Regras para alimentar flores com açúcar

Contente
  1. Para quais plantas é adequado?
  2. Receitas
  3. Tecnologia de aplicação
  4. Erros graves

Centros de jardinagem especializados oferecem uma variedade de opções de fertilização e alimentação para várias culturas, incluindo flores. Mas muitos produtores não se limitam à escolha de produtos prontos. Os verdadeiros amantes da floricultura sempre têm um toque de criatividade no cultivo de seus bichinhos verdes favoritos. Remédios populares e "receitas da avó" esquecidas são freqüentemente usados ​​para obter flores exuberantes altamente decorativas.

Para quais plantas é adequado?

O molho de açúcar é um dos fertilizantes naturais mais populares. Eles são uma fonte de glicose, este componente essencial para processos bioquímicos vitais nas plantas. Glicose recebida é uma fonte intensa de energia e estimula a fotossíntese nas plantas.

Açúcar é quase adequado para todas as plantas de interior, mas as culturas com flores respondem à alimentação especialmente ativamente: o período de floração é prolongado, as folhas da copa crescem, adquirem uma rica cor verde.

Rosas caseiras, suculentas (seus representantes típicos são os cactos), bem como plantas de grande porte (ficuses, dracaena, palmeiras) e espécies de folhas lisas respondem bem à alimentação com açúcar.

Os sinais de esgotamento das flores são:

  • desaceleração do crescimento;
  • diminuição da intensidade de coloração das folhas e caules;
  • redução no tamanho da folha;
  • alongamento e afinamento das hastes;
  • falta de floração;
  • amarelecimento e posterior descarte das folhas;
  • perda de decoratividade e diminuição da imunidade a doenças de plantas.

Tendo encontrado pelo menos um desses sinais, você deve alimentar imediatamente as plantas.

Receitas

Os molhos de açúcar têm um efeito benéfico não apenas nas flores de interior, mas também nas flores do jardim. Molhos combinados compostos de açúcar e outros ingredientes naturais são especialmente úteis.: fermento, cinza de madeira, borra de café. Mas é preciso formular misturas nutricionais com conhecimento do assunto. O revestimento de cobertura afeta as diferentes safras de maneiras diferentes, portanto, certamente é levado em consideração o que está crescendo na área do jardim ou quais plantas "vivem" no parapeito da janela.

A composição do solo também muda de maneira desigual. Por exemplo, o pó de café acidifica levemente o solo, o fermento pode causar fermentação excessiva e as cinzas de madeira em caso de overdose podem provocar queimaduras nas raízes.

Todos os fatores devem ser considerados para um resultado bem-sucedido.

Aqui estão algumas receitas para fazer molhos eficazes à base de açúcar, recomendadas por floricultores experientes.

  1. A receita mais fácil é 1 colher de sopa. uma colher de açúcar granulado (sem lâmina) para 1 litro de água morna. Não há uma opinião única sobre essa alimentação. Alguns cultivadores de flores recomendam regar uma vez a cada 1-2 semanas, mas a maioria acredita que as flores de interior devem ser regadas com a solução resultante uma vez por mês (não com mais frequência!).
  2. Você pode fazer ainda mais fácil - espalhe açúcar granulado seco sobre a superfície do solo em um vaso de flores (1 colher de chá sem lâmina para 1 vaso) e despeje água limpa (cerca de 1 copo). Mas os floricultores consideram as soluções de açúcar líquidas mais eficazes, pois no estado líquido, junto com a água, o açúcar flui uniformemente para todos os elementos do sistema radicular, e o adubo superficial pode provocar o aparecimento de mofo e pragas.
  3. Alimentar com açúcar em combinação com fermento é muito útil. Sabe-se que substâncias produzidas com a participação de leveduras (vitaminas do grupo B, oligoelementos, vários fitohormônios) estimulam o crescimento ativo das plantas, ativam processos regenerativos nos tecidos vegetais, fortalecem o sistema radicular, aceleram a atividade da microflora do solo, promovem o aumento da produção de dióxido de carbono, que ajuda a assimilação rápida de glicose. Molho nutritivo com fermento igualado a fertilizantes complexos.

O açúcar e o molho de fermento podem ser preparados da seguinte forma:

  • Dissolva 1 colher de chá de açúcar e 1 g de fermento seco em 1 litro de água decantada e regue as flores na proporção de 50-100 ml da mistura por 1 kg de solo em vasos de flores;
  • 1 Colher de Sopa. uma colher de açúcar e 10 g de fermento seco são dissolvidos em 1 litro de água morna e mantidos por cerca de 2 horas em um local quente, então a mistura é diluída com água sedimentada na proporção de 1: 5 e usada para regar (o quantidade de solução é preparada levando em consideração quantas flores precisam ser alimentadas, mas as proporções permanecem inalteradas).

Após a preparação do fermento, os cultivadores de flores recomendam adicionar um pouco (5-10 g) de cinza de madeira ao solo para repor o cálcio.

As receitas populares não são recomendações criadas de uma vez por todas. Eles são constantemente melhorados empiricamente graças às experiências de floricultores amadores e às suas observações dos resultados obtidos. Publicações aparecem constantemente na Internet em sites especiais, blogs, fóruns temáticos, onde os produtores compartilham suas realizações e aprendem com as experiências úteis uns dos outros.

Tecnologia de aplicação

No outono e no inverno, quando há pouca luz natural, as plantas enfraquecem e, principalmente, precisam ser alimentadas. Mas se vasos com flores são exibidos em salas com iluminação insuficiente, eles precisam receber mais atenção e alimentá-los em qualquer época do ano, sem esperar por problemas óbvios no crescimento e desenvolvimento da planta.

Ao alimentar, você deve se lembrar de uma regra importante (os produtores chamam esta regra de "ouro"): não exceda a dosagem de quaisquer fertilizantes e açúcar também. Melhor adicionar menos do que o excesso. As plantas não serão capazes de lidar com uma overdose e as consequências estarão muito longe do resultado esperado. É muito mais fácil corrigir a "subalimentação" do que restaurar uma planta deprimida após uma overdose.

Para plantas debilitadas, recomenda-se reduzir pela metade a concentração das soluções nutritivas, diluindo-as adicionalmente com água limpa sem cloro.

As plantas devem ser monitoradas de perto e, se a flor tiver "revivido" visivelmente após a alimentação, a técnica agrícola é realizada corretamente. Em vez de açúcar, você pode usar comprimidos de glicose de farmácia. Tome 1-2 comprimidos, dissolva em 1 litro de água morna e a alimentação está pronta. A glicose é absorvida pelas plantas apenas se houver um nível suficiente de dióxido de carbono no solo. O excesso de glicose cria condições para o desenvolvimento de doenças fúngicas e bactérias putrefativas no solo... Para evitar isso, recomenda-se o uso de curativos de açúcar em conjunto com produtos biológicos da série EM, por exemplo, "Baikal-EM-1" ou "Vostok-EM-1".

A solução açucarada pode ser aplicada não só sob a raiz, mas também pulverizada sobre a copa, e limpe as folhas com um pano úmido embebido em solução açucarada, se as folhas forem largas. Para algumas plantas (por exemplo, phalaenopsis) recomenda-se fazer uma compressa nas folhas: guardanapos leves secos são umedecidos em uma solução (1 colher de sopa de açúcar para 1 litro de água), aplicada nas folhas e deixada por meia hora , então os guardanapos são removidos.

Erros graves

    Ao usar temperos de açúcar, os cultivadores iniciantes podem, sem saber, cometer erros que, em vez de serem úteis, prejudicarão seriamente as flores de interior. Na maioria das vezes, esses erros ocorrem.

    1. Overdose de glicose devido a rega muito frequente com solução de açúcar... O excesso de glicose inibe o desenvolvimento das plantas, possivelmente com apodrecimento do sistema radicular e morte. Regar as flores com água doce não é recomendado mais do que 1 vez por mês.
    2. Violação do horário de alimentação... Só a introdução sistemática de uma solução açucarada trará um resultado visível, uma vez que o efeito benéfico do açúcar é temporário. Para prolongá-lo, você precisa alimentar as plantas em tempo hábil.
    3. Proporção incorreta de componentes para plantas com flores e decíduas ornamentais. Freqüentemente, os cultivadores iniciantes não sabem por que a planta "não quer" florescer com bom crescimento, muitos brotos e uma suculenta copa verde, mas a questão toda está nas proporções erradas dos molhos.

    A nutrição natural das plantas com remédios populares é uma alternativa válida e ecologicamente correta para as espécies industriais. Nem todos os fertilizantes vendidos em centros de jardinagem modernos têm garantia de segurança. Claro, você não deve presumir que molho de açúcar é uma panacéia para todos os males. Eles não podem substituir completamente todos os fertilizantes, mas apenas promover a absorção de nutrientes. Este é apenas um pequeno elo na complexa cadeia de cuidados para o cultivo de plantas com folhagens decorativas e com flores.

    Para dicas sobre como alimentar flores com açúcar, veja o vídeo a seguir.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário