Plantas de cobertura do solo para o jardim: tipos e cultivo
Quando as pessoas falam em decorar um jardim e um espaço adjacente, muitas vezes reduzem ao uso de plantas muito altas e médias. Mas as culturas de cobertura do solo podem ter a mesma aparência. O principal é usá-los corretamente.
Peculiaridades
Muitas pessoas sabem sobre plantas de cobertura do solo para o jardim apenas que são pequenas em altura e geralmente se espalham pelo solo. Mas devemos entender que nem tudo é tão simples e fácil de organizar. Não confunda cobertura do solo e plantas de carpete. As próprias culturas de cobertura do solo, no sentido próprio da palavra, são usadas para os seguintes fins:
- decoração de lugares feios;
- preencher o espaço vazio;
- aumentando a atratividade do círculo do tronco da árvore.
A altura de uma planta de cobertura do solo pode chegar a 0,15-0,3 m. Eles se distinguem por qualidades decorativas decentes e eliminam ervas daninhas com sucesso.
Além disso, os benefícios de tais culturas estão associados a tais momentos:
- proteção das camadas férteis do solo do arraste do vento e da água;
- encobrir todas as deficiências do site;
- dar ao território uma aparência externamente bem cuidada;
- saturação do solo com oxigênio;
- aumento da fertilidade;
- mantendo a umidade no solo e evitando que sobreaqueça com o calor.
Visão geral da espécie
Perene
Um dos primeiros lugares entre as plantas perenes de cobertura do solo é merecidamente um flox subulado. Ele também tem outro nome - cravo musgo. Essa cultura vem do Novo Mundo. A popularidade da espécie está associada a qualidades decorativas decentes. E o epíteto "subulate" é dado por causa da rigidez da folhagem lanceolada, que realmente se assemelha a um furador.
Os espécimes selvagens costumam habitar:
- áreas planas rochosas;
- fendas de rochas;
- colinas de areia.
A altura do flox subulado não excede 0,15 m. Seus rebentos rastejantes estão repletos de folhagem de tamanho médio. Pedúnculos contêm 1 ou 2 botões. As flores são rosa, lilás ou branco-neve, em todas as três variantes uma tonalidade roxa pode ser rastreada.
Subule a floração do flox abundantemente e, tendo em conta a floração repetida, este processo cobre todo o verão.
Muitas vezes você pode ouvir sobre sedum (seu outro nome é sedum). Os biólogos referem este arbusto à família gordurosa. Tem folhagem carnuda que não só é verde, mas também avermelhada e por vezes até castanha. A planta sedum não requer nenhum cuidado complexo e pode se desenvolver em quase todos os terrenos. No entanto, ficará mais bonito em áreas ensolaradas. É importante ressaltar que quando vários tipos de sedum são plantados ao mesmo tempo, você pode obter um atraente tapete floral que dura todo o verão.
As flores Aubrietta também são lindas. A altura desta planta não ultrapassa 0,15 m. Quando chega a época da floração, todas as partes verdes estão densamente cobertas por pétalas coloridas e brilhantes. A cultura é caracterizada por uma configuração hemisférica, o que permite sua utilização em escorregadores alpinos e jardins de pedras.
Aubrietta tolera bem geadas severas, mas precisa de boa iluminação.
Água estagnada é ruim para esta planta. O arbusto floresce duas vezes durante a estação de crescimento. A floração de longa duração é garantida pela poda formativa. Cortar brotos saudáveis pode produzir um novo crescimento.
O briozoário também demonstra boas qualidades decorativas. (ela é musgo irlandês). Esta cultura é principalmente utilizada para decorar relvados e jardins rochosos.Os arbustos são muito baixos (até 0,08 m no máximo). Eles formam almofadas verdes densas que respondem bem à poda formativa. Espalham-se os rebentos de musgo irlandês. Flores em miniatura, brancas como a neve, se desenvolvem neles, crescendo não em inflorescências, mas estritamente individualmente. O briozoário desenvolve-se igualmente bem à sombra e em áreas ensolaradas. Não tem requisitos especiais de terra.
Às vezes, o aceno também é cultivado. Esta planta perene tem flores vermelhas ou cor de vinho relativamente pequenas e inodoras. Sua folhagem também é impressionantemente decorativa.
Anuários
A liderança indiscutível entre as plantas anuais de cobertura do solo pertence à lobularia. É caracterizada por uma abundância de flores brilhantes que exalam um aroma muito delicado. Uma lobularia crescida fechará quase todo o espaço disponível para ela. Os floristas podem plantar plantas monocromáticas e várias espécies ao mesmo tempo. No segundo caso, obtém-se um tapete colorido e exuberante.
A begônia sempre florida está definitivamente entre as melhores. Apesar do brilho das flores, apresentam uma estrutura simples. A espécie pode florescer até o início da geada. Se por algum motivo duas dessas opções não forem adequadas, então a lobélia é perfeita.
Após o crescimento da lobélia, os brotos no solo logo formam uma planta independente.
A cultura parece muito boa tanto no canteiro quanto no vaso. Em termos de atratividade, entretanto, o ageratum pode competir com segurança com ele. Seus densos arbustos são cobertos por flores de vários tons. Variando a aparência e a cor do ageratum, você pode criar um ornamento floral exclusivo.
Também entre os anuários merecem atenção:
- phlox;
- guarda-chuva Iberises;
- mimulus híbrido;
- saneamento aberto;
- cup hypericum.
Aterrissagem
Um flox subulado precisa de muita luz. É categoricamente impossível plantá-lo em locais excessivamente úmidos. Lá, a cultura está se enfraquecendo e pode até morrer. É paradoxal que os floxes subulados em solo fértil não correspondam às expectativas do produtor. Eles produzirão muito verde, mas florescerão muito pouco.
A planta sedum é plantada em terreno aberto com mudas. É necessário semear para ele em março e abril. O solo pode ser qualquer, mas você terá que usar fertilizante mineral. O sedum crescerá igualmente bem em qualquer área, independentemente de sua iluminação. Solo pedregoso também é bom.
Cuidado
Aubrietta é bem cultivada com sementes. Mas, apesar da simplicidade de semeá-los em campo aberto, isso pode levar à mistura de características varietais. A semeadura para mudas é realizada aproximadamente 2-2,5 meses antes do início do calor estável. O substrato de envasamento usual ou tabletes de turfa são usados. Durante o cultivo de mudas, ele é cuidadosamente protegido da umidade excessiva.
O cultivo de briozoários não causará nenhuma dificuldade particular. As sementes das mudas são semeadas em recipientes de tamanho médio cheios de solo umedecido. Certifique-se de usar uma capa com filme.
O desembarque em lugar permanente é realizado no cruzamento de abril e maio.
Os floxes Subulate são regados apenas em climas muito secos e quentes. Quando a planta florescer, deve ser aparada, livrando-se dos caules sobreviventes e nivelando o arbusto. Importante: no último terço do verão, um corte de cabelo pode levar à perda dos botões florais, por isso deve ser feito mais cedo. A planta sobrevive bem ao inverno mesmo sem um abrigo especial. Só prejudica a ausência de neve ou a alternância frequente de degelos e geadas.
O sedum deve ser alimentado com matéria orgânica ou uma mistura mineral complexa na primavera e no outono. O uso de estrume é desencorajado. Aconselha-se atenção especial à prevenção e controle da podridão por fungos. Regar o sedum é necessário apenas com uma seca longa e persistente. O encurtamento atempado das hastes é muito importante.
A rega da obrietta é realizada aproximadamente nos mesmos casos que a rega do sedum.
A irrigação por aspersão é recomendada em vez dos métodos convencionais de irrigação.
Após cada rega ou chuva, o solo deve ser afrouxado. É aconselhável combinar este procedimento com a remoção de ervas daninhas. Durante o crescimento ativo, a obrietta precisa ser coberta com cobertura abundante duas ou três vezes.
Os briozoários subulados toleram bem a geada. Mesmo em invernos com pouca neve, um bom abrigo é uma medida suficiente de proteção. As plantas jovens precisam de proteção contra queimaduras solares com um spunbond. Nos primeiros 14 dias após o plantio, o musgo islandês é regado diariamente. Então, mesmo em períodos quentes, a rega é necessária no máximo 1 vez em 2-3 dias.
Uso em paisagismo
Para caminhos no interior, ou melhor, para enquadrar seu perímetro, o barbeado é muito adequado. Também é recomendado para uso em jardins de pedras. Se você não está limitado a esta cultura e outras plantas rastejantes para canteiros de flores, vale a pena caracterizar separadamente o uso de lascas de feltro. É usado para projetar:
- meio-fio;
- slides alpinos;
- decoração de paredes de pedra.
Se você precisar cobrir o círculo do tronco da árvore, basta crescer lentamente sedum e caramujo. O sedum também pode ser usado para decorar um caminho de jardim. Junto com ele, o flox e as prímulas são amplamente utilizadas nesses locais. Gramados tolerantes à seca podem ser instalados em qualquer lugar, mas lembre-se de que não há como pisar neles.
Importante: quase qualquer cobertura de solo, com raras exceções, cresce muito rapidamente. Você terá que monitorar cuidadosamente esse processo para evitar consequências ruins.
As características individuais de cada espécie também merecem atenção. Ao contrário da crença popular, por exemplo, o mesmo flox pode ser usado não apenas como pano de fundo principal. A combinação ideal deste tipo com as seguintes cores:
- ásteres;
- astilbe;
- daylilies;
- helênios;
- monardos;
- absinto;
- malmequeres.
Sedum é usado ativamente como tênias autônomas. Com a ajuda deles, é fácil organizar uma grande área de carpete (gramado). Mas você pode fazer canteiros de flores de vários níveis com base nessas plantas, que também ficarão lindas. Muitas vezes, é aconselhável cercar fontes, lagoas e reservatórios naturais com pedras de pedra. Sedum pode ser usado em conjunto com outras culturas perenes discretas e não muito difundidas.
O comentário foi enviado com sucesso.