. A rocha da concha foi mineralizada e destruída pela erosão. Como resultado desse "processamento" natural, foram formadas placas que são fáceis de cortar, têm maior resistência e características de economia de calor.
Esses materiais de mineração são extraídos em várias regiões da Rússia - no Extremo Oriente, na Crimeia, nos Urais e na República do Daguestão.
A principal diferença entre o grupo do Daguestão e outros representantes das rochas é a seguinte:
- em estrutura, é uma pedra mais densa e resistente, por isso se presta melhor ao corte e à trituração;
- é extraído nas regiões montanhosas do Cáucaso e nas águas rasas do Mar Cáspio;
- Os testes realizados mostraram que as raças do Daguestão não apresentam fundo de radiação, o que indica a sua total segurança para a saúde humana.
A paleta de cores da pedra do Daguestão é bastante diversa: tons de areia e bege rico, quase branco e com uma tonalidade rosada, marfim e cinza prateado. Além disso, cada placa apresenta padrões e veios peculiares em sua textura natural que realçam as cores principais e conferem à pedra um visual verdadeiramente luxuoso.
Vantagens e desvantagens
Para ter um entendimento mais completo da pedra do Daguestão, considere as vantagens e desvantagens de cada variedade.
Calcário
prós:
- a tonalidade branca confere ao edifício, acabado com este material, verdadeiramente aparência aristocrática e respeitável (pequenas manchas amareladas na pedra são visíveis apenas na distância mais próxima);
- um peso leve o material permite que você o use para revestimento de paredes verticais externas e internas, em estruturas de suporte de carga e fundações do edifício;
- se encaixa perfeitamente para criar esculturas, cornijas, balaústres, colunas e arcos.
Menos - não é adequado para revestimentos de pisos ladrilhados.
Rocha de concha
Vantagens:
- peso leve, não carrega a parede;
- pode ser usado como revestimento de piso (por exemplo, em varandas e terraços);
- é um material "respirável", não retém umidade;
- fácil de cortar, assume qualquer forma.
Falha - desintegra-se com processamento impróprio e descuidado.
Arenito
prós:
- preço baixo;
- facilidade de processamento;
- textura porosa incomum;
- pode ser usado tanto para decoração de paredes como para a criação de elementos arquitetônicos: colunas, arcos, grades, estruturas esféricas.
Minuses:
- a alta porosidade facilita a penetração da umidade;
- você terá que tratar as paredes com impregnações especiais a cada 5-6 anos para que as gotas de chuva escorram pela parede e não sejam absorvidas;
- usado apenas para superfícies verticais.
Dolomite
Vantagens:
- a maior resistência ao desgaste de todos os materiais acima;
- devido à sua maior resistência, é perfeito para enfrentar o porão, fundação;
- a absorção mínima de água permite que você use o material sem pré-tratamento das paredes;
- pode até ser usado para criar caminhos de jardim.
Falha - devido à sua resistência e alto peso, não é adequado para a criação de elementos arquitetônicos esculpidos.
É importante observar mais alguns pontos relacionados a qualquer um dos tipos listados:
- se a pedra começar a escurecer com o tempo, as superfícies devem ser tratadas com agentes anti-umidade especiais - repelentes de água;
- montagem é necessário realizar de forma clara de acordo com todas as regras, levando em consideração todas as nuances de fixação de material pesado (se as camadas das placas de revestimento começarem a desmoronar e descascar, isso indica instalação inadequada);
- não confie na baixa condutividade térmica da pedra e economize no isolamento térmico - a pedra é um elemento decorativo e não participa no isolamento das paredes.
Variantes de uso em decoração de fachada
Para os povos do Cáucaso, os edifícios de pedra natural são uma longa tradição, enraizada ao longo dos séculos. Nas regiões montanhosas, você ainda pode encontrar as ruínas de fortalezas que foram construídas com pedra do Daguestão há muitos séculos. Apesar da antiguidade, muitas partes das paredes permaneceram na sua forma original, o que indica a durabilidade excepcional deste material. Atualmente, o revestimento de fachadas com pedra do Daguestão se tornou extremamente popular. Este projeto pode decorar um edifício em qualquer estilo arquitetônico. O revestimento de pedra irá adicionar solidez e monumentalidade a edifícios privados de um andar. As mansões luxuosas agregam aristocracia e respeitabilidade.
Se desejar e houver disponibilidade de fundos, a fachada da casa pode ser decorada com balaustradas de pedra, parapeitos, elementos figurados, cornijas, terraços e colunas.
Além disso, caminhos de jardim, fontes, bacias em pedestais e canteiros de flores revestidos com pedra do Daguestão podem se tornar uma continuação arquitetônica da decoração da fachada - tal solução criará um conjunto único de paisagem.
A decoração em pedra combina bem com estilos mais modestos:
- rústico;
- Provence;
- Mediterrâneo.
O revestimento com pedra do Daguestão se encaixa organicamente no estilo de loft moderno e até mesmo na alta tecnologia. Além disso, se não for possível decorar toda a fachada com pedra, você pode decorar seus elementos individuais - um parapeito de varanda, janelas e aberturas de portas, um pedestal, saliências de canto e degraus. Esta técnica irá reduzir significativamente os custos, mas ao mesmo tempo dar um toque original ao exterior do edifício.
Métodos de instalação
Antes de proceder diretamente à instalação das lajes de pedra, deve-se preparar a superfície da fachada. A escolha do método de preparação dependerá do material a partir do qual o edifício é erguido. A instalação nas seguintes superfícies é possível:
- concreto aerado;
- bloco de espuma;
- tijolo;
- metal;
- Madeira.
Ou seja, a pedra do Daguestão adequado para qualquer tipo de revestimento de fachada, mas cada material requer uma certa preparação. Assim, superfícies empoeiradas (por exemplo, gesso) são cobertas com uma emulsão de primer, concreto é rebocado, glassine e uma malha de metal são aplicadas na árvore. Também é possível montá-lo em um aquecedor.
Existem dois métodos de montagem usando:
- perfis metálicos;
- solução adesiva (espuma de cola).
O primeiro método é considerado mais econômico para a maioria das superfícies - permite que o ar circule entre os elementos estruturais, não requer uma superfície perfeitamente plana. O segundo método é tradicional e não difere muito da instalação usual de painéis com cola.
Em perfis de metal
A tecnologia de instalação será a seguinte.
- Criação de marcações na parede. Para começar, são aplicadas marcas verticais - guias serão fixadas a elas a uma distância de 60-80 cm.
- De acordo com o desenho aplicado, são feitos furos para os suportes.... Estes últimos são instalados a meio metro de distância um do outro.
- Anexe tiras verticais usando âncoras. Neles são instaladas faixas horizontais (a largura depende do tamanho dos ladrilhos de pedra).
- Na caixa acabada a própria pedra do Daguestão é fixada.
É importante levar em consideração que se os ladrilhos forem de tamanhos diferentes, então as faixas horizontais não são instaladas todas de uma vez, mas à medida que cada elemento é colocado.
Para solução de cola
Para "colocar" as lajes de pedra na cola, primeiro você terá que fixar uma malha de metal de malha fina na fachada. Em cada metro quadrado, a tela é fixada com buchas com elemento de fixação (parafuso, prego). Depois de instalar a tela, a solução adesiva é misturada.
É importante considerar os seguintes pontos durante a instalação com cola.
- A cola seca rapidamente, portanto, o trabalho deve ser iniciado imediatamente após a preparação da mistura.
- Na parte inferior da parede, a barra inicial é fixada com antecedência. Isso permitirá que você evite erros e disponha os ladrilhos de maneira uniforme.
- O rejuntamento é realizado após o assentamento de cada camada, e o excesso de argamassa é removido imediatamente... Caso contrário, depois que a mistura secar, será extremamente problemático, demorará muito.
- Montagem comece pelo topo da fachada para que as filas de ladrilhos já colocadas não se sujem.
- Ao instalar os ladrilhos, é imprescindível observar uma distância de 4-6 mm para a junta do ladrilho. Isso protegerá contra o inchaço e descascamento do material durante temperaturas extremas.
O algoritmo de instalação não é difícil, a instalação é feita em duas etapas.
- Uma camada de argamassa suficientemente espessa é aplicada à malha preparada - a malha deve ser totalmente enterrada nela. Nesse caso, a superfície não precisa ser nivelada, pois o "relevo" resultante promoverá uma aderência de alta qualidade da laje à parede.
- A cola também é aplicada ao painel de ladrilho, após o que é aplicado imediatamente na superfície, girando levemente de um lado a outro, e a seguir batendo no azulejo com um martelo de ponta emborrachada para melhor afogamento na solução.
Depois de concluída a instalação, as juntas são lixadas e, em seguida, a fase de acabamento é adiada por um tempo para permitir que a cola seque adequadamente. Com tempo quente e ensolarado, isso levará 4 dias, em um verão chuvoso ou no outono, você terá que esperar pelo menos uma semana.
Após este período, é efectuado o tratamento obrigatório das lajes de pedra com hidrofugante.
Cobrindo as peças de canto
Colocar painéis de azulejos em uma superfície vertical é uma parte importante do trabalho, mas não tudo. Ainda existem os cantos do edifício, que, sem decoração adicional, não só irão estragar a aparência do edifício, mas também formarão espaços desnecessários no cruzamento dos cantos.
- No caso de instalação geral em perfis metálicos, são utilizados elementos em forma de L. Eles são fixados nos cantos do edifício por meio de suportes. Pequenos pedaços de ladrilhos são montados nessas tiras de metal. Para aumentar o contraste e tornar o edifício particularmente atraente, as peças de canto podem ser selecionadas a partir de pedras que diferem na cor da alvenaria principal.
- Ao usar soluções adesivas no processo de instalação, você terá que recorrer a alguns truques e truques. Isso poderia criar uma pseudocoluna (as peças que formam o canto se projetarão significativamente contra o fundo da parede). O método de alvenaria irregular é freqüentemente usado, quando elementos mais longos e mais curtos alternam verticalmente.
Algumas palavras sobre hidrofobização
O revestimento de superfícies forradas a pedra natural com soluções hidrorrepelentes é uma parte obrigatória destas obras. Como mencionado acima, a maioria das variedades de pedra do Daguestão tende a absorver umidade, e isso eventualmente leva ao escurecimento da superfície, destruição de ladrilhos, aparecimento de fungos, mofo. O tratamento com repelente de água é realizado estritamente após o término de todos os trabalhos.
No caso do método de aplicação do adesivo, a impregnação é realizada depois de a cola estar completamente seca.
Belos exemplos
- O mais velho Fortaleza Derbent na República do Daguestão, construída em pedra do Daguestão.
- Mansão clássica decorado com pedra do Daguestão - chique aristocrático e respeitabilidade da classe de luxo.
- Rústico... A casa, revestida a pedra natural, é simplesmente a personificação deste estilo brutal com notas de primitividade natural.
- Provença... Uma aconchegante casa de pedra rústica combinada com elementos de madeira e tecidos florais cria a atmosfera do sul da França.
- Mediterrâneo... Aqui a pedra é um clássico do estilo. Nesse pátio, você tem a sensação de que está na Grécia ou na Itália, e em algum lugar perto da casa um mar quente está espirrando.
- Alta tecnologia. O edifício ultramoderno não é estragado pelo revestimento de pedra - em vez disso, adiciona alguma solidez e monumentalidade.
No próximo vídeo, você encontrará uma master class sobre como enfrentar o porão de uma casa com pedra natural do Daguestão.
O comentário foi enviado com sucesso.