Como escolher um fertilizante para plantas de interior?

Contente
  1. Sinais de falta de nutrientes nas plantas
  2. Visualizações
  3. Os melhores fertilizantes prontos
  4. Como escolher?
  5. Como aplicar corretamente?
  6. Receitas de remédios populares para alimentação

A necessidade de escolher os fertilizantes certos para plantas de interior surge para cada proprietário de seu próprio "canteiro de flores" no parapeito da janela. Existem sérias discussões e disputas sobre como alimentar flores em casa, como fazê-lo corretamente. Para que as substâncias introduzidas sejam benéficas, o uso da pasta de citocinina e outros fertilizantes deve ocorrer de acordo com um determinado esquema - exatamente como, vale a pena considerar com mais detalhes.

Sinais de falta de nutrientes nas plantas

As flores caseiras, não menos do que as plantas de jardim, precisam de reposição regular de nutrientes. Durante a primavera e o verão, eles precisam ser alimentados em intervalos de 2 semanas. Além do mais, a aplicação não programada de fertilizantes complexos ou especializados pode ser realizada quando os seguintes sintomas aparecem.

  • Sem sinais de crescimento. A planta não desenvolve novos botões, folhas, permanece na mesma altura por muito tempo.
  • Descartando folhas velhas. Ao mesmo tempo, não aparecem novos.
  • Floração muito rara. Isso não se aplica às espécies exóticas que já são difíceis de conseguir para dar um botão em casa.
  • Aparência dolorosa geral. As folhas secas que perderam seu brilho de cor, caules ralos indicam que a planta claramente não está recebendo nutrição suficiente.
  • Amarelecimento da lâmina foliar. Está associada à fome de nitrogênio ou magnésio e pode ser agravada pelo aumento da acidez do solo.
  • Vermelhidão, aspecto nas folhas e rebentos de tonalidade púrpura. É assim que a falta de fósforo se manifesta.
  • Clorose, moagem de massa verde. É assim que a deficiência de ferro se manifesta.

Quase todos os componentes minerais ou orgânicos do solo afetam a saúde geral de uma planta de casa. Desprezando as regras de alimentação, é difícil esperar bons resultados na floricultura.

Visualizações

Todos os fertilizantes prontos existentes podem ser divididos em vários grupos: preparações para crescimento rápido, mineral - quelato de ferro, ácido nítrico, ácido bórico, iodo, bem como de origem orgânica. Dependendo da forma de liberação, eles podem ser usados ​​para fertilizar o solo na forma líquida ou seca, a duração da ação também será diferente. Muitos curativos contêm componentes de origem farmacêutica - amônia, vitaminas, ácido succínico contém pasta de citocinina.

Mineral

Este grupo de fertilizantes contém macronutrientes, oligoelementos necessários para o crescimento e desenvolvimento normal das plantas. Os minerais naturais são o principal componente dos produtos prontos. Essas opções de alimentação são baratas, facilmente dosadas e possuem embalagens prontas para uso. Os fertilizantes minerais constituem uma parte significativa do livre comércio deste tipo de bens. Eles são selecionados de acordo com o tipo de solo, cultura e fase do estado atual da estação de cultivo.

Para fertilizantes minerais, a dosagem precisa dos ingredientes é muito importante. Níveis excessivos de solo podem ser prejudiciais para flores em vasos. Existem opções de alimentação monocomponente e multicomponente. A seguir, são considerados os principais elementos dos fertilizantes minerais.

  • Fósforo. Mineral na quantidade de pelo menos 20% faz parte de fertilizantes complexos, não tem restrições quanto à sazonalidade de aplicação, é universal quando usado em solos com acidez diferenciada. É muito importante lembrar que os fertilizantes de fósforo são eficazes apenas se houver uma quantidade suficiente de substâncias de nitrogênio-potássio no solo. Entre os complexos mais populares nesta base estão "Superfosfato", "Farinha de fosforita"
  • Azoto. Os fertilizantes a base dela são recomendados para serem aplicados ao solo na primavera, para o rápido e viçoso crescimento dos rebentos jovens, na semeadura esse componente garante sua germinação mais rápida. Os fertilizantes nitrogenados incluem enxofre de cálcio, nitrato de sódio e amônio. A uréia é usada para acidificar o solo.
  • Potássio. Fertilizantes altamente eficazes são produzidos a partir de seu sal, visando melhorar a composição qualitativa de solos arenosos. No cultivo de plantas de interior, sua forma de sulfato (sulfato) é usada principalmente. Culturas com sistema radicular desenvolvido reagem especialmente bem a essa alimentação.

Os auxiliares incluem minerais como magnésio, cálcio, manganês e enxofre. Na composição de fertilizantes complexos, existem combinações de 2, 3 ou mais componentes.

Com base no trio básico de componentes minerais, preparações populares como Azofoska em grânulos, Nitrofoska, NPK em forma de granulação fina são preparadas.

Orgânico

Este grupo de curativos para plantas de interior inclui materiais e componentes obtidos como resultado da atividade vital dos organismos vivos. A composição sempre contém 3 componentes principais: potássio, fósforo, nitrogênio, além de auxiliares. Entre as espécies mais famosas usadas no cultivo de plantas de interior estão as seguintes.

  • Turfa. Fertilizante orgânico com alto teor de nitrogênio. Utilizado apenas em vasos para plantas que preferem solos acidificados. A turfa também contém enxofre, silício, cálcio, flúor, ferro e outros oligoelementos. Esta é uma boa base para preparar misturas de solo para mudas.
  • Cinza de madeira. É obtido pela queima de matérias-primas naturais, possui alto valor nutritivo e desoxidou o solo. Além de potássio, fósforo e nitrogênio, as cinzas contêm boro, magnésio e manganês, que afetam o crescimento das flores de interior.
  • Casca de ovo. Desempenha o papel de drenante, melhora a composição mineral do solo.
  • Farinha de ossos. É usado para o cultivo de frutas anãs em vasos, promove a formação de ovários. Esse tipo de matéria orgânica é obtido a partir de ossos de peixes e gado. O produto acabado possui alta concentração de nitrogênio e fósforo.
  • Serragem de madeira. Com a ajuda deles, a cobertura morta é feita para vasos de plantas, o que ajuda a reter melhor a umidade na área da raiz.
  • Composto ou húmus. Ao contrário do estrume fresco, eles não são quimicamente agressivos. Não há sementes de ervas daninhas e bactérias patogênicas no húmus. É usado em soluções ou colocado seco na raiz.

Os fertilizantes orgânicos não são bem tolerados por todas as espécies de plantas. Por exemplo, eles têm um efeito benéfico nas plantações de palmeiras, rosas de interior, pelargônios e prímulas e samambaias. Ao mesmo tempo, ao entrar em contato com os cormos, a parte subterrânea da planta se decompõe.

Uma característica distintiva dos fertilizantes orgânicos é a capacidade de gerar calor - apodrecimento. Eles não são assimilados diretamente, mas com o curso dos processos naturais de decomposição, eles se transformam em um conjunto completo de nutrientes essenciais.

Estimulantes e reguladores de crescimento

Esta categoria de drogas pertence aos fitohormônios - substâncias que afetam a frutificação das plantas, o momento do amadurecimento da safra. Eles podem ser de origem sintética, extraídos de turfa, algas, cogumelos. Uma característica distintiva dos estimulantes de crescimento é sua introdução gradual em intervalos regulares. Todos eles são divididos em tais opções.

  • Brassines. Proporcionam o amadurecimento de frutos e sementes em condições climáticas desfavoráveis.
  • Auxins. Afeta a intensidade da formação do rebento. Quando aplicado, ocorre intensa ramificação, desenvolvimento de folhas e ramos.
  • Citocininas. Ajuda a influenciar a taxa de divisão celular. Com a ajuda deles, os brotos antigos morrem mais rápido e os novos são formados de maneira mais ativa.
  • Giberelinas. Eles afetam a velocidade de germinação, melhoram a germinação das sementes.

Os estimuladores de crescimento incluem ácido succínico e produtos baseados nele. Pasta de citocinina, comprimidos, pílulas, pós são apenas uma pequena parte do que é feito dessa substância. O ácido succínico é adequado para o tratamento de pré-semeadura, estimulante e restaurador. A mesma categoria inclui humina e ácido bórico.

Os melhores fertilizantes prontos

Entre os fertilizantes industriais acabados, existem aqueles que se tornaram verdadeiramente populares. No campo da floricultura de interior, a segurança, uma forma conveniente de uso de drogas e a disponibilidade para venda tradicionalmente vêm à tona.

"Fasco"

A marca sob a qual os fertilizantes minerais são produzidos. Você pode encontrar concentrado líquido, Fitoverm, Vermiculita, Kremnevit, Agroperlite. Sprays são oferecidos para as plantas mais cansadas. Todos os componentes são ecologicamente corretos, eficientes e seguros.

Agrícola

Uma das líderes no mercado de fertilizantes. O complexo é produzido na forma de concentrado líquido, grânulos secos, palitos para colocação no solo. Existe uma linha de produtos separada para plantações de flores. Contém: fósforo, cobre, ferro, zinco, bromo e manganês, molibdênio, mistura de nitrogênio-fósforo-potássio. Entre os preparativos prontos para fertilizar o solo ou estimular as plantas, há líderes e forasteiros. Muitos deles são usados ​​por criadores. Por exemplo, as seguintes preparações são adequadas para estimular o crescimento.

  • "Zircão". Um medicamento com propriedades imunomoduladoras. Distingue-se pelo consumo econômico, tem efeito benéfico na microflora do solo, ativa a proteção natural da planta.
  • Kornevin. Ajuda a acelerar o enraizamento de novas mudas. A substância pulverulenta é conveniente para dispensar e administrar. O preço do produto é baixo.
  • Epin. Fitohormônio sintético para melhorar os processos metabólicos. A instrução prescreve diluir o concentrado líquido com água, usar a solução resultante para embeber as sementes.

Alguns fertilizantes orgânicos também são produzidos industrialmente. Entre eles, as seguintes opções universais podem ser distinguidas.

  • "Orgânico". O preparo é voltado para a floricultura, contém sapropel, farinha de turfa, espirulina, cinza de madeira, giz e humata.
  • "Gumi". Uma preparação com alta concentração de substâncias bioativas, incluindo ácidos húmicos. Promove o crescimento de massa verde pela planta.

Ao escolher as formulações prontas certas para melhorar as propriedades do solo, estimular o crescimento e desenvolver as plantas, você pode criar condições realmente confortáveis ​​para cultivá-las.

Como escolher?

Para encontrar o fertilizante mais eficaz para plantas de interior, você precisa prestar atenção a fatores como o tipo de solo, as necessidades especiais da planta. Por exemplo, as espécies com flores para a formação de botões devem receber uma "nutrição" suficientemente rica em potássio e fósforo. Para plantas com lindas rosetas de folhas exuberantes, o nitrogênio é muito mais importante.

Vale a pena considerar as peculiaridades do cultivo. Em casa, não é comum o uso de matéria orgânica na forma de esterco de galinha, de vaca ou de porco e outros tipos de fezes. Mais frequentemente, complexos minerais são usados ​​para plantas no peitoril da janela, que são fáceis de dosar e aplicar. Os estimulantes de crescimento são usados ​​principalmente na germinação de mudas, bem como na fase de tratamento de sementes.

Na hora de escolher uma forma de liberação, deve-se proceder a quanto tempo se dedica aos cuidados com as plantas. Na maioria das vezes, o revestimento de cobertura é escolhido em uma forma líquida concentrada ou em pó, que é então diluída com líquido até o volume necessário. Sticks e "tabletes" devem ser combinados com sistemas de irrigação automática para o período de partida ou no calor do verão. Eles liberam minerais gradualmente com cada ingestão de umidade. É impossível "superalimentar" a planta dessa maneira.

Quase todos os tipos de fertilizantes são aplicados na área da raiz da planta. As exceções são aquelas espécies em soluções destinadas a pulverizar folhas. Eles são aplicados com um borrifador especial. Esta forma de fertilizante é adequada para plantas que não são palmeiras. A cobertura não é absorvida pelas folhas dos rebentos verdes de superfície lustrosa ou pubescente, bem como pelos espinhos.

Como aplicar corretamente?

O método de uso de fertilizantes para plantas de interior depende muito de seu tipo. Algumas safras precisam ser alimentadas apenas no outono e com grânulos secos, outras - regadas. A precisão da dosagem é importante - você não pode usar a composição sem instruções, diluir fortemente ou exceder a concentração do agente. Em casa, as recomendações para o uso de curativos são mais bem consideradas separadamente para cada um dos grupos.

Mineral

Esse tipo de fertilizante tem seus próprios segredos para o uso correto. Normalmente são introduzidos no solo antes do início do frio e da redução do período diurno, bem como durante o plantio. No verão e na primavera, também vale a pena reabastecer periodicamente as reservas de minerais. Entre as regras importantes para sua introdução e armazenamento estão as seguintes.

  • Você só pode usar um medicamento com prazo de validade não expirado. Os componentes expirados não serão úteis, pois podem prejudicar as plantas cultivadas.
  • A precisão da dosagem é crítica. As plantas em vasos e banheiras, nesse sentido, são muito mais vulneráveis ​​do que aquelas que crescem em terreno aberto. Mesmo em diferentes épocas de cultivo, a dosagem será diferente.
  • Os fertilizantes nitrogenados são armazenados em recipientes selados. Este elemento químico é volátil e pode perder suas propriedades com o tempo.
  • Para a preparação de soluções, apenas recipientes especiais são usados. É estritamente proibido levar utensílios para cozinhar ou comer. Produtos químicos mal lavados podem causar envenenamento. Todo o trabalho com eles é realizado apenas com luvas de proteção.
  • A forma mais conveniente para o cultivo de plantas de interior são os fertilizantes granulares. São eles que são mais fáceis de apresentar do que outros, desempenham bem as suas funções.
  • A introdução de curativos minerais é feita na raiz. Esta regra raramente é violada.

Deve ser entendido que os minerais são a base para o crescimento da vegetação em uma panela. Se o animal verde está definhando, é hora de alimentá-lo.

Orgânico

Os curativos de topo de origem orgânica têm 1 regra básica: são preparados e usados ​​com muito cuidado, pois ultrapassar a concentração da substância pode destruir completamente a planta. A aplicação é feita de acordo com o esquema de pré-semeadura ou pós-semeadura, a irrigação é feita na raiz, as folhas são atingidas por pulverizador. As sementes são embebidas em soluções antes da semeadura.

Estimulantes de crescimento

Estimulantes de plantas são usados ​​de acordo com o seguinte esquema:

  • o material de plantio é embebido em "Heteroauxin";
  • os primeiros brotos que aparecem são borrifados com "Epin";
  • no transplante para um local permanente, o primeiro medicamento é usado novamente;
  • durante a formação dos botões pulverizados com "Etamon";
  • faça "Bud" na véspera da floração.

Para consolidar os resultados, o processamento é repetido ciclicamente.

Receitas de remédios populares para alimentação

As receitas populares muitas vezes preveem a possibilidade de usar como fertilizantes substâncias que não são adequadas para isso. Por exemplo, o pó de café não é a melhor solução para o plantio em um vaso de flores. Ele acidifica fortemente o solo, especialmente prejudicial para as plantas com flores. As folhas de chá populares devem ser usadas apenas como drenagem.

Cascas de ovo também são necessárias apenas para afrouxamento adicional do solo; as plantas simplesmente não precisam de cálcio nesta forma. Existem também ferramentas que podem e devem ser preparadas com as suas próprias mãos para um jardim de flores em casa. Entre os componentes úteis e disponíveis para aplicação no solo, vale a pena destacar as seguintes opções.

  • Açúcar. Ele contém glicose, à qual todas as plantas reagem positivamente durante o período de floração. Basta adicionar ocasionalmente até 0,5 colher de chá de açúcar granulado à panela e reforçar essa ação com regas. A resposta a esta preocupação será uma floração abundante e prolongada.
  • Casca de banana. É uma fonte valiosa de potássio, mas o fertilizante deve ser aplicado e preparado de acordo com as regras. Primeiro, a casca é seca por 7 dias e, em seguida, triturada até virar pó no liquidificador ou empurrador. Dessa forma, o fertilizante pode ser aplicado no solo, principalmente no transplante.
  • Cinza de madeira. Um ingrediente útil em uma mistura de solo contendo nitrogênio. É com a sua ajuda que os processos de crescimento são ativados nas plantas, atira ativamente, forma botões. A cinza em vaso também é um agente profilático contra insetos nocivos.
  • Infusão de urtiga. Na estação quente, você pode preparar constantemente um produto com base nos brotos desta planta. Eles são mantidos em água morna por 24 horas. Em seguida, a infusão é filtrada, usada para regar não mais do que 1 vez em 2 semanas.
  • levedura de cerveja - acelerador de crescimento natural, estimulante de floração. Além disso, sua introdução no solo permite a formação da microflora correta, possibilitando um melhor enraizamento. Para a alimentação, é usada uma solução de fermento à base de briquete prensado cru ou concentrado seco. A maneira mais fácil é preparar uma solução a partir de matérias-primas prontas, misturando 10 g de fermento com 1 colher de chá de açúcar e um pequeno volume de água morna, insista por 20 minutos no calor, dilua com 1 litro de água (antes de regar, diluir na concentração de 1: 5).
  • Permanganato de potássio. Este componente é freqüentemente encontrado nos fertilizantes de jardim mais populares. No cultivo de plantas de interior, é usado para desinfetar as raízes durante o transplante, para tratar partes da raiz e do tubérculo já infectadas com infecções. Ao molhar o solo, uma solução concentrada de sombra rubi é usada como medida preventiva. Para imersão e desinfecção, use uma mistura fraca de cor rosa pálido.
  • Soda. É usado para reduzir a acidez do solo, desinfetar, combater a requeima. Se você derramar uma mistura de 1 colher de sopa de refrigerante, sal e metade da quantidade de amônia dissolvida em 5 litros de água, plantas murchas, você pode estender seu tempo de floração, melhorar sua vitalidade.

Seguindo essas recomendações, você pode até mesmo criar um terreno fértil para plantas de interior a partir das ferramentas disponíveis.

Para obter informações sobre como escolher o fertilizante certo para plantas de interior, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário