Capim-pampa: características de plantio e cultivo
Parcelas de jardins lindamente decoradas são sempre agradáveis à vista e encantam os vizinhos. Para enobrecer o jardim, eles geralmente usam plantações de flores que crescem em cores exuberantes, mas as gramíneas ornamentais costumam ser esquecidas. Porém, são eles que conseguem transformar radicalmente a aparência do site, tornando-o único. Uma dessas ervas pode ser cortaderia ou capim-pampa, que conheceremos mais de perto neste material.
Descrição
Cortaderia Sello é uma planta perene nativa da América do Sul, pertence à família dos cereais. É importante notar que em sua terra natal a cultura não é apreciada de forma alguma - acredita-se que seja uma erva daninha. No entanto, a planta parece bastante impressionante.
Vamos considerar suas principais características:
- altura máxima - 3 metros;
- o comprimento das folhas é de cerca de dois metros, as pontas e bordas são afiadas;
- a cor da folhagem varia de acordo com a variedade - pode ser verde, cinza claro, azul;
- as inflorescências são paniculadas, seu tamanho chega a 40 centímetros, em sua maioria brancas, mas às vezes podem ser encontradas outras cores, por exemplo, o rosa.
A cortaderia floresce em agosto, e esse processo continua até a primeira geada. Se você quiser ver arbustos lindos e exuberantes em seu local, escolha jovens espécimes femininos da cultura. Eles resistem perfeitamente ao mau tempo e permanecem inalterados durante o outono, enquanto os machos murcham e murcham rapidamente.
Importante: o capim-pampa tem folhas pontiagudas que irritam a pele e cortam facilmente. Por isso, os especialistas recomendam trabalhar com uma cortaderia com luvas, bem como comprá-la com cautela para quem tem filhos passeando no local.
Variedades
Apesar de a planta ser considerada uma erva daninha em sua terra natal, nem sempre sobrevive nas condições climáticas da Rússia. Não tolera muito bem o inverno, portanto os jardineiros que já experimentaram seu cultivo recomendam prestar atenção às variedades resistentes ao inverno.
As colheitas que apresentam tons dramáticos de púrpura, rosa e outras cores tendem a falhar.
Vamos conhecer as melhores variedades de Cortaderia selloana para cultivo em diferentes regiões da Federação Russa, incluindo a região de Moscou.
- Pumila. "Pumila" - uma das variedades mais populares entre os jardineiros russos. Sua altura é de 1 m, e a própria planta é famosa por suas belas inflorescências paniculadas de cor creme. Tolera muito bem a geada.
- Rosea. Esta variedade é maior que a anterior - cerca de dois metros. É interessante por suas inflorescências rosa incomuns com um tom prateado. Floresce no outono.
- Pluma Branca. Uma planta grande e muito elegante que pode decorar uma grande casa de verão. As inflorescências brancas exuberantes se juntam no topo da planta, criando a ilusão de uma capa de neve.
- Rose Plume. Esta variedade é uma das mais altas, podendo atingir os 3 metros. Floresce de agosto a novembro com grandes inflorescências rosadas, conferindo ao jardim uma certa ternura e leveza.
- Remorino. Uma excelente variedade resistente ao gelo, bastante alta. Tem uma floração magnífica, a cor das inflorescências é branca com um brilho prateado.
- Patagônia. Esta variedade cresce até dois metros de altura, também tolera bem o inverno. Suas folhas são verdes com um tom azulado, e as inflorescências são lindamente fundidas em prata.
Reprodução
Para propagar a cortaderia, os jardineiros usam várias técnicas populares. Vamos descrevê-los com mais detalhes.
Divisão
Ao escolher este método, é importante lembrar que as plantas femininas parecem mais interessantes do que as masculinas. Portanto, é recomendável separá-los para reprodução. O momento do procedimento é o final da primavera ou o início do verão. As plantas mais fortes e bem desenvolvidas são selecionadas e desenterradas. O tubérculo é dividido em várias partes, ao mesmo tempo que pode preparar covas com cerca de 45 cm de profundidade. O fundo é forrado com uma fina camada de drenagem e o solo é fertilizado com esterco. As raízes divididas são plantadas em buracos, cobertas com terra e regadas.
Estacas
O corte é outra forma de propagação do capim-dos-pampas, embora quase nunca seja usado. No final de agosto, vários talos são cortados dos arbustos selecionados. Seu comprimento deve ser de cerca de 5 a 6 centímetros, e mais é possível. As pontas dos caules são embebidas em aceleradores de crescimento e depois plantadas em terreno aberto.
Sementes
A propagação de sementes é o método mais difícil e nem sempre lucrativo. O fato é que as sementes em sua maioria darão flores masculinas e ninguém garante que a planta, em geral, florescerá.
Também é importante lembrar que a primeira floração não deve ser esperada antes de 3 anos depois.
No início de março, você deve preparar recipientes com solo úmido e nutritivo. A semente é colocada na superfície do solo, levemente pressionada e coberta com uma película, na qual existem vários orifícios para a passagem do ar. As caixas são colocadas no lado ensolarado, garantindo que a luz incida sobre elas pelo menos 8 horas por dia.
A temperatura ambiente deve ser de cerca de 20 graus, talvez alguns graus a mais. O solo é umedecido com um borrifador, evitando que resseque. Depois de algumas semanas, aparecerão brotos e o filme poderá ser removido. Ao atingir os 10-15 cm, as mudas são transplantadas para vasilhas separadas e espaçosas, que devem ser expostas ao ar no verão. Com o início das geadas, as caixas com mudas são levadas para as estufas, que não precisam ser aquecidas, o principal é que sejam protegidas de correntes de ar e isoladas.
Aterrissagem
Antes de começar a plantar, é muito importante pensar em quanto espaço você está disposto a alocar em seu site para esta cultura. A planta tem um alto índice de crescimento e distribuição, pode crescer fortemente, ocupando toda a área. Portanto, você precisa levar este ponto em consideração, a menos que a cortaderia seja a única cultura que você vai cultivar.
Escolhendo um lugar
Em casa, o capim-dos-pampas não impõe absolutamente nenhuma exigência, seja no local de plantio, seja no solo. Ela também não precisa da participação humana. Porém, no clima russo, nem sempre se enraíza bem, sendo necessário abordar com cautela a escolha da área em que será cultivada.
A área de pouso deve ser muito ensolarada, sem sombra, assim como vento. Os especialistas recomendam o plantio de capim-pampa em locais onde as correntes de ar não passam, por exemplo, próximo às paredes de uma casa, próximo a árvores que podem proteger a cultura de rajadas de vento.
Além disso, é importante lembrar que a cortaderia não tolera umidade estagnada e, portanto, é impossível plantá-la em terras baixas ou onde o lençol freático passa próximo à superfície.
Preparando o solo
A grama dos pampas precisa de solo leve que seja bom para a permeabilidade ao ar. A umidade excessiva é inaceitável, pois as raízes apodrecem rapidamente, destruindo as plantações. Vamos ver como plantar uma cortaderia em diferentes tipos de solo.
Se o solo for arenoso, é necessário fazer um furo para uma camada permeável e, em seguida, fazer uma mistura composta pelos seguintes componentes:
- 50% de solo fértil do jardim;
- 10% areia;
- 20% de turfa e húmus.
A muda é baixada para o buraco e então coberta com a composição resultante. Além disso, você precisará criar um pequeno aterro que servirá para drenar o excesso de água.
Em solos impermeáveis ou argilosos, o padrão de plantio parece um pouco diferente. A drenagem é obrigatória aqui, sem a qual será impossível se livrar do excesso de umidade. Seixos, por exemplo, podem ser usados como drenagem. Além disso, você não precisa usar solo de jardim se a maior parte for constituído de argila. Seria mais razoável aumentar o conteúdo de húmus, turfa e areia.
A camada de drenagem deve ter pelo menos 20 centímetros e o diâmetro do furo deve ser de cerca de 150 cm. Como no caso anterior, é feito um monte ao redor da muda, cuja altura é de pelo menos 50 cm.
Crescente
Não é difícil cultivar grama dos pampas bonita e exuberante, mas deve-se cuidar dela regularmente. Portanto, a cortaderia muitas vezes não é recomendada para iniciantes que não conhecem todos os meandros do cuidado de tais plantações.
Rega
Esta cultura adora água, por isso precisa de ser regada regularmente, especialmente antes da floração. A frequência da rega aumenta em climas quentes. É preciso regar a planta de manhã cedo ou tarde da noite, para que o líquido não entre nas inflorescências ou na folhagem. Apesar de tal necessidade de umidade, é simplesmente necessário observar a medida de rega - à menor estagnação da água, a planta começará a apodrecer. Além disso, não é possível ter seguro contra chuvas prolongadas, que além disso, provocam o acúmulo de umidade.
Caso as chuvas não parem, deve-se cobrir a planta com uma cobertura para que o solo não fique encharcado.
Fertilizante
A melhor opção de alimentação para a cortaderia é orgânica, graças à qual a grama cresce bem e floresce abundantemente. Antes da floração, as plantas são fertilizadas com composto, mas é importante não exagerar na quantidade, a camada de fertilização deve ser fina. Para toda a temporada, você precisa fertilizar 2 vezes - em maio e junho.
E você também pode usar fertilizantes complexos para o crescimento e a floração, que contêm muito nitrogênio. Eles são dissolvidos em água de acordo com as instruções e a cultura é regada. Outra boa opção seria o azofoska, que deve ser administrado uma vez por mês.
Preparando-se para o inverno
Nem todas as variedades de capim-dos-pampas são capazes de resistir ao inverno. Acima, indicamos algumas das variedades que podem ser plantadas em climas frios. No entanto, eles também precisam de um abrigo cuidadoso para o inverno.
Quando a grama fica amarela, ela é aparada de forma que a altura não seja superior a 40 cm. O meio e o topo são amarrados, adquirindo a forma do feixe. A planta é então coberta com um tecido não tecido preenchido com folhagem seca. A mesma folhagem é usada para cobrir o círculo do tronco, e a camada deve ser grossa, despejando terra por cima. A camada de terra e solo pode ser coberta adicionalmente para evitar a entrada de umidade.
Se você mora em locais onde reinam invernos frios, por exemplo, nos subúrbios, serão necessárias medidas adicionais aqui. A cultura, além da folhagem, fica envolta em uma boa camada de palha, dá para equipar até um telhado improvisado. Mas em regiões como a Sibéria ou o Território Krasnodar, não é aconselhável cultivar capim-dos-pampas, porque será extremamente difícil hibernar.
Mas aqui também há uma saída - este é um transplante de planta. A cortaderia é plantada em recipientes separados e levada para uma sala onde a temperatura será de cerca de 10 graus Celsius. Na primavera, poda-se tanto o jardim quanto a grama invernada da casa, removendo hastes e inflorescências mortas e murchas. Mas quando for usar este método de inverno, vale a pena considerar duas coisas importantes:
- uma cultura com uma altura de 3 metros não se sentirá confortável em uma panela e dentro de casa, portanto, apenas variedades subdimensionadas são adequadas;
- cavar e plantar constantemente grama de pampa não funcionará - o rizoma cresce rapidamente no subsolo e, mais cedo ou mais tarde, até mesmo o jardineiro mais cuidadoso irá danificá-lo.
Doenças e pragas
A Cortaderia é incrivelmente resistente, capaz de deliciar o jardineiro por muitos anos com sua beleza e resistência a inúmeras doenças. No entanto, eles podem aparecer e, na maioria das vezes, a razão para isso são erros no cuidado.
Uma das doenças mais comuns é o oídio. Essa doença fúngica aparece em absolutamente todas as culturas, e a grama dos pampas também não está imune a ela. O motivo é o excesso de água, bem como ferramentas infectadas que eram usadas para cortar plantas doentes.
O oídio parece uma flor branca, e essa flor das folhas se espalha gradualmente para os caules. A folhagem amarelece e murcha, a planta deforma-se, pára de florir.
Eles lutam contra o infortúnio com fungicidas fortes, um dos mais eficazes é o "Tiovit Jet". Outro bom remédio é a Fitosporina.
A segunda doença desagradável que a grama dos pampas pode pegar é a antracnose. Esta também é uma doença fúngica que se multiplica rapidamente em calor e umidade, capturando rapidamente outras plantações próximas. Manifesta-se pelo aparecimento de manchas castanhas: aparecem primeiro na folhagem, depois avançam para os caules. Com o tempo, os pontos se fundirão em um só e a cultura começará a apodrecer.
Bordéus líquido, enxofre coloidal e bons fungicidas ajudam no combate à antracnose. Se tudo mais falhar, os arbustos doentes terão de ser desenterrados.
Entre as pragas, podem ser notados pulgões e ácaros, embora apareçam muito raramente. Os pulgões preferem a folhagem, parasitam nela, privando a planta de seus sucos vitais. O melhor remédio seria os inseticidas. Também vale a pena verificar se há formigueiros no jardim. Todos os formigueiros encontrados são destruídos, porque as formigas contribuem para a rápida disseminação dos pulgões.
Um ácaro pode ser facilmente detectado pelas finas teias de aranha com que trança a folhagem. Inicialmente, a praga quase não causa ansiedade no jardineiro, mas se você perder o momento, ela se multiplicará e poderá até causar a morte das plantações.
Nos estágios iniciais, o carrapato é destruído com uma solução de sabonete ou infusão de alho; em casos avançados, apenas inseticidas fortes ajudarão.
Aplicação em paisagismo
Devido ao seu aspecto espetacular, a cortaderia é muito utilizada para decorar jardins e chalés de verão. A maioria dos jardineiros prefere plantações de monocultura, já que arbustos altos e redondos com inflorescências delicadas parecem bastante impressionantes. Porém, se seus planos são criar uma variedade de composições, vale a pena saber com o que mais esta planta pode ser combinada.
Uma das melhores ideias é combinar a grama dos pampas com culturas que mudam a cor da folhagem no outono. Por exemplo, pode ser bétula, bordo, salgueiro, viburno e freixo da montanha. As plantações de flores incluem sinos, cravos, ásteres, lavanda e íris.
Kortaderia simboliza paz e relaxamento com sua aparência, portanto, muitas vezes é decorada com gazebos e bancos, áreas de lazer. Nesse caso, recomenda-se que a cultura seja combinada com plantas calmas e delicadas: hortênsias, rosas, buxo.
E, finalmente, alguns exemplos interessantes de como você pode usar efetivamente a cortaderia em seu próprio site.
- O design do banco em relva dos pampas cria uma excelente zona de conforto e relaxamento. Aqui, é melhor escolher grandes variedades de cultura.
- Cortaderia combinada com perenes rosa. Parece discreto, mas muito bonito.
- A grama rosa dos pampas sobrenatural no local imediatamente atrairá a atenção. Fundindo-se entre si, as inflorescências rosa formam um maravilhoso conjunto, dificilmente possível de se repetir com outras culturas.
- Uma única plantação solitária é apreciada por muitos. E ficará ainda melhor se você decorar o arbusto com pedras e várias plantas menores.
- Em grandes áreas, você pode plantar uma cortaderia entre arbustos redondos. Este projeto é perfeito para parques, áreas de passeio, sanatórios.
- Cortaderia vai bem com safras roxas. Pode ser, por exemplo, alfazema ou íris. As cores contrastam entre si, criando uma composição agradável.
Para mais informações sobre o cultivo de grama-dos-pampas, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.