Qual é a aparência de um jatropha e como cultivá-lo?

Contente
  1. descrição geral
  2. Espécies e variedades populares
  3. Crescente
  4. Reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Possíveis erros de cuidado

A jatropha tropical está cada vez mais sendo escolhida pelos produtores para cultivar em casa. No entanto, devido à presença de componentes tóxicos na composição, não é recomendável mantê-lo em locais onde vivam crianças pequenas e animais de estimação.

descrição geral

A planta com o nome incomum de jatropha é uma representante da família Euphorbia. São mais de 190 variedades dessa cultura, que assumem a forma de uma árvore, um arbusto e até uma suculenta. No entanto, todos eles contêm substâncias tóxicas que podem causar irritação na pele ou até envenenamento. As perenes perenes são decíduas. Algumas delas conseguem passar todo o inverno com o tronco nu e, com a chegada da primavera, soltam flechas de flores e formam folhagens jovens. As flores de Jatropha, que são pequenas em tamanho, são combinadas em inflorescências umbeladas de diferentes tons de vermelho.

Com os devidos cuidados, a planta floresce durante todo o período de cultivo, desde a primavera até quase o final do verão. A cultura armazena umidade nas zonas espessas do tronco e, portanto, lida com a seca prolongada sem problemas. A propósito, o caule lignificado na maioria das vezes engrossa para baixo, parecendo externamente uma garrafa. O sistema radicular da planta é poderoso e bem desenvolvido. Lâminas foliares largas, de cor verde escuro, atingem 30 centímetros de comprimento. A vantagem é que ela praticamente não é incomodada por insetos, que não têm muita vontade de consumir substâncias tóxicas.

Em casa, o pinhão-manso pode viver até 15 anos e se estender de 80 centímetros a 1,5 metro. Todos os anos ele vai crescer 20-35 centímetros.

Espécies e variedades populares

Apesar do grande número de variedades de Jatropha, apenas algumas delas são adequadas para o cultivo interno e em estufas.

  • Gota de Jatropha, ela é gota de Jatropha, é lembrado pelo formato incomum de seu tronco, que exteriormente se assemelha a uma ânfora grega. A planta atinge a altura de 1 metro, graças a um pedúnculo maciço. Na primavera, as inflorescências umbeladas aparecem pela primeira vez em um arbusto de folha caduca. Os botões de coral não se abrem, entretanto, até que as lâminas se formem. A cultura da floração continua da primavera ao outono. Para a formação de sementes, a gota requer polinização artificial. Também deve ser mencionado que as lâminas das folhas de cinco lóbulos mudam de cor com o tempo: de verde pálido brilhante para escuro fosco. Uma floração azulada está presente nos pecíolos e na parte inferior das folhas.
  • Cru Jatropha kurkas em condições de interior, forma um pequeno arbusto, enquanto na natureza cresce até 5-6 metros. Os frutos grandes que aparecem na planta deram-lhe um segundo nome - "noz de Barbados". Folhas em forma de coração com uma pequena dissecção são pintadas em uma rica cor verde. As flores amareladas se combinam em inflorescências de aparência incomum. A variedade venenosa é ativamente usada na agricultura, indústria de papel, medicina e perfumaria.
  • Jatropha toda afiada também não é uma cultura comum. Em condições naturais, forma uma pequena árvore, cuja altura não ultrapassa os 4 metros, mas, via de regra, apenas as formas arbustivas crescem em apartamentos. A planta responde bem ao beliscão, o que permite moldar o contorno de todas as maneiras.As lâminas de folha arredondadas são caracterizadas pela presença de uma borda uniforme. As inflorescências racemosas são cor de coral, o que explica o segundo nome da planta - "flor de coral". Com os devidos cuidados, a cultura continua a florescer ao longo do ano.
  • Jatropha dissecada, também conhecida como "alimentação múltipla", parece uma pequena palmeira. No seu habitat natural, é um arbusto que atinge os 3 metros de altura. As lâminas das folhas grandes da planta são divididas em 7 a 10 lóbulos. Na maioria dos casos, eles são pintados em um tom de verde escuro com um tom lilás.
  • Para Jatropha Mahafalensis a presença de caules grossos cobertos com casca castanha é característica. Folhas verdes dissecadas assentam em longos pecíolos. Durante a floração, o arbusto é coberto por inflorescências brancas ou cremosas. Na natureza, a altura do mahafalensis chega a 5-6 metros.

Crescente

O cultivo de Jatropha em casa requer uma série de condições.

Aterrissagem

Antes de plantar as sementes, o solo no recipiente deve ser umedecido. O material previamente encharcado é colocado na superfície, mas não é coberto com terra. O recipiente é apertado com película aderente ou coberto com vidro, após o que é removido para um espaço bem iluminado com uma temperatura de +25 graus.

As colheitas deverão ser regularmente pulverizadas com água morna, bem como ventiladas uma vez por dia. Quando os brotos aparecem após algumas semanas, o abrigo deve ser removido, e o aparecimento de 2 folhas indica a necessidade de uma colheita. Quando as plantas jovens já têm de 5 a 6 folhas, será possível plantar a Jatropha em seu habitat permanente.

Condições

A planta requer uma boa iluminação durante o crescimento e a floração. Você pode até deixá-lo ao sol o dia todo e apenas sombrear levemente à tarde para não queimar as folhas. Se o jatrofe não tiver luz, seus entrenós se esticarão feios e a aparência se deteriorará significativamente. A cultura se sente melhor nas soleiras das janelas voltadas para o leste. Em princípio, ela gosta tanto do sudeste quanto do sudoeste, mas estar no norte será desastroso: a planta murchará, terá seu desenvolvimento mais lento e geralmente se recusará a florescer. Na verdade, é possível "acostumar" o pinhão-manso à penumbra, mas isso tem que ser feito desde cedo.

Um lugar onde habita a cultura decorativa, deve ser ventilado diariamente, no entanto, deverá ser protegido de correntes de ar, se necessário, levando-o para outra sala. No verão, a flor pode ser reorganizada na varanda ou loggia envidraçada.

De março a outubro, a planta terá que viver em temperaturas de +18 a +22 graus, e durante o inverno, esse intervalo diminui para + 14-16 graus. A cultura é indiferente ao nível de umidade, mas responde bem à limpeza regular das lâminas das folhas da poeira.

Regar e alimentar

Durante a estação de crescimento, a jatrofia requer irrigação moderada, mas constante, com um líquido quente e sedimentado. É melhor focar na condição da camada superior do solo, que deve ter tempo para secar. Via de regra, a frequência do procedimento no verão é a cada 10 dias. No outono, antes de deixar cair a folhagem, o pinhão-manso é irrigado 3 dias após a secagem do solo. O encharcamento do solo levará à deterioração do sistema radicular e, portanto, é importante cuidar da camada de drenagem. A partir do momento em que as folhas caem, a irrigação completa é interrompida até o aparecimento de novos botões na primavera.

Fertilizantes líquidos complexos para cactos, usados ​​em meia dosagem, são adequados como fertilizantes. Na primavera e no verão, devem ser aplicados uma vez por mês, no outono a frequência de uso é reduzida e no inverno o acabamento é geralmente cancelado.

Transferir

Um transplante de Jatropha deve ser realizado no início da primavera, preferindo o método de transbordo e protegendo-se com luvas e óculos de proteção. Em geral, esse procedimento pode ser realizado a cada três anos, mas apenas quando necessário.A planta precisa de um vaso largo, mas não muito profundo, permitindo acomodar tanto um pequeno sistema radicular quanto um caule que está ficando mais espesso.

O solo é adequado para a cultura, luminoso, bem permeável à umidade e ao ar, com acidez neutra de 6,5-7,5 pH. A planta é adequada para uma mistura de solo pronta para suculentas ou um substrato caseiro feito de turfa, turfa, terra folhosa, perlita e vermiculita. Para melhorar as propriedades de drenagem, tijolo triturado pode ser adicionado à composição.

Reprodução

Jatropha se propaga por sementes ou estacas. O primeiro método já foi mencionado acima, mas deve ser mencionado que o material recém-colhido que aparece após a polinização artificial se manifesta melhor de todos. A propagação por estacas requer o corte de pequenos fragmentos de rebentos apicais, cujo comprimento não excede 10-15 centímetros.

Eles são secos ao ar livre até que o suco venenoso pare de segregar. A seguir, as bases das mudas são mergulhadas em um estimulante, plantadas no solo e cobertas com um saco plástico ou meio frasco plástico. Após 5 semanas a uma temperatura de +27 graus, a planta pode ser plantada em um vaso individual.

Doenças e pragas

Embora o Jatropha raramente sofra de exposição a vírus ou insetos, às vezes desenvolve podridão de raízes devido ao excesso de irrigação. Nesse caso, pode-se tentar reanimar a planta se, após lavar com água quente, cortar todos os brotos estragados, tratar as feridas com carvão e transplantar a flor para um novo solo.

A cultura atrai dos insetos:

  • ácaro-aranha, conforme evidenciado pelo amarelecimento e queda das folhas;
  • tripes, flores deformadas;
  • mosca-branca, devido à qual as placas ficam cobertas de manchas.

Uma vez que as pragas atacam apenas uma planta enfraquecida, será possível salvá-la fornecendo-lhe os devidos cuidados e condições adequadas. Além disso, os insetos terão de ser lavados das lâminas das folhas com água morna, e a própria jatropha será tratada com inseticidas.

Possíveis erros de cuidado

É muito fácil encher a planta e é esse o erro mais comum entre os jardineiros novatos. Nesse caso, recomenda-se reduzir a quantidade de água e, se for usada fria, substitua por morna. Ajustes de irrigação também são necessários em caso de murchamento das lâminas das folhas. O crescimento mais lento de um pinhão-manso pode ser um sintoma de superalimentação. O jardineiro precisa reduzir a dosagem da próxima vez e aplicar fertilizante apenas no solo úmido.

Se as folhas da planta ficarem menores, o problema é falta de luz ou de nutrientes. Com a hipotermia, as folhas caem e, com o superaquecimento, tornam-se menos atraentes.

A queda da folhagem no outono, no entanto, é um processo completamente normal que prepara a colheita para um período de dormência. Na ausência de outros sintomas, você não pode fazer nada ou abaixar a temperatura em 2-3 graus.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário