O que é strelitzia e como fazer crescer uma flor?

Contente
  1. Descrição
  2. Visualizações
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas

Entre os amantes de flores exóticas, uma planta tão incomum como a Strelitzia está se tornando cada vez mais popular. Apesar da ostentação externa, é pouco exigente para cuidar e está disponível para cultivo, mesmo para produtores novatos. Portanto, vale a pena considerar o que é estrelitzia e como fazer crescer uma flor.

Descrição

Strelitzia - um convidado da árida África... Em condições naturais, pode ser uma planta herbácea e um arbusto com caules falsos. Uma das espécies é chamada de árvore - uma planta com tronco lenhoso chega a esse tamanho, lembra uma palmeira. A altura da “flor” exótica pode chegar a 10 metros, e a largura é de 4 metros, o que só vale suas flores exóticas!

Strelitzia foi descoberta no século 18. A flor real se parece tanto com a coroa quanto com a plumagem de uma ave do paraíso (pavão, beija-flor). As folhas dessa espécie também são incomuns - elas se parecem muito com uma banana (não é à toa que a chamam de "banana do deserto" em sua terra natal). Quando você olha para uma flor, parece que um pequeno pássaro brilhante se sentou em uma das folhas de uma bananeira e está prestes a voar para longe.

Strelitzia na ciência refere-se a flores de eucariotos monocotiledôneas, flores de gengibre. Royal Strelitzia é exatamente a espécie original que foi descoberta na Idade Média. Agora estamos cultivando como uma flor de interior. Na natureza, atinge tamanhos muito maiores. Mas em casa não cresce mais do que meio metro.

A planta não só parece luxuosamente real, mas também tem um nome real. A espécie recebeu o nome da Rainha da Grã-Bretanha, que governou na época (final do século 18). Seu nome completo era Charlotte Mecklenburg Strelitzkaya.

A planta possui grandes folhas verdes com brilho ceroso, localizadas aos pares no mesmo plano. Um leque é formado a partir deles, por assim dizer. O sistema radicular é forte e bem desenvolvido. Na natureza, a flor cresce rapidamente, em condições artificiais - um pouco mais devagar e floresce apenas por 4-5 anos de crescimento.

Strelitzia florescendo da primavera ao final do outono parece muito impressionante no interior do apartamento. Primeiro, aparecem os botões das inflorescências, cobertos por escamas duras em forma de barco. Eles são coloridos e já muito bonitos antes mesmo de os botões florescerem. Normalmente, eles têm uma tonalidade que vai do preto-vinho ao marrom-avermelhado e até mesmo amarelo-avermelhado.

Gradualmente, as escamas se abrem e um a um brotos incomuns aparecem. Cada um deles possui várias inflorescências, que se localizam uma após a outra, como a crista de um pássaro exótico. Eles podem ser de uma variedade de cores (dependendo do tipo e variedade): amarelo, rosa, branco, azul, roxo e assim por diante. As combinações de cores e cores variadas são simplesmente incríveis.

As flores aparecem uma a uma. Cada inflorescência floresce em média uma semana. Portanto, o período de floração ativa é prolongado por meses em Strelitzia.... Você pode desfrutar de um lindo animal de estimação da primavera ao outono (geralmente floresce 2 vezes por ano).

Visualizações

A mais famosa e cultivada em nosso país é a Strelitzia. real... É cultivada em vasos e ao ar livre (em áreas do sul com clima quente).

Strelitzia branca - uma planta bastante grande. Ocorre naturalmente na África do Sul, podendo atingir 6 metros de altura. As escamas nas quais a flor se esconde são pretas e liberam pétalas brancas brilhantes. Parece muito impressionante em contraste. A planta se distingue por um grande número de caules lignificados. As flores não cheiram de forma alguma, mas ao mesmo tempo atraem insetos polinizadores e pequenos pássaros, nos quais literalmente atiram seu pólen.

Strelitzia montanhosa - as espécies mais raras. Cresce em locais de difícil acesso no sul da África. Uma árvore poderosa de 10 metros, as flores grandes atingem mais de 50 cm de tamanho.

Junco strelitzia muito semelhante ao junco, mas é encontrado na parte oriental da África do Sul. Distingue-se por flores de um azul variegado de beleza incomum com tons amarelados e laranja. A flor é extremamente resistente à seca e temperaturas extremas.

Por toda a beleza e inusitado da planta, os criadores não se cansam de melhorá-la, experimentar, criar novas variedades, como "Regina" ou "agosto", por exemplo.

Para que uma flor caseira o encante por muito tempo com sua espetacular floração, apresentamos as regras básicas de cultivo. Eles se tornarão seus segredos de sucesso em manter esta planta linda e despretensiosa.

Aterrissagem

Um vaso suficientemente grande e profundo é escolhido para o plantio, já que a flor tem raízes poderosas e longas. Ao mesmo tempo, você não deve pegar imediatamente um vaso muito grande - caso contrário, a planta não irá agradá-lo com seu florescimento por muito tempo. Os rebentos são transplantados a cada primavera. Quando a estrelitzia tem 4-5 anos, os transplantes são realizados no máximo uma vez a cada 3 anos.

O solo é selecionado nutritivo, mas ao mesmo tempo neutro. Solo pronto para plantas de casa com flores pode ser usado. A terra é a luz preferível. Você mesmo pode cozinhar misturando 1 parte de areia, parte de floresta, 2 partes de turfa e húmus.

É importante fornecer drenagem de alta qualidade para uma planta que simplesmente não tolera o excesso de umidade. Suas raízes podem apodrecer e Strelitzia pode morrer. Para isso, misturam-se pequenas argilas expandidas e grânulos médios em partes iguais, forrando o fundo a uma altura de cerca de 2 a 3 cm, e então o pote já é preenchido com a mistura de nutrientes. Em vez de argila expandida, você também pode usar compostos de drenagem especiais, como perlita, e outros que podem absorver o excesso de umidade.

Ao transplantar uma planta jovem, o tamanho do vaso é escolhido anualmente. Consequentemente, a camada de drenagem também é aumentada, uma vez que o sistema radicular da flor se desenvolve rapidamente e se aprofunda. Eles revestem a parte inferior com uma camada de argila expandida com terra nova e também complementam as laterais ao redor do antigo torrão de terra estrelitzia.

Ao transplantar, preste atenção às raízes: se houver áreas podres, danificadas, então é preciso removê-las e polvilhar com carvão moído (o tratamento com carvão ativado farmacêutico comum também é bom) para que as partes subterrâneas não adoeçam. Depois disso, a planta pode ser transplantada para um novo recipiente.

Tome cuidado! As raízes da Strelitzia são bastante frágeis e facilmente danificadas. Portanto, é melhor transplantar esta espécie pelo método de transbordo, e ao preencher o espaço livre do vaso com terra, não amoleça muito e não pressione o solo na compactação, para não quebrar as raízes. Depois disso, a planta fica doente por muito tempo e pode não produzir flores.

Cuidado

Não é nada difícil cultivar um exótico espetacular em casa. Mas se você quiser ver em casa muitas flores lindas e brilhantes de aparência e formato incomuns, você deve conhecer algumas regras e truques simples para cuidar dessa planta, geralmente pouco exigente.

Um lugar

Strelitzia requer muita luz solar, mas ao mesmo tempo reage mal à luz solar direta... Se possível, coloque o plantador na janela do lado leste. Se for ao sul ou sudeste, o recipiente com a planta na hora do almoço precisa ser sombreado ou retirado da janela para que as folhas não queimem.

A flor adora ar puro, mas não gosta de correntes de ar. Em dias quentes, recomenda-se levá-lo para a rua, na varanda, observando as regras acima com o modo de iluminação.

No inverno, você pode criar fontes de luz adicionais usando lâmpadas LED ou lâmpadas especiais de plantas.

Regime de temperatura

Uma temperatura ambiente confortável pode ser mantida em uma sala de plantas durante todo o ano. É uma sensação boa em mais 22-25 graus.

No inverno, é impossível que a temperatura caia abaixo de 12 graus.

Rega

A planta precisa de rega regular, mas moderada com água macia estabilizada em temperatura ambiente... Prepare com antecedência. Regue a flor cerca de 2 vezes por semana. É necessário se concentrar na secagem do coma de barro em um recipiente com uma planta. Se o solo estiver seco a cerca de um terço da profundidade, somente neste caso a flor será regada.

A planta percebe um excesso de umidade muito pior do que uma falta. Portanto, a drenagem deve ser de altíssima qualidade para que a água não fique estagnada nas raízes, mas seja drenada para a panela... Para plantas adultas por volta do terceiro ano de vida com sistema radicular formado, pode-se usar vasos com rega automática. Isso irá lhe poupar aborrecimentos e fornecer à flor um fluxo uniforme de umidade na quantidade certa, suficiente e regular.

No inverno, especialmente durante o período de dormência, a planta é regada com extrema moderação e raramente, reduzindo o volume de água e o número de regas para uma vez a cada 7-12 dias. O cultivo de strelitzia em condições artificiais tem suas próprias nuances. Portanto, a flor adora ar úmido, por isso precisa ser regularmente borrifada com um borrifador. Isso é especialmente necessário no calor ou no inverno com ar seco de dispositivos de aquecimento. Na estação fria, você pode simplesmente limpar as folhas de strelitzia uma vez por semana. Na fase de crescimento ativo, é aconselhável instalar umidificadores ou pallet com argila expandida úmida no ambiente.

Top curativo

A planta precisa de alimentação balanceada regular durante o período de crescimento ativo e floração de março ao final do outono. Você pode usar formulações prontas para plantas domésticas com flor da loja.

Para que a planta floresça, após um período de dormência, eles começam a regá-la uma vez a cada 10 dias com fertilizante... Nesse caso, as substâncias orgânicas e as composições minerais se alternam a cada duas vezes. Assim a flor receberá todos os nutrientes necessários ao seu crescimento, saúde e floração.

No inverno, a alimentação é completamente interrompida por 2 a 3 meses.

Tempo de descanso

Para ver a impressionante flor de strelitzia, Recomendo anualmente para organizar um período de descanso para um homem bonito exótico. Neste momento, a planta é colocada em um local menos iluminado com uma temperatura moderadamente fria: mais 12-16 graus (não inferior). Pare de alimentar e dê à flor uma quantidade moderada de umidade.

Em seguida, com o início da primavera, a estrelitzia é colocada em local ensolarado nas habituais condições de conforto e passa a alimentá-la ativamente de acordo com o esquema descrito acima.

Para fazer florescer a estrelitzia, basta cuidar bem dela e seguir todas as regras durante o período de descanso. Então as flores aparecerão definitivamente.

Reprodução

Strelitzia royal e suas outras espécies se reproduzem de duas maneiras.

Sementes

Em condições naturais, a flor é polinizada por insetos e pequenos pássaros, pássaros solares. Ao manter uma casa, você pode ajudar a flor e polinizá-la com uma escova macia, transferindo o pólen de uma planta para outra (isso exigirá 3-4 plantas). Seis meses depois, caixas rígidas, semelhantes a nozes escuras, amadurecem nele. Eles são cuidadosamente limpos e plantados em solo úmido nutritivo, enterrados a uma profundidade de 3 centímetros. Monte uma mini-estufa cobrindo o pote ou recipiente por cima. Todos os dias, a "estufa" é ventilada e umedecida pela terra. É necessária uma temperatura suficientemente quente para a germinação, mais 25-26 graus.

Após 2-3 meses, as sementes germinam e cada uma pode ser plantada em seu pequeno vaso separado.

Ao dividir o arbusto

A planta dá bons brotos laterais, que podem ser separados da flor-mãe durante o transplante na primavera. É importante fazer isso com muito cuidado, sem danificar as raízes, que muitas vezes estão entrelaçadas.

Doenças e pragas

Se você seguir todas as regras para cuidar de Strelitzia, ela não estará ameaçada de adoecer.

  • Mas acontece que as folhas se enrolam. Muito provavelmente, este é um indicador de que um carrapato ou shitnikov atacou a estrelitzia. Examine e enxágue as folhas com muito cuidado. Então você precisa tratar toda a planta com inseticidas de alta qualidade. O tratamento, se necessário, pode ser repetido várias vezes em intervalos de 5 a 7 dias.
  • Se as folhas estiverem cobertas de manchas pretas, isso indica excesso de umidade.
  • Pontas secas e amarelecimento das bordas sugere que as folhas foram queimadas pelo excesso de luz solar.
  • Flores caindo fala de doenças de raiz, sua possível decomposição. Isso também é observado com alimentação rara, falta de nutrientes.

Em geral, a estrelitzia é uma planta despretensiosa e raramente adoece, se você seguir regras simples de cuidado. Em seguida, o convidado exótico irá deliciá-lo regularmente com suas flores reais.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário