Tudo sobre plumeria

Contente
  1. Descrição
  2. Visualizações
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas

A exótica plumeria não é sem razão tão popular entre os amantes de plantas de interior. Qualquer casa, estufa, jardim de inverno transformará esta flor em um recanto da ilha paradisíaca, que o lembrará de relaxamento e serenidade.

Grandes flores brancas, amareladas ou rosa ficam bem em qualquer interior e exalam um aroma delicioso que vai surpreender a sua família ou convidados em casa. Você decidiu ter uma planta rara? Primeiro, você precisa descobrir as características de seu conteúdo e as condições para o sucesso no crescimento, a fim de evitar erros incômodos com antecedência.

Descrição

Lindas flores de plumeria (ou frangipani, como é mais conhecido) que você provavelmente já viu em anúncios de cosméticos, perfumes ou ilhas exóticas, bem como em penteados de noivas. Eles são, de fato, não apenas espetaculares, mas também úteis em suas propriedades.

A Plumeria é um poderoso afrodisíaco, usada na perfumaria há mais de cem anos como um dos principais componentes das composições aromáticas. E o óleo de semente é usado para fins medicinais e cosméticos.

Plumeria é uma flor de interior bem-vinda para muitos jardineiros. No entanto, em nosso formato interno usual, apenas 3 de uma dúzia de espécies selvagens desse exótico representante da flora são encontradas. Na natureza, a plumeria cresce no clima úmido e quente das latitudes meridionais. Pode ser encontrada nos países da América Latina, sudeste da Ásia, Índia, ilha do Sri Lanka e várias outras ilhas do quente Oceano Índico. Em condições naturais, a planta é bastante poderosa, pode ser chamada de árvore. Estamos acostumados a flores de uma cor branca como a neve brilhante com uma base amarelada de pétalas, mas também há o carmesim, o rosa e outras espécies bizarras.

A planta é cientificamente classificada como eucariotos, flores de genciana da família kutra, perenes. As folhas escuras suculentas com uma flor cerosa têm uma forma oval alongada ou, menos frequentemente, uma lanceta (algo semelhante às grandes folhas cerosas de ficus de borracha). A flor consiste em 5 pétalas ovais, às vezes em forma de concha nas bordas. Depois que o arbusto desaparece, longos frutos aparecem no lugar das flores polinizadas, nas quais as sementes amadurecem. Esses frutos da planta não são comestíveis, mas com a ajuda deles a plumeria pode ser facilmente propagada, já que as sementes germinam sem problemas e muito rapidamente.

O aroma da flor é interessante. Algumas de suas variedades não têm néctar, mas graças ao cheiro ainda atraem polinizadores fortemente. As habilidades da planta foram apreciadas pelos perfumistas medievais, que passaram a utilizá-la na preparação das composições mais caras e desejadas. O primeiro a fazer isso foi o Frangipani italiano, que deu o nome à flor. O perfume de uma flor muda com a hora do dia, com as diferentes condições do tempo e de acordo com as diferentes condições em que cresce. Assim, o cheiro pode variar desde o aquoso fresco, a lembrar um lírio, ao limão (com notas de outras frutas cítricas), e na sua forma mais intensa, são notas de jasmim ou tons de especiarias incomuns do sul.

Visualizações

A árvore de frangipani tem uma dúzia de variedades, e isso ocorre apenas na natureza, sem contar as variedades especialmente criadas. É popular e conhecido em todo o mundo, não é barato - uma haste de 10-15 dólares americanos. Também conhecido como frangipani havaiano ou tailandês. Em muitos países, o frangipani recebe um significado simbólico especial.Portanto, nos países budistas é uma flor da imortalidade, que é generosamente decorada com templos e acompanhada por ritos sagrados. E nos países da América Latina, a planta ganha um significado especial associado à sua capacidade de causar paixão e luxúria devido à abundância de feromônios de origem natural nela contidos.

A plumeria vermelha é apreciada pelos amantes das cores mais inusitadas. Um arbusto com ramos lignificados não atinge mais de 50 cm de altura. Suas folhas suculentas poderosas e pedúnculos de vários tons exóticos são lindos. Embora essa variedade seja chamada de vermelha, as flores podem ser qualquer coisa de laranja e carmesim a roxa e marrom com preto. A plumeria branca é mais conhecida e frequentemente escolhida para cultivo em vasos em casa. Na sua forma natural vive nas Antilhas e atinge os 10 metros de altura. A planta tem grandes folhas semelhantes a ficus e uma flor vistosa com grandes flores brancas com 5 pétalas e um centro amarelo. A plumeria rosa é outra espécie valiosa de beleza exótica, ainda pouco comum em nosso país.

O Plumeria Blunt é outro ideal para o cultivo doméstico, pois é bastante compacto. Mesmo em seu habitat natural, o tamanho de uma árvore não ultrapassa os 2 metros de altura. Não começa a entrar na fase de floração ativa da plumeria imediatamente. Você precisa ter paciência. As plantas adultas cultivadas a partir de sementes florescem no 4º ano de vida. O desabrochar dos botões começa em meados do verão, e as belas flores perfumadas vão deliciar-se com sua aparência requintada até o final do outono, com o qual a planta começa um período de dormência.

Se a beleza interna não florescer, pode haver vários motivos para isso.

  • Aprofundamento do ponto de crescimento do arbusto durante o transplante.
  • Falta de luz solar. Plumeria requer iluminação forte com luz solar direta.
  • Conteúdo de baixa temperatura. As plantas nativas dos trópicos são muito termofílicas. Especialmente as raízes não devem congelar.
  • Ausência de um período de dormência ou conduta imprópria.
  • Comprar híbridos sem saber.

Aterrissagem

A maneira ideal e comprovada de cultivar uma flor exótica é plantando a partir de sementes. Em que vale lembrar que, neste caso, a planta não florescerá antes de 3-4 anos depois, enquanto que plantadas a partir de estacas podem florescer em condições favoráveis ​​no mesmo ano. As sementes de frangipani são grandes e fáceis de plantar. Parecem nozes - caixas rígidas. E na hora de plantar no chão, você definitivamente não vai se enganar: em uma das pontas da "noz" há um engrossamento - essa é a futura raiz, e na outra uma leve "cauda" aparece - esse broto deve ser acima do solo durante o plantio. Plante plumeria em um recipiente de estufa raso e longo com uma tampa com fechadura. Para fazer isso, pegamos um solo leve e neutro (terra de uma loja é adequado) misturado com areia e umedecemos. Em solo úmido, é preciso plantar sementes para germinar, sem enterrá-las. Este futuro ponto de crescimento deve ser visível do solo.

É necessário escolher um local bem iluminado e aconchegante, com temperatura em torno de 25 graus. A terra é regada periodicamente, evitando que seque. A estufa é coberta com uma tampa ou folha especial. Nesse caso, é necessário deixar o broto arejar uma vez ao dia. Após cerca de uma semana, as sementes criarão raízes e podem ser plantadas em vasos em seu local principal. Se você comprou uma flor já cultivada em uma loja, ela precisará de aclimatação. Nas primeiras 1 a 2 semanas é mantido na sombra e gradualmente acostumado à luz forte e às temperaturas quentes em casa.

A planta precisa ser pulverizada diariamente. Depois disso, você já pode colocar o pote com plumeria em um local permanente com uma luz bastante forte.

Cuidado

O cultivo de plumeria em casa requer alguma experiência em floricultura e disposição para dedicar tempo e atenção suficientes à planta e seus cuidados. O fato é que uma flor de latitudes tropicais para uma reprodução bem-sucedida requer a criação de um ambiente doméstico próximo ao seu habitat natural.

Para cultivar um belo arbusto com flores magníficas, você precisa cuidar dele de maneira regular e adequada, fornecer luz, umidade e nutrientes suficientes, proteger as raízes do frio e seguir uma série de outras recomendações de floricultores experientes.

Pode parecer difícil fazer florescer uma beleza extravagante, mas isso é apenas à primeira vista. Se desejar e com o devido amor pela sua ocupação, você receberá gratidão e voltará da plumeria na forma de perfumadas flores do paraíso que o farão lembrar de umas férias nas ilhas tropicais, criando um ambiente de relaxamento, feliz amor e bem-estar em sua casa.

Condições

O frangipani em casa precisa criar uma iluminação muito boa. É melhor colocar o plantador no lado sul ou em uma janela voltada para o lado sudeste. Caso contrário, a flor ficará sem luz, não se desenvolverá corretamente e não florescerá. Plumeria não tem medo da luz solar direta, pelo contrário, ela os ama. Este é um pré-requisito para a abertura dos botões das flores.

Na estação quente, a planta deve ser levada para o ar fresco (em climas amenos, ela cresce em uma banheira durante todo o ano). Na época fria do ano, é importante proteger as plantas com flores ornamentais do frio e das correntes de ar, principalmente as raízes - devem ser mantidas sempre aquecidas, caso contrário podem apodrecer. Jardineiros experientes aconselham isolar o vaso e até mesmo colocá-lo sobre uma folha de espuma ou outro tipo de isolamento. A temperatura confortável para o crescimento e desenvolvimento do frangipani está na faixa de + 25 ... 30 graus. O clima mais quente é prejudicial à planta, assim como o frio abaixo de + 12 ... 14 graus.

Rega

Uma planta dos trópicos úmidos precisa de rega constante, regular e abundante. Também é necessário manter uma umidade do ar suficientemente alta. Regue a flor a cada dois dias com água quente e macia (pode-se usar chuva). O solo não deve secar, permanecendo constantemente hidratado. Ao mesmo tempo, é necessário evitar a estagnação da água nas raízes criando uma boa camada de drenagem no vaso. No inverno, a plumeria é regada com moderação, não mais do que uma vez por semana.

Se for possível instalar um umidificador na sala, e plantar uma flor em vasos com rega automática, faça. Assim, você dará à planta a oportunidade de se desenvolver corretamente e evitará cuidados desnecessários. Durante o período de crescimento ativo na primavera e no verão, no calor, recomenda-se pulverizar as folhas da planta pelo menos a cada dois dias, evitando molhar as flores.

Top curativo

Um hóspede exótico precisa de fertilização quase o ano todo. No inverno, com menos frequência - uma vez a cada 1-1,5 meses. No verão e na primavera, na fase de crescimento ativo e desenvolvimento dos botões, os fertilizantes são aplicados duas vezes por mês. Para fazer isso, você pode comprar composições prontas para plantas de interior com flores decorativas. Alternativamente, uma alternância de compostos de nitrogênio orgânico e minerais é adequada. Em geral, recomenda-se reduzir ligeiramente a dosagem do fármaco em relação ao indicado na embalagem original.

Transferir

A planta precisa de um transplante anual nos primeiros 3-4 anos de sua vida. Faça isso na primavera, pegando um recipiente um pouco maior a cada vez. No fundo do vaso, é necessário colocar uma camada de argila expandida ou outra drenagem com espessura de pelo menos 2 centímetros. Em seguida, um pouco de terra fresca é colocada em cima e uma flor com um velho caroço de terra é colocada no centro do vaso. Terra ao redor do perímetro do vaso também é adicionada, compactando levemente. Se depois de regar ou depois de algum tempo ele se assentar, é necessário adicionar mais terra. Plantas grandes não são perturbadas por transplantes frequentes. Isso pode ser feito se as raízes realmente se estenderem muito além do vaso principal.

Normalmente, o transplante é realizado a cada 3 anos (não com mais frequência).

Poda

A plumeria exótica, com as devidas condições de cuidado, cresce muito rapidamente, por isso é podada anualmente e forma-se uma coroa. Quando a planta murcha, ela perde suas folhas em algumas semanas. Ao mesmo tempo, as folhas velhas e podres também são removidas, ajudando a planta a se livrar delas mais rapidamente e manter a força. Com o início da primavera e o crescimento dos primeiros brotos, eles começam a cortar, encurtando principalmente os longos e alongados.

Este processo é geralmente combinado com estacas, cortando os ramos do ano anterior para propagação e estratificação. Cuidado ao podar: proteja os olhos e a pele. Se a seiva da planta entrar nele, pode causar uma reação alérgica. O suco no corte de plantas ou das folhas de frangipani é considerado condicionalmente venenoso (embora em pequena extensão).

Período dormente

Para que a planta se delicie com uma floração exuberante todos os anos, é necessário dar-lhe um descanso no final do outono. Normalmente, é nessa época que a própria flor mostra que é hora de descansar: as folhas caem na planta murcha. Cortamos galhos secos e velhos para ele, removemos as folhas insalubres restantes (se houver).

Plumeria passa o inverno em um lugar com temperatura moderada de + 16 ... 18 graus. A planta deve ser protegida de correntes de ar e o vaso não deve ser resfriado demais. A frequência e o volume da rega são reduzidos significativamente, a alimentação é praticamente interrompida.

Também é importante reduzir a iluminação, por exemplo, você pode fazer isso movendo os potes para a janela oeste.

Reprodução

Plumeria se reproduz não apenas por sementes, mas também por estacas. Os rebentos enraízam-se bem se os preparar correctamente e criar as condições necessárias para o crescimento. Na primavera, na altura da poda, são seleccionados os ramos do ano passado, nos quais a casca já se encontra um pouco lenhificada. O comprimento deve ser de no mínimo 30-40 cm. Cortando com cuidado, são mergulhados em uma solução que promove o enraizamento (pode ser adquirido em qualquer loja).

Nesse momento, é preparado um recipiente com solo nutritivo e bem drenado. A terra não precisa apenas ser umedecida, mas também pré-aquecida. Caso contrário, em solo frio, o caule pode apodrecer. Os brotos são plantados no solo e cobertos, organizando um clima quente e úmido com temperatura de pelo menos +25 graus. Após cerca de um mês, a estaca cria raízes.

Doenças e pragas

Se você cuidar bem da planta, borrife-a regularmente, não tenha medo de pragas. No entanto, a flor pode ser afetada por ácaros. Nesse caso, a plumeria precisa ser bem enxaguada e tratada com uma composição especial da própria praga que você encontrou. O tratamento pode ter que ser repetido se a planta estiver gravemente afetada.

Se as folhas ficam amarelas, as flores caem, na maioria das vezes é devido à falta de umidade. E também pode acontecer quando as raízes apodrecem, se não houver uma drenagem de alta qualidade no recipiente, e a água estiver constantemente estagnada ali.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário