Plantando e cuidando da Iberis
No mundo moderno, mesmo nos outbacks mais remotos, as pessoas tentam embelezar o ambiente com o plantio de várias flores. Iberis pode ser a melhor opção para muitos jardineiros. É também denominado ibérico, varifolia, seção transversal ou stennik. No entanto, os vários nomes não mudam a essência, e este tipo de arranjo de flores se encaixa perfeitamente em qualquer design do campo interno. Eles decoram as bordas de gramados, escorregadores alpinos, canteiros de flores. E os floristas adoram adicionar Iberis aos buquês.
As melhores variedades para cultivar
A planta herbácea Iberis vem da família dos crucíferos. As flores criam raízes bem tanto em espaços de jardim como em estado selvagem. Por exemplo, nas regiões montanhosas da Ásia Menor e do Sul da Europa, no Cáucaso, na Crimeia, bem como nas partes baixas do Don. A planta possui mais de 40 espécies. Eles se distinguem por sua termofilicidade e resistência ao gelo. Entre eles também existem variedades semi-arbustivas e herbáceas. O Iberis destaca-se por uma certa estrutura pivotante das raízes, razão pela qual não se enraíza bem num novo local após o transplante.
A espécie determina a aparência da planta. Seus brotos costumam se espalhar pelo solo ou, pelo contrário, apresentam uma aparência ereta. As inflorescências são feitas de flores de pequenos centímetros que parecem guarda-chuvas. As folhas são pequenas e verde-escuras. Quando os botões florescem, diferindo na variedade de cores, eles são capazes de cobrir completamente a folhagem e os caules. Deve notar-se que as flores têm um cheiro muito forte e agradável.
Este perfume pode se espalhar por uma distância bastante longa.
É benéfico plantar essa espécie, pois ela começa a florescer em maio. Dura cerca de 2 meses. Aí aparecem os frutos, que são uma vagem bivalve. O fruto tem forma circular ou oval e é ligeiramente achatado. As sementes maduras estão dentro da vagem. Eles podem permanecer viáveis por 4 anos. Antes de falar sobre variedades para cultivo, deve-se notar que os jardineiros usam apenas 2 direções de Iberis anuais. A seguir, vamos considerar a população.
- Uma planta anual atinge quase 1,5 m de altura - isto é Iberis umbellata (Iberis umbellata). É cultivada desde o início do século XVI e tem uma aparência bastante espetacular. Seus processos são glabros e suaves. Placas de folha lanceoladas localizadas alternadamente. As flores são muito perfumadas e apresentam uma variedade de cores. Eles fazem parte das inflorescências corimbose. Demora cerca de 2 meses desde o plantio de uma planta até a floração, a floração também dura cerca de 2 meses. Variedades populares: Red Rash e Fairy Mix.
- Iberis amargo anual (Iberis amara) parece uma camada inferior na superfície. Portanto, os amadores vêm decorando seus jardins com ele desde o século XVI. As variedades mais utilizadas são: "Tom Tumb"; Weiss Riesen, Hyacintenblutinge Riesen. Atinge uma altura de cerca de 30 centímetros. Suas folhas têm folhas dispostas alternadamente com uma borda serrilhada. As inflorescências racemosas consistem em flores lilases ou brancas, seu tamanho atinge cerca de 2 centímetros.
- Amostra semi-arbustiva - Iberis evergreen (Iberis sempervirens) cresce em altura até meio metro. As pessoas decoram seus gramados com ele desde o século XVII. Tem folhagem verde brilhante, brilho cintilante. As inflorescências têm aproximadamente 5 centímetros de diâmetro. Floresce vigorosamente por mais de 25 dias. As variedades mais populares: Findall, Dana.
- Semi-evergreen Iberis gibraltar (Iberis gibraltar) difere em inflorescências pequenas que têm uma tonalidade rosada. A planta atinge apenas 0,25 m de altura. A variedade mais popular é a "Gibraltar Candy Taft" devido ao fato de suas flores no início da floração apresentarem uma coloração lilás, para posteriormente mudar para o branco.
- Em altura Iberis rochoso (Iberis saxatilis) atinge 18 centímetros. As flores conferem-lhe uma beleza extraordinária que, durante a floração, criam o efeito de neve em pó.
- Não menos bonita na aparência é Iberis da Crimeia (Iberis simplex)... Quando os botões nascem, são roxos e, quando começa a floração, ficam brancos.
Como cultivar mudas a partir de sementes?
Para obter cem por cento de germinação, você deve ter sementes de alta qualidade ao plantar. Algumas plantam sementes diretamente nos canteiros, que preparam com antecedência, mas o maior resultado pode ser alcançado se você começar a propagar o Iberis com mudas. Mais precisamente, o cultivo de Iberis a partir de sementes é o principal método de propagação de plantas. Quanto mais cedo você começar a semear as sementes, mais cedo você obterá mudas. Portanto, esse processo geralmente é iniciado no final de fevereiro ou no início de março. Para começar, o solo é colocado em um recipiente comum. Visto que as sementes de Iberis são muito pequenas, é aconselhável semeá-las desta forma.
Além disso, o material da semente é simplesmente espalhado na superfície do solo e, em seguida, ligeiramente polvilhado com terra solta de cima. Para não prejudicar as futuras mudas, o solo na superfície é umedecido com um borrifador. Melhor ainda, cubra o recipiente com filme plástico após regar.
Isso deve ser feito para que a umidade não evapore rapidamente da superfície e as sementes estejam em condições favoráveis para a germinação.
Isso levará cerca de 2 semanas e as mudas aparecerão. Em seguida, o filme é retirado do recipiente e, após o aparecimento do primeiro par de folhas bem formadas, cada muda é mergulhada e transplantada para um recipiente separado (vidro). Alguns cultivadores de flores amadores tentam plantar 2-3 sementes de uma vez em xícaras separadas, para que mais tarde não sofram e não transplantem brotos fracos. A propósito, as plantas plantadas desta forma começarão a florir muito mais cedo do que aquelas que serão submetidas a múltiplos transplantes.
Além disso, as mudas devem ser endurecidas por 12 dias, levando-as para fora, na sombra, por várias horas. Então você pode plantar mudas em terreno aberto sem medo. Melhor se for final de maio ou início de junho. Para isso, prepare os furos, que devem ficar do lado claro e a uma distância de 18 cm um do outro. Ao plantar mudas, tente não borrifar muito o colo da raiz. O solo deve ter boas propriedades de drenagem. Solo arenoso ou rochoso é preferível.
Como plantar em terreno aberto?
O plantio de sementes de Iberis em terreno aberto pode ser feito em áreas bem iluminadas. Devem ter uma boa rede de drenagem e não muito molhados. A plantação de Iberis desta forma começa em abril. Melhor fazer os intervalos entre as plantações de cerca de 2-3 semanas. Então você vai ter floração constante e curtir essa beleza até setembro. É melhor plantar sementes até uma profundidade de 1-2 cm. A distância entre as linhas deve ser de 15-20 cm.
A rega deve ser feita com cuidado para não prejudicar as futuras mudas. Quando as plantas aparecem na superfície (brotam muito rapidamente), os canteiros precisam ser arrancados e os rebentos fracos removidos. Deve haver uma distância de cerca de 15 cm entre cada broto. Iberis cresce rapidamente, por isso deve ser alimentado com fertilizantes complexos para plantas com flores e regado. No outono, é melhor colocar as sementes no solo com o início do frio persistente por volta do final de outubro.
Caso contrário, as plantas podem brotar antes mesmo do início da primavera.
Como cuidar?
Os amantes do Iberis apreciam esta cultura pelo facto de ser bastante despretensiosa. Cuidar deles não leva muito tempo. Basta fazer algumas manipulações com a planta e ela agradecerá com uma floração exuberante. Acontece também que a planta se sente muito bem e sem nenhum cuidado com isso.
Rega
Deve-se ter cuidado com a rega, pois esta planta não gosta de solos muito alagados. Claro, ele também precisa de água em certas quantidades. Basicamente, a rega deve ser realizada se houver uma seca insuportável na rua. É melhor garantir que o solo ao redor do Iberis fique profundamente saturado de água de vez em quando. No entanto, tais procedimentos são necessários para todas as plantas resistentes à seca. Novamente, isso deve ser feito quando a precipitação natural está muito atrasada. Mas se você não tiver força e tempo para cuidar integralmente do Iberis, ele não morrerá de qualquer maneira, apenas reduzirá o período de sua exuberante floração.
Top curativo
Se você acha que seu solo é pobre, aplique fertilizantes destinados à Iberis cerca de 2 vezes por ano. Em áreas férteis em canteiros de flores, o revestimento de cima pode não ser feito. Se você colocou a planta em um jardim rochoso ou rochoso, fertilize de acordo com todos os padrões, aplicando fertilizantes minerais na primavera ou no verão. Para isso, é perfeitamente possível usar nitrofosfato. Não desista de produtos orgânicos durante a alimentação. Normalmente, as flores são borrifadas ao redor das raízes com este fertilizante após a poda. É uma boa ideia fertilizar o Iberis após a floração com composto, que também pode servir como cobertura morta.
Poda
Algumas pessoas pensam que podar o Iberis é uma tarefa bastante difícil, por isso simplesmente não a executam. Mas isso precisa ser feito. A floração exuberante é impossível sem este procedimento. UMA o próprio processo de poda consiste em remover os rebentos desbotados a tempo. No entanto, lembre-se que a poda de Iberis deverá ser feita pelo menos uma vez por ano após a floração completa.
Isso levará muito pouco tempo e é necessário encurtar os brotos em cerca de 1/3 da altura total dos caules.
Possíveis problemas
Iberis é considerada uma planta bastante despretensiosa. No entanto, ele também precisa de alguns cuidados e ajuda. Principalmente onde ele não tem as condições necessárias para ele. Deve ser lembrado que em solos muito pesados e úmidos, sua planta pode sofrer de doenças fúngicas. Além disso, se outros representantes de plantas crucíferas cresceram anteriormente no canteiro de flores, e depois disso você não tratou com fungicidas e imediatamente plantou Iberis, então a probabilidade de o solo ser infectado com quilha de repolho é muito alta (pode ser no solo por vários anos). Isso significa que sua planta sofrerá com o fato de suas raízes começarem a se deteriorar. Portanto, realize todas as manipulações necessárias para evitar os problemas acima.
As pragas para a Iberis também representam uma grande ameaça. Esta planta é facilmente atacada por pulgas, cochonilhas e pulgões. Assim que notar buracos na folhagem ou outros danos característicos, proceda imediatamente a um tratamento completo com inseticidas como Fitoverm, Aktara, Mospilan. Se o Iberis não for podado durante e após a floração, as sementes cairão no solo perto das raízes. Eles podem brotar na primavera sem nenhum cuidado desnecessário. As lojas vendem principalmente plantas híbridas, que, graças ao trabalho de melhoramento, têm floração impecável.
Esteja ciente de que os híbridos também podem se autopolinizar. Portanto, no próximo ano após a polinização cruzada, eles provavelmente perderão sua aparência devido a uma mudança na cor das pétalas. As flores, por exemplo, podem ficar brancas em vez de roxas. Além disso, as inflorescências tornam-se muito menores e perdem sua peculiaridade. Como já mencionado, Iberis não tolera bem o transplante. E esse problema afeta a vitalidade da flor. As raízes do Iberis devem ser arrancadas para que as raízes fiquem dentro da coma de terra. Então eles não vão se machucar.
Então, o problema do transplante pode ser contornado. As mudas criarão raízes perfeitamente.
Como já se sabe, o Iberis tolera bem as geadas de inverno. Mas se o inverno é caracterizado pela escassez de cobertura de neve, as raízes do Iberis podem morrer. Isso acontecerá devido às mudanças de temperatura. Nesse caso, também há uma saída. Basta cobrir o seu plantio para o inverno com um material de cobertura especial ou polvilhar com folhas caídas ou palha. A Iberis, com os devidos cuidados, cresce muito rapidamente e passa a ocupar todo o espaço livre. Com isso, ele interfere com outras plantas. Portanto, deve ser desbastado e replantado a tempo a cada 5-6 anos.
Para informações sobre como fazer crescer a Iberis, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.