Tipos de pseudo-erantemum e seu cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Visualizações
  3. Cuidados domiciliares
  4. Transferir
  5. Doenças e pragas
  6. Como propagar?

Pseudorantemum é uma planta ornamental maciça com uma aparência espetacular. A cultura exige cuidados, e é por isso que floristas novatos raramente decidem iniciá-la. Para ajudar este artigo, que descreve os tipos de plantas, os meandros do cuidado doméstico, métodos de cultivo e pragas.

Descrição

O pseudo-erantemum veio dos trópicos para os peitoris das janelas dos apartamentos, portanto, é especialmente termofílico. Pertence ao gênero de plantas com flores da família Acanthus. O gênero inclui mais de uma centena de espécies que estão espalhadas por todas as regiões tropicais.

Entre os representantes do pseudo-erantemum existem ervas perenes, arbustos anões e arbustos. Dependendo da espécie, a altura das lavouras adultas varia de 30 cm a 1,5 m.

Os arbustos florescem anualmente. Suas inflorescências são em forma de espinhos, as flores são mais frequentemente lilases, rosa ou leitosas com um núcleo vermelho vivo e as pétalas são decoradas com pequenas manchas de diferentes tons.

A planta floresce ativamente em condições naturais, mas quando cresce em casa, é quase impossível atingir a floração, mesmo que todos os requisitos de manutenção sejam atendidos.

Visualizações

Na natureza, existem várias dezenas de variedades de pseudo-erantemum. No entanto, apenas 4 tipos são adequados para as condições dos apartamentos.

  • Carruthers. Ele é um pseudoerantemum carmesim. É um arbusto polinésio mais comum entre os floricultores. Uma cultura adulta pode atingir 1 metro. O arbusto é maciço, com folhas enormes de 15-17 cm de comprimento e 10 cm de largura.A eficácia dos carruthers é dada não só pelo tamanho das placas foliares, mas também pela sua cor invulgar, geralmente tricolor. Folhas pontiagudas variegadas ovóides de tons verdes brilhantes estão salpicadas de manchas de formas assimétricas. Suas cores são rosa pálido, amarelo, vermelho brilhante ou branco. As flores da planta são brancas com manchas roxas nas pétalas.
  • Reticulado. Esta espécie é um pouco mais compacta em comparação com sua contraparte carmesim. A altura máxima do arbusto não é superior a 0,5 m. O comprimento das placas foliares chega a 13-15 cm, suas bordas são onduladas, a superfície é brilhante e o formato é oval-alongado. A folhagem é verde brilhante, crivada de finas linhas amarelas.
  • Laxiflorum. É considerado o tipo mais atraente de pseudoerantemum. O comprimento de um arbusto adulto chega a 1 metro. A superfície das folhas ovóides é verde, brilhante e as flores têm uma delicada cor roxa.
  • Grumoso. É uma planta de casa de baixo crescimento, cujo comprimento raramente ultrapassa os 50 cm. O arbusto tem caules finos localizados horizontalmente. As folhas do pseudo-erantemum tuberoso são pequenas, ovais, localizam-se opostas. A orla da folhagem é ondulada. Em condições naturais, o arbusto floresce quase todo o ano. Suas flores são grandes e brancas.

Os tipos de pseudoerantemum diferem externamente, mas ao mesmo tempo são igualmente exigentes quanto ao conteúdo.

Cuidados domiciliares

O pseudo-erântemo é caprichoso e muito exigente nas condições de detenção. Mesmo pequenos descuidos no cuidado de uma flor podem levar à interrupção do seu crescimento, atrofiamento e morte.

Luz

Para arbustos tropicais, é importante receber muita luz solar durante todo o ano. Neste caso, a luz deve ser difusa. Os raios diretos do sol sobre a massa verde da planta devem ser excluídos, caso contrário, podem aparecer queimaduras na folhagem. Com um impacto direto da luz ultravioleta nas placas das folhas, os padrões são destruídos com o tempo, fazendo com que a flor perca sua eficácia.

Para a localização da flor, peitoris de janela localizados a oeste ou leste são ideais. Você pode colocar o vaso de arbustos no lado sul, mas longe do vidro. Para reduzir o risco de queimaduras, é recomendável instalar uma tela difusora nas janelas.

No inverno, é necessário fornecer um bom nível de iluminação. Para isso, os produtores de flores usam um equipamento especial - fitolampos. Uma condição importante é que o nível de iluminação no inverno seja exatamente igual ao do verão. A planta reage a uma quantidade maior de luz interrompendo o desenvolvimento e mudando a cor da folhagem.

Temperatura

O pseudoerantemum amante do calor não tolera temperaturas abaixo de 15 graus ou mudanças bruscas de temperatura. As plantas se sentem confortáveis ​​com o calor, mas uma redução crítica da coluna do termômetro é destrutiva para elas.

A temperatura ambiente ideal é de 22-25 graus. A estabilidade das leituras do termômetro é importante, apesar da estação do ano. Os arbustos não toleram correntes de ar e exposição intensa ao calor (por exemplo, ao colocar uma panela perto de aparelhos de aquecimento).

Os floristas são aconselhados a não arejar o ambiente, pois mesmo com as correntes de ar, o arbusto pode se desprender da folhagem.

Rega

Para um pseudo-erantemum amante da umidade, rega abundante e regular é importante, mas ao mesmo tempo, devido à umidade excessiva, as raízes do arbusto podem apodrecer. Você precisa regar a flor quando a camada superior do solo secar (cerca de 2 cm de profundidade).

A frequência de umidificação deve ser aproximadamente a mesma, o que é fácil de manter enquanto a temperatura ambiente é mantida constante. A estagnação de líquidos deve ser evitada. O alagamento do solo junto com as baixas temperaturas levam ao apodrecimento das placas foliares, brotos e sistemas radiculares.

Secar demais o solo não é menos perigoso para o pseudo-erantemum. Com a falta de umidade, a planta perderá parte da folhagem; na pior das hipóteses, o arbusto secará completamente e morrerá.

Top curativo

Não é necessária a aplicação regular de fertilizantes ao pseudo-erantemum. A cobertura é aplicada 1 vez na primavera ou verão, e não é recomendado fertilizar o arbusto no inverno e na primavera.

Suplementos minerais prontos podem ser usados ​​como nutrientes. Eles devem ter um alto volume de potássio. A falta deste elemento leva à palidez da folhagem, perda de decoratividade.

É melhor recusar o uso de kits minerais com alto teor de nitrogênio, uma vez que as folhas de platina também se tornam menos brilhantes e espetaculares com o excesso de nitrogênio.

Poda

Pseudorantemum cresce muito ativamente (cerca de 20 cm de altura por ano), seus caules esticam e tornam-se nus com o tempo, razão pela qual o arbusto perde sua atratividade. Para preservar a aparência espetacular da planta, ela deve ser aparada a tempo e uma copa exuberante formada pela pinça de galhos novos e aparando velhos caules longos.

A poda é indolor para o pseudo-erantemum, mas não se recomenda recorrer a ela se a planta estiver muito esticada. Com o alongamento excessivo do arbusto e a perda de seu efeito decorativo, a poda não ajudará. Nesse caso, a decisão certa é o rejuvenescimento das flores. Para a enxertia, convém rebentos velhos, que, após o enraizamento, substituem a planta.

Transferir

Pseudorantemum é uma planta de crescimento rápido, portanto, um transplante anual é um procedimento necessário. O pote de transferência deve ser cerca de 1,5 vezes maior do que o anterior. Recomenda-se realizar este procedimento na primavera. Atenção especial deve ser dada à qualidade do solo e suas características:

  • pH - neutro;
  • o uso de drenagem (pedras, argila expandida) é obrigatório;
  • a terra não deve ser densa, então você pode adicionar vermiculita, perlita na proporção de 1 para 10;
  • é aconselhável desinfetar o solo antes de transplantar, por exemplo, fritar.

Ao escolher um pote para transbordo de um pseudo-erantemum, deve-se prestar atenção a um número suficiente de orifícios de drenagem.

Importante! Quando transplantada, esta planta tolera bem intervenções e podas. Portanto, se as raízes cresceram fortemente, elas podem ser cortadas com segurança.

Doenças e pragas

A maioria dos problemas com o crescimento de um pseudo-erantemum está associada a violações das regras de cuidado. A planta é muito sensível a fatores externos. Aqui está uma lista de problemas comuns e como resolvê-los.

  1. As folhas estão caindo. O solo está seco, a planta carece de umidade. É necessário ajustar o regime de irrigação.
  2. As folhas secam nas pontas. Na sala onde o pseudo-erantemum cresce, a umidade é muito baixa. É necessário borrifar as folhas de um borrifador pelo menos uma vez por dia ou colocar um umidificador no quarto.
  3. As pontas aparecem nas folhas, manchas marrons e marrons secas. Intensidade de luz muito alta não é a norma. O aparecimento de manchas é queimaduras nas folhas. É necessário reorganizar a planta para outro local, organizar uma luz brilhante, mas difusa.
  4. As folhas ficam completamente amarelas e depois caem. Provavelmente, a flor está inundada. Se regada em excesso, pode formar-se podridão nas raízes, levando à morte da flor. Para evitar esse cenário, é necessário estabelecer o atendimento adequado. Em alguns casos avançados, apenas um transplante pode ajudar. As raízes afetadas pela podridão são cortadas, tratadas com fungicida e transferidas para um novo vaso com solo leve.

Os parasitas mais comuns do pseudo-erantemum são insetos cochonilhas, ácaros-aranha, moscas-brancas e insetos felinos. Para não perder a infecção, é necessário inspecionar regularmente as folhas da flor. Se uma flor esbranquiçada aparecer na forma de pequenos pontos ou feltro, gotículas pegajosas nas folhas ou teias de aranha quase imperceptíveis, você precisa agir com urgência. O tempo perdido na luta contra os parasitas está repleto da morte da planta.

Como propagar?

Pseudorantemum, inclusive variegado, é propagado por sementes e estacas. O primeiro método praticamente não é utilizado, devido ao fato de ser muito difícil conseguir a floração e colher as sementes em casa.

Os cortes das plantas são realizados da seguinte forma:

  • os brotos são cortados na primavera, deixando 2-3 botões com folhas;
  • o caule é cortado no solo, aprofundando-o em 3-4 cm;
  • o pote com alça é coberto com uma película - isso cria as condições ideais para a rápida formação de raízes e o desenvolvimento da planta.

Alguns produtores não plantam o caule no solo imediatamente, mas permitem que as raízes se formem em um recipiente com água. O único requisito é que a água esteja sempre à temperatura ambiente (não inferior a 25 ° C).

O pseudorântemo é uma planta caprichosa, mas incrivelmente espetacular, que, com os devidos cuidados, vai deliciar o seu dono com a beleza das folhas e, possivelmente, com uma floração delicada.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário