Casas de campo em madeira: características, escolha do material, etapas de construção

Casas de campo em madeira: características, escolha do material, etapas de construção
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Tipos
  3. Seleção de material
  4. Características de construção
  5. Exemplos de belos projetos

Um dos materiais comuns para a construção de casas de campo, incluindo chalés de verão, é a madeira, apresentada em diferentes variações de matérias-primas naturais. É por isso que as casas de madeira suburbanas são encontradas cada vez com mais frequência, diferindo em seu layout, aparência e também no tipo de construção.

Vantagens e desvantagens

Cada material de construção, independentemente da sua origem, possui características positivas e negativas que aparecem no processo de obra e posterior funcionamento da edificação. Quanto às dachas de madeira, elas também têm seus pontos fortes e fracos. Vamos começar com os méritos desse tipo de construção.

  • Na hora de usar madeira para construção, vale conhecer sua principal vantagem - a facilidade de usinagem. Esta nuance torna possível implementar quase todas as ideias arquitetônicas no processo de construção de chalés de verão em madeira, dando ao material as formas mais complexas.
  • O próprio processo de construção de uma casa é caracterizado por seus prazos apertados. Isso se explica pela ausência da necessidade de esperar que as matérias-primas utilizadas encolham, o que permitirá a continuidade da construção.
  • Para o trabalho, não é necessário envolver equipamentos de construção de grande porte, uma vez que a madeira serrada não se distingue por sua grande massa, que possibilita a montagem manual das estruturas.
  • A madeira pertence a tipos naturais de matérias-primas, o que lhe confere propriedades como compatibilidade com o meio ambiente e segurança para a saúde humana.
  • A madeira está disponível no mercado em uma ampla variedade de materiais que podem ser usados ​​para construir uma casa de jardim ou uma casa de verão completa para a vida durante todo o ano. Este recurso permite que você selecione as matérias-primas para a construção de quase todos os edifícios.
  • As casas de madeira natural são consideradas duráveis, mas apenas se forem processadas de forma regular e correta.

Qualquer tipo de árvore escolhida para construção tem um efeito positivo na aparência da casa. Isso se deve às características únicas e à textura do material.

No entanto, os edifícios deste tipo numa casa de veraneio apresentam algumas desvantagens.

  • Em primeiro lugar, trata-se do risco de incêndio das matérias-primas. Isso pode ser evitado usando uma impregnação especial para madeira, mas neste caso, será impossível considerar a estrutura totalmente amiga do ambiente.
  • Ao contrário dos materiais de construção sintéticos, a madeira é suscetível ao desenvolvimento de vários fungos na superfície, o que pode levar à ativação de processos de decomposição. Para evitar tais situações, as superfícies também devem ser tratadas regularmente com compostos especializados.
  • As desvantagens dos edifícios de madeira são também o seu alto custo quando se leva em consideração a aquisição de madeira serrada de alta qualidade para a construção.

Tipos

Levando em consideração as tecnologias construtivas relevantes para esta matéria-prima, hoje, os seguintes tipos de chalés de verão podem ser distinguidos:

  • opções de moldura;
  • montado usando um carro de arma;
  • de toras arredondadas;
  • casas feitas de madeira folheada laminada;
  • dachas de toras planejadas.

O primeiro tipo prevê a criação da estrutura principal, em seguida, esse designer é simplesmente revestido com madeira serrada.A principal característica dessas opções é a possibilidade de construir uma casa de veraneio para uso durante todo o ano, já que durante o processo de construção pode ser adicionalmente isolada com materiais isolantes de calor colocados entre o revestimento.

Os prédios de toras são uma estrutura mais cara que requer uma abordagem especial para a seleção de madeira para construção. Na maioria das vezes, essas casas são construídas usando uma casa de toras de toras arredondadas. É improvável que seja possível construir essa dacha por conta própria, pois o trabalho exigirá um profissionalismo especial.

As dachas de madeira são uma opção bastante popular, o que se destaca pela facilidade de trabalho efetuada em comparação com o tipo de estruturas anteriores. Via de regra, utiliza-se madeira laminada colada para o trabalho, que se destaca pelos elevados indicadores de resistência, que afetam significativamente a durabilidade da estrutura.

Seleção de material

As agulhas são consideradas as mais práticas de todos os tipos de madeira, nomeadamente: abetos e pinheiros. Antes de chegar ao canteiro de obras, as matérias-primas passam por uma secagem especial, pelo que seu teor de umidade ficará em torno de 16-19%. Este indicador afetará muito a qualidade da casa de campo.

Tendo em vista que a madeira não perde a sua relevância em termos de matéria-prima para a construção de casas, hoje esse material para a construção é comercializado em várias versões.

feixes

Extensa categoria de madeira serrada. Inclui matérias-primas com espessura e largura de pelo menos 10 centímetros. A madeira é muito procurada para a construção de edifícios com poucos pisos, além disso, este tipo de madeira pode servir de caixilho para edifícios com outros revestimentos.

Para a construção de chalés de verão, pode-se utilizar madeira não perfilada ou perfilada. Primeira categoria a madeira de construção é mais freqüentemente encontrada no mercado. O material é criado processando um log em quatro arestas. O custo desses produtos será bastante acessível, devido à falta de utilização de tecnologias especializadas para o seu processamento.

Segunda variedade - madeira perfilada, para cujo fabrico é utilizada uma tecnologia de processamento especial em corte transversal, que confere ao material uma determinada forma.

A barra perfilada de um lado terá ranhuras quando o outro lado for cravejado. Esse tipo possibilita que os construtores coletem uma espécie de construtor da madeira serrada.

Madeira laminada colada

Material natural caro, que se destaca pelos seus indicadores de robustez, bem como pela resistência aos esforços mecânicos. A produção deste tipo de madeira para a construção de uma casa de veraneio envolve a combinação de várias lamelas.

Barra

Uma característica dessa matéria-prima para construção é o tamanho - o produto de madeira terá uma largura da ordem de duas de suas espessuras. As barras são feitas com duas formas de seção transversal. Pode ser quadrado ou retangular.

Borda

Outra grande categoria de madeira serrada, que inclui produtos de construção de madeira com e sem corte. Esse material é usado em várias variações de estilo.

Travessas

Matérias-primas feitas sob encomenda. Este é outro tipo de madeira que encontrou sua aplicação na criação de vigas de piso e outros componentes da estrutura do edifício, onde o aumento da resistência é importante para as matérias-primas utilizadas.

Características de construção

A escolha de um material de qualidade estará longe de ser a última tarefa no processo de construção de uma cabana de madeira. As características fundamentais da construção dessas casas são apresentadas a seguir.

Resumindo as comunicações necessárias

É muito correto confiar a solução de questões desse tipo a profissionais. Hoje, para chalés de verão, o mínimo necessário pode ser identificado - isso é eletricidade, gás, água, esgoto. No entanto, a gaseificação e o uso de sistemas de esgoto centralizados não serão obrigatórios para a dacha. A disponibilidade de água e eletricidade permitirá melhorar ao máximo o tipo de habitação sazonal.

Estabelecendo a base

Após a consideração e aprovação do projeto, será necessário realizar a obra mais importante - lançar as bases para a futura construção do local. Graças a uma grande seleção de designs de casas de jardim, o tipo de fundação pode ser selecionado para cada opção individual e características do terreno.

Ereção da base do edifício

Em sua função estão diversos substratos impermeabilizantes. Em seguida, a moldura inferior é instalada - uma coroa colocada na fundação. As vigas do piso de madeira raramente têm mais de 6 metros.

Assim, durante a construção das casas de veraneio, onde a largura das instalações de acordo com o projeto será maior, para além dos apoios principais, são instalados enlaces estruturais adicionais.

Instalando uma moldura para paredes

O projeto pode envolver a fixação preliminar das vigas de suporte e, em seguida, da própria estrutura. No entanto, alguns tipos de projetos de chalés de veraneio prevêem a instalação de paredes pré-montadas, que são fixadas ao fundo com o auxílio de grades. A madeira, independentemente do uso de compostos de processamento adicionais, continua sendo um material muito caprichoso. Esta nuance distingue edifícios deste tipo dos restantes, exigindo elevado profissionalismo dos trabalhadores de forma a minimizar possíveis “pontes frias” nas juntas dos materiais de construção.

Instalação de piso

Depois que as paredes da futura dacha apareceram e seu revestimento externo também foi concluído, eles geralmente começam a arrumar o chão da sala. No entanto, esse trabalho prevê o trabalho posterior na instalação do telhado ou a criação de um abrigo temporário confiável, a fim de proteger os materiais de fenômenos climáticos negativos.

Cobertura

Para casas de campo de madeira, dois tipos de sistemas de treliça podem ser usados ​​- suspensos e em camadas. A primeira opção prevê a instalação apenas em paredes de suporte de carga. Normalmente, eles são utilizados para a construção de pequenas casas de campo. O sistema suspenso pode ser instalado em casas onde haverá suportes adicionais, que geralmente são divisórias internas capitais.

Para arranjar o telhado em casas de madeira, os seguintes materiais podem ser usados:

  • ardósia da onda;
  • ondulina;
  • perfil metálico;
  • telhas flexíveis;
  • telha de metal.

As fases finais da construção das casas de campo de madeira serão as obras de instalação de sistemas de janelas, portas, incluindo portas interiores. E também obras importantes serão medidas de isolamento térmico, decoração de interiores.

Os proprietários de casas de campo de madeira devem se lembrar que a madeira usada na construção precisa de processamento obrigatório contra incêndios, insetos e fungos. Essas impregnações precisarão ser renovadas pelo menos uma vez a cada sete anos.

Em geral, o prazo para a construção de uma casa de veraneio de madeira pode durar de 4 a 8 meses., grandes projetos de casas serão comissionados não antes de 1-2 anos. Este recurso também deve ser levado em consideração ao planejar uma casa de verão.

Exemplos de belos projetos

Casas de campo feitas de madeira em combinação com vegetação e caminhos pavimentados servirão de decoração para o terreno pessoal, e os materiais naturais proporcionarão uma sensação de aconchego dentro e fora do edifício.

Mesmo pequenas estruturas de jardim feitas de madeira podem se tornar funcionais e atraentes ao usar madeira natural em harmonia com a vegetação e a natureza.

Graças à versatilidade e praticidade da madeira na casa de veraneio, será possível construir um edifício inusitado e funcional para morar ou desfrutar de um agradável passatempo.

Um exemplo de construção de uma casa de campo de madeira no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário