Tudo sobre trepadeira

Contente
  1. Descrição
  2. Espécies e variedades populares
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Aplicação em paisagismo
  8. Como se livrar do jardim?

Trepadeira - vinhas despretensiosas, de crescimento rápido e vigorosas que podem decorar até os cantos mais feios da casa de verão... Eles são usados ​​para decorar treliças e pérgulas, terrenos baldios, cercas, paredes de casas de campo e anexos. O que são essas plantas incomuns? Que tipos e variedades deles são usados ​​na jardinagem ornamental? Quais são as nuances associadas ao cultivo da trepadeira no local?

Descrição

O gênero trepadeira inclui cerca de 75 variedades de plantas anuais e perenes, que são membros da família da trepadeira. Na jardinagem ornamental, esta cultura de flores é mais frequentemente cultivada como uma planta de verão - uma planta de uma estação de verão.

A maioria das trepadeiras tem caules ramificados, finos e muito flexíveis que se movem para cima ou rastejam ao longo do solo. O comprimento dos brotos de uma planta adulta pode chegar a vários metros. Em algumas variedades ornamentais, o comprimento dos brotos varia entre 40-50 centímetros.

A trepadeira tem um rizoma bastante forte, rastejante e altamente ramificado, localizado relativamente próximo à superfície da terra. Folhas - obovadas, lanceoladas ou em forma de lança, de cor uniforme verde saturado.

As plantas entram no período de floração por volta do meio ou final da primavera. A floração na maioria das espécies continua até o início da geada.... Ao longo de quase toda a estação de cultivo, a trepadeira decora numerosas flores de "gramofone" em forma de funil, exalando um aroma sutil e agradável.

A paleta de cores das flores da trepadeira é extremamente diversificada. - nele você pode encontrar tons absolutamente branco, rosa claro, roxo profundo, azul turquesa e lilás. Além disso, com os esforços dos criadores até agora, variedades muito eficazes foram cultivadas, cujas flores impressionam não apenas por sua originalidade de cor, mas também por seus tamanhos muito grandes.

No final da floração, os frutos são formados na trepadeira - pequenas cápsulas de sementes de cor marrom claro ou marrom-acastanhada. Na maioria das espécies, a forma e o tamanho das sementes se assemelham ligeiramente a um pequeno trigo sarraceno (com exceção da cor - na trepadeira, as sementes são geralmente de cor marrom-escura). A germinação das sementes após a coleta é mantida por 2-3 anos.

A trepadeira reproduz-se de forma excelente por auto-semeadura. Se você não interferir neste processo, com o tempo, as plantas podem preencher toda a área, perdendo-se em touceiras viçosas. Além disso, algumas trepadeiras e rebentos de raiz se reproduzem bem.

Na jardinagem ornamental, essas vinhas são muito difundidas e ativamente utilizadas, devido à sua despretensão, resistência à seca e ao frio. Mesmo fora do período de floração, a trepadeira impressiona graças à sua exuberante folhagem esmeralda e graciosos rebentos longos.

Espécies e variedades populares

No paisagismo de lotes pessoais, os jardineiros e paisagistas usam tanto espécies selvagens quanto formas culturais de trepadeiras. Abaixo estão os nomes e descrições das variedades e cultivares mais populares que podem ser encontradas em jardins modernos.

Campo

Esta variedade selvagem de herbáceas perenes é muito difundida na Rússia. A planta tem caules longos e retorcidos e rizomas fortes e altamente ramificados.Vale ressaltar que um poderoso sistema radicular proporciona à planta uma alta taxa de sobrevivência, portanto esse tipo de trepadeira é considerada uma erva daninha bastante agressiva e é amplamente exterminada pelos jardineiros. As flores da planta são em forma de funil, de tamanho médio (até 2-3 centímetros de diâmetro), de cor branca ou rosa pálido com veias longitudinais estreitas e escuras que vão do núcleo às bordas das pétalas.

Jardim

Esta forma cultural é frequentemente usada por paisagistas em paisagismo vertical e convencional - com a ajuda de trepadeiras de jardim, eles decoram pérgulas e arcos, decoram cercas e dividem várias partes do jardim. É importante notar que o pequeno comprimento de algumas trepadeiras varietais de jardim permite que elas sejam usadas tanto como plantas ao ar livre quanto como cultivo em vasos cultivados na varanda. Uma característica da trepadeira de jardim é uma variedade de cores e tamanhos bastante grandes de suas flores.

A trepadeira mourisca é uma variedade de trepadeiras de jardim trepadeira, notável por sua densa folhagem verde-acinzentada e luxuosas flores lilases. O comprimento dos rebentos das plantas desta espécie normalmente não ultrapassa 0,5 metros, o que permite o cultivo não só no exterior, mas também no interior. Uma variedade muito despretensiosa e atraente de trepadeira mourisca é muito popular entre os jardineiros. Azul precoce, de tamanho muito compacto e ricas flores lilases, chegando a 3 centímetros de diâmetro.

No cultivo de plantas de interior e em recipientes, outra variedade de jardim da trepadeira da Mauritânia, Vertical Azul. O comprimento dos brotos de uma planta adulta varia entre 10-30 centímetros, as folhas são redondas, ovóides, verde-escuras, chegando a 3-4 centímetros de comprimento. Flores - em forma de funil, tom de lavanda profunda com um coração leve. A planta é ideal para cultivo ao ar livre e doméstico.

Trepadeira de dois picos (ou dois picos) - uma variedade selvagem e despretensiosa que tem sido popular entre os jardineiros modernos nos últimos anos. A planta é caracterizada por alta resistência, despretensão e capacidade de criar raízes mesmo em solos pobres e inférteis. O comprimento de suas hastes rasteiras geralmente não ultrapassa 40 centímetros.

As folhas são verdes claras, em forma de flecha, solitárias. Flores - comuns, em forma de funil, pequenas, de cor rosa pálido.

É digno de nota que este tipo de trepadeira não forma touceiras exuberantes, portanto, é mais frequentemente cultivada como uma planta ampelosa em vaso, e não como uma cobertura do solo.

Tricolor

Esta é uma variedade original de plantas perenes trepadeiras que muitos jardineiros costumam cultivar anualmente. Em uma planta adulta, o comprimento dos brotos chega a 35-50 centímetros. As folhas são estreitas, xifóides, pontiagudas, claras ou verde-acinzentadas, púberes. A fase de floração começa por volta de junho e termina no início do outono. As flores têm formato de funil, com bordas onduladas. O centro da flor é amarelo brilhante, emoldurado por uma estreita faixa branca. Nas bordas, as flores têm uma rica cor ultramarina.

Uma das variedades mais populares de tricolor tricolor é mosaicoadequado para cultivo em vasos e recipientes, e para cultivo em campo aberto - em canteiros de flores e cumes. A planta atinge uma altura de apenas 18-20 centímetros. As flores são espetaculares, tricolores, chegando a 6 centímetros de diâmetro. A trepadeira desta variedade floresce em junho e termina a floração no início do outono.

De outros

Na jardinagem ornamental, outros representantes da família da trepadeira também são usados ​​ativamente - ipomeia e calistegia. Alguns residentes de verão atribuem erroneamente essas plantas à trepadeira comum, apesar do fato de serem dois gêneros diferentes e independentes.

Ipomoea é frequentemente chamada de "a rainha das videiras anuais"... O comprimento do caule desta vigorosa planta trepadeira pode chegar a 3 m ou mais.As folhas são grandes, brilhantes por fora, de cor verde esmeralda, em forma de coração. As flores são grandes, em forma de funil. A cor das flores depende da espécie e das características varietais da planta. A paleta de ipoméias florescendo é muito diversa e inclui tons de branco porcelana, rosa pálido, lavanda, roxo, roxo escuro. Na horticultura ornamental, as ipomeias são comuns, tanto com flores monocromáticas simples quanto com flores variegadas originais.

Trepadeira persa - uma espécie de crescimento selvagem muito incomum encontrada nos territórios das praias de areia dos mares Negro e Cáspio. A planta é um arbusto compacto com muitas hastes frondosas e crescentes. As folhas são redondas, verde-prateadas, pubescentes. As flores são em forma de funil, brancas como a neve com um núcleo amarelo brilhante.

Calistegia (outro nome do gênero - novo) é um herbáceo crespo perene com hastes fracas, mas longas (até 2-3 metros) e um rizoma rastejante forte. As folhas são em forma de coração ou de lança, verdes brilhantes, ligeiramente enrugadas. Flores - em forma de sino, com borda ondulada, de cor branca brilhante, rosa pálido ou lilás rosado. Uma variedade interessante de calistegia com flores duplas espetaculares (Calystegia hederacea) é muito popular entre os jardineiros.

Aterrissagem

É aconselhável plantar trepadeiras em locais bem iluminados e protegidos das correntes de ar. Quando cultivadas à sombra, as plantas perdem rapidamente seu efeito decorativo durante a floração. O local reservado ao plantio é pré-escavado, introduzindo-se simultaneamente turfa solta no solo (cerca de 2 kg por 1 metro quadrado).

As trepadeiras não são muito exigentes na composição do solo - enraizam-se bem tanto em solos argilosos como em solos arenosos soltos.

No entanto, solos férteis e bem drenados com alto teor de húmus são os mais adequados para eles. Nesses solos, as plantas se desenvolvem mais rápido, adoecem com menos frequência e florescem com mais eficácia e por muito tempo.

A distância da trepadeira, fixada em um suporte vertical, aos demais habitantes verdes do jardim deve ser de pelo menos 25 centímetros. Se a planta é planejada para ser cultivada como cobertura do solo, ela deve ser plantada a uma distância de 40-45 centímetros das plantações de hortaliças próximas.

Recomenda-se o plantio de mudas de lianas decorativas pelo método de "transbordo", procurando não danificar o torrão de terra nas raízes. Após o plantio, as plantas são regadas e então aplicadas com cobertura morta ao redor dos caules.

Cuidado

A trepadeira, apesar da sua despretensão, necessita de rega regular e abundante. Em grande medida, essa necessidade aumenta durante o período de floração e na estação seca. Em condições normais de clima e temperatura, as plantas são regadas uma vez a cada 2-3 dias. Num verão muito quente e seco, as vinhas são regadas em dias alternados, estritamente de manhã ou à noite.

2-3 semanas após o plantio em um local permanente, as plantas jovens são alimentadas com fertilizantes com alto teor de nitrogênio. Durante o período de formação de botões e floração, as trepadeiras são alimentadas regularmente com alto teor de potássio e fósforo.

Para manter uma floração abundante, exuberante e longa, os jardineiros recomendam alimentar as lianas com fertilizante complexo Fertika Lux uma vez a cada 1-2 semanas.

Ao longo da estação de cultivo, é necessário limpar as ervas daninhas em tempo hábil. A abundância de ervas daninhas ao redor das videiras não só afeta negativamente o seu crescimento e qualidade de floração, mas também pode causar o desenvolvimento de doenças.

Reprodução

A maneira mais fácil de criar trepadeiras é seminal... O material de plantio é semeado em março-abril, visto que as plantas jovens crescem rapidamente. É melhor plantar as sementes em recipientes separados ou copos cheios de terra para mudas de flores. É indesejável semear em um recipiente comum, pois no futuro isso complicará a extração das mudas durante o transplante.

As sementes são plantadas a uma profundidade de 0,5-1 cm, após o que são borrifadas com uma fina camada de terra, regadas abundantemente e cobertas com uma película. Após a emergência (10-14 dias), o material do filme é removido.

Em condições naturais, naturais, espécies selvagens de trepadeiras se reproduzem brotos de raiz... No entanto, os jardineiros não toleram essas plantas em áreas cultivadas, devido à sua capacidade de crescer agressivamente e deslocar outras culturas mais fracas.

Doenças e pragas

O tempo chuvoso estável, o espessamento das plantações, o encharcamento do solo ou um alto teor de compostos contendo nitrogênio são as principais razões para o desenvolvimento do oídio em trepadeiras. Suas características são manchas esbranquiçadas nas folhas e nos brotos da planta.

Nesse caso, é possível curar a liana ferida com o auxílio de fungicidas - "Fundazola", "Topsina-M".

Em áreas mal cuidadas, as safras cultivadas, incluindo a trepadeira, costumam ser afetadas por pulgões. Você pode encontrar essa minúscula praga no lado sujo das folhas. Lianas, afetadas por colônias de pulgões, começam a ficar visivelmente atrasadas no crescimento, secam, ficam amarelas, perdem seus botões e flores. Preparações inseticidas sistêmicas - "Fufanon Nova", "Biotlin", permitem destruir este parasita.

Aplicação em paisagismo

Vigorosas trepadeiras de jardim são utilizadas por paisagistas para decorar suportes verticais, decorar as paredes de edifícios e cercas, gazebos e varandas de verão. Com a sua ajuda, enchem os recantos vazios do jardim, onde, espalhando-se pelo solo, se perdem em luxuriantes tapetes floridos.

Vinhas de tamanho médio ficam ótimas em composições simples e em grupo. Eles, junto com a trepadeira decorativa subdimensionada, são usados ​​no arranjo de canteiros de flores, bordas, rabatok. Essas plantas com flores parecem originais em jardins de pedras, onde são combinadas com outras culturas de baixo crescimento - saxifrage, subulate phlox, urze.

Como se livrar do jardim?

A trepadeira de campo é considerada uma das piores ervas daninhas que deslocam as plantas cultivadas do local. É extremamente difícil lutar contra esta planta devido à sua alta taxa de sobrevivência. Mesmo um pequeno fragmento do rizoma desta erva daninha pode rapidamente dar uma nova geração de plantas.

Para remover o loach do campo do jardim, na primavera e no outono, os residentes de verão cavam profundamente o terreno, revendo cuidadosamente torrões de terra e removendo até mesmo os menores fragmentos de raízes deles. Uma escavação completa na primavera com maior cobertura da terra cultivada com material denso e opaco ajuda bem no combate à planta.

Sob tal abrigo, os rebentos jovens da erva daninha não recebem a humidade e a luz de que necessitam, pelo que morrem rapidamente de forma natural.

Os herbicidas devem ser usados ​​com cautela - esses medicamentos são recomendados para uso apenas nos casos mais extremos e com a condição de que não haja plantas cultivadas no local que possam estar danificadas. Para exterminar a erva daninha, utilizam-se os preparados "Linder", "Tornado", "Roundup".

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário