Tudo sobre tigridia
Tigridia é uma planta incomum e bonita com uma cor variada de botões. A flor espetacular é apreciada pelos amantes do exótico. Portanto, muitas pessoas querem pousar em seu site.
descrição geral
A flor bulbosa cresce naturalmente em regiões quentes. A planta pertence à família Iris, portanto, se uma pessoa tem experiência no cultivo de gladíolos ou íris, ela também lidará com a tigrídia sem problemas.
A flor cresce até uma altura de 35–65 centímetros. Seu rizoma tem a forma de um bulbo coberto por uma película marrom seca. As folhas de Tigridia têm uma textura ondulada. Eles estão localizados próximos um do outro. Por sua forma, o arbusto se assemelha a um leque organizado. Parece lindo e incomum.
A tigrídia perene começa a florescer no meio do verão. A floração geralmente continua até a primeira geada. Além disso, cada flor individual permanece no caule por apenas algumas horas. Ela floresce até o meio-dia e floresce até a noite. Mas depois de alguns dias, novos botões aparecem em seu lugar.
As flores de Tigridia lembram borboletas exóticas brilhantes. O tamanho dos botões abertos é bastante grande. Cada flor tem três pétalas grandes e três pequenas. Sua cor é semelhante à de um tigre. É por isso que a planta tem esse nome. Após o final da floração, os frutos aparecem no caule. Dentro de cada um deles estão sementes marrons. Na natureza, a flor se reproduz por semeadura própria.
Espécies e variedades populares
Existem agora mais de 20 variedades de tigrídia. Os mais populares são os seguintes.
Pavão
Este é o tipo de planta mais comum. Os botões dessas flores crescem até 15 centímetros.
Ao escolher plantas para plantar em seu jardim, você deve prestar atenção às seguintes variedades de tigrídia pavão.
- Alba. Esta flor pode ser reconhecida por sua cor contrastante. Suas pétalas brancas são cobertas de manchas escarlates. Parece muito bom.
- Amarelo. Esta planta também é conhecida como Carmiena tigridia. Seus botões são pintados de uma agradável cor laranja. As pétalas são cobertas por um padrão amarelo que consiste em manchas de tamanhos diferentes.
- "Speciosa"... Esta flor pode ser chamada de real. Possui lindas pétalas escarlates cobertas de manchas douradas. Os botões das flores são bastante grandes. Portanto, eles podem ser vistos de longe.
- Lilacea. Essas flores crescem até 60 centímetros de altura. Seus lençóis são alongados e cobertos de veias. Delicadas inflorescências rosa têm manchas carmim. O diâmetro das flores é de 10-12 centímetros.
Todas essas flores, como a brilhante cauda do pavão, imediatamente atraem a atenção.
Xadrez
Esta variedade é muito fácil de reconhecer: o padrão que cobre as pétalas não é caótico - as manchas são escalonadas.
Multi-florido
É uma planta brilhante com grandes pétalas brilhantes. Sua cor é bordô. A superfície das pétalas é coberta por finas listras douradas.
Matuda
Esta flor foi nomeada em homenagem a um botânico mexicano. A planta da montanha é bastante grande. Ele cresce em altura até 80 centímetros. Além disso, suas flores não são muito grandes. A principal característica desta espécie de tigridia são suas flores roxas pintadas.
Diversas variedades de flores exóticas podem ser plantadas em um local ao mesmo tempo. Uma mistura de botões multicoloridos que estão constantemente se substituindo ficará muito bonita.
Aterrissagem
Existem duas maneiras de plantar tigridia.Na maioria das vezes, os cultivadores de flores mergulham os bulbos diretamente no solo. Mas alguns deles preferem pré-cultivar as plantas antes de plantar.
Plantar flores em terreno aberto geralmente é feito no final da primavera. Nesse momento, o solo já está bastante aquecido. Portanto, o jardineiro não pode ter medo da morte de uma flor jovem.
Tigridia, como outras plantas exóticas, é preferível para ser plantada em áreas com solo argiloso. Não deve ser muito azedo. É muito importante que o solo esteja solto. A flor não deve ser plantada em uma área onde outras plantas bulbosas cresciam antes. Isso levará ao fato de que a tigrídia freqüentemente causa dor.
Antes de plantar flores, o solo é escavado no local. Composto ou esterco é incorporado ao solo. Se o solo no local for pobre, fertilizantes minerais também são aplicados nele. Uma pequena quantidade de cal seca ou farinha de dolomita também é adicionada ao solo ácido.
O próprio processo de plantio de flores consiste nas seguintes etapas.
- Primeiro, as lâmpadas compradas ou armazenadas no porão precisam ser classificadas... Eles devem estar livres de mofo ou podridão. Os tubérculos saudáveis devem ser tratados com qualquer desinfetante. Isso os protegerá de doenças comuns.
- Se o jardineiro quiser cultivar tigridia antes do plantio, as sementes são colocadas em vasos baixos com orifícios de drenagem. O recipiente é pré-preenchido com uma mistura de solo, turfa e areia. Após o plantio, as flores não precisam ser regadas. As lâmpadas ficam bem saturadas de umidade durante a imersão. Recipientes com flores são cobertos com papel alumínio ou vidro. Depois disso, eles são movidos para o peitoril da janela. Você pode remover o filme após a primeira sessão de fotos. Os brotos verdes são regados regularmente. Ao mesmo tempo, é importante evitar água estagnada. No início do verão, as plantas podem ser transplantadas para um terreno aberto.
- Ambos os bulbos e plantas pré-preparadas são colocados a uma distância de 15-20 centímetros... A profundidade dos orifícios deve ser de 5 a 10 centímetros.
O Tigridia não precisa ser transplantado para um campo aberto. A planta também pode ser cultivada em vasos. Neste caso, a flor será uma excelente decoração para um terraço ou loggia.
Cuidado crescente
Cuidar de flores exóticas não é tão difícil quanto parece à primeira vista.
Condições
As flores devem crescer em uma área ensolarada. Se as plantas não têm luz suficiente, suas folhas ficam amarelas. É importante que os arbustos sejam protegidos do vento. Caso contrário, os caules finos podem quebrar durante uma tempestade. Alguns produtores também amarram as plantas a estacas ou qualquer outro suporte.
Para estender o tempo de floração da tigrídia, os botões e os frutos murchados devem ser removidos. Nesse caso, novas inflorescências aparecerão em seu lugar.
Regar e alimentar
Tigridia precisa de rega regular. Ao mesmo tempo, não vale a pena umedecer demais o solo do local. Isso pode levar à podridão das raízes. As plantas adultas são geralmente regadas a cada três dias. Se o verão for quente, você terá que irrigar a área com flores exóticas todos os dias.
É melhor usar água decantada para irrigação. Você pode hidratar as plantas de manhã cedo ou tarde da noite. Você não pode fazer isso durante o dia. Caso contrário, a folhagem e as flores podem ser queimadas.
O solo próximo às hastes deve ser afrouxado regularmente. Nesse caso, o ar e os nutrientes fluirão melhor para as raízes da planta.
Você pode economizar tempo regando flores e soltando o solo com cobertura morta ao lado delas. Para isso, é melhor usar húmus e turfa. O solo sob a cobertura morta permanecerá úmido por muito mais tempo.
As flores que crescem em campo aberto não precisam de alimentação frequente. No primeiro ano após o plantio, a tigrídia não precisa ser alimentada. Ela tem fertilizantes suficientes que foram aplicados ao solo durante o plantio.
No futuro, o curativo superior é usado 1-2 vezes por temporada. Pela primeira vez, as flores são fertilizadas na primavera. Neste momento, fertilizantes complexos são usados. Na segunda vez, a tigrídia está saturada antes de brotar.Isso garante uma floração mais exuberante dos arbustos. No verão, os jardineiros alimentam as plantas com nitroammofos. Após o término da floração, o fertilizante não é mais aplicado ao solo.
Transferir
Como a tigridia é perene, ela pode crescer em um lugar por vários anos consecutivos. Mas se a planta costuma adoecer e não florescer bem, é recomendável transplantá-la para um novo local.
No início de junho, jovens arbustos são desenterrados. Isso deve ser feito com cuidado para não danificar as lâmpadas. A profundidade da cova para o transplante de um tigrid adulto deve ser de 60 centímetros. Tijolo quebrado ou qualquer outro material de drenagem deve ser colocado no fundo. Estrume podre é despejado em cima. A camada de fertilizante é coberta com solo solto. Depois disso, as plantas são colocadas na cova. Eles são polvilhados com uma camada de solo fértil. Após o transplante, o local deve ser regado. As plantas que estão em vasos há muito tempo podem ser transplantadas para o campo aberto da mesma maneira.
Wintering
Um papel importante também é desempenhado pela preparação de flores crescendo em um canteiro de flores para o inverno. Em primeiro lugar, no outono, é necessário cortar todos os botões murchados do caule. Isso é necessário para que a planta não gaste energia na formação das sementes.
Se o inverno na região não for muito frio, será suficiente proteger as flores com ramos de abeto ou folhagem seca. Depois que a primeira neve cair, ela deve ser jogada em cima do abrigo. Isso protegerá as plantas da geada.
Se os invernos da região são muito frios, flores exóticas devem ser desenterradas no outono. Isso é feito no início de outubro. A essa altura, os bulbos têm tempo de amadurecer. Após coletá-los, o solo é limpo. Em seguida, o bulbo é separado do caule, deixando um toco de 2 a 3 centímetros de comprimento. As raízes também são aparadas com cuidado. O material de plantio é seco por 10-15 dias e enviado para armazenamento em local fresco.
É mais conveniente armazenar as lâmpadas em sacos ou caixas de papelão. O material de plantio seco é geralmente polvilhado com serragem, turfa ou cinza seca. Esse procedimento ajuda a proteger os bulbos de doenças fúngicas.
Reprodução
Tigridia pode ser propagada de duas maneiras.
- Sementes... Após o término da floração, as caixas com sementes permanecem nos caules. Eles podem ser coletados e usados para reprodução. As sementes da tigrídia são planas e escuras. Imediatamente após a colheita, são plantadas em vasos previamente preparados com substrato. Em seguida, os recipientes são enviados para um local quente e luminoso. A temperatura nesta sala não deve cair abaixo de 20 graus. Depois de um tempo, os brotos vão aparecer nos vasos. Quando crescerem um pouco, precisarão mergulhar. As plantas cultivadas precisarão ser plantadas na primavera. Isso geralmente é feito após os sete meses de idade.
- Vegetativamente... Tigridia crescendo no jardim também pode ser propagada por crianças. Durante a estação, vários outros adicionais são formados ao redor da flor principal. Eles não são tocados no outono. Mas, na primavera, novos bulbos são separados do tubérculo-mãe. Isso deve ser feito com uma pá ou uma faca afiada. O local do corte deve ser borrifado com uma pastilha triturada de carvão ativado. Os bulbos separados devem ser plantados de acordo com o mesmo princípio que os bulbos comuns. Eles são colocados a uma distância de 15 centímetros, não enterrando muito profundamente no solo.
Ambos os métodos de criação são populares. Portanto, vale a pena escolher o mais adequado para você.
Doenças e pragas
Tigridia crescendo ao ar livre pode estar sujeita a várias doenças.
- Sarna... A folhagem da planta doente está coberta de manchas escuras e volumosas. Com o tempo, as flores enfraquecem e morrem. Para combater a sarna, você pode usar fungicidas como Ordan ou Fitosporin.
- Ferrugem... O principal sintoma desta doença são manchas vermelhas irregulares. Eles cobrem a folhagem das plantas. Com o tempo, as manchas começam a rachar. Nesse momento, um pó vermelho jorra deles. Os fungicidas também são usados no combate.
- Mosaico do tabaco. Esta é uma doença viral comum.Pequenos caroços aparecem na folhagem das plantas afetadas. É impossível curar esta doença. Portanto, as plantas doentes devem ser desenterradas e destruídas.
- Podridão... As flores apodrecidas estão cobertas de manchas cinzentas ou brancas. Com o tempo, eles começam a escurecer e aumentar de tamanho. O líquido bordalês é geralmente usado para combater a doença.
As seguintes pragas também são perigosas para flores exóticas.
- Colheres... Normalmente, as lagartas atacam os tigrídios. Eles se alimentam da seiva das folhas. Para combatê-los, as flores são pulverizadas com inseticidas. Da mesma forma, os jardineiros estão lutando contra os tripes.
- Medvedka... Esta praga cria passagens subterrâneas inteiras no subsolo. Medvedka se alimenta de partes da tigrídia que estão sob a camada do solo. Para combater essas pragas, as passagens cavadas pelo urso são despejadas com água com sabão.
- Lesmas... Essas pragas danificam a folhagem da tigrídia. Se não houver muitas lesmas no local, elas podem ser coletadas manualmente. Para proteger as plantas de pragas, as cinzas também são aspergidas no solo próximo às hastes.
Se você cuidar bem das plantas, terá que gastar um mínimo de tempo no combate a doenças e pragas.
Tigridia em paisagismo
Tigridia exótica geralmente é plantada em grupos. Uma mistura dessas cores fica muito bonita no verão. Plantas com pétalas pintadas também combinam bem com gladíolos, íris e daylilies. Além disso, muitas vezes são cercados por gramíneas ornamentais.
Tigre em flor atrai muitos insetos benéficos com seu aroma agradável. Portanto, é benéfico plantá-lo próximo a árvores frutíferas. A planta também parece muito bonita contra o fundo de coníferas.
Em geral, tigridia é uma flor que realmente merece a atenção dos jardineiros. Com os devidos cuidados, a planta encantará as pessoas por muito tempo com seu aspecto atraente.
O comentário foi enviado com sucesso.