As sutilezas do ageratum em crescimento

Contente
  1. Descrição da planta
  2. Como cultivar uma flor em casa?
  3. Pouso em terreno aberto
  4. Cuidado correto
  5. Doenças e pragas

O ageratum planta ornamental pode decorar qualquer jardim ou até mesmo o espaço da casa. Apesar de sua baixa altura, esta cultura fica muito bonita na floração. Para obter o máximo benefício, você terá que estudar esta planta de todos os lados. Vamos entender todos os meandros do cultivo de ageratum.

Descrição da planta

Para começar, deve-se dizer que o ageratum pertence à família Astrov e é coberto por atraentes flores fofas. As inflorescências são bastante densas e lembram pompons. Ageratum mantém seu frescor por muito tempo após o corte. Esta propriedade, aliada a um longo período de floração, deu origem ao nome da planta ("para sempre jovem" em latim). Os arbustos desta espécie são relativamente pequenos. Existem anões entre eles, mas mesmo os espécimes relativamente grandes atingem no máximo 0,6 m.

As flores de Ageratum são predominantemente azuis ou roxas. No entanto, outras opções também são possíveis: branco, rosa e muitos outros tons. As inflorescências são classificadas como cestos. O tamanho dessas inflorescências é relativamente pequeno (máximo de 0,05 m de diâmetro). A forma das inflorescências pode ser muito diversa, o que dá ao ageratum uma aparência imprevisível. As folhas desta planta são coloridas de verde profundo. Eles podem ter:

  • oval;

  • triangular;

  • forma de diamante com bordas irregulares.

O ageratum selvagem habita o leste da Índia, a região da América Central e a América Latina. Esta planta não será capaz de sobreviver nem mesmo a um inverno muito ameno. Portanto, em nosso país em campo aberto será possível diluí-lo apenas no formato de um ano. Ageratum parece atraente em qualquer canteiro de flores e flores por até 5 meses consecutivos em condições favoráveis. Os floricultores apreciam a cultura não apenas por sua beleza, mas também por sua relativa despretensão.

Possivelmente, é uma das plantas tropicais menos caprichosas usadas em nosso país... É usado ativamente para formar composições de carpetes em um único formato ou em conjunto com outras culturas. Ageratum se encaixa bem entre plantações perenes. Floristas profissionais e paisagistas prestam atenção nisso há muito tempo. No entanto, a flor ocupa um lugar igualmente importante em casa.

Como cultivar uma flor em casa?

É aconselhável cultivar em casa (em uma varanda ou loggia) para variedades subdimensionadas de ageratum. Eles vão subir apenas 0,3-0,4 m. Os arbustos esféricos formados por essas plantas podem ser perdidos de vista em um canteiro de flores exuberantes ou em uma composição de borda. Mas vasos em varandas ou terraços (varandas) são ideais para esta planta de interior. Na grande maioria dos casos, o ageratum é cultivado em casa a partir de sementes.

As mudas são inicialmente formadas. Então ela terá que mergulhar nos potes. Quando as plantas se desenvolverem neles, eles estarão prontos para o plantio no solo ou em um vaso. Recomenda-se o cultivo de mudas na janela sul ou sudeste. A época ideal de semeadura é meados de março.

Com o tempo ameno, plantar um ageratum em campo aberto ou colocá-lo em um terraço ao ar livre será possível já nos primeiros dez dias de maio.

Mas isso exigirá o plantio de sementes para o cultivo de mudas na primeira década de fevereiro. Isso só pode ser feito em locais com clima quente. Já na zona intermediária da Federação Russa, seria mais sensato aderir a datas posteriores. A qualidade do solo desempenha um papel especial. O menor desvio da composição ideal ou infecção com uma infecção anula o plano dos jardineiros.

A melhor opção tanto para sementes quanto para mudas desenvolvidas de ageratum é uma mistura homogênea de areia, turfa e húmus. É mais fácil plantar sementes muito pequenas misturando-as com areia seca. Então a distribuição pelos leitos será rápida e fácil. Depois de espalhar as sementes no solo, despeja-se abundantemente com água morna de um borrifador. Mas o método usual de irrigação simplesmente remove a maior parte do material de plantio do solo.

Ou as sementes ficarão concentradas em uma parte do recipiente e as mudas ficarão irregulares. Imediatamente após a semeadura, o reservatório é colocado em local aquecido e com luz solar intensa. Para criar um efeito estufa, vidro ou polietileno é usado. Assim que aparecem os primeiros brotos, o abrigo é retirado e o próprio recipiente colocado em um parapeito de janela iluminado.

Para que o ageratum se desenvolva normalmente, a temperatura do ar deve ser de pelo menos 18 graus.

Alta umidade também é necessária. Você terá que se certificar de que as plantas não se esticam e não se desviam em uma direção. A prevenção é muito simples: uma caixa ou outro recipiente com mudas é constantemente desdobrado. Então, os raios do sol cairão de diferentes direções em um grau mais ou menos igual. Quando o segundo par de folhas aparece, o ageratum é plantado em vasos de turfa (de preferência) ou em copos plásticos de tamanho médio.

Na última década de maio ou nos primeiros dias de junho, as mudas desenvolvidas são transplantadas para canteiros ou vasos. Este contêiner é ideal para um maior crescimento. Para uso doméstico, as mudas também são cultivadas a partir de estacas. Eles são cortados na primavera com uma planta-mãe que foi mantida em uma estufa ou estufa durante todo o inverno. Os espécimes que hibernaram no solo não são adequados para enxertia - vale a pena congelar e morrem rapidamente.

As estacas colhidas corretamente devem ser cultivadas em recipientes separados, que são preenchidos com uma mistura homogênea de solo e areia. Os ageratos jovens obtidos desta forma devem ser sistematicamente regados e pulverizados. O enraizamento ocorre com rapidez suficiente, porque as raízes adventícias são formadas sem complicações. As estacas são utilizadas principalmente pelos criadores.

O problema é que você não conseguirá cortar muitas mudas de um arbusto em qualquer caso, e usar sementes é definitivamente melhor para o cultivo em massa.

Pouso em terreno aberto

Recomenda-se plantar sementes de ageratum para mudas nos últimos dias de março. O solo é adequado com uma estrutura solta e arejada. A profundidade de plantio não ultrapassa 1,5 cm, a terra não precisa ser regada, limita-se a borrifá-la com um borrifador. A colheita dos brotos é feita em 20-21 dias.

As mudas são mantidas em locais secos e quentes. O desembarque em terreno aberto é realizado somente após o fim das geadas da primavera. Você pode se preparar para o transplante do ageratum levando-o ao ar por vários dias para adaptação. A distância entre as mudas deve ser de pelo menos 0,15 m. A floração pode ser esperada cerca de 2 meses após o plantio.

As sementes em terreno aberto podem ser semeadas antes do inverno. Às vezes, eles não têm tempo para subir antes do início do tempo frio. Mas então você pode esperar o surgimento de mudas na próxima temporada. A situação é diferente com a propagação desta cultura por estacas.

Ela não poderá passar o inverno em que a temperatura cai abaixo de + 20 graus.

Quando for possível criar um ambiente de estufa, é aconselhável cavar as mudas antes das primeiras geadas. Os espécimes mais fortes devem ser preferidos. Plantar em vasos grandes ajuda a evitar a superlotação. Eles devem ser imediatamente reorganizados em um local quente.

Nos últimos dias de março, o material de plantio é plantado em canteiros ou estufas. Após a germinação, ele já pode ser movido para terra livre.Antes disso, o solo é totalmente escavado e totalmente solto. É melhor usar áreas com uma reação ligeiramente ácida ou neutra. Quando a acidez é muito alta, coloca-se no solo farinha de calcário ou dolomita. A época ideal para tais manipulações é o outono. Na maioria das vezes, o ageratum é plantado em maio. Eles são guiados pelo momento em que acaba a geada, e o solo já está esquentando pelo menos um pouco. O procedimento é o seguinte:

  • saturação da terra com oxigênio (afrouxamento adicional);

  • preparação de furos com profundidade de 0,015-0,02 m em intervalos de 0,15-0,2 m;

  • furos com água;

  • após a secagem - colocação de mudas;

  • preenchendo essas mudas com solo.

Cuidado correto

Rega

O cultivo adequado de ageratum requer rega abundante. Todo o solo ao redor da flor deve estar igualmente úmido. Neste caso, o aparecimento de poças é totalmente inaceitável. Ageratum não é suscetível aos efeitos nocivos da seca; pode ser cultivado com segurança também em locais áridos.

Mas se houver pouca chuva, a falta de água deve ser reposta manualmente.

Afrouxamento e remoção de ervas daninhas

Dada a alta demanda de oxigênio desta planta, é imperativo soltar o solo. Todas as ervas daninhas são eliminadas ao mesmo tempo. Isso permite o crescimento mais rápido possível. É aconselhável cobrir com ageratum para reter o máximo de umidade.

Além disso, o afrouxamento sistemático ajuda a prevenir a podridão da raiz.

Top curativo

O ageratum é reabastecido com misturas orgânicas e minerais. Você pode usá-los em combinação. Mas o uso de estrume é categoricamente inaceitável. Os fertilizantes são aplicados no máximo 1 vez em 20 dias. Começam com doses mínimas, porque senão, em vez de ativar a floração, vai abrandar e aumentar o desenvolvimento das folhas.

Poda

Ageratum praticamente não tem problemas com o corte de cabelo. Ela volta a crescer muito em breve e voltará a deliciar os cultivadores de flores com flores exuberantes. É imperativo remover todos os brotos secos, quebrados ou apenas enfraquecidos. As manipulações são simples, aumentando significativamente o tempo de floração e permitindo obter mais inflorescências. O beliscão é muito importante, normalmente beliscando o topo, deixando apenas 3 ou 4 entrenós, de forma a atingir o apelo estético da cultura e melhorar a floração.

Ageratum, que é bastante previsível, não tolera bem o frio. Assim que vierem as primeiras geadas, ele morrerá. O corte ajuda a prolongar um pouco a vida da flor, após o que ela é armazenada em um ambiente aquecido. Se possível, você deve evitar temperar com turfa e húmus.

A poda anti-envelhecimento é feita mensalmente.

Doenças e pragas

Problemas de ageratum surgem mais freqüentemente com tecnologia agrícola inadequada. Então, as plantas podem ser infectadas:

  • vírus do mosaico do pepino;

  • podridão de raiz;

  • murcha bacteriana.

Um perigo particular é a podridão cinzenta, que é provocada pelos fungos microscópicos Botritis. Os esporos se espalham pelo vento, em contato direto com as mãos ou ferramentas do cultivador, insetos e gotículas de água. O perigo de infecção por mofo cinzento é especialmente grande em tempo úmido. Esta enfermidade se manifesta pelo aparecimento de manchas escuras, gradualmente dando lugar a uma flor acinzentada. Assim que forem encontrados os primeiros sinais de danos, os fungicidas devem ser usados ​​imediatamente e, em caso de falha, arrancar as plantas problemáticas e queimá-las.

Não há como lidar com a podridão das raízes. As plantas infectadas com ele são destruídas em qualquer caso. Ageratum freqüentemente sofre danos ao mosaico do pepino. A propagação de seu vírus ocorre quando as pragas sugadoras atacam. A doença se manifesta pelo aparecimento de manchas amarelas ou brancas. Para evitá-lo, você terá que:

  • capine sistematicamente as ervas daninhas do solo;

  • selecionar cuidadosamente as sementes para semeadura, avaliando sua saúde;

  • suprimir imediatamente todos os ataques de insetos nocivos.

O murchamento bacteriano geralmente ocorre em ambientes quentes e úmidos.Os tecidos vão rachar e a umidade vai evaporar ativamente das rachaduras. Ao mesmo tempo, a folhagem é coberta por manchas amarelas com borda marrom. Cortando a folha afetada em 2 partes, você pode detectar imediatamente vasos escurecidos. Eles estão entupidos e não vazam sucos suficientes.

É possível curar o murchamento bacteriano negligenciado apenas nos estágios iniciais. Na luta contra ela, o remédio "Coronet" ajuda. A infecção pode ser evitada com o uso de sementes e estacas saudáveis. É aconselhável selecionar as variedades mais resistentes ao murchamento. Entre os insetos nocivos, o risco de ageratum é representado por:

  • nematóide;

  • mosca branca;

  • ácaro-aranha.

A mosca branca é facilmente visível. Basta tocar no arbusto, pois bandos de insetos brancos começam a se espalhar por ele. A mosca branca se alimenta dos sucos celulares das plantas. Como resultado, eles murcham, começam a crescer mais lentamente e, se perder tempo, podem até morrer. Você pode lutar contra a mosca branca usando:

  • Biotlin;

  • Actellik;

  • "Aktaru";

  • "Almirante".

O ácaro-aranha é reconhecido por seus pontos amarelos claros característicos na folhagem. Se a lesão for muito grave, aparece uma teia densa extensa. Os carrapatos se adaptam rapidamente a vários pesticidas. Portanto, é necessário não apenas usar drogas eficazes, mas também trocá-las periodicamente no processo de luta. Os nematóides da galha atacam as partes subterrâneas do ageratum. Você pode eliminar a praga usando "Bi-58", "Tiazoom", "Rogor" (em estrito acordo com as instruções).

Se o ageratum for afetado por qualquer tipo de podridão após a remoção das plantas doentes, outras plantações devem ser desinfetadas com fungicidas. Para evitar danos por agentes bacterianos, as plantas de flores longas devem ser tratadas com produtos biológicos ainda na fase de muda. Na maioria das vezes, eles usam "Baktofit" ou "Fitosporin". A supressão do vírus do mosaico será garantida pelo tratamento com Karbofos.

Mas a oportunidade das medidas tomadas é de importância decisiva no combate a quaisquer pragas e doenças.

Você pode aprender a cultivar ageratum a partir de sementes assistindo ao vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário