Tudo sobre Pushkin
As prímulas são as primeiras a se destacar no pano de fundo do espaço vazio. Não existem tantos tipos e variedades de Pushkinia, mas o belo nome atrai jardineiros. No entanto, esta modesta flor é interessante não apenas pelo seu nome.
Flores perenes bulbosas com delicados botões branco-azulados. Arbustos elegantes podem decorar qualquer parte de uma casa de verão ou de um reservatório. Se você deseja ter uma "estrela" em seu jardim, escolha Pushkinia. No artigo vamos falar sobre as características de reprodução e cuidados com esta prímula.
Descrição da planta
A flor Pushkinia é uma erva perene, esta prímula atinge uma altura de 15-20 cm. É classificada como efemeroide. Propagado por bulbos em forma de ovo com finas escamas marrons.
As folhas crescem a partir da base da haste de Pushkinia: geralmente são 2-3 folhas em forma de cinto linear de tom verde escuro.
Flores em forma de sino, brancas ou azuis claras, são coletadas em inflorescências racemosas.
A planta exala um cheiro pouco agradável - embora o aroma não seja forte, mas mesmo assim, as notas são ouvidas de tal forma que você não quer apreciá-las. Mas externamente, a flor é linda. Os frutos desta planta têm a forma de uma caixa, na qual existem sementes redondas e castanho-claras.
Esta tão esperada flor da primavera é altamente decorativa, razão pela qual é plantada em pequenos lotes domésticos junto com outras prímulas ou flores perenes. Pushkin é bom e, em combinação com pedras, fica bem em jardins ornamentais.
Tipos e variedades
Esta prímula recebeu um nome incomum em homenagem a Musin-Pushkin, que primeiro descreveu esta flor. Para cultivo cultural, existem 2 tipos de Pushkinia.
Jacinto
Pode ser encontrada no norte do Irã e na Transcaucásia oriental, cresce nas encostas de terrenos montanhosos. Esta espécie agrada com floração em 10-20 dias. De um bulbo adulto, vários pedúnculos crescem de uma vez (até 4 peças).
Cada pedúnculo cresce até 15 centímetros de altura e carrega uma inflorescência de 12-30 flores azuis claras, quase brancas, consistindo de pétalas com uma faixa azul no centro. As folhas desta encantadora planta são bastante carnudas - lineares, atingindo 15 cm de altura e não mais que 10 mm de largura.
Se no primeiro ano de crescimento, Pushkinia semelhante ao jacinto não lhe agradou muito, não se preocupe, a prímula certamente se mostrará em toda a sua glória na segunda temporada.
Tipo esfrega
Encontrado no Cáucaso, Líbano, Turquia, Irã. Ele também prefere terrenos montanhosos, mas escolhe bordas de floresta e prados nas encostas, onde outros arbustos crescem. Os pedúnculos desta espécie são ligeiramente maiores que os do hyacinthus, atingem uma altura de 20 cm e dão inflorescências racemosas.
As flores em forma de sino de um azul claro também têm uma faixa no verso, mas apenas uma mais brilhante - quase azul (Azul). A Pushkinia em forma de floresta floresce quase todo o mês de maio.
Uma variedade amplamente conhecida chamada Pushkinia Lebanese Alba ou Libanotica (Libanotica Alba). Este tipo de Pushkinia se distingue por suas flores brancas como a neve de tamanho maior, que possuem coroas de dois dentes.
Todas as atividades de plantio e cuidado com os libanóticos são iguais às dos principais tipos de canhão.
Condições de cultivo
Esta humilde flor pode muito bem ser uma estrela em um jardim de primavera, se for devidamente cuidada ao ar livre.Porém, esta prímula não é tão caprichosa a ponto de criar condições especiais para ela, mas é melhor seguir as recomendações gerais para que a planta cresça com o tempo e agrade aos olhos.
Um lugar
Pushkinia é uma planta que ama a luz, é melhor para ela encontrar uma área iluminada ou um canto semi-sombreado, onde os raios de sol ainda penetram. Mas em geral, é muito fácil encontrar um lugar para ela em um jardim ou jardim de flores - esta planta parece apropriada em qualquer lugar. É plantada em volta das árvores, separadamente no gramado, arbustos separados por ela.
A partir dessas prímulas, eles fazem belos meios-fios, plantando-os ao longo dos caminhos do jardim. Pushkinia vai se encaixar harmoniosamente no conjunto com quaisquer outras flores da primavera, por exemplo, com narcisos de tamanho menor e tulipas botânicas.
Você pode colocar Pushkinia ao lado de flores perenes, cuja folhagem no final da primavera cresce tanto que a beleza murcha de Pushkinia se torna imperceptível. Também é plantada em jardins ornamentais ou na zona costeira de corpos d'água. Nesses locais, é bom em combinação com pedras de pedra tenazes e atrofiadas.
O solo
Na natureza, Pushkinia cresce em lugares elevados, de onde a cobertura de neve antes se desprende e a terra se aquece mais rapidamente. Se existe tal lugar no país, dê-o à Pushkinia. A planta não é muito exigente para a composição do solo, mas será uma vantagem se a planta for plantada em casa em solo fértil com uma estrutura permeável e solta.
Portanto, ele vai mostrar a maior decoratividade. Para enriquecer o solo antes do plantio, você pode aplicar estrume podre a uma taxa de 5-7 kg por metro quadrado.
Evite as áreas onde a água fica estagnada (derretimento, chuva), isso é prejudicial para a prímula.
Regras de pouso
Os bulbos são plantados a uma profundidade de 5 centímetros, restando um espaço de até 10 centímetros entre os arbustos. Esta é uma planta perene, você não precisa desenterrá-la antes de cada inverno e plantá-la novamente na primavera, como, por exemplo, faz com alguns tipos de flores bulbosas. Com pushkin tudo é muito mais simples: quanto mais tempo não é mexido, mais cresce, formando cortinas extensas ou um tapete sólido. Os bulbos recém-plantados passam o inverno normalmente no solo sem abrigo. Em regiões onde há pouca neve, é possível, a partir do outono, cobrir os locais de plantio com uma camada de turfa ou húmus a um nível de 3-7 cm.
Se você quiser que a Pushkinia agrade aos olhos no inverno, pode plantá-la em um vaso de flores. Sua altura deve ser de pelo menos 7 centímetros e um diâmetro de pelo menos 15 cm A embarcação é preenchida com uma composição solta de solo de turfa (2 partes), areia de rio (1 parte), húmus de folhas (1 parte).
Os bulbos são plantados em vaso em novembro, depois são deixados no porão por 60-75 dias, onde deve estar escuro, a temperatura não deve ultrapassar +10 graus, e a umidade deve estar no patamar de 80-90 %. Após 2-2,5 meses, a panela é levada para uma sala onde a temperatura do ar não exceda +15 graus e regada. Se você seguir todas essas regras, após 14-20 dias, Pushkinia irá deliciá-lo com a floração no parapeito da janela.
Rega
Se a primavera estiver seca, houver pouca água derretida e não houver chuva, a rega pode ser iniciada já na primavera. Mas a planta precisa especialmente de água durante o crescimento ativo e durante o período de floração. Procure não deixar o solo secar nesses momentos importantes do desenvolvimento da prímula e regue o canhão regularmente.
Ao regar, deve-se tentar não molhar as folhas - isso pode levar ao seu apodrecimento. Na hora de regar o plantio, esse lugar pode "afundar".
Neste caso, é melhor preencher os vazios adicionando solo ao nível desejado.
Top curativo
Eles começam a alimentar a frágil planta no início da primavera. Mesmo que ainda haja neve no solo, fertilizantes minerais já podem ser aplicados para pushkinia. Pode ser nitrophoska. Está simplesmente espalhado no local onde a flor cresce, a uma taxa média de 50 g por metro quadrado de terreno.
Enriquecer o solo antes de novos plantios com superfosfato (50-70 g por metro quadrado), nitrato de amônio (40-60 g), cloreto de potássio (30-50 g). É necessário evitar os fertilizantes nitrogenados ou não exagerar na sua introdução - o excesso dessa composição pode levar à doença de Pushkin.
E para evitar o crescimento de ervas daninhas, que podem facilmente estrangular uma flor frágil, cobrir o solo com húmus ou turfa - além de proteção, isso também é nutrição adicional.
Reprodução
Pushkinia se reproduz às custas dos apêndices da filha. Os bulbos não são recomendados para serem escavados imediatamente após a floração. Para o transplante, isso é feito no início do outono. Existe uma regra invariável ao propagar esta flor - você precisa dar tempo para o bulbo formar um ninho no solo.
Um ninho crescido geralmente se forma em 5-7 anos - é quando a planta é desenterrada para sua reprodução. Sim, o processo de reprodução em Pushkinia é muito mais lento do que em outras flores de pequenos bulbos, quanto mais valiosa esta planta é.
Se chegar ao local, todo jardineiro cuidará dele e principalmente protegê-lo-á de doenças e pragas. A propósito, Pushkinia dá vagens de sementes, mas as mudas praticamente não crescem em casa.
Contudo, assim que as inflorescências do jardim murcharem, recomenda-se que sejam arrancadas, para que não haja autossemeadura. Mas você pode comprar sementes e, na primeira metade do outono (até que o solo esfrie e à noite a temperatura não caia abaixo de zero grau), plante-as fazendo canteiros. A propagação de sementes não trará floração imediatamente. Apenas por 3-4 temporadas, o Pushkin, plantado com sementes, florescerá.
Doenças e pragas
Pushkinia é infectada com as mesmas doenças que outras plantas bulbosas. Portanto, é afetado pela podridão cinzenta. Se aparecerem manchas marrons nas folhas, significa que o fungo botrytis atacou a Pushkinia, que causa a podridão cinzenta.
Este fungo é onívoro, ele "migra" rapidamente de uma planta para outra, e devemos tentar eliminá-lo o mais rápido possível após a detecção. As partes afetadas são removidas e a própria planta é tratada com agentes como Champion, Topaz e Bordeaux líquido também é adequado para isso.
Se a derrota for bastante forte, é melhor usar meios mais poderosos - estes são Fundazol, Skor e outros. A podridão pode corroer o canhão da parte subterrânea. Assim, se o fungo ataca os bulbos, eles se transformam em manchas marrom-avermelhadas e, na parte aérea, as folhas da base começam a amarelar.
Esta infecção é especialmente perigosa porque pode permanecer no solo. As preparações que contêm cobre ajudam a Pushkinia. Antes de plantar novamente, inspecione cada lâmpada e livre-se de espécimes suspeitos. Outra doença causa o apodrecimento dos bulbos - achelenchoides.
A infecção afeta negativamente o desenvolvimento da prímula, a planta eventualmente perde seu efeito decorativo. Esses arbustos precisam ser cavados, os bulbos afetados devem ser destruídos e é melhor mergulhar o novo material de semente em água muito quente (dentro de 40 graus) antes do plantio.
E o material de plantio é tratado com inseticidas - uma medida preventiva contra os ácaros das raízes, que penetram profundamente e se alimentam das escamas da cebola.
Entre outras pragas, os ratos são um perigo para Pushkinia. Eles são combatidos da maneira tradicional - com ratoeiras ou iscas envenenadas.
O comentário foi enviado com sucesso.