Torenia: tipos e características de cultivo

Contente
  1. descrição geral
  2. Visão geral das espécies e variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas

Torenia se espalhou pela nossa região. A pátria desta beleza exótica são os trópicos africanos. A planta chama a atenção por suas inflorescências originais. A forma da flor é tubular, externamente lembrando o conhecido sino. O gênero de Torenia inclui mais de 40 espécies de plantas. Normalmente, a flor é cultivada anualmente. Ao criar torenia em condições de interior ou em estufa, a sua vida útil é prolongada por vários anos. No cuidado, esse sino é despretensioso e bastante resistente a várias doenças. No artigo, vamos considerar as características da planta e os métodos de cultivo.

descrição geral

Torenia se destaca entre o grande número de flores pelo seu aspecto original. Este herbáceo anual pertence à família Norichnikov. A planta forma um pequeno arbusto exuberante com caules rastejantes ramificados. A altura de torção de um adulto pode chegar a 30 centímetros. As pétalas de uma planta tropical têm uma grande variedade de cores: desde delicados tons claros até ricos tons escuros. O arranjo das placas de folha lanceoladas é alternado. Eles têm uma forma alongada. As pontas das folhas são lisas e as pontas ligeiramente pontiagudas. As folhas são pintadas de um verde conspícuo e seus veios são um tom mais claro.

Até o momento, os especialistas criaram muitas variedades dessa planta. Muitos deles estão parcialmente manchados. Também existem variedades com uma cor bicolor ou mesmo tricolor. Devido às suas propriedades decorativas, a flor exótica é frequentemente usada para decorar jardins domésticos ou áreas de recreação. As flores de Torenia desabrocham no final do último mês de verão. A floração violenta continua até o frio do outono, após o qual frutos oblongos aparecem no lugar das inflorescências desbotadas.

A planta pode ser cultivada tanto ao ar livre como dentro de casa.

Visão geral das espécies e variedades

Muitas variedades e híbridos de uma planta exótica foram criados por jardineiros. Em canteiros de quintal e em parques, é mais frequentemente usado torenia amarelo ou roxo escuro, bem como Fournier... É difícil determinar a flor por espécie, geralmente, na hora de escolher, elas são guiadas pela cor dos arbustos.

Para o cultivo no jardim e no interior, são usados ​​diferentes tipos de torenia. No entanto, sua floração tem muitas semelhanças e não pode deixar de agradar ao seu dono.

Os jardineiros distinguem três variedades de plantas principais.

  • Torenia é amarela. As inflorescências da planta são amarelas, o meio é roxo e a parte inferior tem uma faixa mais escura que parece uma língua.
  • Torenia é roxa escura. As flores pequenas de tipo tubular são coloridas de roxo. O arranjo de flores é único. As folhas opostas são apontadas para o final e suas bordas lembram uma árvore de Natal. Os brotos dos arbustos são alongados.
  • Torenia Fournier. Esta variedade é considerada a mais popular. Os arbustos têm brotos de ramificação. Folhas ovóides compridas. Lábios e pétalas são frequentemente combinados com azuis e roxos vibrantes. Fournier é adequado tanto para cultivo em um terreno pessoal quanto em casa.

A última variedade de torenia inclui muitas subespécies que são freqüentemente usadas em paisagismo ou cultivadas em ambientes fechados.

  • Quai Burgundy. Esses anuários têm uma forma muito compacta: eles crescem até 25 centímetros de altura.As folhas dos arbustos são viçosas e a floração dura bastante. As inflorescências têm forma e esquema de cores peculiares. Tolera bem altas temperaturas e secas.
  • "Cauai Mix". Esta variedade tem floração precoce. Um grande número de ramos flexíveis forma arbustos compactos exuberantes de até 20 centímetros de altura. Devido às suas propriedades decorativas, muitas vezes decora varandas, geralmente cultivadas em vasos. A floração continua por um longo período de tempo. A ejeção dos botões é ondulada.
  • "Pirulito de limão"... Folhas exuberantes estão presas ao caule uniforme do arbusto. A planta é coberta por um grande número de flores. O tamanho dessa torção é muito compacto. Flores tropicais florescem por muito tempo. As pétalas são brancas e manchadas com tons de limão.
  • Gota de limão. Este anual tem uma aparência espetacular. Folhagem exuberante e brotos ramificados formam um arbusto compacto e globular. A altura de uma planta adulta é de 20 centímetros. As flores são pintadas em uma delicada cor branca e decoradas com uma rica mancha de limão. Essas flores são cultivadas tanto em vasos internos quanto em canteiros de jardim. A planta é freqüentemente usada para plantio em grupo.
  • Duquesa. A planta é uma planta de crescimento rápido, atingindo uma altura de 20 centímetros. O arbusto pequeno tem folhagem exuberante, o período de floração começa cedo e dura bastante. As flores têm formato tubular, são pintadas de azul com tonalidade lilás, existe uma mancha no “lábio” inferior.

Aterrissagem

A plantação desta flor exótica deve ser tratada com muito cuidado devido à sua fragilidade e ternura. Não é recomendável deixar as mudas no jardim com antecedência. Uma exceção pode ser a ausência total de geadas noturnas. Uma planta jovem é muito sensível a baixas temperaturas, de modo que mesmo a menor possibilidade de frio pode destruí-la. Portanto, o plantio de torenia deve ser feito no início do verão.

A beleza tropical gosta muito de solos férteis com boa filtração de ar.

Solo argiloso ou arenoso é mais adequado para o cultivo dessas flores.

Torenia é muito exigente em iluminação. Portanto, o assento deve ser bem iluminado, mas a luz solar direta não deve ser permitida. Este fator pode destruir a planta mesmo nos estágios iniciais de desenvolvimento. Nas áreas sombreadas, os arbustos crescem rapidamente, mas não podem agradar ao dono com floração abundante.

Pelas razões acima, é recomendado selecionar uma pegada ligeiramente sombreada. O local deve ser bem protegido até mesmo contra o vento ou a corrente de ar mais fraca.

Uma mistura de solo para o plantio de torenia incomum pode ser obtida misturando-se quantidades iguais de solo de jardim com areia de rio. A distância entre as mudas deve ser de pelo menos 15–20 centímetros. Ao plantar flores em caixas plásticas, por exemplo, o plantio engrossa um pouco, mas a distância entre as mudas ainda deve ser de 10 centímetros. Após o plantio, o solo é umedecido, mas a água não deve entrar nas folhas da torenia.

Cuidado

Ao partir, uma flor tropical é praticamente despretensiosa e requer um mínimo de atenção. O principal é observar atentamente a planta para evitar o aparecimento de pragas, tomar medidas preventivas contra doenças, fertilizar e regar conforme a necessidade. O solo ao redor da planta precisa de cobertura morta periódica. A área ao redor do piso deve ser limpa regularmente de ervas daninhas.

A planta não precisa de um transplante, a menos que haja motivos sérios na forma de infecções por vários vírus perigosos.

Rega

No verão, a planta deve ser regada regularmente e, no inverno, a umidade é minimizada. É impossível que a água caia sobre os botões das flores durante a rega - apenas o solo é umedecido. Água estagnada pode levar à deterioração do sistema radicular.Portanto, após o umedecimento, o solo ao redor dos arbustos deve ser afrouxado.

Se a planta é cultivada em casa, é necessário fornecer um alto nível de umidade do ar. Pulverizar não será suficiente, mas a presença de drenagem úmida no fundo do vaso será uma excelente saída. O ar seco dentro de casa afetará negativamente a saúde da toria e levará ao aparecimento de ácaros.

Top curativo

A planta precisa de fertilização regular com nutrientes. Este processo deve ser realizado pelo menos uma vez a cada duas semanas. É melhor comprar formulações projetadas para plantas com flores. Recomenda-se fertilizar torenia junto com sua rega. O fertilizante complexo deve ser dissolvido em água e umedecido com o líquido resultante. Este método irá acelerar o efeito da alimentação.

Poda

Quando o comprimento do rebento atingir os 8 centímetros, pode efectuar a primeira pinçada. Após o transplante de arbustos jovens para um terreno aberto ou em um vaso, a parte superior dos brotos é pinçada. Dessa forma, os torrents poderão morder mais rápido. Se houver itens danificados ou insalubres, um processo de remoção deve ser executado. As variedades de arbustos globulares devem ser mantidas em forma por meio de podas formativas.

Este procedimento é realizado em junho durante o período de crescimento da planta.

florescer

O principal é regar na hora certa, soltar o solo, arrancar as ervas daninhas para que não interfiram no crescimento e no desenvolvimento dos botões e, posteriormente, na sua liberação. Com esse cuidado, o processo de murchamento ocorrerá pontualmente, o que, por sua vez, acelerará a formação de novos botões. Para melhorar a qualidade das inflorescências, a torenia é fertilizada com curativos à base de potássio.

Wintering

Nossa planta é geralmente cultivada como anual. Acontece que a torenia (devido à sua origem exótica) é uma flor termofílica e não tolera geadas de inverno. No outono, antes do início do frio, deve-se colher todas as sementes dos frutos, cortar a parte verde do arbusto e retirar com cuidado as raízes do solo.

Se a toria for cultivada em ambientes fechados, durante o tempo frio a temperatura ambiente não deve cair abaixo de 15 graus.

Métodos de reprodução

Existem dois métodos principais para criar torrents tropicais em casa.

  • Crescendo a partir de sementes. Semear o material de plantio é recomendado no início da primavera. Para isso, você precisará de pequenos contêineres de pelo menos 10 centímetros de altura. O recipiente deve ter um orifício de drenagem. Isso é necessário para evitar a estagnação da água no rizoma dos arbustos. Se não houver furos, você mesmo precisa fazê-los. A mistura de solo é colocada no recipiente e bem umedecida. Em seguida, você deve fazer pequenas depressões correspondentes ao comprimento do recipiente. A distância máxima entre eles é de 5 centímetros. O espaço entre as sementes plantadas na mesma linha não deve ultrapassar 3 centímetros. Após a semeadura do material de plantio, os recipientes são cobertos com vidro e colocados em um saco plástico. Essa estufa será um excelente estimulador de crescimento para sementes. As sementes estão enterradas meio centímetro no solo.

Você precisa armazenar recipientes com futuro torrencial em um local quente, a temperatura deve ser de pelo menos 22 graus. Os primeiros brotos aparecem já na terceira semana após a semeadura.

  • Estacas... O material de plantio pode ser obtido após a poda da planta. O comprimento ideal das estacas é de 7 centímetros. Os brotos são plantados em perlita ou vermiculita. De vez em quando, as mudas precisam ser regadas. Após algumas semanas, o sistema radicular está formado. Com este método de reprodução, a nova flor recebe todas as qualidades varietais da planta-mãe. Depois que o arbusto estiver totalmente formado, ele pode ser plantado em canteiros ou vasos pendurados. A segunda opção é perfeita para decorar uma loggia ou uma varanda aberta.Torenia também pode ser transplantada para vasos internos e decorada com uma planta tropical ao redor dos parapeitos das janelas de sua casa.

Doenças e pragas

No processo de cultivo de flores de torenia, praticamente não há problemas com a saúde da planta. Este sino exótico tem um alto nível de resistência a pragas e quase nunca fica doente.

O único parasita que pode prejudicar um arbusto é um fungo. Quando essa infecção ocorre, as folhas e os ramos são os mais danificados.

Se a planta não for regada adequadamente, complicações também podem surgir. A estagnação da umidade pode afetar negativamente o enraizamento e seu sistema radicular começará a apodrecer. Se a doença ainda atinge os arbustos, é necessário tratá-los com uma solução fungicida.

    Como mencionado anteriormente, o ar interno seco pode afetar negativamente a saúde da flor. Ele enfraquece e é atacado por um ácaro-aranha. Para eliminar as pragas e restaurar a flor, recomenda-se pulverizá-la regularmente com um medicamento. Para isso, os jardineiros costumam usar uma solução à base de óleos essenciais: 10 gotas por 1,5 litros de água.

    Todas as razões acima são causadas por violações das regras de tratamento de torenia. Portanto, garantir condições normais de manutenção é uma excelente prevenção de doenças para a planta. A chave para o cultivo bem-sucedido de uma beleza tropical é umedecimento regular do solo, alimentação constante e a exclusão de água de entrar nas folhas dos arbustos.

    Veja abaixo as instruções sobre como cultivar Torenia em casa.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário