Tudo sobre a sálvia
A sálvia é uma cultura popular, usada não apenas em jardins e jardins domésticos, mas também em paisagismo de espaços urbanos.
A planta não pode ser chamada de muito caprichosa, mas ainda precisa de alguns cuidados.
descrição geral
A sálvia, também conhecida como sábia adivinha, é um membro da família Clary e do gênero Sage. Uma planta perene termofílica nos estágios iniciais de desenvolvimento é herbácea e, em seguida, assume a forma de um semi-arbusto. Vale ressaltar que a cultura também pode ser plantada como anual ou bienal. A raiz lenhosa da sálvia ramifica-se densamente. A altura do caule, simples ou ramificada, pode chegar a 1,5-2 metros. As lâminas das folhas com cerca de 20 centímetros de comprimento têm uma forma oval e estão localizadas uma em frente à outra.
Eles são de cor esmeralda e frequentemente cobertos com cerdas curtas. As flores lipo-pequenas combinam-se em inflorescências que se parecem com espiguetas ou panículas e atingem o tamanho de 20 centímetros. Sua cor varia do branco e rosa pálido ao roxo profundo. O fruto da sálvia é o cenóbio, ou seja, várias nozes conectadas entre si. Suas sementes são adequadas para uso somente após um mês, mas sua vida útil é de 5 anos.
In vivo, o sábio adivinho vive nas regiões subtropicais do México e nas regiões montanhosas da América Central. Na Rússia, porém, a planta é cultivada com bastante sucesso em jardins e pomares. A sálvia floresce uma ou duas vezes durante o verão. É necessário esclarecer que na vida cotidiana a sálvia costuma ser chamada de todas as variedades ornamentais do gênero sálvia, enquanto as variedades medicinais são chamadas diretamente de sálvia.
Visualizações
Existem mais de 900 variedades de Salvia que podem ser classificadas em três categorias. O primeiro inclui plantas que amam umidade e calor e não toleram geadas. Nas condições da Rússia, eles podem se desenvolver apenas como anuais. Por exemplo, estamos falando de sálvia cintilante, cujas flores são pintadas em tons de vermelho, branco, rosa e roxo. Em altura, esses arbustos não ultrapassam 1 metro e, portanto, parecem compactos.
O período de floração da sálvia reluzente começa em junho e dura quase até a geada. Os tamanhos das inflorescências formadas de 2 a 6 botões atingem um diâmetro de 14 a 25 centímetros.
Este grupo inclui a sálvia vermelha brilhante, que floresce de julho ao clima frio. A altura do arbusto é de cerca de 70 centímetros e o diâmetro das inflorescências é de cerca de 30 centímetros. A sálvia macilenta agrada com seus botões abertos de meados de agosto até a geada. Ela tem a cor branca como a neve ou azul. A altura do arbusto é de 90 centímetros e o diâmetro das inflorescências de 28 botões é de 20 centímetros.
O segundo grupo inclui a sálvia, que pode se desenvolver em regiões mais frias.
Essas variedades podem tolerar a seca temporária, mas requerem a aplicação regular de fertilizantes minerais. Por exemplo, isso é característico da sálvia verde, cuja cor das flores, apesar do nome, pode ser rosa ou roxa. A altura de um anuário com haste pubescente é de 60 centímetros e o diâmetro das inflorescências é de 30 centímetros.
A Salvia whorled é subdimensionada e suas dimensões não excedem 40 centímetros. Em suas inflorescências, combinam-se de 5 a 30 botões de cor lilás ou púrpura.No mesmo grupo, a sálvia com folhas de dente-de-leão de tonalidade rosa ou roxa está presente.
Os representantes do terceiro grupo são os mais resistentes à geada. Sua floração ativa começa apenas no segundo ano de vida, portanto, é necessário dedicar tempo suficiente ao inverno. A sálvia, pertencente ao terceiro grupo, não tem medo do frio e, em geral, é a mais despretensiosa. Como alternativa, pode ser a sálvia do carvalho, que floresce de junho ao outono.
Em um arbusto que atinge 60 centímetros de altura, existem até 6 flores azuis ou roxas.
A sálvia glutinosa parece brilhante com inflorescências amarelas. Um arbusto com cerca de 90 centímetros de altura floresce de agosto até a geada.
Salvia Caradonna atinge dimensões de 30-60 centímetros. Flores graciosas, unidas em inflorescências longas, são coloridas de roxo. A cultura da floração continua do final de junho ao início do outono.
Finalmente, também deve ser mencionado sobre a exuberante sálvia de azul, rosa ou roxo. A altura desse arbusto é de 60 centímetros.
Aterrissagem
É recomendável cultivar sálvia por meio de mudas. A semeadura, neste caso, é organizada do final de fevereiro a março. Você mesmo pode coletar os grãos nas cestas amadurecidas, também é possível comprar o material na loja. Eles não precisam ser estratificados, no entanto, uma série de medidas de verificação ainda serão necessárias para as sementes. Na véspera do plantio, o material é testado quanto à germinação, deixando-o de molho por uma hora e meia em um prato de água morna. As sementes flutuantes são jogadas fora e as que afundam são desinfetadas em permanganato de potássio. Ao final de 20 minutos de desinfecção, o material é lavado e seco em folha de papel.
Você pode plantar sálvia tanto em solo comprado quanto em um solo compilado com suas próprias mãos. Para que a mistura seja nutritiva e leve, será necessário combinar areia grossa, turfa e solo frondoso. Recomenda-se peneirar a mistura duas vezes: por peneira grossa e fina. O fundo do recipiente é primeiro coberto com argila expandida de até 1 centímetro de espessura, em seguida forma-se uma camada de solo grosso e, por fim, uma camada de solo fino.
Para desinfetar o solo, vale a pena derramar com uma solução quente de manganês e depois deixar repousar cerca de uma semana.
As mudas são melhor cultivadas em um recipiente baixo, no fundo do qual estão sempre presentes buracos. O solo é umedecido e as sementes são distribuídas uniformemente em sua superfície. Se desejar, os grãos são pré-misturados com areia. O material é ligeiramente polvilhado com terra, após o que o recipiente é apertado com película aderente ou fechado com vidro. Durante os primeiros 8-12 dias, será necessário manter uma temperatura igual a +22 graus.
Quando as mudas germinam, o recipiente é liberado do abrigo. A sálvia em desenvolvimento precisará de luz por 12 horas por dia, hidratação regular com um borrifador e alimentação complexa após 3 semanas. A colheita é realizada no momento em que a sálvia atinge a idade de 1 a 1,5 meses, ou quando possui 2 folhas maduras. O procedimento pode ser repetido 3 semanas após a primeira escolha. O plantio em campo aberto é realizado aproximadamente no início de junho.
Cada poço é pré-preenchido com superfosfato, cinzas e um punhado de húmus. Um espaço livre de 35 centímetros é mantido entre os recessos. O local para o sábio dos adivinhos é escolhido bem iluminado, com solo fértil e leve. Solos argilosos e argilosos são normalizados com a adição de turfa e solo pesado com a adição de húmus ou composto.
Cuidado
O cultivo de sálvia em campo aberto segue certas regras.
Regar e alimentar
É impossível cuidar adequadamente do sábio dos videntes sem fertilização regular. Pela primeira vez, é recomendado alimentar a cultura 5 a 7 dias após sua transferência para campo aberto. Durante este período, a planta precisa de minerais e estimulantes de crescimento. A próxima alimentação é organizada na fase de brotamento. A sálvia neste momento precisa de nitrogênio e, portanto, húmus, esterco ou fezes de pássaros são adequados para ela.
E também a presença de potássio e fósforo contribui para uma boa floração, portanto, não se pode prescindir de fertilizantes minerais complexos. Antes de abrir os botões, recomenda-se regar os arbustos com um líquido infundido nas cascas dos ovos. Para aumentar a floração, a sálvia é alimentada com uma solução de cinzas e infusões em cascas de banana e batata.
A rega da flor é necessária apenas à noite, pois o solo seca. É importante não exagerar com líquido, pois o sistema radicular localizado próximo se deteriora rapidamente.
A irrigação da safra é sempre acompanhada de afrouxamento da camada superficial do solo e remoção de ervas daninhas.
Poda
Para crescer uma planta bonita, ela terá que ser podada de vez em quando. Claro, isso só é relevante para variedades perenes de sálvia. A poda formativa que estimula a ramificação realiza-se duas vezes por estação: no início da primavera e antes do inverno. Durante o segundo procedimento, quase todo o arbusto é cortado, com exceção de pequenas áreas lignificadas com alguns botões.
Wintering
Se a sálvia crescer em regiões quentes, ela será capaz de sobreviver ao inverno protegida. Após a poda, esse arbusto é coberto com composto, ramos de abeto, serragem ou folhagem seca.
Reprodução
A sálvia pode ser propagada de todas as formas comuns. Para plantas perenes, é recomendado o uso de estacas. Para tanto, fragmentos de brotos semilignificados com comprimento de cerca de 15 centímetros são colhidos a qualquer momento. As mudas são enraizadas em um recipiente com água e, após 3 semanas, já são transplantadas para o solo.
Adequado para plantas e método de estratificação. Um ramo de sálvia é simplesmente dobrado ao chão e fixado com um suporte de metal. Poucos meses depois, ela tem suas próprias raízes, após o que as mudas são separadas do arbusto-mãe e transplantadas para o seu próprio lugar.
Para a reprodução de sálvias anuais, o método de semente é recomendado. Em princípio, os grãos podem ser semeados imediatamente em campo aberto, e até no inverno, mas é melhor usar mudas.
Doenças e pragas
A sálvia tem boa imunidade e, portanto, raramente sofre de doenças ou pragas. No entanto, a planta é frequentemente atacada por caracóis e lesmas que comem as lâminas das folhas. É comum coletá-los manualmente ou usando armadilhas especiais. O controle de carrapatos, pulgões, tripes e moscas-brancas é feito com inseticidas. A propósito, se as folhas de uma planta ficam amarelas, então os pulgões são os culpados, e uma flor esbranquiçada indica a atividade de moscas brancas. A sálvia pode adoecer com uma perna preta, e o apodrecimento das raízes é uma característica dela e, portanto, é extremamente importante não inundar as plantas e inspecionar regularmente a parte da raiz.
Aplicação em paisagismo
A sálvia costuma ser cultivada em um canteiro de flores ou em um jardim de flores. A flor fica bem em vasos de flores ou vasos decorativos colocados em uma área de lazer, em uma varanda ou terraço. É costume combinar a planta com malmequeres, petúnia, lobélia, ageratum e outras plantas ornamentais. A sálvia pode ser usada para decorar caminhos, zonear um território ou criar uma fronteira mista.
O comentário foi enviado com sucesso.