Descrição das plantas de jardim e seu uso na paisagem
Você sempre quer deixar seu próprio terreno bonito e aconchegante. As plantas de jardim são frequentemente utilizadas para decorar a paisagem, com a ajuda das quais é possível criar composições únicas que chamam a atenção. Vale a pena considerar com mais detalhes quais plantas são adequadas para o paisagismo.
Peculiaridades
As plantas de jardim são populares entre os paisagistas. Com a ajuda de várias flores e arbustos, várias funções podem ser realizadas ao mesmo tempo:
-
crie uma certa decoração, defina a atmosfera e o clima para o local decorado;
- tornar o jardim confortável, formando a sombra necessária com a ajuda de árvores;
- nivelar os desníveis do relevo natural através do plantio de certas composições;
- proteja a área de olhares indiscretos ou de animais de estimação de outras pessoas.
Claro, não devemos esquecer a função principal das plantas - a produção de oxigênio. Quanto mais espaços verdes houver no local, mais fresco e limpo será o ar.
Visão geral de flores e ervas
Quem diria que você pode decorar o site usando um gramado comum. Ao mesmo tempo, a escolha de uma grama adequada também deve ser abordada com responsabilidade, porque os fabricantes produzem diferentes tipos de vegetação de gramado. Os designers recomendam dar preferência a misturas de gramíneas resistentes à seca ou gramíneas bluegrass.
E você também pode pousar no site:
-
festuca;
- azevém.
Se quiser escolher outras plantas para o jardim, além do gramado, é preciso levar em consideração não só a aparência dos espaços verdes, mas também as condições para o cultivo confortável de novas mudas.
Considere os tipos populares de flores e ervas que costumam ser usados para decorar a paisagem.
-
Perenes. Neste caso, pode-se dar preferência a variedades de rosas resistentes à geada - este é um clássico que pode ser encontrado em quase todos os jardins. Para o crescimento de rosas, pode-se instalar um suporte especial ou um cordão esticado. E também perenes incluem peônias, que florescem no início do verão, clematis crespos e miosótis.
- Despretensioso. Uma opção standard para quem não está habituado a cuidar constantemente das flores e a viver fora da cidade. Essas plantas crescerão em qualquer condição. Este grupo deve incluir malmequeres, calêndulas, cravos, margaridas, que amam solo ácido.
- Flores da floresta: lírios do vale, bosques, sinos. É recomendável cultivar essas plantas em áreas sombreadas, mas elas serão capazes de sobreviver em áreas ensolaradas.
- Colheitas bulbosas. Estão incluídas no grupo das plantas ornamentais, mas devido ao grande número de espécies formam o seu próprio subgrupo. Lírios, narcisos, gladíolos e açafrões ajudarão a decorar o local.
As plantas podem ser plantadas em um canteiro de flores ou distribuídas ao longo de caminhos que serpenteiam pelo local.
Atenção também deve ser dada às culturas exóticas que raramente são encontradas na paisagem local.
-
Lobelia. As flores desta planta são pintadas de azul claro, o diâmetro da bola em crescimento chega a 25 cm e a floração ocorre de junho ao final do outono. Recomenda-se plantar lobélia amante da luz em pequenos vasos. Se as condições permitirem, você pode colocar as mudas em terreno aberto.
- Pennisetum. Uma planta de um metro de comprimento será a decoração do jardim de outono. Uma característica desta cultura única são os pequenos pêlos gramíneos de tonalidade prateada ou roxa no final do caule. A planta não requer cuidados especiais e rega.
- Liatris. Uma flor interessante em forma de vela.Paisagistas gostam de suas brilhantes flores de lavanda. Vale a pena plantar em solo quente e fértil.
- Tremoço. Outra flor inusitada com inflorescências em forma de cone que pode se tornar uma decoração de uma área suburbana e chamar a atenção de quem decide passear no jardim. O tremoço cresce principalmente em áreas sombreadas, queima e morre sob o sol forte.
Não muito tempo atrás, abóboras decorativas rastejantes começaram a ser usadas em projetos de paisagismo. Esta planta pode se tornar um verdadeiro substituto para as flores no outono.
A cultura deve ser plantada no início de maio em solo fértil e solto. O diâmetro máximo de uma abóbora decorativa é de 15 cm.
Variedade de árvores e arbustos
Para criar paisagens atraentes, os designers usam diferentes tipos de arbustos, árvores e flores, construindo várias composições a partir deles. Graças às combinações únicas de plantas de diferentes espécies, é possível reviver até o espaço mais "cinzento" do local, para torná-lo mais luminoso e confortável.
Evergreen
O grupo de plantas mais popular em paisagismo, cuja vantagem é a beleza da copa - elas podem deliciar os outros com ela o tempo todo. Evergreens incluem coníferas sem floração:
- thuja;
- Pinheiros;
- comi;
- cedros.
Vale ressaltar que em algumas espécies, próximo ao inverno, a copa torna-se mais brilhante e expressiva, adquirindo um rico matiz verde. Abetos vermelhos e pinheiros são geralmente usados para decorar grandes áreas ou grandes jardins.
Recomenda-se plantar essas árvores a uma distância suficiente para que não interfiram no crescimento umas das outras e nas demais plantações.
O teixo é uma bela planta conífera que se desenvolve na sombra. A altura máxima da árvore chega a 3 metros, as agulhas da espécie são densas, cobrem completamente a planta, protegendo-a da geada.
Os cedros são uma espécie ainda mais alta de árvores perenes, atingindo 5 metros de altura em condições favoráveis de cultivo. É melhor plantar a raça em solos pobres, onde haja espaço livre suficiente.
As melhores sempre-vivas para jardins médios a pequenos são a cicuta ou o pinheiro-da-montanha.
Ambas as árvores se distinguem por sua aparência atraente e cores expressivas das agulhas.
Florescendo lindamente
O jardim pode ser decorado não só com árvores e arbustos verdes, mas também com plantas ornamentais com flores atraentes e únicas.
-
Camélia. Um arbusto ornamental que prefere o sol. A camélia tem flores rosas bastante grandes. As folhas da planta são brilhantes. Floresce principalmente no outono, mas as folhas duram mais que as flores. Uma planta que ama a umidade que precisa de cuidados cuidadosos.
- Tamarisk. Durante a floração, o arbusto lança uma grande quantidade de pequenas flores rosas e brancas. Pequenas flores, reunidas em atraentes inflorescências, ajudarão a tornar a paisagem do jardim mais aconchegante e fofa.
- Lilás. Arbusto de jardinagem paisagístico popular. Na primavera, pincéis brancos e lilases com flores perfumadas aparecem nos ramos da planta. Lilás floresce por muito tempo, mas apenas uma vez por ano.
Você também pode decorar um jardim ou um lote de casa grande com outras plantações de flores. Os designers escolherão definitivamente uma opção adequada que se encaixe perfeitamente na composição e ajude a tornar a paisagem atraente e aconchegante.
Decídua decorativa
Esses arbustos e árvores têm uma cor única e expressiva, pelo que chamam a atenção dos paisagistas. Basicamente, as plantas ornamentais são variedades de culturas resistentes ao inverno, entre as quais podem ser distinguidos vários nomes.
-
Relva branca. Um belo arbusto de jardim com folhas incomuns, cuja borda é pintada de prata. A planta não produz flores, mas não se torna menos atraente. O arbusto não requer cuidados especiais, cria raízes rapidamente.
- Euonymus alado. Uma planta incomum com folhas expressivas, que mudam de cor para rosa próximo ao outono. Na primavera, pequenas inflorescências podem ser vistas no mato. O arbusto geralmente cresce em áreas sombreadas.
- Bérberis. A maioria das variedades da planta tem folhas vermelhas e deliciam outras com bagas brilhantes que aparecem nos ramos mais perto do outono. Os paisagistas preferem plantar arbustos de bérberis perto de culturas perenes ou flores ornamentais.
- Bordo decorativo. Frequentemente encontrado em jardins espaçosos. A vantagem da planta é a capacidade de dar qualquer formato à sua copa. Recomenda-se plantar uma árvore em áreas ensolaradas, no inverno é melhor cobrir o bordo com materiais de proteção.
E também o jardim pode ser decorado com azevinho, weigela e chiclete. São culturas comuns que não requerem cuidados especiais e criam raízes rapidamente em quaisquer condições.
De outros
Os projetos de jardins são variados e oferecem muitas idéias de design. Além de plantas padrão, você também pode refinar a área com peras anãs frutíferas ou macieiras. Culturas como:
-
madressilva;
- mais velho;
- viburnum.
A vantagem das plantas é que elas não só se tornarão uma decoração do jardim, mas também se beneficiarão na forma de frutas deliciosas.
Como decorar um jardim?
O projeto paisagístico exige uma abordagem cuidadosa na seleção das plantas e na composição das composições que irão decorar a área selecionada. A compatibilidade das culturas de flores, perenes e lenhosas dará um resultado de alta qualidade e ajudará a tornar o jardim do campo uma estadia aconchegante e confortável.
Aqui estão algumas diretrizes para decorar um jardim rural.
-
Árvores e arbustos são melhor plantados em áreas predefinidas, e espalhar plantas ao longo da cerca é o ideal. E também com a ajuda de culturas, se distinguem os espaços infantis, os espaços recreativos e desportivos, o que ajuda a melhorar a qualidade do ar e ao mesmo tempo consegue a sombra necessária da copa das árvores.
- As safras tolerantes à sombra devem ser plantadas na parte nordeste ou noroeste do local. Os principais elementos decorativos da paisagem ocupam um lugar na parte frontal da casa.
- Na formação de canteiros ou na jardinagem vertical, é necessário garantir que as plantas não parem de florescer durante o verão. Portanto, em canteiros de flores ou em fustes, recomenda-se plantar tanto prímulas quanto flores que darão flores posteriormente.
- A beleza da vegetação verde pode ser acentuada por gramados verdes. Para isso, são adequados diferentes tipos de relvados.
- Os arcos e gazebos também podem ser decorados com plantas. Por exemplo, as uvas que crescem em todas as estações, assim como as rosas trepadeiras, terão uma boa aparência.
- Um pedaço de terreno desenhado para se parecer com uma paisagem natural ajudará a criar um recanto de uma floresta real. Neste caso, será necessário incluir no projeto de design slides alpinos, árvores e arbustos que se encontram na floresta.
Ao formar qualquer composição, é importante preservar o sentido de proporção, estilo e ambiente da futura paisagem.
No processo de desenvolvimento de um projeto, você precisa escolher o estilo do futuro jardim, que posteriormente ajudará a organizar uma seleção eficaz das plantas e decoração necessárias. Por exemplo, o estilo barroco é caracterizado por uma abundância de arranjos florais. Perenes em combinação com flores sazonais anuais que tornarão a paisagem brilhante ajudarão aqui.
Qualquer estilo pode ser complementado com atributos - pequenos detalhes, com a ajuda dos quais será possível enfatizar as características da paisagem e colocar os acentos necessários.
O comentário foi enviado com sucesso.