Ash e as nuances de seu cultivo

Contente
  1. Qual é a sua aparência e onde cresce?
  2. Visualizações
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Aplicação em paisagismo

O freixo recebeu esse nome devido à semelhança da folhagem com as folhas de um freixo comum. As nuances de seu cultivo dependem da espécie: branca, de folhas estreitas, arbustiva. Ele tem sido usado na jardinagem ornamental por muitos séculos. É apreciada pela decoratividade, despretensão no cultivo, cheiro delicioso a limão, floração longa e abundante.

Qual é a sua aparência e onde cresce?

Os Yasenets são encontrados em uma ampla variedade de áreas de distribuição - do território europeu ao Cáucaso e ao sul da Sibéria. O gênero oligotípico de plantas é classificado como rutico, ao qual também pertencem as frutas cítricas. Esta é uma planta herbácea perene, cujas folhas na Sibéria eram usadas em condições de campo em vez do chá. Na medicina popular, era usado como medicamento (várias partes, até rizomas). Hoje em dia é apreciada principalmente como planta ornamental de jardim.

Ela ganhou seu segundo nome - a sarça ardente - pela abundância de óleos essenciais produzidos. No verão, em clima quente e seco, você pode colocar fogo em uma planta que vai queimar com um fósforo, mas não sofrerá combustão.

Outra característica da planta é que durante o período de floração, ao entrar em contato com ela, uma pessoa pode se queimar, que vai inchar com bolhas em um dia. Dizem que uma flor exótica só pode queimar no calor, com umidade insuficiente, o que provavelmente se deve à intensidade do metabolismo.

A descrição de uma bela planta perene sempre menciona que é venenosa. As cinzas são tóxicas e podem explodir em questão de segundos. No entanto, nada disso acontecerá se você não rasgá-lo com as mãos desprotegidas e acender fósforos nas imediações - então os proprietários não sofrerão quaisquer consequências. Na prática da floricultura ornamental e no cultivo de plantas domésticas, pode-se listar muitas plantações realmente venenosas que são valorizadas por seu incrível pitoresco, pela capacidade de decorar qualquer jardim de flores.

Diktamnus é o nome de um pequeno gênero da família Rutaceae, transferido para qualquer espécie de freixo. A etimologia deste nome está associada à expressão latina, que significa literalmente - um pequeno arbusto na montanha de Creta. No Cáucaso, é chamado de anis estrelado selvagem por seus frutos, que se abrem na forma de um asterisco simétrico.

Na Crimeia, há estandes em trilhas turísticas com avisos para os viajantes de que a beleza delicada e sobrenatural com um perfume cítrico sutil é perigosa e ameaça com queimaduras, que serão difíceis de curar em caminhadas.

Na Rússia, as cinzas são encontradas no sul da parte europeia, no Cáucaso, no extremo sul da Sibéria, até a região de Amur. Cresce no sopé, em encostas rochosas, solos calcários, não muito longe de matagais. A diversidade natural nos permite destacar apenas algumas características comuns. Isso inclui folhas que lembram folhagem de freixo, flores com cinco pétalas, que geralmente são coletadas em inflorescências em cacho, uma caixa de frutas com cinco ninhos, nos quais se encontram sementes pretas brilhantes.

Visualizações

Uma planta perene herbácea raramente cresce além de um metro de altura. Possui um rizoma poderoso e ramificado, rebentos eretos e flores incrivelmente belas, especialmente espetaculares contra o fundo de folhas pinadas verde-escuras.

O freixo colunar oco, com belas flores cor-de-rosa pontilhadas de veios roxos, tem uma aparência extraordinariamente espetacular. É esta espécie que merece o nome de Sarça Ardente pelos pêlos glandulares com que está recoberta. Eles liberam óleos essenciais em abundância, que podem inflamar em climas quentes.

A divisão anteriormente existente em 6 tipos diferentes foi abolida, todos eles são simplesmente chamados de dictamnus ou cinza. Essas espécies são agora combinadas de branco, caucasiano, fofo (espesso), holoscópico e de folhas estreitas. Todos esses são sinônimos de dictamnus, apesar das diferenças entre as espécies.

Cada uma das seis espécies previamente distinguidas é única e merece pelo menos uma breve descrição. No entanto, também há uma semelhança externa:

  • uma erva perene que se assemelha a um arbusto;
  • inflorescências racemosas de comprimentos diferentes, máximo - até 20 cm;
  • flores de até 2,5 cm de diâmetro, são vermelhas, vermelho escuro, quase bordô, rosa, branco, com graciosos estames amarelos ou verdes claros;
  • as sementes são pretas, em uma caixa em forma de estrela;
  • uma flor de jardim pode cheirar a limão, casca de laranja seca, mas também existem formas sem flores que se assemelham a magnólias na estrutura do caule, são adequadas para quem não gosta do cheiro peculiar;
  • Freixo da Criméia difere de suas contrapartes no crescimento de 70 cm e flores lilases claras ou rosa.

A decisão dos cientistas de combinar todas as 6 espécies previamente diferenciadas em uma chamada cinza branca não trouxe clareza na diversidade da planta. Jardineiros experientes e paisagistas dizem que a mesma variedade de arbustos propagados pode diferir no número e na cor dos veios nos arbustos, no tamanho dos pincéis e nos tons de flores exuberantes e pitorescas.

É isto que faz do freixo um material grato para a criação de paisagens, canteiros e canteiros de flores, principalmente se for habilmente combinado com outras plantas ornamentais.

Branco

Alguma confusão na terminologia introduzida pela fusão moderna de espécies pode levar a mal-entendidos quando um freixo com pincéis multicoloridos é chamado de branco. Na verdade branca, com um rizoma poderoso, cresce até um metro de altura, com folhas verdes escuras, felpudas, pinadas e um caule, felpudo na parte superior e nu na parte inferior. Ela floresce por dois meses de verão com belos cachos grandes e brancos com um aroma delicado e delicado. As formas de jardim são fruto do trabalho dos criadores.

Existem também aquelas variedades que florescem em delicadas flores rosa, lilás e até vermelho brilhante.

De folhas estreitas

Também é um tipo de planta herbácea perene. Anteriormente identificado como uma variedade separada e agora referido como sinônimo de cinza branca. Embora possua características próprias, que deram origem à seleção de uma espécie denominada freixo de folha estreita:

  • seu caule é quase liso;
  • altura de 50 cm (metros em casos raros);
  • a inflorescência pode ser racemosa ou racemosa paniculada;
  • as pétalas lilases e rosa são mais compridas que o normal, podem ser arredondadas ou pontiagudas, lanceoladas ou oblongas.

A diferença entre as sementes, que são mais longas do que o normal, também foi apontada, e a posição taxonômica foi considerada em detalhes. Existem diferenças na área de crescimento do de folhas estreitas - ele é encontrado na natureza apenas no Território de Altai e na Ásia Central, e apenas em locais limitados, nos matagais das montanhas, mais precisamente, em seus cinto do meio.

Mohnatoplodny

Pertence à família Rutaceae, o gênero Ash, de acordo com os conceitos modernos, também é sinônimo de branco, mas em um exame mais atento há diferenças bastante significativas. Podem ser vistos na forma de brácteas (principalmente agudas ou linear-lanceoladas), na forma e no número de folíolos, também de formato variável. As pétalas das flores lilases podem ser oblongas ou afiadas. Ela cresce no Extremo Oriente, Mongólia e China.

Esta espécie pode ser encontrada na Coréia e no russo Primorye. As condições de cultivo são semelhantes - encostas pedregosas, solos calcários, matagais.

Aterrissagem

Você pode plantar uma planta ornamental na primavera ou antes do inverno.Para o procedimento de pouso, escolha dias frios com nuvens significativas. No calor, isso não vale a pena, porque a planta não cria raízes depois disso.

Para o plantio, são feitos covas padrão, mas só é necessário regar depois que as sementes ou mudas são colocadas no solo. Em seguida, a planta precisa ser constantemente regada até que se descubra que o freixo criou raízes e começou a crescer. Depois disso, a quantidade de água deve ser reduzida, caso contrário, existe o risco de deterioração do sistema radicular.

Um freixo é plantado a alguma distância do resto das plantas para que o arbusto se forme livremente e não sinta desconforto.

Cuidado

O cultivo deste elemento espetacular do projeto paisagístico não requer esforços especiais do proprietário do terreno. Uma vez por ano, de preferência no início da primavera, será necessário aplicar um fertilizante alcalinizante, caso contrário o freixo passa sem a fertilização padrão. Pertence a plantas resistentes à seca, mesmo no calor passa-se sem regar, mas a água certamente será necessária durante o período de floração e surgimento dos pincéis, se a florista pretende obter uma floração abundante, duradoura e espectacular.

Após a cobertura morta, você pode fazer sem mesmo o afrouxamento usual do solo. Em campo aberto, em canteiro decorativo, em conjunto com outras culturas decorativas, certamente será necessária a poda. Pode ser praticado a qualquer momento, mas é melhor fazê-lo durante os períodos usuais - final do outono ou início da primavera. A invernada decorre sem problemas, a perene tolera perfeitamente o frio e, na primavera, agrada novamente ao proprietário com o rápido crescimento da vegetação.

Reprodução

A cinza pode ser facilmente propagada de três maneiras padronizadas, todas elas são muito bem-sucedidas e ninguém dá recomendações fortes para qualquer uma delas.

  1. As sementes são plantadas no solo imediatamente após serem colhidas dos compartimentos da carambola. Primeiro, uma fileira é plantada para as mudas, antes do inverno. Na primavera, as plantas são desbastadas e plantadas, algumas precisarão de mais um ano, e a floração de qualquer forma será apenas dois anos depois, no terceiro.
  2. O mato é dividido na primavera ou no outono, tomando todos os cuidados (luvas, roupas de mangas compridas). Isso é feito em tempo nublado, enquanto o arbusto é dividido em grandes partes. A rega após o plantio deve ser generosa o suficiente até que a planta esteja assentada.
  3. Cortar é uma forma maravilhosa, familiar a todo florista. Para isso, são cortados brotos jovens da planta, que, para maior confiabilidade, são tratados com estimulantes de crescimento.

Os depoimentos de floristas indicam que o cumprimento dos termos e instruções de reprodução invariavelmente leva a um resultado bem-sucedido. A planta de freixo enraíza-se bem e não traz momentos desagradáveis ​​ao seu dono. Isso é perfeitamente compreensível se lembrarmos sua imunidade natural e condições naturais de vida.

As estacas podem ser tratadas durante a poda do arbusto.

Doenças e pragas

A morte de um freixo por esse flagelo, objeto de constante cuidado do florista, praticamente não ocorre. Ela pode ser arruinada por plantio impróprio ou cuidado excessivo, mas ataques de insetos ou doenças nesta flor exótica praticamente não são registrados.

Aplicação em paisagismo

Deixa um grande espaço para a criatividade e imaginação do decorador e designer. Parece extraordinariamente espetacular em jardins ornamentais, em escorregadores alpinos, canteiros de flores em terraço e redondos (como um topo de apogeu ou moldura de borda). É utilizado na criação de cascatas com floração gradual. É plantada em grandes banheiras em terraços ou usada como cenário para plantas anãs e de cobertura do solo.

Em vastas propriedades de terra, a planta é usada em plantações que criam um efeito de selva. É cultivada perto de corpos d'água e jardins japoneses.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário