Takka: variedades e cuidados domésticos
Culturas exóticas sempre foram procuradas por produtores de flores profissionais e amantes da flora incomum. Takka se refere a culturas que atraem os floricultores com seu florescimento, além disso, essa flor é perfeitamente possível de crescer em casa, o que aumenta significativamente sua popularidade.
Descrição
Muitas culturas, além do nome botânico principal, possuem vários outros nomes que são usados no dia a dia entre floristas e jardineiros. Takka Shantrye é uma dessas plantas, pois também era chamada de "lírio negro", "morcego", "flor do diabo". A presença de nomes tão peculiares se deve às características externas da cultura em fase de floração.
Takka floresce com flores de formato e aparência incomuns, pintadas em tons escuros de cereja, cinza, marrom e até mesmo verdes, porém uma cor semelhante é percebida como preto. A própria estrutura do botão também é peculiar e incomum. Durante o período de floração, pedúnculos longos começam a crescer entre as folhas verdes da cultura, sobre os quais aparecem guarda-chuvas com apêndices filiformes.
Alguns cultivadores encontram a semelhança visual da takka com um lírio ou uma orquídea, no entanto, são plantas completamente diferentes, já que a “flor do diabo” pertence à família Dioskorean, e no gênero Takka de mesmo nome existem apenas 15 espécies de colheitas exóticas.
Takka é uma planta herbácea perene com um rizoma tuberoso rastejante. Na planta, as folhas basais são formadas em pecíolos alongados, em algumas espécies seu comprimento pode chegar a um metro. Em seu ambiente natural, a cultura é encontrada em países asiáticos, no sul da China, na Tailândia. Uma planta perene é capaz de lançar flores durante todo o ano. As inflorescências umbilhadas são bissexuais, rodeadas por quatro folhas de tamanhos diferentes. O perianto é dividido em seis partes, que são organizadas em várias camadas.
O período de floração da planta é de junho a dezembro. Após a floração, o takka forma um fruto que é uma cápsula venenosa.
A cultura requer muita umidade, além de solo nutritivo; na natureza, a parte aérea de uma flor durante um período de calor perece completamente e, com a chegada da estação das chuvas, a planta volta a ter uma aparência atraente.
Grandes folhas de takka são ativamente usadas na medicina popular pela população indígena da terra natal da cultura. Na Europa, o "lírio preto" é geralmente cultivado como uma cultura exótica em jardins de inverno e estufas.
Variedades
Hoje, vários tipos de plantas perenes são cultivadas.
- Corte de Periston. Entre outras culturas, a planta se destaca pelo seu porte impressionante. Pode atingir uma altura de 2-3 metros na presença de folhagem expressiva e grande. A massa verde cresce em comprimento até 50-70 centímetros. As flores da takka são verde-púrpura, as brácteas são bastante longas e pontiagudas. A planta dá frutos com bagas.
- Com folhas inteiras. O "lírio negro" de folhas inteiras é notável por suas folhas grandes e lisas. As flores escondem mantas brancas, enquanto a cor das pétalas é roxa, cinza escuro e até roxa. As brácteas são muito finas, mas sua largura pode chegar a meio metro. A planta também dá frutos com bagas.
- Chantrye... Uma cultura perene atingindo uma altura de 100-120 centímetros. A massa verde é bastante grande, com pregas peculiares na base, a folhagem forma-se nos pecíolos.A planta se destaca pela floração abundante, já que as perenes podem crescer até duas dúzias de flores bizarras orladas com brácteas marrons ou bordô.
Cuidados domiciliares
Para cultivar uma cultura bela e florescente, os produtores são aconselhados a levar em consideração algumas das características do conteúdo da takka.
Colocação de cultura
Em salas para plantas perenes, é melhor selecionar locais com sombra parcial, evitando o contato da flor com a luz solar direta. Se você planeja cultivar takki em uma janela, então será mais correto selecionar janelas voltadas para o leste ou oeste.
Temperatura do ar
Visto que uma planta perene é uma planta tropical, ela precisa fornecer um determinado microclima para o crescimento e a floração. No verão, para uma flor, a temperatura deve ser mantida na faixa de +18 a +30 graus.
Com a chegada do outono, recomenda-se baixar os indicadores para +20 graus, evitando flutuações e desvios significativos. É importante para uma flor prevenir a hipotermia, que para uma cultura é uma temperatura abaixo de +18.
É importante ventilar a área do lírio preto, no entanto, é melhor evitar correntes de ar.
Umidade do ar
Uma planta tropical precisará manter um alto nível de umidade no ambiente, para isso, o agricultor deve pulverizar regularmente a cultura ou usar umidificadores domésticos. Como uma opção eficaz para manter um nível de umidade ideal, você pode considerar colocar um vaso de flores em uma bandeja grande com argila expandida úmida ou musgo.
Como medida obrigatória para os cuidados com a takka, a flor receberá um banho turco noturno. A essência do método de umidificação é colocar a planta em uma sala fechada cheia de vapor.
Rega
No verão de "lírio negro" é recomendável fornecer umidade abundante, a camada superior do solo no vaso deve estar constantemente úmida. No outono, você pode reduzir um pouco a irrigação e, como nos meses de inverno, durante este período o solo pode secar em um terço do volume total.
Para umidificação, é necessário utilizar água decantada em temperatura ambiente.
Priming
Um solo adequado para takka é um substrato solto e bem arejado. Para o cultivo de uma flor, pode-se usar uma mistura pronta para orquídeas, que é vendida em floriculturas e jardins. Você também pode preparar uma mistura de solo para uma planta perene tropical. Para esses propósitos, será suficiente combinar uma parte da terra de turfa e folha com metade da terra de areia e grama.
Top curativo
A flor precisará de fertilização da primavera até meados do outono. É melhor alimentar a cultura uma vez a cada 14 dias. No inverno, é melhor recusar a fertilização da safra. Para takka, você pode usar as formulações recomendadas para plantas de interior com flores.
Transplante e poda
Não haverá necessidade de transplantar uma flor para um novo recipiente a cada ano. Será necessário substituir o vaso por um recipiente de tamanho maior somente quando o sistema radicular da planta preencher completamente o seu volume. Os trabalhos de transplante são realizados na primavera. Você não precisa cortar as folhas da takka, apenas um pedúnculo desbotado está sujeito a remoção, caso contrário, você pode estragar a aparência da cultura.
Fase de descanso
A planta entra em uma fase dormente no inverno. Durante este período, a rega é reduzida e a temperatura do ar na sala é mantida a +20 graus. Recomendado pulverize a flor semanalmentepara manter um nível de umidade adequado para o takka.
Métodos de reprodução
Para obter uma nova cultura em casa, os produtores de flores podem usar dois métodos eficazes:
- cultivar uma flor a partir de sementes;
- divisão do rizoma.
A última opção é mais popular, pois permite que você obtenha uma nova planta muitas vezes mais fácil e rápido. A essência do processo consiste em dividir a raiz, seguida do plantio de suas partes em recipientes separados.É dividido com uma faca afiada desinfetada para prejudicar a cultura o menos possível. Depois de separar o número necessário de peças, os locais de corte na cultura original devem ser borrifados com carvão ou tratados com um fungicida.
Os fragmentos separados são deixados para secar por alguns dias dentro de casa, após os quais são plantados em vasos. O cuidado posterior com as colheitas não difere de atividades semelhantes realizadas com uma flor adulta.
Para cultivar takka a partir das sementes, você precisa coletar o material de plantio da fruta até que esteja totalmente madura ou comprá-la em uma loja. Antes do plantio, deve-se enxaguar e secar bem. Para o processamento, é mais correto usar uma solução fraca de permanganato de potássio. Depois disso, as sementes são enraizadas em um substrato nutritivo e germinam a uma temperatura não inferior a +30 graus.
A composição ideal para o cultivo de uma planta perene tropical será solo folhoso misturado com areia em proporções iguais. As sementes devem ser aprofundadas no solo não mais do que 1-1,5 centímetros, com drenagem obrigatória no fundo do vaso. Você pode esperar os primeiros tiros em 4-6 meses. Nesse período, é necessário aquecer as sementes, sem variações de temperatura, além de evitar o excesso de umidade. As plantas jovens fortificadas podem ser transplantadas para vasos separados.
Pragas e doenças
No verão, os ácaros da aranha são especialmente perigosos para o takki. A praga em si é muito difícil de considerar na cultura, no entanto, uma teia de aranha na massa verde da planta se tornará um sinal de sua presença. Como medida preventiva para reduzir o risco de um inseto na flor, o cultivador deve borrifar regularmente a takka com água morna. Ou mantenha alta umidade na sala de outra maneira acessível. Será possível destruir as pragas de insetos com preparações acaricidas.
Entre as enfermidades que podem afetar o "lírio negro", destaca-se a mais comum - a podridão da raiz. Tais situações surgem devido ao excesso de umidade na planta. Nesse caso, você precisa remover a planta do vaso em que ela cresce, separar as áreas afetadas do rizoma e, adicionalmente, tratar os locais cortados com compostos fungicidas.
Recomenda-se plantar a cultura após todos os procedimentos em solo novo e vaso desinfetado.
Você pode assistir ao vídeo a seguir sobre os cuidados takka.
O comentário foi enviado com sucesso.