Plantas que amam e toleram a sombra para o jardim
A maioria das plantas prefere áreas abertas e ensolaradas e solo fértil. Porém, ao decorar o jardim e o local, existem muitos lugares com sombra onde o solo é mais úmido e menos saturado de nutrientes. Para crescer nessas áreas, você precisa escolher plantas tolerantes à sombra que toleram bem a ausência ou a falta de luz solar.
O paisagismo usa diferentes tipos de árvores, arbustos e plantas herbáceas, adequados para decorar um canteiro de flores ou gramado com estilo.
Peculiaridades
Cada jardim ou chalé de verão tem áreas sombreadas onde a luz do sol não chega mais do que 3-4 horas por dia. Eles podem ser sob grandes árvores, perto de uma cerca ou nos lados norte e oeste. Nesses locais, você pode colocar um mirante ou equipar uma área de lazer. No entanto, as plantas são necessárias para criar uma atmosfera confortável e acolhedora. Eles não só criarão sombra adicional e saturarão o ar com um aroma agradável, mas também protegerão do vento e da poeira. Existem dois tipos de plantas que podem ser cultivadas à sombra.
- Tolerante à sombra. Este tipo inclui todas as espécies que amam a luz solar. No entanto, para uma existência confortável, 5-6 horas de manhã ou à tarde são suficientes para eles. A floração dessas plantas é caracterizada por uma curta duração e baixa intensidade. Esta categoria inclui bosques, peônias, anêmonas de carvalho.
- Ama a sombra. Este tipo inclui as plantas que preferem crescer à sombra, onde os raios solares raramente ou estão totalmente ausentes. Normalmente, as colheitas são caracterizadas por uma rica folhagem verde. Esta categoria inclui hospedeiros, samambaias, lírios do vale, lungwort.
Para locais com sombra, as plantas são selecionadas, que podem ser condicionalmente divididas em dois tipos: caducifólias e flores. Ao escolhê-los, deve-se levar em consideração certas características, regras e nuances do design do site. As áreas sombreadas são adequadas para o plantio de arbustos ornamentais e árvores perenes, bem como de flores que preferem sombra parcial. Todas as plantas de jardim que adoram sombra têm uma coisa em comum:
- prefira solo úmido;
- pode secretar substâncias especiais que podem inibir o crescimento e o desenvolvimento de outros arbustos e flores.
Tanto as anuais quanto as perenes são adequadas para o cultivo à sombra. Para decorar o território, você pode usar monogrupos e plantações mistas. Nesse caso, as flores mais tolerantes à sombra podem ser plantadas sob as árvores e entre fileiras de arbustos.
No entanto, antes de planejar o plantio, a compatibilidade da planta deve ser considerada. Plantas como louro ou ligustro são recomendadas para serem plantadas separadamente - elas não resistem à proximidade de plantas herbáceas.
Visão geral da espécie
O principal fator que influencia a escolha das plantas para um canto sombreado é sua tolerância à falta de luz solar constante e as características do solo. No jardim ou para decorar canteiros de flores, você pode plantar flores, árvores e arbustos ornamentais que adoram solos úmidos, ácidos e levemente ácidos, e também se sentem bem na sombra.
Em espécies de folhas pequenas, como bétula, álamo, amieiro, bordo ou salgueiro, o solo costuma estar seco. No entanto, no período anterior ao florescimento da folhagem, a sombra é menos comum ali. Algumas plantas perenes se sentirão bem sob elas, especialmente se forem plantadas no lado sul.Sob as árvores coníferas, o solo torna-se ácido devido ao lixo, por isso é melhor plantar culturas decorativas e de frutas e vegetais nessas áreas.
Entre as plantas que toleram bem o solo ácido, você pode escolher:
- cinquefoil;
- viola;
- cravos-da-índia de ervas;
- trílios, etc.
Alguns deles, como samambaias e viola, podem ser cultivados como plantas ampelous e usados para decorar canteiros de flores.
Arvores
Sombra e sombra parcial são bem toleradas por muitas coníferas e árvores frutíferas. Ao decorar um jardim ou um terreno pessoal localizado à sombra, você pode usar plantações individuais ou combinadas. Algumas plantas herbáceas e flores podem ser plantadas mesmo sob as copas dessas árvores. Recursos externos distintos:
- coroa densa, geralmente maciça, espalhando-se;
- um grande número de ramos na camada inferior;
- a casca do tronco é lisa, sem fissuras profundas.
Lipu pode ser plantada não apenas na sombra, mas também na parte ensolarada do local. Difere em pouco exigente ao solo e à rega, as tílias adultas são resistentes à seca e ao calor. Você pode até plantar mudas jovens de tília em solo arenoso. A árvore caracteriza-se pelo rápido crescimento e copa exuberante, podendo ser utilizada em projetos paisagísticos para sombrear locais no playground ou na área de lazer.
Cedro pode crescer até 40 m de altura, por isso é melhor escolher espécies decorativas de tamanho reduzido para plantar no jardim. Variedades selecionadas de cedro perene enraízam-se bem em qualquer solo e não requerem cuidados especiais. A planta que ama a sombra pode ser usada em projetos paisagísticos para decorar um jardim, uma área local, decorações perto de escorregadores alpinos e também ser plantada ao longo de caminhos e uma cerca.
Davidia usado com mais frequência para plantio único no jardim. A árvore serve de decoração ao território graças às brácteas de cor creme.
Cicuta canadense, dependendo da variedade, pode ser uma árvore grande ou um pequeno arbusto que se espalha. A planta é resistente a temperaturas extremas e tolera geadas severas. Variedades anãs são adequadas para cristas de jardinagem e jardins ornamentais, para plantar em pequenos jardins e chalés de verão. Não tolera água estagnada e solo muito salgado. Cresce bem em solo úmido fértil.
Castanha da Índia não é muito exigente com os cuidados e cresce bem com rega moderada. A árvore que ama a sombra é adequada para plantar em solos franco-arenosos ou argilosos sem água estagnada. A folhagem pode ficar amarela e cair em climas quentes e áridos.
Faia européia refere-se a tolerante à sombra. Cresce bem em solos férteis ao sol, à sombra e sombra parcial. Necessita de umidade constante do solo.
Cinza comum cria raízes bem e cresce rapidamente. Tem a mesma sensação em áreas iluminadas e sombreadas, pode crescer em solos ácidos e áridos.
Rowan. Uma pequena árvore que pode crescer em qualquer solo. Tolera bem a seca e dá frutos mesmo à sombra.
Olmo. Ao fornecer irrigação constante à planta, pode-se atingir um crescimento rápido. O olmo é resistente a geadas e temperaturas extremas, mas pode ser afetado pela doença do olmo holandês.
Bétula. A árvore não requer cuidados especiais. Cresce bem na sombra e em solo seco.
Salgueiro. Dependendo da variedade, pode ser mais exigente com o solo e a rega. Para o jardim, recomenda-se escolher variedades decorativas de tamanhos menores.
Árvores frutiferas. À sombra parcial, você pode plantar algumas variedades de macieiras, cerejas e cerejas. Alguns tipos colunares e decorativos de frutas e frutas com caroço toleram bem a ausência de luz solar direta.
Arbustos
Em locais sombreados, muitos arbustos ornamentais e de bagas dão uma sensação agradável. De cuidados despretensiosos, além de deliciarem-se com uma cor exuberante, proporcionam frutas saborosas e saudáveis. A folhagem florida e ornamental cultivada à sombra é amplamente utilizada em projetos paisagísticos.Os arbustos são usados para plantar sebes, perto de caminhos pedonais e gazebos. Sua folhagem exuberante serve como uma excelente opção de design para uma casa de campo de verão e área de jardim, e um gramado bem cuidado. E sua floração abundante limpa o ar da poluição e o preenche com um aroma inimitável.
- Wolfberry comum (wolfberry) não tolera muito sol, portanto deve ser cultivado em área sombreada. Não só as primeiras flores, mas também as bagas brilhantes têm qualidades decorativas. A única desvantagem desse arbusto é sua toxicidade. Os frutos da planta são mortais.
- Hortênsia refere-se a culturas tolerantes à sombra. Em áreas sombreadas, as hortênsias florescem menos do que ao sol, então você deve escolher variedades pouco exigentes. A espécie mais despretensiosa é a hortênsia da panícula.
- Rododendros crescem bem na sombra e sombra parcial. Os melhores lugares para plantar um rododendro são áreas isoladas e isoladas. O local deve ser bem protegido do vento, para que seja adequada a parte de trás do prédio, bem como próximo à cerca e ao mirante. Requisitos de cuidados especiais: rega moderada.
- Azevinho - o local mais adequado para o plantio é uma área sombreada, protegida de correntes de ar. Os raios brilhantes do sol podem queimar as folhas do azevinho.
- Fúcsia pode ser cultivada tanto como anual quanto perene. O arbusto prefere áreas sombreadas do jardim e solo bem hidratado. A floração do arbusto pode ser assegurada pela aplicação regular de fertilizantes minerais. A planta não tolera baixas temperaturas, portanto, em caso de geadas persistentes, recomenda-se trazê-la para dentro da sala.
- Todos os tipos de groselha (branco, preto, vermelho) enraízam-se bem em solo arenoso e argiloso. O arbusto tolera facilmente a umidade e não exige luz solar.
- Groselha e seus híbridos prefira áreas sombreadas. No entanto, as groselhas são mais exigentes no solo do que outros arbustos de frutas. Deve estar bem hidratado.
- Mirtilo despretensioso no cuidado, cresce bem em qualquer tipo de solo. O plantio em grupos de 2,3 ou mais plantas é recomendado para polinização e aumento da produtividade.
- Hazel (avelã) tolera bem as baixas temperaturas e não requer condições especiais na escolha do solo. A exceção são os solos pantanosos e turfosos.
- Framboesas - um arbusto de jardim versátil que pode ser cultivado não só para colher frutos, mas também para fins decorativos. A planta é resistente a doenças, geadas e secas, cresce em diferentes tipos de solo.
Em uma nota! É importante lembrar que algumas culturas são exigentes com a vizinhança e podem adoecer por incompatibilidades.
Plantas herbáceas
Algumas flores nascem na sombra do campo e encantam os olhos com lindas flores. As plantas são adequadas para o cultivo em canteiros e canteiros localizados nas áreas mais sombreadas do jardim.
Plantas anuais que gostam de sombra:
- bálsamo;
- begônia sempre florescente;
- tabaco perfumado.
Perenes que amam a sombra:
- badan;
- hospedeiro;
- acônito;
- lírio do vale;
- astilbe;
- dicentro;
- brunner;
- cianose;
- lírio do vale.
Perenes altas:
- Volzhanka vulgaris;
- raven racemose;
- buzulnik dentado;
- Anêmona japonesa.
Perenes florescendo durante todo o verão:
- dia-lírio;
- delfínio;
- reimania;
- amores-perfeitos;
- bálsamo;
- astilba;
- astrania;
- mimulus.
Quais escolher?
Ao escolher as plantas para o plantio, é preciso levar em consideração não apenas as especificidades e o tipo de plantações herbáceas, mas também determinar o grau de sombreamento do local. As condições climáticas também devem ser levadas em consideração. Nos subúrbios e regiões centrais da Rússia, é melhor escolher plantas perenes que sejam resistentes a temperaturas extremas. Nem toda planta é capaz de se desenvolver e crescer totalmente com a falta de luz solar. Para um jardim elegante, escolha flores e plantas que toleram bem o sombreamento.Nas casas de veraneio maiores e no jardim, é necessário marcar os locais menos iluminados e traçar um plano de plantação.
Árvores e plantas herbáceas altas ficarão bem nos limites do local. Considerando a compatibilidade, é melhor plantar árvores e arbustos em todo o jardim. Isso permitirá que você faça o zoneamento do site, deixando espaço suficiente.
Dicas de cuidados
A maioria das plantas que gostam de sombra são despretensiosas. No entanto, existem algumas condições especiais que afetam a duração e o crescimento da floração. Solo úmido é bom para o cultivo de prímulas, heléboro, astilbe e gerânio. Na sombra espessa e solo ácido, stonecrop, kupeni, magnífico elecampane sente-se bem.
As plantas que amam a sombra são usadas em solo úmido e ligeiramente ácido. Apesar da evaporação da umidade, essas plantas precisam de rega constante e abundante. Mas a estagnação da água não deve ser permitida, caso contrário, as raízes superficiais apodrecerão.
Se o solo for pesado, seco ou arenoso, drenagem adicional de tijolos quebrados ou seixos deve ser fornecida nas covas de plantio.
Como arranjar um canteiro de flores?
Canteiros de flores elegantes irão decorar qualquer quintal e área suburbana. Dicas para criar e decorar um canteiro de flores com plantas que adoram sombra:
- não use flores que não sejam rododendros e hortênsias;
- considere a distância necessária para o pleno desenvolvimento das flores;
- coloque plantas com flores brancas ou rosa claro nos cantos do canteiro como luz natural;
- não use perenes com folhas coloridas no plantio geral;
- o canteiro de flores ficará bem se você colher arbustos com flores brilhantes;
- você pode complementar o canteiro de flores com coníferas anãs ou decorativas.
Exemplos em paisagismo
Uma característica distintiva dos canteiros de flores e canteiros formados por plantas que preferem sombra é o contraste. Os paisagistas aconselham levar em consideração a forma e a cor das folhas, bem como o período de floração, para que a composição seja harmoniosa e bonita.
Ao decorar a paisagem com plantas que adoram sombra, é recomendável usar o princípio de várias camadas. Espécimes altos são plantados no meio e no fundo, com flores anãs e trepadeiras na frente. Existem muitas opções para o uso de plantas tolerantes à sombra no projeto paisagístico.
Para criar composições, você pode usar um plano feito por você mesmo ou usar um exemplo pronto de designers profissionais.
Ilha ensolarada
Plantas ornamentais com flores amarelas brilhantes criam uma atmosfera de luz solar intensa. A composição pode ser baseada em eratis do início da primavera e diluída com açafrões. Um elegante canteiro de flores de açafrões azuis e roxos fará um brilhante contrato para as prímulas amarelas. Graças a esta combinação, o jardim de flores cintilará com cores vivas no início da primavera.
O padrão do jardim de flores precisa ser pensado com antecedência, antes de plantar flores. Nos contornos externos, você pode plantar rebentos de açafrão e, para um fundo de preenchimento, pegue uma primavera de inverno.
Não remova plantas murchas - elas são capazes de se propagar por meio de sementes. Assim, o canteiro de flores será renovado a cada ano.
No próximo vídeo, você encontrará uma seleção de plantas que amam e toleram a sombra para o projeto paisagístico.
O comentário foi enviado com sucesso.