Tiarella: descrição, variedades, cultivo
A tiarella é uma planta que decora os jardins com rendas. Caso contrário, é denominado "tiarka". Na natureza, é encontrada em climas temperados frios, adora sombra, por isso é ideal para áreas sombreadas na paisagem. A ausência de sol não impede que a planta ganhe uma boa cor, ganhando forma em uma vegetação luxuriante.
Outra vantagem é a robustez do inverno. A planta pode ser cultivada com segurança em qualquer clima, precisa de cuidados mínimos. Até um jardineiro novato pode plantar e cultivar tiarella. Basta seguir regras simples para conseguir o desenvolvimento bem-sucedido de uma bela cobertura de solo.
Descrição botânica
Tiarella é descrita como uma erva perene. A altura da flor pode variar de 10 a 80 cm.O rizoma não é muito forte, mas cresce a um ritmo extraordinário. Outras características externas:
- tipo de folha complexo ou simples;
- a cor das folhas é verde escuro, no centro são roxas ou verdes claras com um meio rosado;
- folha de comprimento de até 15 cm, até 10 cm de largura;
- um pecíolo de dois centímetros fixa a folha ao caule;
- uma flor de tipo tubular ou de tipo cone;
- a cor das flores é branca como a neve ou rosa pálido;
- floresce no final da primavera - início do verão por pouco mais de um mês;
- na fase de floração, as sementes são formadas.
A elevada decoratividade da tiarela mantém-se durante toda a estação, mesmo após a floração, razão pela qual é tão procurada pelos jardineiros.
Tipos e variedades
A variedade de tipos e variedades de tiarella, incluindo as híbridas, permite escolher uma planta para cada gosto.
Com folhas de coração
Cobertura vegetal perene, altura não superior a 30 cm, possui folhas de tipo entalhado, de cor escura, há variedades com folhagem espetacular, nervuras, orlas. A floração é cremosa, rasa, as inflorescências são densamente formadas na vertical. Invernos bem, cresce rápido. Em um curto período, pode cobrir uma grande área com um tapete exuberante.
Entre as variedades populares de cerne, destacam-se as seguintes.
- Foguete rosa - variedade perene, altura de cerca de 30 cm, flores como um cone ou foguete, flor rosa desbotada. A folhagem é grande, semelhante ao bordo, com uma tonalidade púrpura média.
- Sinfonia de primavera - a variedade foi cultivada na América do Norte, floresce abundantemente, inflorescências claras, rosadas, como os sultões.
- Jeepers creepers - uma variedade espetacular, tem folhas do tipo aberturas de delicado tom de verde, que no final da temporada ficam roxas.
- Névoa de heronswood - refere-se aos híbridos, a folhagem é verde claro com um toque de tons rosados ou brancos, decorada com um espetacular enfeite acastanhado. uma das poucas variedades que requer calor.
- Açucar e pimenta - variedade com folhagem de tipo grande, serrilhada ao longo do bordo, nervuras de tom púrpura escuro, fundo verde. A flor é rosa claro.
- Renda silvada - representante subdimensionado da espécie - não superior a 20 cm, a largura do arbusto pode chegar a meio metro. As folhas são verdes brilhantes, escuras no centro. As flores são brancas.
- Borboleta de ferro - suas folhas são dissecadas tipo com um centro roxo. Floração tipo cone, rosa claro.
- Trilhas felizes - a altura máxima da cultura é de 15 cm, a largura de crescimento é de 1 metro. Uma bela variedade com folhas verdes, no centro têm tonalidades de púrpura escuro, a floração é branca como a neve.
- asas de anjo - planta com altura de até 25 cm, folhas esculpidas, bordô no centro, verde rico nas bordas.As flores são fofas, pequenas, em forma de estrela, rosa.
- Trilha de Oregon - a folha é grande, com um lindo enfeite marrom.
- "Pacific Cross" - folhagem do tipo de lóbulos com verdes suculentos brilhantes, um padrão de tons marrons em toda a folha.
- "Silverado" - uma pequena planta com grande folhagem, decorada com padrões. As flores são brancas como a neve ou rosa.
- "Crowe phaser" - altura até 25 cm, a lâmina foliar é de um verde grosso, rico, coberto com um toque de púrpura. A flor é rosa.
- "Mystic Myst" - altura máxima de 15 cm, as folhas mudam gradualmente de cor de rosa para verde com um padrão de gradiente avermelhado. A flor é branca.
- "Ninya" - planta até 30 cm de altura, folhagem verde brilhante, tipo dissecado com veios avermelhados. A flor é rosa claro.
- Trilha dos Apalaches Híbrida de Tiarella - uma planta de baixo crescimento, com altura máxima de 10 cm, atinge 90 cm de largura. A folhagem verde tem o centro escuro com um padrão de tons castanhos, a floração é branca como a neve, fofa. Ideal para cobertura do solo, crescimento ampel. É despretensioso no cuidado, basta amontoá-lo e regá-lo, pode alimentá-lo periodicamente. Cresce bem à sombra parcial ou ao sol.
- "Verri" - a altura dessa planta perene é de até 30 cm, não há brotos nas laterais, o crescimento não é muito rápido quando comparado com outros tipos de tiarela. É um arbusto compacto com uma bela floração branca ou rosada. Floresce quase todo o verão, tem um alto efeito decorativo devido à sua folhagem espetacular. As placas de folha têm uma rica cor verde e um ornamento contrastante no meio. Não tolera geadas muito bem, requer abrigo.
- Timbuktu - herbácea perene com cerca de 30 cm de altura, assemelha-se a uma densa roseta em forma. As folhas grandes são claras, verdes com belos orifícios, bordô no meio, veios de um tom púrpura. A floração é rosada clara, as inflorescências são panículas fofas. Em comprimento, o pedúnculo pode atingir um metro. Ele cresce muito rapidamente e requer grandes áreas, parece melhor crescer à sombra.
Outros tipos de tiarela.
- Multileaf - não é resistente à geada, requer abrigo para o inverno; flor bonita, tom rosa pálido. A altura do mato pode chegar a meio metro.
- Três folhas - tipo subdimensionado. A folhagem é primorosa, esculpida, a cor é verde escuro. Ela cresce muito se o atendimento for de alta qualidade. A flor é rosa pálido com fofura, as inflorescências têm a forma de um cone. Tolera bem o inverno, não é caprichoso em partir.
- Monofolha. A altura desta planta é de cerca de 45 cm, cresce bem em qualquer condição, pois cresce na natureza, é selvagem. A resistência ao gelo desta tiarela é alta.
Regras de pouso
Você pode comprar mudas de plantas em qualquer loja especializada. Depois disso, você precisa encontrar um lugar no jardim para plantar tiarella ao ar livre. Melhor a maioria das variedades crescer em sombra parcial e sombra, mas também existem variedades que gostam de luz, isso deve ser levado em consideração ao escolher um local para elas. Isso inclui espécimes variegados. No entanto, a luz solar direta não será útil para eles. Thiarella é usada como cobertura do solo. O local de pouso ideal é próximo a arbustos e árvores. Esta planta parece ótima na forma de jardins de pedras, jardins ornamentais, mixborders.
Quanto à escolha do solo, a exatidão do "tiarka" neste assunto é muito baixa. O tipo ideal de solo é solto, ligeiramente ácido ou neutro, nutritivo e com boa retenção de água.
Algoritmo de aterrissagem:
- os poços são bastante profundos;
- composto, matéria orgânica é depositada neles;
- então a planta é colocada, o sistema radicular é corrigido;
- o buraco está coberto com terra, compactado;
- durante o período de enxerto, a cultura precisa de sombreamento, umedecimento, capina e afrouxamento.
Após a primeira umidificação, o solo deve estar cobertura morta para manter a umidade no solo pelo maior tempo possível. Você pode usar serragem, aparas, húmus, folhagem seca. Tiarella fica bem em uma empresa com coníferas, samambaias, heuchera, buxo, arbustos de vários tipos. Esta planta é plantada ao lado de bérberis, cereais. Você não pode apenas preencher os vazios do local com tiarela, mas também decorar caminhos de jardim, calçadas com ela, criar círculos do tipo caule próximo, canteiros de flores na companhia de outras plantas. Este tipo também é adequado para o projeto de reservatórios.
Recursos de cuidados
Para que a tiarela agrade aos olhos com uma aparência bonita e se desenvolva bem, é necessário conhecer algumas regras para cuidar dela.
Regras de alimentação:
- a alimentação é necessária logo no início da safra e no final da floração, para isso são utilizados fertilizantes minerais;
- é melhor alimentar a planta imediatamente após o umedecimento, combinando a composição com água;
- os compostos orgânicos têm um grande efeito no crescimento e na floração: esterco, grama seca, fezes de pássaros;
- antes da floração, a thiarella deve ser alimentada com complexos nitrogenados.
Quase todas as variedades toleram bem a seca, mas isso afeta negativamente as qualidades externas da cultura, portanto, é necessária rega regular e abundante. Graças a ele, a folhagem parece mais brilhante, a floração torna-se mais densa.
Apesar da resistência do inverno da maioria das variedades, existem variedades que requerem abrigo. Este processo deve começar no final do outono. Por volta de novembro, a thiarella é cortada quase até a base, depois coberta com uma camada de turfa e folhagem seca. Os jovens são revestidos de melhor qualidade com o auxílio de um material mais denso. Quando a ameaça de geada desaparecer, o abrigo pode ser removido.
O transplante deve ser feito a cada 4 anos. Durante este período, a planta cresce com bastante força. De baixo para cima, a planta fica nua, então seu efeito decorativo diminui. Nesta forma, o arbusto não tolera bem as geadas. A planta deve ser desenterrada e dividida. Suas partes são plantadas em áreas propícias ao cultivo. Além disso, cuidados adicionais devem ser tomados. Para não diminuir a decoratividade, destrua as inflorescências quando elas murcharem, caso contrário as mudas crescerão de forma caótica. Plantas jovens requerem remoção oportuna de ervas daninhas.
Reprodução
A planta pode ser propagada de três maneiras:
- semente;
- estacas;
- dividindo o mato.
Todos eles são bastante simples e têm bom desempenho, mas quando propagados por sementes, as características maternas da variedade podem ser perdidas.
Método de semente:
- sementes pequenas são combinadas com areia;
- se você mora no sul, pode semeá-los imediatamente em solo sulcado em abril;
- as sementes são aprofundadas até 2 cm no solo, cobertas com areia ou terra;
- de cima é necessário cobrir tudo isso com polietileno para criar um efeito estufa;
- quando os brotos eclodem, o filme é removido;
- a distância entre as mudas não deve ser inferior a 5 cm;
- os brotos devem ser umedecidos;
- Os brotos de 5 centímetros podem ser transplantados para um local de crescimento permanente;
- nas áreas da faixa do meio, as mudas são formadas primeiro em recipientes no final do inverno - início da primavera;
- espécimes já totalmente reforçados são plantados em terreno aberto;
- de cima, as sementes são cobertas com areia;
- então eles são umedecidos e cobertos com filme, vidro;
- as plantas são ventiladas diariamente;
- plantas maduras com um caroço de terra são transplantadas.
Dividir um arbusto é um método mais fácil. É realizada no início do outono, após a floração. Para fazer isso, escolha um arbusto maduro, desenterre-o e divida-o. As plantas são imediatamente plantadas e umedecidas.
Corte:
- separe o talo com uma roseta de um arbusto maduro;
- colocado em um recipiente com uma solução que estimula o crescimento das raízes;
- então plantado no solo;
- para o inverno, o mato requer abrigo cuidadoso.
Doenças e pragas
Este representante da flora tem boa imunidade e raramente fica doente. Tiarella é considerada completamente imune a ataques de pragas. Além disso, esta planta é capaz de oprimir os vizinhos das ervas daninhas e repelir insetos.Assim, não é necessário o uso de produtos químicos para seu processamento. A única exceção são os espécimes fracos.
As plantas plantadas em locais muito sombrios e escuros com solo úmido e umidade estagnada também podem adoecer. Esses arbustos podem ser superados por lesmas. Combatê-los é feito manualmente.
Se notar que a planta está enfraquecida, polvilhe o solo próximo à raiz com cinzas. Ela tende a assustar as lesmas.
Veja abaixo a diferença entre tiarella e geyhera.
O comentário foi enviado com sucesso.