Goldenrod comum: descrição, plantio e cuidados

Goldenrod comum: descrição, plantio e cuidados
  1. Peculiaridades
  2. Como plantar?
  3. Como cuidar bem dele?
  4. Métodos de reprodução
  5. Doenças e pragas

Uma planta perene goldenrod é preferida por muitos jardineiros para crescer em seus quintais. Vamos dar uma olhada mais de perto na descrição dessa cultura e falar sobre o plantio adequado e como cuidar dela.

Peculiaridades

Goldenrod comum (Solidago virgaurea) pertence à família Astrov. Entre todas as variedades, este tipo particular de goldenrod é considerado o mais comum. Muitos jardineiros a chamam de "vara de ouro". Ela cresce no Cáucaso ou na Sibéria Ocidental. Traduzido do latim, o nome desta planta é traduzido como "saudável", o que a caracteriza muito bem.

Se considerarmos a descrição da cultura, então podemos entender que O goldenrod comum é uma planta nua ou peluda cuja raiz penetra muito fundo no solo. Acima do solo, você pode ver um tiro, cuja altura chega a 1 metro. Nele, folhas verdes com uma borda recortada são localizadas alternadamente. As inflorescências são racemosas com um grande número de cestos. Eles contêm flores com uma tonalidade amarela. Às vezes são muito pequenos, por isso será muito difícil vê-los nos cestos.

Goldenrod comum floresce do final da primavera ao início do outono. Esta cultura tem propriedades curativas e também é uma planta de mel, por isso é frequentemente usada como medicamento. Vale a pena considerar com mais detalhes todos os componentes desta flor.

O goldenrod comum contém vários ácidos orgânicos, bem como saponinas, óleos essenciais e muitos outros elementos igualmente úteis.... Devido a uma quantidade tão rica de nutrientes, goldenrod atua como um agente antiinflamatório, diurético e cicatrizante. Além disso, pode ajudar a aliviar os espasmos por um tempo.

Se falamos de medicina alternativa, aqui goldenrod é usado para doenças como escrófula, indigestão, tuberculose cutânea, estomatite e outras doenças. Por ter efeito cicatrizante, é também utilizada para inchaço das extremidades, e para processos inflamatórios, para supuração de feridas e até mesmo para fraturas.

Na medicina tradicional, são utilizadas várias preparações à base de goldenrod. Por exemplo, é muito usado em ginecologia para combater doenças desagradáveis ​​como candidíase ou cistite. Alguns médicos recomendam que seus pacientes usem goldenrod para prostatite e até impotência.

Além do mais, a planta também tem algumas contra-indicações. Então, você não pode levar para mulheres grávidas ou lactantes. Também é recomendado evitá-lo para pessoas que sofrem de glomerulonefrite, hipertensão ou alergias, bem como para aquelas que são dependentes de insulina. Essas contra-indicações não devem ser ignoradas, porque estão repletas de consequências negativas.

Como plantar?

Em um lugar, esta planta pode crescer sem ser transplantada por mais de 10 anos. Portanto, é muito importante escolher o local certo para o goldenrod. Esta planta pode crescer em qualquer solo, bem como em qualquer lugar, seja bem iluminado ou, pelo contrário, à sombra parcial. O principal é levar em conta que em áreas ensolaradas a floração começa um pouco mais cedo e será mais viçosa do que em sombra parcial.

No entanto, não se esqueça disso Goldenrod é uma erva muito agressiva e se multiplica muito rapidamente. Isso significa que ele será capaz de deslocar plantas mais fracas. Para evitar isso, você precisa garantir que a cultura não possa ser semeada sozinha. Uma atenção especial deve ser dada à escolha do solo para o plantio de goldenrod. Embora esta não seja uma planta muito caprichosa, é melhor plantá-la em solos férteis, bem como em solos ligeiramente úmidos.

Solos arenosos ou argilosos são os mais adequados para isso.

A melhor época para o plantio é considerada primavera - abril ou maio. Neste momento, a terra já está suficientemente aquecida, respectivamente, a planta poderá se adaptar muito mais rápido. No caso em que o goldenrod comum é plantado com um arbusto, primeiro você precisa preparar um buraco de aterrissagem. Sua profundidade deve corresponder ao comprimento do sistema radicular desta planta. Você precisa prepará-lo alguns dias antes do plantio.

No fundo, é necessário preencher uma camada de drenagem.

Pode ser cascalho fino ou tijolo amassado. Depois disso, preencha um pouco de solo de jardim e, em seguida, uma camada de húmus decíduo ou turfa. A partir dele você precisa fazer um pequeno monte e, em seguida, abaixar a muda adquirida lá. As raízes devem ser espalhadas com cuidado e, em seguida, todos os vazios devem ser cobertos com terra. Então, tudo precisa ser bem socado e regado. Caso seja plantado mais de um arbusto, a distância entre as plantas deve ser de pelo menos 40 centímetros. Afinal no futuro, as mudas crescerão muito rápido.

Como cuidar bem dele?

Como qualquer outra planta, o goldenrod comum requer pelo menos um pouco de atenção dos jardineiros. Por si só, solidago é despretensioso, mas você ainda precisa dar água ou alimentá-lo. Além disso, o cuidado inclui também a poda de inflorescências desbotadas e protegê-las para o inverno.

Top curativo

Rega

Não é recomendado regar regularmente o goldenrod. Basta fazer isso em dias secos e quentes muito longos. Afinal, a secagem excessiva da terra contribuirá para o surgimento de uma doença tão desagradável como o oídio. A rega é melhor feita de manhã ou à noite, quando o sol não está muito forte.

Você pode realizar este procedimento com um regador comum e uma mangueira.

Os fertilizantes devem ser aplicados 2 vezes ao ano. A primeira alimentação deve ser feita no início da primavera e a segunda no outono. Você pode usar fertilizantes orgânicos e minerais. Na primavera, a planta requer uma grande quantidade de nitrogênio, até 20% da massa total aplicada. Portanto, ao comprar fertilizantes minerais, você definitivamente deve prestar atenção a isso. No outono, pode-se adicionar sulfato de amônio.

Quanto aos fertilizantes orgânicos, você pode usar cinzas de madeira, esterco e húmus decíduo. Eles podem ser aplicados na primavera e no outono.

Poda

A poda é necessária para a planta em momentos diferentes. Por exemplo, no outono é necessário cortar as hastes para que fiquem apenas 8-15 centímetros acima do solo... Essa poda permitirá que você cubra bem o arbusto para o inverno. Quanto à poda da primavera, ela deve ser feita depois que o bastão dourado comum começar a crescer. Nesse período, todos os caules fracos são cortados, assim como aqueles que crescem dentro do arbusto. Além do mais, você precisa remover todas as hastes podres ou congeladas... Tal poda tornará o arbusto poderoso e a floração mais luxuriante.

Além disso, não se esqueça de cortar todos os galhos que vão murchar. Isso não só evitará que a planta se semeie, mas também permitirá que floresça por mais tempo.

Métodos de reprodução

Existem várias opções de criação para esta planta. Cada um deles possui características próprias, com as quais você precisa se familiarizar mais detalhadamente.

Sementes

Jardineiros experientes raramente usam essa opção. Afinal, as sementes de goldenrod comum perdem rapidamente a capacidade de germinar. No entanto, a semente fresca cresce bem no solo. A semeadura deve ser realizada no final de novembro ou no início de abril.

Para começar, as sementes devem ser embebidas em água e mantidas várias horas em um pano úmido. Nesse ínterim, você pode começar a cavar o local escolhido. Quando o local for desenterrado, você pode começar a semear. A profundidade de plantio deve ser de até 4 milímetros. Depois disso, os sulcos das sementes podem ser polvilhados com uma fina camada de terra.

Se as sementes foram plantadas na primavera, as mudas devem aparecer em 2 a 3 semanas. Quando esse processo foi realizado no final do outono, eles aparecerão apenas no início da primavera. Quando as mudas crescerem um pouco e ficarem mais fortes, podem ser plantadas. A distância entre eles deve ser de pelo menos 40 centímetros. O material de plantio fresco deve ter 100 por cento de germinação.

Estacas

Um método como o enxerto é bastante popular. A taxa de sobrevivência do material de plantio também é de 100%. Primeiro você precisa começar a colher as próprias mudas. A melhor maneira de fazer isso é no início da primavera, antes mesmo que os botões apareçam nos caules. Você precisa escolher apenas os brotos que já estão bem formados. Isso pode ser o topo da haste ou seu meio.

Muitas vezes, os rebentos que surgiram após o processo de poda são utilizados como material de plantio. Todas as estacas devem ser cortadas juntamente com o "calcanhar". Depois disso, eles precisam ser plantados no solo previamente preparado. Deve ser bem hidratado.

As mudas enraízam-se rapidamente, o principal é não se esquecer de regá-las regularmente.

Ao dividir o arbusto

Tal processo só é possível quando o arbusto goldenrod comum já está suficientemente forte e enraizado. Isso só acontece depois de 4-5 anos. Você também precisa saber que arbustos muito maduros serão muito difíceis de cavar, pois suas raízes se tornam muito grandes.

Primeiro você precisa de bastante regar todo o terreno ao redor do arbusto. Depois disso, você precisa esperar um pouco, para que a umidade seja completamente absorvida, só então você pode começar a cavar. Isso deve ser feito com muito cuidado para não danificar o sistema radicular. Depois disso, o arbusto deve ser dividido em várias partes, cada uma das quais deve ter raízes.

Antes disso, você precisa cavar buracos e plantar todo o delenki em cada um deles. Isso deve ser feito de acordo com o mesmo princípio do plantio de mudas. Este método permite não só obter vários arbustos da planta, mas também renovar o antigo arbusto.

Doenças e pragas

Goldenrod comum tem uma alta resistência a doenças e ao aparecimento de vários insetos. Mas, como qualquer outra planta, ainda está sujeita ao ataque deles. A praga mais famosa de goldenrod é um inseto tão pequeno como Corythucha marmorata... Outra praga que pode arruinar a aparência atraente de uma flor é Argyrotaenia citrana. Quando essa lagarta ataca uma planta, suas folhas começam a enrolar.

Você pode se livrar de pragas com a ajuda de inseticidas. No entanto, isso só é possível se a haste dourada comum for cultivada como uma cor decorativa.

Se eles fizerem isso para obter matérias-primas medicinais, as pragas só podem ser destruídas com remédios populares que são inofensivos para a planta.

Quanto às doenças, na maioria das vezes esta planta afeta oídio... Nesse caso, uma flor branca começa a aparecer nas partes que estão diretamente acima da superfície da terra. Como mencionado acima, muitos jardineiros enfrentam essa doença. Isso deve ser experimentado durante os verões quentes e secos. Para salvar suas plantas, raramente os arbustos precisam ser plantados, regados na hora certa e sempre certifique-se de que não haja flores brancas nas folhas.

Se o arbusto estiver enferrujado, deve ser desenterrado e destruído com urgência. Além disso, o terreno onde estava localizado precisa ser tratado com uma solução especial. Você pode usar a mistura de bordeaux e sulfato de cobre.Isso protegerá os arbustos que estão próximos.

Resumindo, podemos dizer que goldenrod comum é uma planta bastante útil.

Portanto, você precisa pensar em plantá-lo em seu terreno pessoal. Afinal, essa planta não só parece bonita, mas também pode ser usada para preparar várias poções.

Para uma visão geral do goldenrod, veja o vídeo.

1 comentário
0

É necessário destruí-lo, caso contrário, você não o retirará.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário