Tuberose e seu cultivo

Contente
  1. descrição geral
  2. Tipos e variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado crescente
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas

Atualmente, a demanda por flores exóticas cresce a uma velocidade cósmica e é muito difícil surpreender um jardineiro experiente. No entanto, a tuberosa mexicana pode interessar a muitos. O artigo discutirá como cultivá-lo em casa e no jardim, bem como cuidar e propagá-lo.

descrição geral

A tuberosa, que pertence ao gênero polyanthes, cresceu originalmente no México. No século 16, a flor começou a se espalhar por países asiáticos e europeus.

A planta é perene. O tubérculo se parece com um aglomerado de bulbos que duram apenas dois anos. As hastes são eretas, de 45 cm a 1 metro de altura. As folhas são alternadamente largas. As flores são formadas por inflorescências racemosas, semelhantes a sinos. Na natureza, as flores são brancas ou rosa e parecem cerosas. Os criadores criaram plantas com as cores amarela, roxa e violeta, com pétalas duplas de flores. O fruto é uma caixa contendo pequenas sementes achatadas. O período de floração é longo - do início de julho a meados de outubro.

O aroma das flores é agradável, doce e muito intenso, variando conforme a hora do dia. Se você respirar por muito tempo, então uma dor de cabeça será fornecida.

Tipos e variedades

Existem apenas 13 variedades de polianthes no mundo, mas apenas duas espécies são cultivadas em casa - estas são a tuberosa de folhas largas e a tuberosa tuberosa.

Broadleaf

A tuberosa de folha larga é uma planta selvagem. O sistema radicular é formado por vários bulbos carnudos. O caule é ereto, até 1 metro, densamente frondoso na base. As folhas são verdes brilhantes, brilhantes. A inflorescência em forma de espiga é de cor branca. As flores são solitárias, com 4-5 cm de diâmetro, florescendo de abril a maio. Reproduz-se por crianças, cujo diâmetro é de 2-3 cm.

Tuberoso

A tuberosa tuberosa é um tipo de planta cultivada, com 80-100 cm de altura, cujo sistema radicular é representado por um grande bolbo. O caule é ereto, até um metro de altura, mas as variedades com flores duplas são subdimensionadas, crescem menos de 50 cm. As folhas são semelhantes a cereais, até 45 cm de comprimento. A inflorescência tem a forma de espigueta, as flores são arranjados em pares, até 30 botões por inflorescência. Polyantes tuberoso floresce em agosto-setembro e agrada com floração por quase um mês. O aroma é mais intenso que o de um irmão selvagem.

Aqui estão as variedades mais famosas de polianthes tuberosas.

  • Pérola. Uma bela variedade decorativa com grandes inflorescências brancas em forma de orelha, com pétalas de cera terry. A altura da planta não ultrapassa 65 cm. Ideal para cultivo doméstico.

  • Sensação. As flores desta variedade têm uma orla regular, mas uma cor malva incrível.
  • Pupa amarela. Inflorescência simples de cor amarelo claro.
  • Safira rosa. Variedade luxuosa com grandes flores duplas na inflorescência. A cor no centro da flor é rosa claro, transformando-se suavemente em uma borda roxa escura.
  • Shringar de grau industrial (traduzido do hindi - decoração). As flores são rosadas e têm um aroma muito forte, razão pela qual a variedade não se destina a ser utilizada em interiores. Cultivado para empresas de perfumes em plantações na China e na Índia.

Aterrissagem

Somente rebentos tuberosos germinados devem ser plantados no solo da rua. Isso se deve às condições climáticas de nosso país - mesmo no sul, o clima não é semelhante ao da casa ancestral da flor do México. Para a germinação, os bulbos são colocados em potes de turfa ou sobre um travesseiro de musgo, regados e colocados em local aquecido e escuro. É necessário monitorar a umidade do solo. Quando aparecem os brotos, os bulbos são plantados em vasos com solo preparado.

As plantas devem ser plantadas em canteiros de flores depois de estabelecida uma temperatura suficientemente alta, no final de geadas e ondas de frio. Na maior parte da Rússia, essas datas são aproximadamente de 20 de abril a 10 de maio. A exceção são as regiões do Extremo Norte e da Sibéria.

Para obter a melhor taxa de sobrevivência da tuberosa em um canteiro de flores, é necessário plantá-la em uma camada arenosa para excluir água estagnada e raízes em decomposição.

Antes do plantio em campo aberto, o tubérculo deve ser tratado com "Fitosporina" ou outro preparo de ação semelhante para prevenir doenças das culturas bulbosas. Na hora do plantio, o tubérculo fica enterrado cerca de 1-2 cm, não dá para cobri-lo com terra de cima, a planta vai enraizar perfeitamente mesmo assim. Polyantes tolera bem transplantes, o esquema de seu cultivo é semelhante ao de gladíolos.

Para a reprodução caseira de tuberosa, os tubérculos são primeiro preparados. Se você tem os cormos do ano passado, é preciso dividi-los, já que se formaram neles cebolas. É melhor escolher vasos de flores com 15 cm de diâmetro ou mais. 2 cormos são plantados em um vaso. A drenagem é necessária para evitar a estagnação da água. Solo de orquídea ou uma mistura de solo preparada de porções iguais de solo folhoso, areia de rio e húmus são colocados nos vasos. Para fotografar melhor, os vasos de flores são cobertos com filme plástico ou potes de vidro. Isso cria um efeito estufa e as mudas crescem mais rápido. Os vasos de plantas são mais bem mantidos em um lado ensolarado.

Cuidado crescente

Agrotécnica para polianthes não é diferente de cuidar de qualquer plantação de bulbos: irrigação, capina (se você quiser cultivar uma flor em campo aberto), fertilização, liga, poda, preparação para o armazenamento de inverno. Vamos dar uma olhada mais de perto em cada estágio.

  1. Rega. Independentemente de onde a tuberosa seja plantada, ela deve ser regada corretamente. A seca para uma planta é tão destrutiva quanto o transbordamento. Será ideal regar com mais frequência em altas temperaturas, com menos frequência durante uma onda de frio. No jardim, em canteiros de flores ao lado das poliantes, são plantadas quaisquer coberturas de solo, por exemplo, sedum, retêm a umidade no solo. Regar, mesmo em um canteiro de flores, mesmo em uma panela, você só precisa de água morna.

  2. Remoção de ervas daninhas. Tal como acontece com outras plantas, os canteiros de tuberosa precisam de remoção periódica de ervas daninhas. As ervas daninhas são removidas com especial cuidado perto do tubérculo para evitar danos.

  3. Top dress. A fertilização é necessária na fase de brotamento e floração da planta. A cobertura é realizada com infusão de verbasco e fertilizante complexo mineral duas vezes: ao plantar os brotos no solo e ao amarrar os botões.

  4. Em casa, a liga é praticamente desnecessária. Na rua, é melhor amarrar a planta, pois o pedúnculo pode quebrar com o próprio peso ou com fortes rajadas de vento.

  5. Poda. Só é necessário em alguns casos. Em uma zona climática temperada, a planta é podada depois que as folhas secam. Em seguida, os tubérculos são desenterrados, secos e colocados em um local fresco e seco para armazenamento. O segundo caso, quando a poda é necessária, é que a tuberosa cresceu fortemente devido a cuidados inadequados e excesso de fertilização. Durante a floração, o caule pode quebrar mesmo com uma liga, então a planta é cortada, desenterrada e enviada para armazenamento.

  6. Preparação de tubérculos para armazenamento no inverno. No final do período de floração, o pedúnculo é removido primeiro sem cavar o arbusto para amadurecer os tubérculos e os filhos. A rega e a alimentação durante este período não são realizadas. De acordo com a primeira geada, os rebentos são arrancados do solo, sacudidos suavemente e secos numa sala a uma temperatura de 15-20 graus. É necessário armazenar os tubérculos em local aquecido e escuro, em caixas com serragem ou areia de rio.

Reprodução

Você pode propagar polyantes de duas maneiras: sementes maduras ou bulbos infantis. A propagação das sementes só é possível nas regiões do sul, onde o verão é quente e o inverno ameno. Porém, mesmo nas regiões do sul é difícil criar condições favoráveis ​​para a germinação das sementes.

A reprodução por crianças é utilizada por floricultores em todo o mundo devido à sua facilidade de uso. O tubérculo do útero durante o verão adquire filhos, que servirão de material de plantio no próximo verão.

O tamanho ideal para o plantio é de 2 centímetros de diâmetro. Bebês menores não são tocados e hibernam no bulbo do útero.

Doenças e pragas

A tuberosa é suscetível à maioria das doenças bulbosas. As pragas (a maioria delas) não toleram o cheiro forte da flor. No entanto, existem tais parasitas que o cheiro não interfere com a vida na planta.

  1. Ácaro da cebola da raiz ou hoverfly. A praga come o tubérculo, que apodrece no solo. A planta seca e morre. As larvas do carrapato preferem hibernar em bulbos. Eles os combatem aos primeiros sinais de opressão do sistema vegetativo da planta por meios químicos.

  2. Nematoda e urso comum. Eles lutam com um pequeno número de ursos recolhendo-os à mão e usando remédios populares à base de ervas odoríferas e alcatrão. Com um grande número - com produtos químicos. O tratamento dos tubérculos antes do plantio ajuda com o nematóide.

  3. Aphid. A praga suga a seiva da planta, como resultado, você pode observar o murchamento do arbusto. Uma forma eficaz de combater os pulgões é o tratamento com água quente com sabão.

As doenças a seguir são mais comuns em plantas.

  1. A podridão é cinza ou branca. O fungo afeta as partes aéreas e subterrâneas da planta. Uma placa característica de podridão aparece nos caules, folhas e flores se desenvolve mal. A única forma de combater o apodrecimento pode ser o tratamento com antifúngicos no momento do plantio.

  2. Penicilose. A doença surge devido ao excesso de umidade no solo. É expressa no aparecimento de manchas amarelas brilhantes nos rebentos.

  3. Doença de agosto. O iniciador da doença é o vírus da necrose do tabaco. Expressa-se em caules curvos e manchas nos tubérculos.

Atualmente, as pragas e doenças estão sendo combatidas de forma complexa, em diversas abordagens.

  1. O uso de tecnologia agrícola. Manter uma rotação de culturas competente, seleção de material de semente de alta qualidade, uso competente de fertilizantes, remoção oportuna de ervas daninhas.

  2. Destruição mecânica de pragas. Usando todos os tipos de armadilhas de insetos nocivos.

  3. Tratamento termal. A luta contra os ácaros da cebola e os nematóides é a seguinte: os tubérculos são mergulhados na água a uma temperatura de 50-55 graus durante 5 minutos - assim os parasitas e as suas larvas morrem.

  4. Usando inimigos naturais.

  5. Método químico. Exposição a pesticidas e produtos químicos.

A tuberosa é um lindo talo de flor que dará ao seu jardim um agradável aroma exótico e o enfeitará com suas deliciosas flores. A planta não é muito caprichosa de cuidar e é adequada até mesmo para um florista iniciante. Ao cultivar uma flor em casa, lembre-se que seu cheiro forte pode causar dores de cabeça, por isso não deve colocar o vaso no quarto. A tuberosa será, sem dúvida, uma decoração para qualquer interior.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário