Características da esparaxia e seu cultivo
As características da esparáxis e seu cultivo dependem de muitas circunstâncias - as condições climáticas da região, o cumprimento da tecnologia agrícola prescrita, o local escolhido para a criação, a qualidade do material de plantio. Criar um jardim ornamental e uma estufa é um pouco problemático, mas recompensador. A flor responde a cada ação com uma floração luxuosa e longa.
descrição geral
Não há nada de romântico no nome sparaxis. Traduzido do grego, isso é "pontas duplas das brácteas". A íris, à qual pertence a planta, é uma extensa família da ordem dos espargos. Distinguem-se pela especificidade dos rizomas, dispostos de forma prudente pela natureza para a continuidade da vida, com um fornecimento pré-preparado de nutrientes. Estas são plantas perenes de cormo, que são variedades herbáceas.
O número de espécies de sparaxis disponíveis para o cultivador é simplesmente incrível. Se você usar as inúmeras obras-primas criadas pela natureza e criadas por criadores, não poderá recorrer a outras culturas ornamentais. Espécies deste gênero, trazidas da região do Cabo, localizada na África do Sul, permitem criar visualizações estéticas usando apenas esta planta.
Uma base de dados bem conhecida menciona 15 tipos de flores, mas na floricultura nacional seu potencial decorativo ainda não recebeu uma avaliação digna, possivelmente devido a uma multicolorida exótica.
Suas folhas incomuns e grandes corolas vêm na mais variada gama de cores, e as plantas levantam preocupações sobre a complexidade das técnicas de cultivo.
No entanto, sparaxis não é mais difícil de cuidar do que gladíolos ou tritonia (outra planta de íris bem conhecida). Vamos considerar alguns de seus recursos:
- as folhas da planta crescem até um metro de altura, são de uma bela cor esmeralda e formato caprichoso;
- a floração em grupo é alcançada se os bulbos forem plantados próximos uns dos outros no jardim, mas os únicos também parecem muito impressionantes;
- lançando um pedúnculo poderoso, de mais de meio metro, a planta abre uma grande corola ou dissolve uma inflorescência em forma de espigão com várias flores em forma de estrela;
- distinguir entre variedades altas e compactas, diferenciar pelo número de flores no pedúnculo, o número de tons em um design caprichoso;
- diferentes épocas de floração, determinadas pelas especificidades do clima, não são um método para distinguir entre as variedades disponíveis, é apenas uma consequência dos cuidados tomados ou ignorados.
Os especialistas nesta área observam que no sul, o sparaxis começa a florescer no final da primavera e agrada o proprietário de um terreno ou jardim frontal durante a estação quente. Isso se deve ao fato de que as condições são próximas do natural em que foi encontrado.
Para quem pretende cultivar em clima temperado, o cuidado é um pouco mais complicado, e o componente decorativo só aparecerá antes do outono, mas não agradará menos aos olhos.
Tipos e variedades populares
A flor, que está ganhando cada vez mais popularidade na área local, nos pequenos jardins frontais de prédios de apartamentos e chalés de amantes do não prático, mas excelente uso da terra, distingue-se por uma variedade de cores do arco-íris, mesmo nas mais variedades comuns.Você pode escolher entre variedades com um número diferente de corolas, de 3 a 9 por pedúnculo. A variedade de cores brilhantes é ilimitada e irá satisfazer até a imaginação mais extravagante.
- Conhecido em círculos largos, o híbrido tricolor é relativamente baixo (cerca de 40 cm). Forma até 7 flores em pedúnculos, distingue-se por pétalas tricolores com uma corola clara e um anel escuro que delimita um núcleo espetacular. Uma mistura colorida é formada por tons contrastantes. As flores desabrocham alternadamente para um efeito duradouro. Existem esparaxias tricolores em diferentes combinações, sendo difícil escolher a mais espetacular, até porque a impressão é realçada pelas folhas xifóides, que desempenham o papel de excelente fundo para as inflorescências.
- Outra mistura é sparaxis graciosa, em que a combinação de laranja, bordô e roxo é reconhecida como a mais popular. É uma variedade de baixo crescimento, com 15-25 cm de altura, mas isso não a torna menos bonita e exótica. Durante o período de floração, este é um ponto de cor brilhante em qualquer tipo de canteiro de flores ou emoldurado por um caminho de jardim. A Sparaxis pode ser encontrada em lojas especializadas com o nome mix, o que significa que não crescerá mais que 25 cm de altura, mas virá em cores diferentes.
- Bilbeefer em contraste com o tricolor é limitado na paleta de cores, mas sua estética e maciez, a prevalência de escamas brancas, creme e douradas, a altura ideal (50-60 cm) são invariavelmente procurados entre os amadores. É difícil para eles escolher entre três opções de cores - branco e creme, e tons dourados são bons.
- Sparaxis grandiflora Não é muito encontrada no varejo, mas para quem já plantou esta perene, é difícil recusar uma planta alta com um aroma agradável e único. Grandiflora ganhou seu segundo nome - perfumado - graças a esse recurso. Para fins decorativos, você pode usar três cores diferentes - branco, roxo-roxo e amarelo. Talvez seja possível encontrar novos itens dos criadores.
- Superba é uma variedade relativamente curta, até 30 cm, forma várias flores sobre um pedúnculo, à venda pode encontrar uma mistura multicolorida ou monocromática - amarelo, laranja, lilás, lilás, branco, com uma faixa escura e um centro amarelo.
- A variedade eloquentemente chamada de "Dia de Sol" distingue-se por um agradável tom amarelo dourado, que cria um bom humor mesmo com tempo nublado. O núcleo escuro e as listras acastanhadas sutis na borda apenas enfatizam a impressão geral.
- Alba Maxima, também conhecido como Mont Blanc, - branco deslumbrante com um centro amarelo brilhante. Possui um padrão de borda repetido e é tradicionalmente elegante e eficaz em qualquer aplicação.
- Não menos pitorescos são "The Fiery King" e "The Lord of Fire" - variedades framboesa e tinto com um centro amarelo intenso. A tonalidade das pétalas não é uniforme, mas sim marmorizada. A moldura escura separando o meio do tom principal melhora a impressão feita no espectador.
O geófito, cujo órgão principal é um cormo, cresce na natureza durante a estação das chuvas. Neste momento, sua parte aérea está atrofiada, dando um descanso ao órgão principal.
Em um clima temperado, é impossível criar um habitat natural característico do hemisfério sul e da ponta do continente africano. Mas pode ser imitado usando as técnicas agrícolas recomendadas.
Aterrissagem
Recomenda-se plantar uma bela planta exótica em um espaço bem iluminado, em solo arenoso, com pequenas adições de argila e turfa. Uma tentativa de cultivá-la próximo a árvores e arbustos, em sombra permanente, está fadada ao fracasso. A cultura é sem dúvida cômoda para o agricultor, que tem muito trabalho na primavera, e tudo cai nos dias de ar quente. Isso inclui o plantio antecipado, que é realizado na terceira década de abril (mais cedo no sul).Sparaxis requer uma temperatura não superior a 15 graus para que possa desenvolver intensamente os botões de flores.
Não há diferenças dramáticas nos métodos de plantio, se você escolher Elegance, Jumbo, Star Mix ou sparaxis listrados para esse propósito. A planta deve ser plantada em tempo hábil, os tubérculos podem ser adquiridos em viveiro ou loja especializada e colocados a 5 cm de profundidade, respeitando uma distância de 5 a 10 cm, dependendo do imaginário e objetivos da paisagem doméstica designer.
Cuidado crescente
A colocação ao ar livre pode ser realizada usando os conhecimentos e habilidades já adquiridos no cuidado de plantas bulbosas. Se isso acontecer no jardim, é preciso manter a distância de arbustos e árvores, de preferência em um canteiro aberto, ao longo de caminhos ou sob uma cerca, onde a sombra é apenas por um curto período.
Os tubérculos não estão adaptados para sobreviver em climas temperados com estações pronunciadas e invernos gelados. Portanto, recomenda-se que sejam desenterrados e armazenados em ambiente fresco e seco.
Condições
Além de regar e alimentar, eles destacam algumas recomendações, nuances, observando quais você pode obter maior sucesso.
- A primavera deve ser fresca, com muita precipitação, caso contrário as folhas começarão a secar e o número de pedúnculos diminuirá. Isso pode ser evitado se você não se esquecer de regar, que continua até a floração.
- A cobertura morta com casca de pinheiro ou outros materiais semelhantes evitará que as ervas daninhas cresçam e sequem o solo.
- Se você plantar os tubérculos de maneira gradual e ordenada, poderá esticar a floração. Isso deve ser feito de abril ao final de maio, pois a floração começa dois meses após o plantio e dura pouco mais de 20 dias.
Plantar, regar e alimentar oportunamente, boa iluminação, solo arenoso e leve (substrato especial, ou aromatizado com argila e turfa), cuidados na época de floração são as principais condições que devem ser respeitadas.
Regar e alimentar
A rega moderada é necessária durante o período de desenvolvimento e crescimento, se a primavera não agrada com precipitação. O excesso de umidade pode levar ao apodrecimento e à morte das plantas. Na estação seca, a rega é feita pelo menos 2 vezes por semana, inclusive de manhã e à noite. Em altas temperaturas durante o dia, é ideal fazer rega matinal. Os fertilizantes serão necessários fósforo, nitrogênio e potássio - respectivamente, na primavera e no início da brotação. A cinza de madeira, que é adicionada algumas vezes aos canteiros com sparaxis, não interfere.
Wintering
No sul, os canteiros são simplesmente cobertos com cobertura morta para o inverno com ramos de abeto, mas na faixa do meio, após o adubo, eles são interrompidos para regar e, em seguida, são escavados, embebidos em uma solução de permanganato de potássio e completamente secos. A escavação é feita com verduras, que só são cortadas depois de totalmente secas. A temperatura de armazenamento recomendada não é superior a +7 graus, em uma sala escura e seca. Às vezes é aconselhável pegar uma caixa de material natural para esse fim e colocar os tubérculos na serragem.
Métodos de reprodução
O agricultor, como sempre nesses casos, tem vários métodos à sua disposição. O mais simples e menos caro em termos de tempo e energia é plantar lâmpadas. Eles são coletados por eles próprios ou comprados. A propagação de sementes é uma má ideia quando se trata de híbridos, mas os adquiridos não florescem até 3 anos depois que o bulbo se desenvolveu e amadureceu.
Depois que a floração estiver completa, você pode desenterrar os bulbos-mãe e separar os bebês deles. O plantio de primavera é realizado apenas por crianças separadas imediatamente antes do processo e tratadas no local de separação com carvão amassado.
Doenças e pragas
A resistência é alta, como qualquer híbrido. A podridão radicular e a clorose, em que é necessário fazer o tratamento com quelato de ferro, são todos os problemas que esperam o produtor se a tecnologia agrícola não for seguida.
Aplicação em paisagismo
- O plantio em grupo é o método mais comum de usar uma planta ornamental. Na maioria das vezes, com sua ajuda e o uso de espécies gramíneas, eles imitam prados de flores em grandes áreas próximas a mansões de campo. Porém, para tamanha beleza, essa direção é muito primitiva e utilitária. Jardins ornamentais, mixborders, formas arredondadas e em terraço, vasos, vasos de flores e banheiras em varandas e pátios abertos são apenas uma pequena lista de possibilidades.
- Os cidadãos podem cultivar plantas perenes em um apartamento, em uma varanda ou em uma loggia envidraçada, em seus jardins frontais. A criação durante todo o ano em uma estufa proporcionará uma oportunidade de lucro comercial. A cultura fica ótima em buquês, combinada com plantas de cobertura do solo.
Não é exagero chamá-lo de pitoresco e estético, universal em qualquer aplicação.
O comentário foi enviado com sucesso.