Plantar e cuidar da lyatrix em campo aberto

Contente
  1. Datas de desembarque
  2. Seleção de local e solo
  3. Como plantar?
  4. Regras de cuidado
  5. Quando e como transplantar?
  6. Métodos de reprodução
  7. Doenças e pragas

Muitos jardineiros estão se perguntando como plantar e cultivar corretamente liatris perene para que esta planta cresça rapidamente e dê uma floração exuberante e longa. Isso não é nada difícil - a cultura é despretensiosa no cuidado e resistente à geada. Porém, para que ela encante o máximo possível com seu visual decorativo, você precisa conhecer as características do plantio e do cuidado com a liatria.

Datas de desembarque

Para floração liatris requer pelo menos 14 horas de luz do dia, e para a formação de flores, a temperatura deve ser mantida no nível de 10-13 graus. No entanto, como mostra a prática, a exposição a temperaturas na região de 5-6 graus durante 12 semanas tem um efeito benéfico na duração da floração e na sua qualidade. Com base nesses requisitos, o outono ou o início da primavera podem ser considerados ideais para a semeadura de liatris. Esta cultura não tem medo de geadas, portanto, com uma semeadura podzimny na primavera, você pode obter brotos fortes e saudáveis.

Jardineiros experientes preferem plantar sementes no outono e desbaste as mudas na primavera, deixando apenas as mudas mais saudáveis. Na primavera, o plantio é feito depois que a terra está completamente aquecida e a ameaça de volta das geadas passou. Então, na Rússia central e na região de Moscou, você pode plantar uma flor já em abril.

Seleção de local e solo

A Liatris prefere áreas bem iluminadas, pois quando cultivadas em plena ou clara sombra, a decoratividade das flores se deteriora significativamente e o crescimento de todo o arbusto como um todo diminui. A cultura pode crescer em qualquer substrato, mas solo fértil, permeável à água e ao ar com uma reação de ácido fraco na faixa de pH 6,0-6,5 é considerado ideal para isso.

A cultura também pode ser plantada em substratos arenosos secos, mas aí será mais fraca, as inflorescências serão menores e o período de floração será mais curto. Perene não tolera solos pesados ​​alagados, permanecendo neles muitas vezes leva à decomposição das raízes. É melhor preparar o terreno para eles com antecedência. Para isso, é escavado um local de plantio com adição de turfa, uma pequena quantidade de argila triturada, bem como quaisquer materiais de soltura, por exemplo, perlita e areia de rio, pode-se também utilizar casca de pinheiro compostada.

Como plantar?

Os bulbos Liatris são plantados a uma profundidade de 10-15 cm, o intervalo entre os furos é mantido ao nível de 20-25 cm. Você pode comprar material de plantio em qualquer empresa de comércio especializado, os tubérculos não são particularmente suscetíveis a ressecarportanto, em qualquer caso, elas brotarão e, muito provavelmente, darão flores já na estação atual. Importante: apenas os bulbos da safra atual são adequados para o plantio.

Nas regiões da Sibéria, os jardineiros costumam ser usados ​​para plantar mudas em terreno aberto. O fato é que o período de primavera começa muito mais tarde do que na faixa do meio, então o método de mudas irá acelerar significativamente o processo de cultivo de uma safra. Para isso, no final do inverno, plante as sementes em pequenos vasos, embora seja melhor aprofundá-las não mais do que 1 cm, e umedecer o solo com um borrifador. Para que as plantas germinem o mais rápido possível, elas devem ser colocadas em um cômodo quente e bem iluminado da casa e regadas conforme o substrato seca. Assim que as mudas ficam mais fortes, elas podem ser endurecidas. Para isso, são levados para a rua durante o dia.Lembre-se de que isso só pode ser feito em condições climáticas favoráveis. No final de maio, quando o clima já está mais ou menos resolvido, as plantas podem ser movidas para campo aberto pelo método de transferência para não violar a integridade das raízes.

A distância entre arbustos adjacentes deve ser mantida ao nível de 15-20 cm.

Regras de cuidado

Liatris nas pessoas muitas vezes referida como uma flor indiana... Este apelido se explica pelo fato de ser uma planta despretensiosa, resistente a doenças e pragas de jardim, sua tecnologia agrícola não apresenta dificuldades. É por isso que mesmo os cultivadores inexperientes podem cultivá-lo.

Rega

Liatris gosta muito de umidade, embora uma seca de curta duração não tenha um efeito prejudicial sobre ele. Para uma cultura, uma irrigação a cada 5-7 dias é o suficiente e, se o tempo estiver chuvoso, não é necessária irrigação adicional.

O alagamento é muito mais difícil para a cultura. - O excesso de umidade se torna uma causa comum de podridão radicular. Por isso, mesmo na fase de preparação do local para o plantio, é muito importante equipar uma vala de drenagem para escoar a água para que ela não estagnasse. Normalmente, no dia seguinte após a rega, surge uma crosta na superfície do solo, o que impede que o oxigênio chegue às raízes e prejudica a nutrição da planta.

Para evitar isso, o solo próximo aos arbustos deve ser afrouxado após cada umedecimento.

Cobertura e fertilizantes

Liatris deve ser fertilizado 3-4 vezes durante a estação de crescimento. Compostos minerais e orgânicos são adequados para a planta, tal alimentação regular contribui para uma floração exuberante e completa. Na primavera, é desejável dar preferência aos compostos de nitrogênio, pois estimulam o acúmulo de massa verde e o crescimento ativo. Os mesmos fertilizantes serão ótimos antes do inverno. No verão, a liatria precisa de preparações de fósforo e potássio. Além disso, o composto pode ser despejado em volta dos arbustos - promove uma melhor floração.

Por favor, note que fertilizantes complexos podem ser aplicados tanto na forma líquida quanto na forma seca. É aconselhável fazer todo o curativo depois de chover ou regar, caso contrário há grande risco de queimar as raízes. É muito importante evitar a aplicação de fertilizantes nas partes verdes das plantas (folhas e caules).

Poda

A poda de liatria é mais frequentemente realizada para decorar buquês e arranjos de flores. Em um vaso, eles podem durar até 10-14 dias. Além disso, as fatias são frequentemente utilizadas para secar. Para que a liatriz seque por igual, ela pode ser amarrada com um corte em uma corda e colocada em uma sala quente, seca e ventilada.

Todas as inflorescências após a floração devem ser cortadas, caso contrário a planta perderá vitalidade para liberar novos pedúnculos.

Lembre-se de que você não precisa cortar os caules, mas apenas as próprias inflorescências.

Wintering

Liatris é altamente resistente à geada, então a parte da raiz pode ser deixada no solo para o inverno - eles não requerem escavação antes da geada.

No final do outono, todo o arbusto deve ser cortado quase até a superfície do solo e, em seguida, coberto com palha. (é melhor usar húmus ou turfa) com uma camada de 7 a 10 cm. Nas regiões do norte com invernos rigorosos, recomenda-se adicionalmente cobri-la com ramos de abeto ou agrofibra.

Quando e como transplantar?

O transplante de liatris é totalmente indolor e essas manipulações podem ser realizadas a qualquer momento durante a estação de cultivo. No entanto, jardineiros experientes acreditam que a época ideal para o transplante de uma safra é o final de abril, início de maio, e também setembro. Os rizomas de Liatris são encurtados, com um grande número de pequenas raízes, por isso são fáceis de separar. Essas manipulações não apresentam dificuldades: o arbusto deve ser cavado junto com um pedaço de terra, cuidadosamente limpo os rizomas do substrato e despejado com água, depois cuidadosamente dividido e plantado a uma distância de 35-45 cm.

Ao plantar tubérculos, é muito importante determinar corretamente onde estão. Se na altura do transplante os botões ainda não acordaram, pode colocar o material de plantio no musgo húmido para o despertar desta forma.

Métodos de reprodução

As variedades mais populares de Liatrice são Burning Star, Flamingo, Bengal Fire e Blue Bird. Eles podem ser propagados por sementes, bem como por divisão. Vamos nos deter em cada um deles com mais detalhes.

Crescendo a partir de sementes

Liatris planta sementes em abundância, então não há falta de material para sementes. Antes do plantio, as mudas devem ser expostas a baixas temperaturas, para que ocorra a estratificação natural. Este procedimento é opcional, mas as sementes germinam melhor neste caso. Se o plantio for feito no outono, as sementes hibernarão no solo e não terão problemas de germinação na primavera. Esteja ciente de que as sementes crescem muito lentamente e não será possível atingir a primeira floração antes de 3-4 anos.

As plantas podem ser plantadas em vasilhames com antecedência, neste caso, todo o trabalho principal deve ser realizado em janeiro-fevereiro: as mudas são plantadas em bandejas multicamadas e cobertas com uma leve camada de vermiculita - isso fornecerá a umidade necessária nível e irá promover uma melhor germinação. Durante a formação das mudas, a temperatura do solo deve variar entre 18-21 graus, à noite recomenda-se reduzir o nível de aquecimento para 6 graus a fim de acelerar a germinação das mudas.

Os primeiros brotos podem ser notados depois de algumas semanas, após as quais o aquecimento deve ser reduzido gradualmente para 15-18 graus, e depois de mais um mês você pode colher as mudas em um recipiente maior.

Dividindo o mato

No processo de transplante, você pode dividir o arbusto em duas ou mais partes. É aconselhável realizar tais manipulações a cada 3-5 anos. A melhor época para trabalhar é considerada o início da primavera ou o final do outono. O arbusto é cuidadosamente desenterrado e dividido à mão em várias partes, de modo que cada uma tenha um colo de raiz com vários bulbos. Os locais de corte devem ser desinfetados com cinza de madeira triturada ou carvão ativado. Para o plantio, são preparadas covas de plantio com profundidade de 25 cm para que as raízes nelas se encaixem completamente. Você pode adicionar um pouco de húmus ao solo.

Divisão de tubérculos

Este método de criação de liatris pode ser utilizado todos os anos. Os tubérculos dessa cultura se parecem visualmente com bulbos achatados, que são conectados uns aos outros por brotos. Esses brotos podem ser divididos em duas partes e assim um novo material de plantio pode ser obtido, o que dará floração abundante em um ano.

Os bulbos são colocados no solo em buracos de 10-15 cm de diâmetro, após os quais são cobertos com solo de jardim misturado com húmus na proporção de 2: 1. Os primeiros brotos aparecem em um mês.

Doenças e pragas

Liatris, crescendo em condições confortáveis, é altamente resistente a doenças e ataques de pragas de jardim. mas se as plantas são cultivadas em um local escuro e úmido, muitas vezes são afetadas pela ferrugem. Nesse caso, é melhor escolher outro local mais adequado, retirar todos os fragmentos danificados do arbusto, tratar com fungicidas e destruir os resíduos vegetais por meio da queima.

Se não houver traços visíveis de danos na parte verde do solo, mas a própria planta parecer atrofiada e deprimida, provavelmente a razão para isso é apodrecimento da raiz. Para reanimar o arbusto, é necessário limpá-lo do solo, livrar-se de todas as partes danificadas, mergulhar as raízes do tubérculo em uma solução fraca de permanganato de potássio e depois transplantá-lo para um local mais confortável.

Quanto às pragas, então o maior dano à planta é causado pelos ratos ratazanas, que gostam de comer tubérculos, bem como vermes e ursos... A fim de proteger as raízes de roedores, você pode usar o plantio em uma rede especial.Se o plantio de Liatris for muito compactado, as plantas ficam suscetíveis a infecções fúngicas, portanto, a cada 3-4 anos é necessário dividir os arbustos, principalmente porque nas inflorescências antigas os pedúnculos não crescem, mas se dobram para fora. Esta forma não adiciona muito charme à composição.

No próximo vídeo, plantar, criar e cuidar de uma lyatrix estão esperando por você.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário